O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contratará, por concurso público, 900 Analistas do Seguro Social com formação de nível superior em Assistência Social. O instituto tem prazo de seis meses para divulgar o edital e organizar o concurso. A autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
No ano passado, foram autorizadas duas mil vagas, para os cargos de técnico e analista do Seguro Social – os classificados serão nomeados até o fim deste mês – e a previsão é a de que, até 2011, sejam contratados um total de oito mil servidores de diversas áreas para suprir vagas abertas com a aposentadoria e a saída de servidores.
Os assistentes sociais irão trabalhar na área de perícia para avaliação da incapacidade de pessoas portadoras de deficiência para acesso aos benefícios de prestação continuada. É que o artigo 16, do Decreto nº 6.214/2007, determina que sejam feitas duas avaliações – médica e social – para essa modalidade de benefício, de acordo com os princípios estabelecidos pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além da incapacidade física e mental, será analisado todo o contexto e ambiente social da pessoa com deficiência.
O salário inicial para o cargo de analista do seguro social, com formação em Assistência Social, será de R$ 2.243,78. Os assistentes sociais irão trabalhar nas Agências da Previdência Social (APS).
Agência Brasil