Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito visita obra ao lado do Balneário de Tororomba

Combate à dengue ganha reforço com reativação do Comitê Social

Prorrogado até 3ª feira o prazo para apresentação dos convocados na Saúde

Oficina gratuita de cinema será oferecida pela Fundaci

Prefeito visita obra ao lado do Balneário de Tororomba

Um dos pontos turísticos mais visitados pela população fixa e flutuante do município de Ilhéus, o Balneário de Tororomba acaba de receber um novo elemento de composição de sua paisagem. O espaço fica ao lado do balneário e foi contemplado com obras de infra-estrutura, incluindo serviços de contenção, pavimentação e instalação de guarda-corpo. Com a intervenção da Prefeitura, a área está mais urbanizada e apresenta um visual mais atraente.
Para melhorar os aspectos estruturais do balneário, que é uma das paradas obrigatórias para turistas que visitam Ilhéus, a Secretaria de Engenharia e Obras pavimentou a paralelos o espaço. O local é ainda um dos pontos mais freqüentados pela população fixa e pelos moradores de Olivença, Estância o que fica situada a oito quilômetros da sede do município.
O trabalho de valorização urbanística do balneário permitiu a ampliação do largo e criou novo ponto para contemplação das belezas das piscinas e do véu-de-noiva do local, que oferece a exuberância da Mata Atlântica. Para oferecer segurança às pessoas que se concentrarem no espaço, foi instalado guarda-corpo na parte superior da contenção.
Durante a vistoria, o prefeito conversou com moradores. Eles parabenizaram a atuação de Newton à frente da administração municipal e a iniciativa da obra de valorização do balneário. Os moradores e donos de pousadas fizeram outras reivindicações ao prefeito, a exemplo da construção de um muro de contenção no “pé do morro” que fica em frente ao largo.

Combate à dengue ganha reforço com reativação do Comitê Social

Reativado após reunião na última quinta-feira (28), o Comitê de Mobilização Social de Combate à Dengue pretende reforçar as ações de luta contra a doença. Na oportunidade foi anunciado o apoio do Ministério Público Estadual em expedir o alvará judicial que autoriza o acesso dos agentes de saúde aos imóveis fechados. Com esta medida, pretende-se reduzir ainda mais os casos de focos do mosquito transmissor.
Reunindo as Secretarias Municipais de Saúde, Serviços Urbanos e Educação, além do Conselho Municipal de Saúde, Marinha, Tiro de Guerra, clubes de serviço, sindicatos e associações de moradores, o objetivo do Comitê de Mobilização Social é sensibilizar cada setor da sociedade para reforçar o trabalho que o Poder Público tem empenhado em eliminar o mosquito e atender as pessoas infectadas pelo vírus. “A dengue é um problema social, cujo combate é responsabilidade de todo o cidadão”, disse o secretário de Saúde, Eduardo Salomão.
Durante a reunião organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, outros dois pontos principais a cerca da dengue: o que é a doença e a avaliação de como está sendo feito o combate em Ilhéus. A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, informou que o último ciclo indicou a presença do mosquito em 4,1% dos imóveis. Alguns bairros apresentam números maiores, a exemplo do Novo Vilela (14,5%), Basílio (10,4), Fundão (8,7%) e Gamboa (8,9). Mas, em outros, a infestação é menor, como: Cidade Nova (0,6%), Jardim Atlântico (0%), São José (2%) e Conquista (3,1%)
De acordo com a Secretaria de Saúde, uma média de 24% dos imóveis de Ilhéus não puderam ser visitados pelos agentes. Os bairros com índices de pendência mais altos são: Ceplus (25,9%), São Domingos (28%), Santo Antônio de Pádua (24%), Pontal (18%), Princesa Isabel (16%) e Centro (13%). “A nossa preocupação são com o alto número de pendências, que são os locais onde os agentes não puderam vistoriar. Assim, não podemos ter a real noção do grau de infestação e traçar as estratégias de combate adequadas”, declarou Cássia Virgínia.
Com a expedição do alvará judicial, que autoriza a entrada dos agentes de combate à dengue nas casas e estabelecimentos comerciais fechados, o trabalho de combate à dengue poderá ser feito de maneira ainda mais eficiente. Pois, caso haja recipientes que acumulem água parada nos imóveis onde não foram vistoriados, milhares de mosquitos poderão se reproduzir. A medida já foi adotada em outros municípios por entender que o controle da dengue é um interesse público, uma vez que a doença é fatal.
Antes de fazer uso do alvará judicial, a Secretaria de Saúde, a Procuradoria Jurídica do Município e o Conselho Municipal de Saúde estarão reunidos na próxima segunda-feira (1) para decidir como irão atuar. De antemão, primeiro, o dono do imóvel será notificado com prazo para permitir a vistoria para depois ser acionado um chaveiro para abrir o local e recolocar a fechadura. Para acompanhar a ação, sempre haverá a presença de duas testemunhas e, caso haja necessidade, força policial.

Prorrogado até 3ª feira o prazo para apresentação dos convocados na Saúde

Termina na próxima terça-feira, dia 03, o prazo para os aprovados no Concurso Público objeto do Edital nº 001/2004 se apresentarem no setor pessoal da Prefeitura para a entrega dos documentos necessários à admissão. Ao todo, estão sendo convocados pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Administração, 248 candidatos aprovados no Concurso. O setor pessoal da Prefeitura está situado no segundo andar no Anexo de secretarias. Para garantir mais tempo para que aprovados façam sua apresentação, neste sábado o atendimento será feito das 8 às 18 horas.
De acordo com o secretário municipal de administração, João Fraga, uma equipe da secretaria está de prontidão para realizar o atendimento necessário aos aprovados. Para a apresentação, são necessários os seguintes documentos: carteira de trabalho e providência social, atestado de antecedentes criminais, atestado de saúde ocupacional e 01 foto 3x 4. “São necessários ainda para o ato da admissão as cópias da cédula de identidade, título de eleitor, comprovante de votação eleição ou de justificativa de ausência, certificado de quitação com serviço militar (no caso dos homens), CPF e PIS/PASEP
Também fazem parte da lista de documentos exigidos a cópia da certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, comprovante de escolaridade e habilitação/ especialização específica exigidos para o emprego ao qual concorreu, comprovante de residência e telefone para contato. Para os aprovados no cargo de motorista, também é preciso apresentar a carteira de habilitação Classe D.
Além da divulgação em jornais de grande circulação na cidade, a convocação também tem sido feita por carro de som e em rádios locais e regionais. A relação completa dos convocados pode ser acessada no portal eletrônico da Prefeitura de Ilhéus www.ilheus.ba.gov.br, ou ainda no andar térreo do prédio Anexo de secretarias, no andar térreo do Palácio Municipal, na sede do Sinsep e no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na Av. Canavieiras. Os candidatos que não comparecerem até sábado serão considerados desistentes.

Oficina gratuita de cinema será oferecida pela Fundaci

Estudantes de comunicação e profissionais que atuam na área audiovisual são o público-alvo da Oficina Cineamador, que será oferecida, gratuitamente, pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), em parceria com a produtora AMP. As aulas começam na quarta-feira (4), às 17 horas, no auditório Fernando Leite Mendes. “O objetivo é reunir pessoas que desejam participar da construção de peças multimídia”, declarou a diretora-presidente da instituição, Eugênia Célia Siqueira Silva.
Para a realização da Oficina Cineamador, a Fundaci cederá o espaço físico enquanto a AMP arcará com material didático e equipamentos para captação de imagens, edição e finalização. As aulas serão ministradas pelo produtor Alexandre Marques, sempre às quartas-feiras, até o final do ano.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação Cultural, através da Oficina Cineamador pretende-se a produção de registros midiáticos da nossa região. “As produções originárias do curso poderão ser inscritas em mostras, concursos e festivais, divulgando a cultura local”, complementou Eugênia Célia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *