Uma campanha itinerante promovida pelo Governo do Estado vai recolher embalagens vazias de agrotóxicos na região do Vale do São Francisco. A ação teve início nesta segunda-feira (2), no município de Remanso. Depois será a vez de Casa Nova e Sobradinho (dias 3 e 4).
A campanha integra as atividades da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho.
Um caminhão irá percorrer as pequenas propriedades rurais para recolher os recipientes vazios de agrotóxicos. Técnicos do estado vão explicar aos produtores a importância de dar destinação correta, já que o descarte inadequado acarreta impactos, como a contaminação do solo, da água e dos alimentos.
Os agrotóxicos são utilizados em grande quantidade na região, como defensivos agrícolas na produção de uva, manga, melancia, melão, cebola e outros.
Depois da coleta, as embalagens serão levadas aos postos de recebimento instalados pela Semarh, em Remanso, Casa Nova, Sobradinho e Sento Sé, beneficiando cerca de 20 mil famílias, diretamente, e mais de 60 mil de forma indireta.
Os postos da Semarh serão incorporados ao programa Campo Limpo, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), que mantém sete centrais e quatro postos de recolhimento na Bahia.
Os postos terão a função de inspecionar e classificar, emitir recibo confirmando a entrega, além de encaminhar as embalagens às centrais de recebimento, responsáveis pelo reaproveitamento. A construção das estações atende à Resolução nº 334, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
Agecom