Prefeitura conclui instalação de quatro abrigos de ônibus
Assessoria Jurídica Gratuita garante direitos dos cidadãos
Fundaci homenageia as mães neste sábado
Paróquia de Santa Rita celebra dia da padroeira com novenário
Colégio presta homenagem aos 120 anos da Lei Áurea
Prefeitura conclui instalação de quatro abrigos de ônibus
Os usuários do transporte coletivo em Ilhéus foram beneficiados com a instalação de quatro abrigos de ônibus, na rua da Linha, centro da cidade, depois que as secretarias de Serviços Urbanos e de Obras e Engenharia realizaram reformas naquele local, com a alargamento da pista e a extinção dos pontos de estacionamento de veículos particulares, além da mudança do semáforo que agora está localizado próximo à praça Coronel Pessoa.
Os novos abrigos de ônibus apresentam painéis no seu fundo, mostrando aspectos do município, como a sua exuberante natureza, patrimônio histórico cultural e arquitetônico, ressaltando ainda as suas cores e energia. Ainda naquele local, a Secretaria de Serviços Urbanos vem investindo na pintura da encosta de pedra que dá acesso ao Hospital e Maternidade São José/Santa Casa de Misericórdia, que melhora ainda mais o visual do centro da cidade.
Carlos Freitas, secretário, destaca que essas medidas estão sendo adotadas sob orientação do prefeito Newton Lima, que quer dar um novo aspecto à zona urbana, com ações simples mas que proporcionam maior segurança e satisfação para a população em geral. “E na rua da Linha, tudo vem sendo realizado visando esse objetivo, o que, felizmente, vem sendo bastante aceito por todos”, afirmou.
Assessoria Jurídica Gratuita garante direitos dos cidadãos
Atendendo uma média de 35 pessoas por dia, a Assessoria Jurídica Gratuita de Ilhéus procura garantir que os cidadãos de baixa renda tenham acesso à justiça. O atendimento, feito por 12 advogados, acontece de segunda a quinta-feira, das 7 às 13 horas, na Praça Barão de Rio Branco, 149, bairro Cidade Nova. Às sextas-feiras, o expediente é interno. “Mesmo com uma demanda grande, procuramos orientar todos que nos procuram”, disse a assessora Cláudia Cristina Alves.
A Assessoria Jurídica Gratuita atende casos na área civil, a exemplo de separação, divórcio e pensão alimentícia. Atualmente, há cerca de três mil processos sendo acompanhados. Além dos casos já assistidos, também são dadas orientações aos cidadãos que não têm condições de arcar com os honorários advocatícios.
Segundo o coordenador da Assessoria Jurídica Gratuita de Ilhéus, Pedro Sanches, o serviço é uma ferramenta essencial para que as pessoas de baixa renda tenham seus direitos garantidos. “Podem ser atendidas pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos”, explica o coordenador da entidade
Fundaci homenageia as mães neste sábado
A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) vai prestar uma homenagem especial para as mães neste sábado (10). Entre as 15 e as 17 horas, no Largo Cultural do Teatro Municipal de Ilhéus, haverá show musical da cantora Amanda Andrade. “Será uma forma de demonstrar o nosso reconhecimento à todas as mães da nossa cidade”, declarou a diretora-presidente da instituição, Eugênia Célia Siqueira Silva.
Além da apresentação musical, a Fundaci também distribuirá flores para as mães. Ainda véspera da data comemorativa, a partir das 17 horas, haverá a edição infantil do Festival Ilhéus Dança, no Teatro Municipal. Irão se apresentar as crianças do Ballet Soanne Marry, Academia Dinâmica e Movimento, Academia Tônus e Núcleo da Dança. As entradas serão vendidas a R$ 10,00 a inteira e R$ 5,00 a meia.
A homenagem às mães promovida pela Fundação Cultural de Ilhéus segue a série de eventos que serão promovidos por todo o mundo neste domingo (11). O Dia das Mães foi instituído em 1914, nos Estados Unidos. A data foi idealizada por Anna Jarvis e algumas amigas, que lideraram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.
O primeiro Dia das Mães brasileiro aconteceu no dia 12 de maio de 1918 e foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado nacional. Segundo a diretora-presidente da Fundaci, “nada melhor que homenagear as mães com cultura, já que elas são as artistas principais das vidas dos seus filhos”.
Paróquia de Santa Rita celebra dia da padroeira com novenário
Antecedendo os festejos do dia de sua padroeira, a Paróquia de Santa Rita de Cássia, no bairro da Conquista, vai realizar um novenário, a partir de segunda-feira (12). Até o dia 21, ponto alto das celebrações, haverá nove encontros, cada um dedicado a uma paróquia, com sub-temas distintos e um grupo musical. Na data dedicada à santa, estão previstos queima de fogos, missa solene e procissão percorrendo as principais ruas do bairro da Conquista. Após as solenidades, a festa segue com artistas locais.
A primeira noite do novenário, dedicada à paróquia São João Batista, começa a partir das 19 horas, com o sub-tema: “Evangelho de Mateus – catequese para as primeiras comunidades”. O Sindicato dos Arrumadores é o convidado e a animação será por conta do Grupo de Canto Vinde Vede.
Com o sub-tema: “Jesus – um novo começo dentro de um novo êxodo”, a segunda noite do novenário (13) será dedicada ao Condomínio Morada do Bosque, colégios do bairro,Topa, grupos afros. O Ministério de Canto Filhos do Pai ficará a cargo da parte musical. Já a terceira noite será dedicada às Paróquias São Jorge e Santo Antônio da Barra e seminário de Ilhéus. O assunto escolhido é: “O Sermão da Montanha e as condições para entrar no Reino”.
A novena da quinta-feira (15) tem como sub-tema “A missão do Cristão é anunciar uma justiça que liberta os pobres” e será dedicada às Paróquias Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha. Os convidados da noite serão a Prefeitura de Ilhéus e Câmara de Vereadores. A noite de sexta-feira (16), homenageará a Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, convidando o trade turístico e o abrigo São Vicente. A animação será feita pelo grupo Santa Rita.
Na sétima noite do novenário, no sábado (17), a animação ficará por conta do grupo abraço de pai e o sub-tema será: “A Igreja:O novo povo de Deus Sinal do Reino”, com dedicação aos comerciantes e comerciários, missa dos homens e Tengão. No domingo (18), o assunto abordado será: “Santíssima Trindade: A melhor Comunidade”.
Os convidados são a Comunidade Fraternal O Caminho e a comunidade São José.
A penúltima noite (19) do novenário de Santa Rita terá como sub-tema: “O Reino é para todos – A necessidade do encontro entre a graça divina e o nosso empenho pessoal e comunitário”. O Instituto de Teologia de Ilhéus, o Seminário de Livramento e as paróquias São Francisco e Nossa Senhora da Escada são os convidados. O encerramento, na terça-feira (20) desenvolverá o assunto: “A Páscoa da Libertação – A morte de Jesus não é o fim da história de Deus”. Os convidados são a comunidade Nossa Senhora de Lourdes e a comunidade São Paulo apóstolo, a Policia Militar e grupos do feijão. O grupo de canto Nossa Senhora de Lourdes do Outeiro de São Sebastião fará a participação musical.
O dia de Santa Rita de Cássia será anunciado à meia-noite, com o toque do sino da Paróquia. Pela manhã, será celebrada a missa das Intenções e a partir das 18 horas, acontecerá procissão seguida de missa solene, animada pelo Ministério de Canto Abraço de Pai de Amanda Andrade. A celebração será presidida pelo bispo Dom Mauro Montagnolli e celebrada pelo clero da diocese.
Finalizando os festejos em louvor a Santa Rita de Cássia, no largo da igreja, acontecerá a apresentação de vários artistas e bandas locais. Estão previstos Ivan Moraes, Itassucy, Amanda Andrade, Alex Lessa, Bebeto, Fábio Souza, Zabumbahia, dentre outros. Segundo o padre Getúlio, “a previsão é que, neste ano, as celebrações atraiam um maior número de fiéis”.
Colégio presta homenagem aos 120 anos da Lei Áurea
Apresentações de danças, palestra, batizado de capoeira e mostra fotográfica devem marcar as comemorações do dia 13 de maio, quando o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a Associação de Grupo de Capoeira Ilhéus Show e a União de Capoeira da Região Sul da Bahia “UCASUB”, prestarão homenagem aos 120 anos da abolição da escravatura. O evento, que acontece na próxima terça-feira na sede do Colégio Modelo, segundo um dos organizadores do evento, o professor João Monteiro, tem como objetivo proporcionar a valorização e divulgação da cultura deixada pelos escravos.
As atividades de homenagem serão iniciadas às 16h com a apresentação de ritmos musicais e de danças de origem afro-brasileira. Já às 17h será realizada uma mostra fotográfica. Ás 18h haverá degustação de acarajé e abará e às 18h30min a programação prossegue com a apresentação do concurso de ladainha. Às 19h, o evento será marcado pela palestra “O tempo passou e a escravidão continuou”, que será ministrada por um sociólogo e às 19h30min um historiador tratará com os alunos sobre “O tempo de meu bisavô”. Às 20h, acontece o 8º Batizado de capoeira e às 21h o evento alusivo aos 120 da abolição da escravatura será encerrado com a entrega de certificados aos participantes.