Prefeitura Municipal de Ilhéus

Tranqüilidade marcou a fase objetiva do concurso público

Prefeito vistoria obras em andamento na zona urbana

Vacinação contra a gripe estendida até esta terça

Caminhada marca Dia Nacional de Combate à violência infanto-juvenil

Comissão tripartite de Ilhéus discute geração de emprego

Tranqüilidade marcou a fase objetiva do concurso público

Otimismo e muita esperança foram os sentimentos expressados pelas pessoas, que no último domingo, dia 18, fizeram as provas da primeira fase do Concurso Público para a Prefeitura Municipal de Ilhéus. Entre às 7:15 e às 07:45 da manhã os portões das 16 unidades que sediaram as provas objetivas do concurso estiveram abertos para receber os candidatos. As provas foram distribuídas em 242 salas em escolas espalhadas pelo centro e pelas zonas norte e sul, além da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, que abrigou os candidatos com ensino superior e ficaram à cargo do Serviço Nacional de Seleção Pública – Senasp
Atrasos e falta de documentos necessários foram os maiores imprevistos encontrados pelos candidatos. Porém, a coordenação do concurso considerou que o número de abstinência, incluindo os candidatos que não apareceram para fazer a prova, esteve bem abaixo do esperado, de acordo com o secretário municipal de Educação e um dos coordenadores do concurso, Sebastião Maciel. Cinco minutos separaram Eugênio de Jesus Nascimento de tentar uma vaga como porteiro. Ele, que chegou cinco minutos após o fechamento dos portões, lamentou o atraso. “Iria concorrer a uma vaga para porteiro e estava muito confiante”, afirmou.
Uma das primeiras a chegar ao portão da Escola Heitor Dias, Josenilda Queiroz, de 23 anos tentou vaga para a função de fiscal de postura. Ela avaliou como positivo o seu desempenho na prova e disse estar confiante por um bom resultado. “Acredito que fiz boa prova e que tenho boas chances de me classificar”, afirmou. Anselmo Galdino, também de 23 anos, que está tentando uma vaga como porteiro, também gostou da prova. “Espero que o resultado supere minhas expectativas”, disse.
Para o coordenador do concurso público para a Prefeitura de Ilhéus e coordenador do Senasp, Manoel Braga, o empenho de toda a equipe que coordenou a execução das provas foi importante. “Todas as unidades educacionais onde foram realizadas as provas se encontravam dentro das condições necessárias para sediar esta primeira etapa. Além da infra-estrutura toda a parte de comunicação e divulgação do concurso também esteve dentro do solicitado pelo Senasp, o que colaborou ainda mais para um dia tranqüilo de provas”, ressaltou. Ele assegurou que o processo foi cercado de muita lisura, já que somente os técnicos do Senasp participaram da execução das provas.
O secretário Sebastião Maciel avaliou como tranqüila a realização da primeira fase de provas objetivas. “Tudo ocorreu com muita tranqüilidade. Não tivemos nenhuma ocorrência grave, tudo aconteceu como prevíamos. Durante toda a manhã, uma equipe formada por 376 fiscais esteve atenta à tudo que aconteceu nas salas de avaliação”, afirmou. Do lado de fora das unidades escolares que sediaram as provas desta primeira fase, equipes do Samu e da Polícia Militar também estiveram de prontidão durante toda a manhã para garantir a segurança dos candidatos.
Ainda de acordo com o coordenador do concurso público para a Prefeitura de Ilhéus, dentro de duas semanas, técnicos indicados pelo órgão devem retornar à cidade para aplicar a prova prática. “Já o gabarito das provas objetivas deve estar disponível no site da prefeitura de Ilhéus www.ilheus.ba.gov.br, a partir desta terça-feira”, lembrou. O resultado de todo o processo seletivo deverá ser divulgado no mês de junho. O concurso para a Prefeitura de Ilhéus disponibiliza 1.193 vagas para 134 cargos e os vencimentos variam de um salário mínimo até R$ 1.159,20.

Prefeito vistoria obras em andamento na zona urbana

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, acompanhado pelo secretário de Obras e Engenharia, Paulo Goulart, realizou visita a várias obras que estão sendo realizadas na zona urbana do município, todas com recursos próprios da Prefeitura O primeiro local a ser vistoriado pelo prefeito foi a rua Rosa Amélia, no bairro Nelson Costa, na zona Sul, onde aquela via está sendo totalmente recuperada para oferecer mais conforto e segurança aos moradores, uma vez que, nos períodos de fortes chuvas as residências eram invadidas pelas águas causando uma série de transtornos.
Segundo Paulo Goulart, para impedir futuros alagamentos foi necessário elevar o nível da rua em cerca de 60 cm, com a retirada dos paralelos, e também a realização da ligação do esgotamento pluvial com um canal existente naquela local, utilizando-se para isso manilhas específicas para atender a demanda. De acordo com os moradores, esta é uma antiga reivindicação, de mais de 15 anos, e que nunca foi atendida pelas administrações anteriores.
Ainda na zona Sul, no bairro Nossa Senhora das Vitórias, o prefeito Newton Lima percorreu toda a via de acesso, cerca de 320 metros de extensão, onde a Secretaria de Obras e Engenharia está concluindo a construção de inúmeros drenos, interligados, pois, como anteriormente o local era um brejo, com a passagem constante de veículos pesados, o solo não suportava o peso e terminava afundando, criando sérias dificuldades para o tráfego.
Nesta avenida, que também recebe o nome de Nossa Senhora das Vitórias, a Prefeitura está utilizando manilhas de 60 cm de largura, e promovendo também a interligação dos pontos de drenagem, o que faz a água fluir normalmente. Paralelamente, está sendo realizada a recuperação da pavimentação à paralelos, em fases intercaladas para não prejudicar o tráfego.
Já no Ilhéus II, bairro localizado também na zona sul, o prefeito autorizou a construção da nova sede da Associação de Moradores daquele local, uma vez que a administração anterior se utilizou da sede própria da Associação para implantar o Programa de Saúde da Família (PSF), se comprometendo que, em seguida, entregaria um novo imóvel, coisa que não foi cumprida. Ainda no Ilhéus II, o prefeito garantiu melhorias para quadra esportiva, como a reconstituição gradual dos alambrados e a entrega de areia, cujos serviços serão realizados através de mutirão com a própria comunidade.
A visita de vistoria do prefeito Newton Lima também incluiu a avenida 19 de Março e rua São Francisco (antiga rua do Carneiro), onde a Prefeitura realizou importantes serviços de drenagem pluvial, operação tapa-buracos e promove a recuperação total da São Francisco que se encontrava em estado de precariedade, chegando até mesmo a impedir o acesso de veículos ao bairro da Conquista.

Vacinação contra a gripe estendida até esta terça

Apesar de já ter ultrapassado a meta de vacinação contra a gripe, imunizando 85% das pessoas maiores de 60 anos, a Secretaria de Saúde de Ilhéus continua com a campanha até esta terça-feira (20). “Aproveitaremos até o último dia do prazo para enviar os dados para o Ministério da Saúde para que mais idosos possam ser vacinados”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.
A campanha de vacinação contra a gripe deste ano superou os números de 2007, quando 82% dos idosos foram vacinados. Até o momento, foram aplicadas 13.500 doses da vacina que protege contra o vírus influenza. Para conseguir estes números, foi realizado um trabalho ostensivo, com a ida de vacinadores a agências bancárias, clubes da melhor idade, Abrigo São Vicente, igrejas e o Núcleo Universidade da Terceira Idade (UNATI) da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção foram vacinados em domicílio, após solicitação da visita nas unidades de saúde. “Para superarmos a meta do Ministério da Saúde, que estipula a vacinação de 80% das pessoas maiores de 60 anos, houve um esforço conjunto dos Departamentos de Vigilância à Saúde e de Atenção Básica, além da Coordenação de Imunização”, explicou o secretário Eduardo Salomão.
Iniciada no dia 14 do último mês, a campanha de vacinação contra a gripe foi levada, primeiramente, à zona rural de Ilhéus. Para percorrer distritos, vilas e povoados, foram mobilizadas seis equipes volantes. Uma semana após o começo dos trabalhos, a vacina foi disponibilizada nas unidades de saúde da zona urbana do município. O ponto alto foi o dia 26 de abril, Dia Nacional da Vacinação contra a Gripe. Nesta data, foram disponibilizados 36 postos fixos e quatro volantes.
Muitas pessoas ainda pensam que a vacina contra a gripe pode provocar a doença ou não é eficaz. Isso acontece porque os sintomas da gripe, como febre, secreção no nariz, garganta e brônquios, são confundidos com outras enfermidades, como alergias e resfriados. A vacina não causa a doença, já que ela é feita com fragmentos do vírus e só começa a agir no organismo após duas semanas de sua administração.
Dados do Ministério da Saúde comprovam que, desde que a vacina contra a gripe começou a ser aplicada, há 10 anos, houve uma grande redução do número de internações de idosos. Também foi observado o aumento da expectativa de vida, uma vez que foram diminuídos os casos de óbitos decorrentes de complicações respiratórias, a exemplo da pneumonia.

Caminhada marca Dia Nacional de Combate à violência infanto-juvenil

Estudantes, professores, assistentes sociais, psicólogos e autoridades municipais foram até as ruas do centro de Ilhéus, na última sexta-feira, dia 18, para lembrar o Dia Nacional de Combate à Violência Infanto-Juvenil. O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, acompanhado do secretário de Assistência Social do município, Ivanilton Silva, e de assessores, também participou da caminhada que teve como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a importância de combater a prática do abuso e exploração sexual, e da violência física e psicológica de crianças e adolescentes.
Esta caminhada fez parte de uma série de ações desenvolvidas pelo Centro de Referencia Especializado da Assistência Social – Creas –, Sentinela de Ilhéus, durante a semana de combate a violência infanto-juvenil. As atividades foram marcadas pela distribuição de material informativo em alguns pontos estratégicos da cidade como Posto da Polícia Rodoviária Estadual, centro da cidade, nos bairros do Malhado (zona norte) e Pontal (zona sul), bem como no Posto Rodoviário Federal da BR-101.
Para a coordenadora do Creas/Sentinela, Vânia Darri, a sociedade deve estar comprometida em integrar esta rede de combate à violência, impedindo o crescimento alarmante das estatísticas ligadas ao assunto no Brasil. “Vários locais servem de ponto apoio para que possam ser feitas as denúncias. Além do Disque 100, as pessoas podem se direcionar ao Creas Sentinela, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), conselho tutelar, Ministério Público Federal e Estadual, Polícia Civil e ao Juizado da Infância e Juventude”, ressaltou.
A participação de estudantes e professores de diversos estabelecimentos de ensino da cidade no combate contra à violência sexual também vem sendo bastante comemorada pela coordenadora do Creas. “Acreditamos que as escolas também podem desempenhar um papel fundamental nessa luta, na medida em que seus integrantes se tornem agentes multiplicadores dessa causa, promovendo o fortalecimento da rede de proteção ao menor”, finalizou.

Comissão tripartite de Ilhéus discute geração de emprego

Com o objetivo de discutir projetos para a abertura de novos postos de trabalho no comércio local e no setor industrial de Ilhéus, a comissão tripartite e partidária de emprego do município, em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia realiza amanhã (20) reunião com a participação de representantes de diversas entidades da cidade. O encontro, marcado para as 16 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, também irá discutir a viabilidade para criar cursos de especialização de mão-de-obra.
A reunião de amanhã contará com a presença de novos parceiros, a exemplo de representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Sebrae e Senai. “Também foram convidados presentes da Câmara de Dirigentes Lojistas, Sinec, Bahia Pesca, EBDA, Setras, Sindhotel, sindicatos dos trabalhadores rurais e patronais, Sinsepi, Colônia de Pesca Z-34, além das associações dos Cabaneiros e do Shopping de Artesanato”, afirmou o secretário Gentil Pires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *