O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou durante o XX Fórum Nacional, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, que a estatal tem a quarta maior reserva de petróleo do mundo, com 11,7 bilhões de barris de óleo equivalente.
Esses valores não incluem as recentes descobertas nos campos da camada pré-sal de Tupi, Júpiter, Carioca e Bem-te-vi. Segundo Gabrielli, a Petrobras é a terceira maior companhia da América em valor de mercado e sexta do mundo.
“Temos muita possibilidade de avançar no crescimento e puxar outros para nos seguir, sejam fornecedores brasileiros ou internacionais”, disse ele.
A Petrobras teve um crescimento de 171% no ano passado e atualmente é a quarta maior empresa entre aquelas do setor com ações negociadas em bolsa.
A estatal também tem a sétima maior produção de gás e é a segunda maior em tempo de vida útil das reservas.
“Entre as grandes empresas estatais de petróleo somos a única com 85% da receita vinda do mercado interno a única com 85% da produção destinada ao um sistema de refino a 200 milhas ou 300 milhas da área produtora e que está dentro do mercado consumidor”, completou Gabrielli.
Invertia