Prefeitura municipal de Ilhéus

Recuperação das estradas de Olivença será iniciada ainda nesta semana

Demolição da antiga fábrica vai durar algumas semanas

Combate à dengue será discutido em reunião do Conselho de Saúde

Maramata planta mudas para lembrar Dia da Mata Atlântica


Recuperação das estradas de Olivença será iniciada ainda nesta semana

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior vai recuperar as estradas rurais que ficam no distrito de Olivença e os trabalhos começam nesta quinta-feira (29), por determinação do prefeito Newton Lima. A medida foi comunicada pessoalmente aos moradores, pequenos produtores e trabalhadores agrícolas, pelo prefeito de Ilhéus, que esteve reunido com eles, na região de Sapucaeira, no dia de anteontem (25). Com a iniciativa, a Prefeitura vai recuperar cerca 100 quilômetros das estradas rurais que não vinham recebendo benefícios há mais de seis anos.
A medida contempla ainda 10 mil habitantes do distrito de Olivença e contribuirá para normalizar o escoamento da produção agrícola, uma vez que dois caminhões saem diariamente da região para abastecer o mercado consumidor. Devido o péssimo estado de conservação das estradas de Sapucaeira, Santana, Santaninha, além dos ramais da escola tupinambá, Vila dos Crentes, Alto da Serraria, Serra Negra, e dos acuípes de Baixo, de Cima e do Meio, moradores e pequenos produtores destes locais se sentem prejudicados com a deficiência de transporte.
Aos representantes das associações, o prefeito garantiu que só agora a prefeitura teve condições de levar às máquinas para o distrito de Olivença e dar inicio aos trabalhos de recuperação das vias, isso porque a patrulha estava trabalhando em outras regiões. Na ocasião, várias reivindicações foram levadas ao prefeito. Aquelas de responsabilidade do município, Newton disse que serão atendidas, a exemplo das relacionadas com educação, saúde e transporte, entre outras. Sobre solicitações de obrigação de alçadas estadual e federal, o prefeito disse que se empenhará para conseguir.
O secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Isidoro Gesteira, enfatizou a questão da necessidade de manutenção das estradas, tendo em vista a geração de emprego e renda, já que as vias servem como importante mecanismo para o desenvolvimento de uma das regiões mais diversificadas de Ilhéus. Justificou a carência de equipamento como o grande fator no atraso dos trabalhos que o prefeito Newton Lima acabava de anunciar. No momento, a secretaria de Agricultura, Pesca e Interior, está concluindo a estrada do Japu, na região oeste do município e ainda nesta semana se desloca para o distrito de Olivença.
O vereador Alcides Kruschewsky , que coordenou a mesa de trabalhos, chamou a atenção dos representantes para diversas questões, dentre elas, a relacionada ao esforço e dedicação do prefeito para recuperar a sede e o interior, tendo para isso implantado um rígido controle das finanças, o que lhe vem possibilitando realizar investimentos em diversas áreas, a exemplo de expandir os trabalhos de recuperação das estradas vicinais. “E hoje, o prefeito está aqui para, não prometer, e sim, garantir, que os serviços serão iniciados ainda nesta semana”,a firmou.
Associações – Representantes de associações também tiveram a oportunidade de se manifestar. Todos procuraram parabenizar à atuação do prefeito frente à administração municipal e se mostraram confiantes no anúncio da recuperação das estradas. O pequeno produtor da região, Jezinel Oliveria Ferreira, “Jezi”, disse que pela 1º vez um prefeito vem à comunidade para discutir os problemas com ela e que o prefeito trata o dinheiro público com seriedade.
Durante o ato, outros representantes de associações de produtores e moradores levaram reivindicações ao prefeito, a exemplo de Renato França da Silva, vice-presidente da Associação de Produtores de Santana, e Rosilene Souza de Jesus, da Associação de Moradores do Acuipe de Baixo. Depois do ato, o prefeito em companhia da primeira-dama, Inês Tavares, e de sua filha Carol, visitaram a escola tupinambá. Neste local, o prefeito conversou com caciques de comunidades indígenas do distrito de Olivença, quando comunicou os serviço no ramal que dá acesso ao estabelecimento.
O anunciou da recuperação das estradas foi acompanhado pelos secretários de Assistência Social e Trabalho e de Esporte e Cidadania, Ivanilton Lima, de Saúde, Eduardo Salomão, de Educação Sebastião Maciel, de Governo, José Nasal Pacheco, e o assessor de Comunicação Social, Marcos Corrêa. Magno Lavigne, da Secretaria de governo também esteve presente a solenidade

Demolição da antiga fábrica vai durar algumas semanas

Iniciada no último domingo (25), a demolição da antiga Fábrica de Chocolate Kaufmann vai durar ainda algumas semanas. De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, toda a construção será derrubada, já que a estrutura está seriamente comprometida. “Agora estamos aguardando representantes da empresa para que retirem o maquinário e outros pertences do local”, complementou.
Para realizar a demolição da Fábrica de Chocolate Kaufmann, além da Secretaria de Serviços Urbanos, também estão envolvidas as de Engenharia e Obras e de Transporte e Trânsito. Estão sendo utilizadas uma retroescavadeira, duas pás carregadeiras e seis caminhões, além de mobilizar 35 homens. A previsão é que o serviço seja concluído em cerca de 30 dias.
A derrubada da antiga fábrica de chocolate seguiu as normas do Código de Postura do Município, que determina a demolição de imóveis que coloquem em risco a vida dos cidadãos. “Nossa maior preocupação era com a chaminé de mais de 20 metros. Sua base estava umedecida e poderia desabar a qualquer momento, caso não fossem tomadas estas providências”, disse o secretário de Serviços Urbanos.
Antes da intervenção, a Prefeitura publicou um edital de notificação, no dia 7 de março, solicitando aos proprietários que derrubassem a Fábrica dentro de 30 dias, sob pena de a demolição ser feita pela administração municipal. O pedido foi fundamentado em laudos feitos pelo 5º Grupamento do Corpo de Bombeiro e pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea). A ação foi autorizada pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do Município de Ilhéus, Júlio Gonçalves da Silva Júnior, que deferiu o requerimento no último dia 14.
Concluída a demolição total do prédio da antiga Fábrica de Chocolate Kaufmann, a Prefeitura de Ilhéus objetiva garantir que o espaço não volte a oferecer riscos à população. “Estamos estudando em negociar a desapropriação do terreno com os proprietários para a construção de algum equipamento público, como uma praça”, informou o secretário Carlos Freitas.
Com cerca de 80 anos, a antiga fábrica de chocolate pertencia à família Kaufmann em parceria com a família Widberger e foi uma das primeiras do Brasil a industrializar o cacau. Antes de fechar as portas, há cerca de 30 anos, a fábrica extraía a manteiga, o liquor, a torta e o pó do cacau.

Combate à dengue será discutido em reunião do Conselho de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus vai realizar uma reunião extraordinária a fim de traçar estratégias de combate à dengue. O encontro acontecerá às 15 horas desta quinta-feira (29), no auditório da Justiça Federal. Além dos membros do Conselho, foram convocados representantes de vários segmentos da sociedade, a exemplo de associações de moradores, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Marinha, Ministério Público, além das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.
A próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde discutirá três pontos principais a cerca da dengue: o que é a doença, a avaliação de como está sendo feito o combate em Ilhéus e a reativação do Comitê de Mobilização contra a Dengue. “Procuraremos firmar ações para serem realizadas através da parceria entre a sociedade e o poder público”, declarou o presidente do Conselho, Jorge Luis Santos.
O último ciclo de combate, realizado entre os 03 de março e 03 de maio, identificou a presença de focos do mosquito da dengue em 4,1% dos imóveis da cidade. Entre os bairros com maiores índices estão: Novo Vilela (14,5%), Basílio (10,4), Fundão (8,7%) e Gamboa (8,9). Também há algumas localidades com alto número de pendências, onde os agentes não puderam vistoriar alguns domicílios. É o caso do Santo Antônio de Pádua, São Domingos, Nova Brasília e Nossa Senhora das Vitórias.
Segundo estatísticas da Vigilância Epidemiológica, o número de casos confirmados de dengue em Ilhéus, até o momento são três. Há ainda outros três em análise, suspeitos de dengue hemorrágica. O secretário de Saúde, Eduardo Salomão, pede a colaboração da comunidade para o controle da doença. “Cada cidadão deve fazer sua parte, evitando deixar descobertos recipientes que possam acumular água parada e servir de berçário para o mosquito transmissor”.

Maramata planta mudas para lembrar Dia da Mata Atlântica

A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e a Secretaria de Meio Ambiente do município de Ilhéus lembrararm o Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio, com o plantio de mudas originárias de um dos mais importantes e belos mananciais brasileiros. Um total de 23 espécies, incluindo, Ipê, pau-brasil, andiroba, aroeira, ingá de metro, entre outras, foram plantadas por alunos do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, no espaço da avenida Soares Lopes que fica ao lado do Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães.
O ato de conscientização ecológica foi realizado na manhã de hoje (27) e teve como objetivo maior a formação de agentes multiplicadores para as lutas pelas causas ambientais, em especial aquelas que dizem respeito às conseqüências produzidas por ações desastrosas nas matas. Além disso, o plantio chamou atenção dos alunos para questões relacionadas à manutenção do pouco que ainda existe de Mata Atlântica e a necessidade do reflorestamento das áreas devastadas para fins meramente econômicos.
Também como parte do ato foi realizada uma solenidade que contou com a participação do diretor da Maramata, Geerdhson Ribeiro, do secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, da diretora do IME, Lindiney Campos, e do vereador Marcos Flávio. Durante esta atividade, o diretor da Maramata falou sobre a importância do reflorestamento como forma de proporcionar qualidade de vida às próximas gerações.
Segundo ele, o ato ecológico realizado pela Prefeitura de Ilhéus para lembrar o Dia Nacional do Meio Ambiente representa a possibilidade de conscientizar os estudantes, futuro gestores do país. Sobre o pouco que resta da Mata Atlântica, o diretor da universidade ilheense que trata das questões ambientais enfatizou as ações capazes de possibilitar o reflorestamento e a fiscalização dos mananciais como meio de impedir a degradação do bioma.
A diretora do IME, Lindiney Campos, lembrou que a Mata Atlântica possui grande variedade de plantas e animais, e que por esta razão é preciso sensibilizar os estudantes sobre as formas de preservação do ecossistema, entre outros biomas vitais para a preservação do ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *