Vestibular da Faculdade de Ilhéus ofereceu três temas para redação

Transcorreu em clima de absoluta tranqüilidade a prova do Vestibular 2008.2 da Faculdade de Ilhéus, realizada na manhã do último domingo, para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Nutrição. Um dos aspectos mais destacados entre os candidatos a uma vaga no curso superior foi a oferta de três enunciados, com temas da atualidade, para opção da prova de redação.

A radialista Laudicéia Carvalho foi uma das candidatas ao curso de direito


Os temas optativos para a redação foram, primeiramente, um sobre saúde, abordando a responsabilidade de cada cidadão na adoção de comportamentos e hábitos saudáveis para uma maior longevidade. O outro tema sugeriu redação sobre o desafio brasileiro de conciliar desenvolvimento e preservação ambiental, enfocando a realidade da Amazônia e a repercussão da saída da ministra Marina Silva da pasta do Meio Ambiente. O terceiro enunciado foi baseado em um artigo do procurador da República, Paulo de Souza Queiroz, sobre o caso Isabela Nardoni, em que ele reflete sobre o “sentido da punição.”

Tasso Nascimento

A opção do meio ambiente/desenvolvimento sustentável foi a mais preferida entre os candidatos inscritos no vestibular. A comerciante Maria Gomes, residente na zona sul de Ilhéus, prestou vestibular para Direito e disse que escolheu o tema por estar bem focalizado na mídia e por considerar importante abordar a educação ambiental. A mesma opção foi feita por Tasso Nascimento, de Canavieiras, que tenta vaga em Administração, e pelo policial Marcos Santana Lima, que pretende cursar Direito.

Juliana Brito Silva

O caso Isabela Nardoni foi a segunda opção mais escolhida para redação no vestibular da Faculdade de Ilhéus. É o caso da estudante Milena Costa Santana, que busca vaga no curso de Nutrição. Ela defende a punição para os culpados nos termos da lei. O estudante Lucas Silva fez vestibular para Direito e optou pelo tema Isabela Nardoni porque já trabalha na área.

Marcos Santana Lima

O tema da saúde foi uma escolha da estudante Raquel Rezende, de 19 anos, que já cursa Nutrição em Brasília e deseja se transferir para Ilhéus. A dona de casa Juliana Brito Silva, 24 anos, chegou ao campus para fazer o vestibular de Enfermagem, com a filha Clara, de dois meses, que foi amamentada uma vez durante a prova. Ela gostou muito da prova e também escolheu o tema da saúde para redação. “É com vida saudável e bons hábitos que vamos aumentar a estimativa de vida”, afirmou.

Os estudantes Ludielen Fonseca, Raquel Rezende e Lucas Silva

A radialista Laudicéia Carvalho, 45 anos, pretende cursar Direito. Ela disse que adorou os temas da redação e reflete em cima da sua opção: “Como diminuir custos com a Saúde se as pessoas não têm qualidade de vida? O economista Otoniel Costa Júnior, 50, depois de uma viagem reflexão que fez ao Peru, em 2007, decidiu dar novos rumos a sua vida. Ele busca uma vaga para Direito e também optou pelo tema da Saúde.

Otoniel Costa Junior

VM – DRT/Ba 2459
Em 03.06.2008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *