Através do programa “O Tabuleiro”, na sua edição do dia 29 de janeiro deste ano, foi denunciada uma invasão de terra no Km 25, da rodovia Ilhéus-Itacaré, próximo à área onde será implantado o novo aeroporto de Ilhéus. O radialista Vila Nova enfatizou que se nada fosse feito para impedir esta invasão, o processo de implantação do aeroporto poderia ser inviabilizado. A invasão começou segundo o proprietário, Plínio Cezar Lage, em novembro do ano passado comandada por uma senhora identificada por professora Zilma Maria Sá Vasconcelos.
O proprietário do terreno, Plínio Cezar, entrou com um mandado de reintegração de posse do imóvel denominado Mansões Luzimares, situado na Ponta do Ramo, Distrito de Aritaguá, constituído de 1.002 lotes, o Juiz Jorge Luiz Dias Ferreira, da 3º Vara Cível e Comercial da Comarca de Ilhéus, concedeu liminar reconhecendo que a faixa de terra que está sendo ocupada indevidamente, inclusive comprometendo o meio-ambiente é de propriedade do senhor Plínio Cezar, registrada em Cartório no Município de Ilhéus. Sendo assim, a justiça já determinou que seja feita a reintegração de posse.
No Despacho o Juiz diz que, “além de se apossarem indevidamente de parte do imóvel, os réus vêm obstruindo algumas ruas, inviabilizando o livre trânsito de pessoas” e diz ainda que “invasões já vem se tornando rotina, não somente no Estado como no país a fora. Particularmente em alguns bairros e distritos desse Município, as invasões vêm inclusive comprometendo o meio-ambiente, sob as vistas do Poder Público que nenhuma providência adota para contê-las”.
AÇÃO REINTEGRAÇÃO DE POSSE tombo nº 1833781-6/2008, proposta por Plínio César Lage de Oliveira, Ilhéus-Ba.
O Tabuleiro