Inflação da baixa renda sobe mais que índice nacional

O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1) registrou variação de 0,97% em abril, uma alta em relação ao mês anterior, que teve taxa de 0,66%. Segundo divulgou nesta terça-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a inflação de famílias de baixa renda (entre um e 2,5 salários mínimos) ficou acima do IPC nacional, que no mês de abril ficou em 0,72%.
Esta foi a segunda elevação consecutiva da taxa mensal do IPC-C1, que em 2008 só não superou o resultado de janeiro, quando a variação média do índice foi de 1,37%. No ano até o mês passado, o IPC-C1 acumula taxa de 3,19%. Nos últimos 12 meses, a variação atinge 6,84%.

Segundo a FGV, o avanço da inflação para baixa renda está associado ao recente aumento dos preços dos alimentos, categoria que absorve, em média, 40% do orçamento de famílias com renda entre um e 2,5 salários mínimos.

Em abril, a alta do grupo alimentação respondeu por 79,38% do resultado geral do IPC-C1. A contribuição do grupo para a inflação da população de baixa renda foi superior a 50% em todas as apurações realizadas em 2008.

Invertia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *