O Espaço Cultural Bataclan, em Ilhéus, foi o palco de fundação do Clube do Charuto Jorge Amado, o primeiro clube de charuto do Sul da Bahia, que tem como presidente o arquiteto Antonio Vieira. A reunião contou com a presença de apreciadores do hábito de fumar charuto, de Ilhéus e Itabuna, e dos diretores regionais da Menendez & Amerino, Osmundo Júnior e Elísio Silva, empresa baiana de referência internacional, que homenageou o escritor Jorge Amado, criando a linha de charutos Dona Flor, como forma de retribuir a admiração que o escritor demonstrava pelos produtos da marca.
Fundadores do Clube do Charuto Jorge Amado
Em 2007, a respeitada revista americana Cigar Aficionado classificou o charuto robusto Dona Flor, entre os cinco melhores do mundo. Pela primeira vez um charuto fabricado no Brasil alcança esta posição. A fabricante Menendez & Amerino está instalada na cidade de São Gonçalo dos Campos, no recôncavo baiano. E o Bataclan representa a marca em Ilhéus, com exclusividade. A parceria foi lançada com a presença do diretor Félix Menendez, um cubano que ama o Brasil, que veio a Ilhéus para lançar o charuto gran corona Dona Flor.
Empresário Humberto Soares era fumante de cigarros. Depois de um susto do cardiologista passou a fumar charutos
“O Clube é para o Bataclan uma oportunidade importante de relacionamento com pessoas que agregam valor especial à casa. Após a Mostra Bataclan Décor, esse espaço se revitalizou e transformou-se em ponto de encontro das pessoas”, afirma Orlando Júnior, diretor do espaço. Para se associar ao Clube do Charuto Jorge Amado, os interessados devem preencher uma ficha de inscrição, e em seguida, adquirir uma caixa de charutos de sua preferência no Bataclan Shop. Os associados recebem um cartão do clube.
Ato de lançamento do Clube do Charuto Jorge Amado
Para o advogado Otávio Augustus, que fuma charuto há 20 anos e tem preferência pelo charuto capa dura, que é um charuto mais leve, “Fumar charuto requer concentração. Agitado não é momento propício, o contrário de cigarro. O clube do Charuto Jorge Amado é uma feliz iniciativa para congregar pessoas que têm o prazer em comum, possibilitando reuniões e troca de experiências”.
Vantagens – O Clube do Charuto oferece aos seus associados o espaço físico do Centro Cultural Bataclan, com acesso livre, independentemente do evento que esteja acontecendo no local. Os associados têm o direito de armazenar os seus charutos no armário especial, com umidificador, localizado no Café Amado. A utilização dos produtos armazenados no armário especial é de responsabilidade do Bataclan Shop e sempre que a casa estiver em funcionamento, os produtos estarão à disposição de seus associados. Nos dias de reunião do clube, os associados poderão fumar em todos ambientes do Espaço Cultural Bataclan, à exceção do Quarto de Maria Machadão e Salão de Fotografia José Nazal.
VM – DRT/Ba 2459