Governador diz que Biofábrica do Cacau será fortalecida

O governador Jaques Wagner disse que o Instituto Biofábrica de Cacau será fortalecido na execução do Plano de Aceleração de Crescimento da Lavoura Cacaueira, o PAC do Cacau, que terá recursos de cerca de R$ 2.5 bilhões do Governo Federal. O plano prevê investimentos na diversificação agrícola e renovação das áreas plantadas de cacau. “A Biofábrica é de grande importância na execução desse plano que vai reerguer a economia cacaueira”, afirmou Wagner. O plano foi anunciado recentemente pelo presidente Lula e o governador em Ilhéus.

Jaques Wagner disse que recebeu um relatório das atividades executadas pelo Instituto Biofábrica, que será fornecedora de mudas para os produtores. Serão distribuidas 150 milhões de mudas cacau e 65 milhões de mudas de seringueiras para plantio através de sistemas consorciados agroflorestais. Ele lembrou que na atual gestão a organização social chegou a outras regiões do estado. Um dos exemplos citados é o projeto Mata Branca que tem como objetivo a gestão sustentável do Bioma caatinga e tem recursos do Banco Mundial.

O projeto que tem a Biofábrica como um dos parceiros está sendo desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) órgão da Secretaria de Desenvolvimento Regional e representantes do governo do Ceará, está promovendo ações para recuperar as áreas degradadas da catinga e do cerrado. “A Biofábrica será uma das fornecedoras de mudas para o projeto”, disse o governador.

AGRICULTURA FAMILIAR

Uma outra ação de relevância pontuada por Wagner é o projeto Mata Verde, desenvolvido pela Superintendência de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura do estado. Ele tem como objetivo o fornecimento de mudas para pequenos produtores e agricultores familiares. No atual governo já foram fornecidas mais de 2 milhões de mudas gratuitamente para pequenos agricultores baianos. “Pretendemos até 2010 atender a vinte mil agricultores familiares no Estado”, garantiu Wagner. Serão oito milhões de mudas de frutíferas e cacau fornecidas pela Biofábrica.

“Pela primeira vez agricultores familiares estão recebendo de graça mudas de qualidade da Biofábrica”, disse Wagner. Um outro projeto citado pelo governador foi a ampliação dos viveiros de mudas. Estão sendo construídas três novas unidades com recursos do Estado. Elas se incorporarão as 17 existentes. Ele afirmou que irá aproveitar a infra-estrutura e corpo técnico da Biofábrica para promover avanços ainda maiores na agricultura baiana.

“Em apenas 17 meses as ações da Biofábrica e Governo do Estado já favoreceram cerca de vinte mil famílias baianas por isso vamos fortalecê-lo”, concluiu. Para o secretário de Agricultura da Bahia, Geraldo Simões o governador tem mostrado grande sensibilidade e atenção com a agricultura baiana. “Um dos exemplos é o apoio que vem dando a Biofábrica”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *