Enade classifica Medicina da UESC com o melhor da Bahia

Professores e alunos do Curso de Medicina da UESC-Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/BA) comemoram o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado anualmente pelo Ministério da Educação.
O curso alcançou o conceito quatro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e três no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) de 2007, conforme resultado divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC) que avaliou 103 cursos em instituições públicas e privadas.

O Enade é uma avaliação por amostragem que considera o desempenho de ingressantes e concluintes dos cursos de graduação e o IDD avalia o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos. De acordo com o MEC, conceitos 1 e 2 são considerados baixos, 3 é regular e 4 e 5 são altos.

A professora Mércia Margotto não esconde a sua satisfação com o resultado afinal, “ele coloca o Curso da UESC na condição de primeiro na Bahia, terceiro na Região Nordeste e 28º no Brasil. Essa é a segunda avaliação em que o Curso conquista o conceito 4, nos seus oito anos de instalado e duas turmas graduadas”.

O Curso de Medicina da UESC utiliza a metodologia PBL-Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas), através da qual os professores estimulam o aluno a aprender por si próprio, fornecendo-lhes os meios e ambientes facilitadores.A transferência do centro das ações de ensino para o aluno é um marco da pedagogia atual e um dos pressupostos da metodologia PBL, explica a professora.

– O PBL trabalha com o objetivo de resolver um problema e, nesse sentido, é um processo muito parecido com a metodologia de pesquisa científica. A partir de um problema os alunos buscam compreendê-lo, fundamentá-lo e analisá-lo. São elaboradas hipóteses de solução, que devem ser comprovadas e validadas, estimulando o raciocínio, as habilidades intelectuais e a aquisição de conhecimentos.

PIESC

Através do PIESC (Programa Integração Ensino-Serviço-Comunidade) o aluno experimenta na prática a nova maneira de ensinar e aprender com o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, visando um novo profissional de saúde capaz de contribuir para transformação e construção do Modelo de Atenção à Saúde.

Os alunos são divididos em grupos, obedecendo à semana padrão da série, coordenados por um instrutor (professor) e adotando a Metodologia da Problematização, realizam atividades de promoção da saúde e prevenção no enfrentamento dos problemas de saúde mais freqüentes na população.

Eles atuam nas comunidades, nas equipes do Programa Saúde da Família, nos serviços de primeiro nível de Atenção à Saúde (Unidade Básica de Saúde) e nos hospitais das cidades de Ilhéus e Itabuna. Esta atividade foi planejada para permitir uma primeira e precoce aproximação do aluno com as práticas de saúde vigentes e com a comunidade/família.

Segundo a coordenadora , trata-se de um modelo pedagógico que tem sido desenvolvido nos últimos 30 anos, primeiro pelas Universidades de MacMaster (Canadá) e de Maastricht (Holanda) e hoje por um número muito grande de escolas médicas e outras escolas profissionais ao redor do mundo.

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