Entidade alerta para biocombustível de 3ª geração

Produtos usados na fabricação de biocombustíveis de terceira geração podem se transformar em pragas perigosas com expansão acelerada e descontrolada, dominando solo fértil usado para o cultivo de alimentos. Essa é a conclusão e o alerta feito após estudo pelo Global Invasive Species Program em parceria com o Nature Conservancy e a União Internacional para a Conservação da Natureza, apresentado durante a 9ª Conferência das Partes da Convenção de Controle Biológico (CBD) realizada em Bonn, na Alemanha.

Nesta categoria de potenciais pragas de rápida e descontrolada disseminação estão incluídas matérias-primas como a mamona (Ricinus communis), o pinhão manso (Jatropha curcas) e o dendê (Elaeis guineensis), entre muitos outros menos conhecidos ou populares nas pesquisas em curso no Brasil, indica o estudo. A pesquisa compara o impacto da expansão do cultivo não controlado dessas matérias-primas com as lavouras que produzem insumos para biocombustíveis de segunda geração, como a cana de açúcar, a soja, a batata doce, o girassol e alguns grãos usados também na produção de alimentos, destacando a vantagem destes últimos.

O Brasil tem ampla experiência com alguns produtos considerados pelo estudo como de terceira geração,, casos do dendê e da mamona. Há anos, culturas e mesmo na forma silvestre, essas plantas convivem com a produção de alimentos e outros insumos no País, sem que se tenham tornado pragas, graças, por exemplo, ao profundo conhecimento de especialistas da Embrapa e outros estudiosos.

O estudo traz uma tabela que detalha, um a um dos insumos de terceira geração, descreve onde são cultivados e o modo como essas plantas se alastram. No caso do dendê, por exemplo, sugere que a planta se dissemina facilmente sozinha, pela ação dos animais silvestres, assim como a mamona. Mas tanto a mamona quanto o pinhão manso também se alastram por meio da água e do trânsito de animais e veículos agrícolas, o que agrava os riscos de sua cultura nas proximidades de plantações de alimentos.

O estudo faz, em seguida, um alerta: “Não deixe que o cultivo de biocombustíveis ataque o seu país”. Na visão dos especialistas responsáveis pelo documento, o controle da disseminação dessas plantas para lavouras próximas pode ser difícil, o que tende a causar riscos de “maiores perdas do que ganhos financeiros”, argumenta o estudo.

O documento sugere que os riscos são particularmente alarmantes quando se leva em conta que as novas culturas de insumos para a terceira geração de biocombustíveis vêm sendo realizadas por investidores sem experiência agrícola, mas com muita pressa para obter retorno do patrimônio investido. Por fim, recomenda que os países envolvidos com a terceira geração de insumos realizem estudos mais cuidadosos antes de implementar grandes cultivos dessas plantas e dêem preferência a insumos de segunda geração, como a cana de açúcar, entre outros, que comprovadamente são mais seguros.

DiárioNet

OMS pede proibição total de propagandas de cigarro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu para que governos proíbam a propaganda de cigarro para ajudar a evitar que jovens adquiram o vício.
A OMS acusou fabricantes de tabaco de usar técnicas de marketing cada vez mais sofisticadas para atrair jovens, principalmente meninas em países pobres.
A organização diz que quanto mais as pessoas forem expostas a propagandas de tabaco, mais chances têm de começar a fumar.
O apelo foi feito neste sábado, o Dia Mundial Sem Tabaco.

A OMS diz que apenas 5% da população mundial está coberta por proibições abrangentes de propagandas de cigarro, promoções e patrocínios da indústria do tabaco.

A organização afirma ainda que as restrições atuais não são suficientes para proteger os 1,8 bilhões de jovens do mundo, que são atingidos através da Internet, revistas, filmes, shows e eventos esportivos.

‘Mensagens perigosas’

Na Rússia, onde há poucas leis antitabaco, o número de adolescentes e mulheres que começaram a fumar triplicou na última década.

Mas, no Canadá, onde o fumo e a propaganda de cigarro são severamente restritos, o número de fumantes é o mais baixo dos últimos 40 anos.

A Grã-Bretanha anunciou recentemente planos para proibir máquinas de vender cigarro e maços de dez para evitar que crianças e jovens fumem.

A OMS também acusou a indústria do tabaco de atrair jovens ao associar “falsamente” os cigarros com “glamour, energia e apelo sexual”.

A maioria dos fumantes começa antes dos 18 anos, com quase um quarto deles começando antes dos 10 anos de idade.

Em uma pesquisa mundial da OMS com jovens entre 13 e 15 anos, 55% disseram ter visto outdoors com propagandas de cigarro, enquanto 20% possuíam algum item com um logótipo de uma empresa de tabaco.

O diretor da OMS para a Iniciativa Sem Tabaco, Douglas Bettcher, uma proibição completa das propagandas é necessária.

“Medidas pela metade não são suficientes”, disse. “Quando uma forma de propaganda é banida, a indústria do tabaco simplesmente transfere seus vastos recursos para outro canal.”

BBC

Navegador original é cheio de recursos

O Internet Explorer 7.0 original já tem várias funções que podem ajudar a organizar e proteger a navegação. De cara, o internauta tem um novo recurso que já existia na concorrência: a abertura de páginas em abas chamadas de guias, e não em novas janelas, abrindo de novo o programa.
Ao clicar com o botão direito sobre um link, além da opção Abrir página em uma nova janela, aparece Abrir na nova guia. Isso permite que a mesma instância do programa abra outra página. Esses sites ficam organizados abaixo da barra de menus do IE, como se fossem fichas. Isso economiza recursos do sistema, assim como espaço na barra do Windows.

O browser também permite a visualização de uma miniatura de todos os sites abertos em guias simultaneamente, para uma busca visual, clicando sobre o ícone Guias rápidas, ao lado das estrelinhas no canto superior esquerdo.

Outro recurso útil com as guias é utilizar mais de um site como página inicial do browser. A página inicial (Home page) é carregada quando o IE é aberto.

No 7, no ícone da casinha do lado direito da barra de ferramentas, é possível estabelecer um site que você esteja visitando como Home page. Para isso, clique sobre a setinha para baixo ao lado da figura.

A entrada Adicionar ou alterar Home page tem três alternativas. Uma, para escolher a página visualizada no momento como a inicial, outra para escolher todas as guias abertas no navegador como iniciais e mais uma para acrescentar um único site a um grupo estabelecido como Home page.

Para ganhar agilidade, por exemplo, deixe o webmail, um site de notícias e seu blog para serem abertos automaticamente quando o programa é iniciado.

Sites preferidos

No canto superior direito existem duas estrelas. A primeira estrelinha abre o menu para visualizar os sites favoritos, os feeds assinados e o histórico de navegação, onde ficam gravados os sites visitados em um determinado período de tempo.

Feeds são fontes de informações disponíveis em sites de notícias, blogs etc. que mostram automaticamente ao usuário atualizações da página em um agregador centralizado.

Ao lado da estrelinha de gerenciamento, uma outra, com um ícone +, permite marcar um site como preferido.
O navegador também identifica automaticamente feeds em uma página. Na barra de ferramentas, um botão laranja aparece do lado direito. Clicando sobre ele, aparecem as fontes disponíveis na página. Escolha uma, abra e selecione Inscrever-se neste feed.

Para checar as atualizações nos seus feeds, basta entrar na estrelinha da esquerda e selecionar o menu Feeds, que tem o mesmo botão laranja.

No menu Ferramentas, em Opções da internet, você controla privacidade, conteúdos que devem ser gravados e preenchidos automaticamente e pode excluir dados gravados, como os de formulários –bom para impedir que conversas em chats venham à tona.

Folha de São Paulo

Brasil apela contra adoção de padrão da Microsoft

O Brasil entrou com um apelo contra a adoção do formato Office Open XML (OOXML), da Microsoft, como um padrão internacional para documentos eletrônicos.
O apelo foi enviado à Organização Internacional para Padronização (ISO, na sigla em francês) e à Comissão Electrotécnica Internacional (IEC, na sigla em inglês), os dois órgãos que aprovaram a adoção do formato como padrão em março.


Índia e África do Sul também entraram com um recurso semelhante.

Os países contrários à decisão argumentam que o processo de aprovação do padrão foi conduzido de forma apressada e os órgãos nacionais de padronização ainda não receberam a versão final do texto aprovado, mais de um mês depois do prazo estabelecido pelas regras do comitê técnico.

Delegados reunidos em um encontro em fevereiro tiveram apenas cinco dias para lidar com mais de mil mudanças editoriais e críticas ténicas apresentadas ao texto original da proposta, o que prejudicou o processo.

Os presidentes da ISO e da IEC têm, cada um, um mês para examinar o recurso e tentar chegar a um acordo com os órgãos nacionais. Se isso não for possível, os apelos serão encaminhados às diretorias dos órgãos.

A importância da adoção do OOXML como padrão deve ser reduzida, no entanto, já que a Microsoft anunciou na semana passada que não pretende fazer o Office 2007 compatível com a versão do formato adotado pela ISO e pela IEC.

Em vez disso, a empresa pretende disponibilizar um arquivo para permitir que o Office 2007 escreva e leia arquivos compatíveis com o formato OpenDocument.

BBC

Vôo para América do Sul terá desconto de até 80%

Anac informa que entra em vigor neste domingo a segunda etapa da liberação gradual das tarifas áreas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta sexta-feira, 30, que entrará em vigor a partir deste domingo, 1º, a segunda etapa da liberação gradual das tarifas áreas para vôos entre Brasil e outros países da América do Sul.
A medida da agência autoriza descontos de até 80% nos preços das passagens aéreas de vôos que saem do Brasil com destino aos 12 países da América do Sul: Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

O desconto de até 80% pode ser aplicado sobre o valor de referência da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). A redução no preço das tarifas é válida para todos os vôos que partem do Brasil, tanto de companhias nacionais quanto estrangeiras.

Europa e EUA

A Anac deu o primeiro sinal de sua disposição em concluir o processo de liberalização tarifária – que teve início nos anos 90, com o fim do controle de preços nas passagens domésticas – em fevereiro, com a primeira parte da abertura do mercado latino-americano.

A última etapa da liberdade tarifária – nas rotas para Europa e Estados Unidos – deve começar a ser implementada até o final deste ano, segundo afirmações do diretor da Anac, Ronaldo Serôa da Motta, no começo deste mês. “Até dezembro temos de ter uma resolução propondo as fases de liberação para o mercado internacional”, disse Motta. “A lei que criou a Anac me obriga a fazer a liberação tarifária, mas não determinou prazo.”

Ele acredita que, uma vez publicada a resolução, no prazo de um ano as tarifas estarão totalmente liberadas. “É tempo suficiente para as companhias se adaptarem.”

A proteção tarifária para Europa e Estados Unidos é o último resquício da época em que o preço das passagens era regulado pelo governo. Para essas rotas, o governo estabelece um teto mínimo e máximo para o preço que as empresas podem cobrar em cada rota. A medida protege as empresas ao garantir uma receita mínima. A proteção só existe nos vôos do Brasil para o exterior e explica porque quem compra passagem para o Brasil lá fora paga menos.

Nos últimos 12 meses até abril, os gastos de brasileiros no exterior atingiram nível recorde, de US$ 5,279 bilhões, segundo dados do Banco Central.

Baiano de Futsal está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o campeonato Baiano de Futsal. O campeonato terá a participação das equipes Sub13, Sub15 e Sub17.
Existe um grande interesse por parte das escolas, clubes, e associações para participar do evento. A Federação Baiana de Futsal está dando alguns incentivos para estimular a participação das entidades de Salvador e interior baiano.

O custo é de R$450 e o vencedor da competição terá o direito de representar a Bahia no Campeonato Brasileiro de Clubes.

As equipes interessadas em participar do evento têm até o dia 15 de junho para realizar inscrições.

Mais informações pelos telefones (71) 3322-5559 / 3321-9634. Ou através do e-mail fbfs@fbfs.com.br.

Ibahia

Conheça os diferentes tipos de Preservativo masculino (camisinha)

Não é novidade que durante o sexo é essencial que se use camisinha. O preservativo, quando usado corretamente, além de impedir a gravidez, evita a contaminação com doenças sexualmente transmissíveis. O fato é que apesar de conhecida sua importância, nem todos têm o hábito de usá-las. Alguns por não conseguirem conter o tesão, outros por irresponsabilidade ou pelo simples fato de não gostarem de transar com camisinha.

Para as que se encaixam no segundo caso, nem tudo está perdido: existem inúmeros tipos de camisinhas, e, sem dúvida, um deles fará você e seu parceiro se sentirem mais à vontade. “A escolha da camisinha vai do gosto de cada um, vale a pena experimentar várias delas para escolher sua preferência”, diz a ginecologista Rosa Maria Neme. “A única contra-indicação é para pessoas atópicas, que têm muitos tipos de alergias. Estas precisam tomar cuidado com os corantes e outros produtos usados para a confecção dos preservativos”.

Sem Lubrificantes

Aconselhadas apenas para os que tem alergia a algum tipo de lubrificante, este é o tipo mais simples de camisinha que se pode encontrar no mercado. Feita de látex, custa por volta de R$ 2,00. Sua principal desvantagem é o incômodo que o atrito pode causar, além de ser mais propensa a romper.

Lubrificadas

Sendo o mais tradicional dos modelos, a camisinha vem com um gel incolor que envolve o preservativo, lubrificando-o com o objetivo de facilitar a penetração. À base de água ou óleo de silicone, o recurso diminui o atrito entre o pênis e a vagina e está disponível em todas as marcas. Aconselhadas para o sexo vaginal e, principalmente, o anal. O preço varia entre R$ 2,00 a R$ 4,00.

Texturizadas

Com relevos, pontinhos salpicados, ondulações e bolinhas, os preservativos texturizados dão mais prazer ao casal. As camisinhas são específicas para homens ou mulheres e estimulam as regiões genitais aumentando a sensação de prazer durante o sexo e custam em torno de R$ 4,50. Apesar de extremamente convidativas, é importante tomar cuidado e sempre verificar se o modelo possui o selo do Inmetro garantindo a prevenção.

Tamanhos

É essencial que se use o tamanho adequado de preservativo de acordo com os atributos do parceiro. Atualmente, existem camisinhas de vários tamanhos, desde as chamas teens até as GG para os bem dotados. Escolher uma que não seja adequada, além de causar incômodo, não protege devidamente.

Efeito retardador

As que sofrem com os mais rapidinhos que só pensam no próprio prazer têm como alternativa as camisinhas com efeito retardador. Elas são feitas com 4,5% de benzocaína, substância que dá uma segurada na ejaculação masculina, prolongando o tempo da relação. Um pouco mais caras que as outras, seu preço varia entre R$6,00 e R$ 7,00

Sensíveis

Para os que acham que a camisinha incomoda durante o sexo, algumas marcas como Olla, Jontex e Blowtex passaram a fabricar uma possível solução: preservativos lisos, com lubrificantes e mais finos, aumentando a sensibilidade durante a transa.

Com espermicida

Uma boa escolha para as mais prevenidas! Produzidos para impedir a entrada dos espermatozóides no colo uterino, os espermicidas também são lubrificantes e oferecem uma certa prevenção contra gravidez caso a camisinha estoure. Apesar da proteção extra, que funciona quando o produto químico inibe a ação dos espermatozóides, matando-os, a eficácia não é 100%, portanto, opte por outros métodos contraceptivos simultaneamente. Podem ser adquiridas por R$ 4,00 ou R$ 5,00.

Aromas

Normalmente escolhidos para a pratica de sexo oral, os preservativos com aroma podem ser encontrados nos sabores de morango, maracujá, uva, banana, hortelã, menta, salada mista, tutti-fruti e até chocolate.

Hot

Fabricada pela Blowtex, a camisinha que esquenta durante a relação sexual possui um agente umectante em forma de gel na parte interna (em contato com pênis) e na externa (em contato com a vagina) que proporciona a sensação de calor. Custa em média R$ 5,00 e pode ser encontrada em farmácias e sex shops.

DNA Mulher

Petrobras tem 4ª maior reserva mundial de petróleo

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou durante o XX Fórum Nacional, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, que a estatal tem a quarta maior reserva de petróleo do mundo, com 11,7 bilhões de barris de óleo equivalente.
Esses valores não incluem as recentes descobertas nos campos da camada pré-sal de Tupi, Júpiter, Carioca e Bem-te-vi. Segundo Gabrielli, a Petrobras é a terceira maior companhia da América em valor de mercado e sexta do mundo.

“Temos muita possibilidade de avançar no crescimento e puxar outros para nos seguir, sejam fornecedores brasileiros ou internacionais”, disse ele.

A Petrobras teve um crescimento de 171% no ano passado e atualmente é a quarta maior empresa entre aquelas do setor com ações negociadas em bolsa.

A estatal também tem a sétima maior produção de gás e é a segunda maior em tempo de vida útil das reservas.

“Entre as grandes empresas estatais de petróleo somos a única com 85% da receita vinda do mercado interno a única com 85% da produção destinada ao um sistema de refino a 200 milhas ou 300 milhas da área produtora e que está dentro do mercado consumidor”, completou Gabrielli.

Invertia

Versão Itinerante do Improviso, Oxente! acontecerá neste sábado em Serra Grande

Com o sucesso de sua versão semanal, que acontece todas as quartas-feiras às 19 horas, o Improviso, Oxente!, vai estrear sua versão itinerante neste sábado (31). Saindo dos limites do Teatro Pedro Mattos, o projeto da Casa dos Artistas de Ilhéus será levado a Serra Grande. Intitulado Improviso Itinerante, Oxente! – Promovendo a Cidadania, a iniciativa é fruto parceria entre o espaço cultural e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
A partir das 14 horas haverá atividades infantis, seguidas de debates, apresentações artísticas, exibição de filmes e shows musicais. As atividades do Improviso Itinerante, Oxente! serão realizadas ao lado do Posto de Saúde de Serra Grande.

Ainda estão previstas apresentações de trechos de espetáculos da Casa dos Artistas, como: Teodorico Majestade, Auto do Boi da Cara Preta e Cálix Bento. “Também estaremos levando algumas araras com figurinos para incentivar as crianças a se fantasiar e inventar personagens”, complementou o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa.
Segundo Romualdo, a versão itinerante será uma oportunidade de intercâmbio cultural e produção de conhecimento. “A idéia surgiu após o professor José Adolfo Neto ter sido o nosso convidado no Improviso, Oxente!, quando ele abordou os impactos ambientais do projeto Porto Sul. Assim, vamos levar o assunto para uma das comunidades que poderá ser afetada com a construção do empreendimento, cujo local apontado fica numa Área de Proteção Ambiental”, explicou.
Estudantes da Uesc também estarão presentes na versão itinerante do Improviso, Oxente! Alunos de Biologia irão apresentar painéis sobre a avaliação de impactos ambientais enquanto os de Agronomia farão uma enquete sobre a atividade. Segundo o professor José Adolfo, a intenção é que a mesma atividade seja realizada em outras localidades, como Ponta da Tulha, onde o Porto Sul poderá ser construído.
Com a realização do Improviso Itinerante Oxente!, foi suspenso espetáculo Ita- Um Tupinambá em busca do Manto Sagrado, que estaria em cartaz às 17h30min deste sábado, na Casa dos Artistas. Às 20 horas, está prevista a apresentação da peça Das Matas ao Progresso, do Grupo Maktub Performances. E, no domingo (1), às 19 horas, no Projeto Ritmos da Casa, tem show da banda Improviso Nordestino. Mais informações no site www.casadosartistasilheus.com.br ou pelo telefone (73) 3634-5818.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito visita obra ao lado do Balneário de Tororomba

Combate à dengue ganha reforço com reativação do Comitê Social

Prorrogado até 3ª feira o prazo para apresentação dos convocados na Saúde

Oficina gratuita de cinema será oferecida pela Fundaci

Prefeito visita obra ao lado do Balneário de Tororomba

Um dos pontos turísticos mais visitados pela população fixa e flutuante do município de Ilhéus, o Balneário de Tororomba acaba de receber um novo elemento de composição de sua paisagem. O espaço fica ao lado do balneário e foi contemplado com obras de infra-estrutura, incluindo serviços de contenção, pavimentação e instalação de guarda-corpo. Com a intervenção da Prefeitura, a área está mais urbanizada e apresenta um visual mais atraente.
Para melhorar os aspectos estruturais do balneário, que é uma das paradas obrigatórias para turistas que visitam Ilhéus, a Secretaria de Engenharia e Obras pavimentou a paralelos o espaço. O local é ainda um dos pontos mais freqüentados pela população fixa e pelos moradores de Olivença, Estância o que fica situada a oito quilômetros da sede do município.
O trabalho de valorização urbanística do balneário permitiu a ampliação do largo e criou novo ponto para contemplação das belezas das piscinas e do véu-de-noiva do local, que oferece a exuberância da Mata Atlântica. Para oferecer segurança às pessoas que se concentrarem no espaço, foi instalado guarda-corpo na parte superior da contenção.
Durante a vistoria, o prefeito conversou com moradores. Eles parabenizaram a atuação de Newton à frente da administração municipal e a iniciativa da obra de valorização do balneário. Os moradores e donos de pousadas fizeram outras reivindicações ao prefeito, a exemplo da construção de um muro de contenção no “pé do morro” que fica em frente ao largo.

Combate à dengue ganha reforço com reativação do Comitê Social

Reativado após reunião na última quinta-feira (28), o Comitê de Mobilização Social de Combate à Dengue pretende reforçar as ações de luta contra a doença. Na oportunidade foi anunciado o apoio do Ministério Público Estadual em expedir o alvará judicial que autoriza o acesso dos agentes de saúde aos imóveis fechados. Com esta medida, pretende-se reduzir ainda mais os casos de focos do mosquito transmissor.
Reunindo as Secretarias Municipais de Saúde, Serviços Urbanos e Educação, além do Conselho Municipal de Saúde, Marinha, Tiro de Guerra, clubes de serviço, sindicatos e associações de moradores, o objetivo do Comitê de Mobilização Social é sensibilizar cada setor da sociedade para reforçar o trabalho que o Poder Público tem empenhado em eliminar o mosquito e atender as pessoas infectadas pelo vírus. “A dengue é um problema social, cujo combate é responsabilidade de todo o cidadão”, disse o secretário de Saúde, Eduardo Salomão.
Durante a reunião organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, outros dois pontos principais a cerca da dengue: o que é a doença e a avaliação de como está sendo feito o combate em Ilhéus. A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, informou que o último ciclo indicou a presença do mosquito em 4,1% dos imóveis. Alguns bairros apresentam números maiores, a exemplo do Novo Vilela (14,5%), Basílio (10,4), Fundão (8,7%) e Gamboa (8,9). Mas, em outros, a infestação é menor, como: Cidade Nova (0,6%), Jardim Atlântico (0%), São José (2%) e Conquista (3,1%)
De acordo com a Secretaria de Saúde, uma média de 24% dos imóveis de Ilhéus não puderam ser visitados pelos agentes. Os bairros com índices de pendência mais altos são: Ceplus (25,9%), São Domingos (28%), Santo Antônio de Pádua (24%), Pontal (18%), Princesa Isabel (16%) e Centro (13%). “A nossa preocupação são com o alto número de pendências, que são os locais onde os agentes não puderam vistoriar. Assim, não podemos ter a real noção do grau de infestação e traçar as estratégias de combate adequadas”, declarou Cássia Virgínia.
Com a expedição do alvará judicial, que autoriza a entrada dos agentes de combate à dengue nas casas e estabelecimentos comerciais fechados, o trabalho de combate à dengue poderá ser feito de maneira ainda mais eficiente. Pois, caso haja recipientes que acumulem água parada nos imóveis onde não foram vistoriados, milhares de mosquitos poderão se reproduzir. A medida já foi adotada em outros municípios por entender que o controle da dengue é um interesse público, uma vez que a doença é fatal.
Antes de fazer uso do alvará judicial, a Secretaria de Saúde, a Procuradoria Jurídica do Município e o Conselho Municipal de Saúde estarão reunidos na próxima segunda-feira (1) para decidir como irão atuar. De antemão, primeiro, o dono do imóvel será notificado com prazo para permitir a vistoria para depois ser acionado um chaveiro para abrir o local e recolocar a fechadura. Para acompanhar a ação, sempre haverá a presença de duas testemunhas e, caso haja necessidade, força policial.

Prorrogado até 3ª feira o prazo para apresentação dos convocados na Saúde

Termina na próxima terça-feira, dia 03, o prazo para os aprovados no Concurso Público objeto do Edital nº 001/2004 se apresentarem no setor pessoal da Prefeitura para a entrega dos documentos necessários à admissão. Ao todo, estão sendo convocados pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Administração, 248 candidatos aprovados no Concurso. O setor pessoal da Prefeitura está situado no segundo andar no Anexo de secretarias. Para garantir mais tempo para que aprovados façam sua apresentação, neste sábado o atendimento será feito das 8 às 18 horas.
De acordo com o secretário municipal de administração, João Fraga, uma equipe da secretaria está de prontidão para realizar o atendimento necessário aos aprovados. Para a apresentação, são necessários os seguintes documentos: carteira de trabalho e providência social, atestado de antecedentes criminais, atestado de saúde ocupacional e 01 foto 3x 4. “São necessários ainda para o ato da admissão as cópias da cédula de identidade, título de eleitor, comprovante de votação eleição ou de justificativa de ausência, certificado de quitação com serviço militar (no caso dos homens), CPF e PIS/PASEP
Também fazem parte da lista de documentos exigidos a cópia da certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, comprovante de escolaridade e habilitação/ especialização específica exigidos para o emprego ao qual concorreu, comprovante de residência e telefone para contato. Para os aprovados no cargo de motorista, também é preciso apresentar a carteira de habilitação Classe D.
Além da divulgação em jornais de grande circulação na cidade, a convocação também tem sido feita por carro de som e em rádios locais e regionais. A relação completa dos convocados pode ser acessada no portal eletrônico da Prefeitura de Ilhéus www.ilheus.ba.gov.br, ou ainda no andar térreo do prédio Anexo de secretarias, no andar térreo do Palácio Municipal, na sede do Sinsep e no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na Av. Canavieiras. Os candidatos que não comparecerem até sábado serão considerados desistentes.

Oficina gratuita de cinema será oferecida pela Fundaci

Estudantes de comunicação e profissionais que atuam na área audiovisual são o público-alvo da Oficina Cineamador, que será oferecida, gratuitamente, pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), em parceria com a produtora AMP. As aulas começam na quarta-feira (4), às 17 horas, no auditório Fernando Leite Mendes. “O objetivo é reunir pessoas que desejam participar da construção de peças multimídia”, declarou a diretora-presidente da instituição, Eugênia Célia Siqueira Silva.
Para a realização da Oficina Cineamador, a Fundaci cederá o espaço físico enquanto a AMP arcará com material didático e equipamentos para captação de imagens, edição e finalização. As aulas serão ministradas pelo produtor Alexandre Marques, sempre às quartas-feiras, até o final do ano.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação Cultural, através da Oficina Cineamador pretende-se a produção de registros midiáticos da nossa região. “As produções originárias do curso poderão ser inscritas em mostras, concursos e festivais, divulgando a cultura local”, complementou Eugênia Célia.

Surgem novas favelas com a conivência dos poderes públicos

Se não bastasse as favelas do entorno da rodoviária e adjacências que invadiram o mangue e a Coelba e Embasa fizeram as ligações de energia elétrica e água em propriedades ilegais, o mesmo que ocorreu com as casas instaladas a beira da BA-001 na praia do Norte saída para Itacaré.
Outra grande favela está nascendo no começo da rodovia Ilhéus-Buerarema, com casas de madeira, papelão e até de tijolos e alvenaria, tudo isso em área do DERBA as margens e até invadindo a estrada e pasmem muitas com seus medidores de energia elétrica instalados. Será que a Coelba teme a perda de lucro com os chamados gatos que essa gente pode vim a fazer e instala logo seus medidores? Ou será que o órgão não tem assessoria jurídica ou ambiental para nestes casos agirem como se deve jamais instalar medidores em invasões ilegais, isso está sendo a conivência com o crime, vamos repensar e tomar as medidas cabíveis, pois esses pobres invasores o fazem por necessidade e devido a medíocre política pública para a habitação no Brasil, porém se aqueles que servem para organizar estão aliciando ou iludindo essa gente, pois eles pensam que já que tem um medidor de energia já tem o direito à posse do local, do terreno, tem endereço fixo, pensa que está na legalidade, e com isso atrai mais invasores, uma bola de neve que certamente irá dar muita dor de cabeça futuramente.
Ilhéus cresce sem plano diretor ou sem cumprir a este plano, inchando a cidade para o Norte, Sul e Oeste, com invasões em áreas de Mata Atlântica, estuários e manguezais.


Própolis vermelha pode prevenir doenças da boca

Estudos realizados com a própolis vermelha, variedade originária de Alagoas, mostraram que, por causa da sua intensa atividade antimicrobiana, ela pode ser usada no controle da placa bacteriana, principal causa da cárie dentária e de doenças na gengiva.
O estudo foi feito por pesquisadores da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba). A própolis vermelha tem esse nome em razão da intensa cor avermelhada, semelhante à do sangue.

Os testes mostraram que o efeito bactericida da substância é eficiente contra vários microorganismos causadores de doenças. O grupo identificou também uma quantidade expressiva de substâncias antioxidantes, que poderão ser usadas pelas indústrias de cosméticos e de alimentos.

O desafio dos pesquisadores foi descobrir a origem botânica da própolis vermelha. Foram testadas mais de 20 plantas nativas de Maceió com base na semelhança fitoquímica entre a espécie e a própolis.

Após ensaios químicos, físicos e biológicos comparativos, foi identificada a planta Dalbergia ecastophyllum. O estudo prosseguirá para identificar os compostos que podem abrir caminhos para a descoberta de novos princípios ativos.

Folha de São Paulo

Banco Mundial anuncia US$ 1,2 bi para combater crise dos alimentos

O Banco Mundial anunciou nesta quinta-feira que vai liberar ajuda financeira imediata para os países mais duramente atingidos pela alta mundial dos preços dos alimentos, dentro de um pacote de assistência no valor de US$ 1,2 bilhão (R$ 1,9 bilhão).
Um total de US$ 200 milhões (R$ 327 milhões) será destinado para países considerados como de “alta prioridade”, com maior risco de serem atingidos pela fome.

Entre esses países estão o Haiti e a Libéria, que deverão receber US$ 10 milhões (R$ 16,3 milhões) cada, e Djibuti, com US$ 5 milhões (R$ 8,2 milhões).

Togo, Iêmen e Tadjiquistão também estão incluídos nesta relação de países mais vulneráveis.

“Essas iniciativas vão ajudar a combater o risco imediato de fome e desnutrição entre as 2 bilhões de pessoas que lutam para sobreviver em meio ao aumento dos preços dos alimentos”, disse o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.

“Essa não é uma questão como a de HIV/Aids, que necessita de pesquisas. As pessoas sabem o que fazer”, disse Zoellick. “Nós simplesmente precisamos assegurar que tenhamos os recursos e coordenar as operações ao redor do mundo.”

Os países poderão utilizar os recursos para comprar comida para escolas e outros serviços básicos, assim como para comprar produtos essenciais, como sementes e fertilizantes.

Segundo a correspondente da BBC em Washington Kim Ghattas, parte dos recursos poderá ser usada para emergências, como auxílio a mulheres grávidas ou crianças pequenas.

O Banco Mundial também deverá liberar US$ 2 bilhões (R$ 3,2 bilhões) no próximo ano para o financiamento de projetos em agricultura, incluindo seguro de lavouras.

A alta dos preços dos alimentos será tema de debates entre líderes mundiais nos próximos dias.

Um relatório das Nações Unidas afirma que os preços de produtos básicos, como trigo e carne, devem permanecer altos nos próximos anos.

Nesta sexta-feira, representantes de 26 países da América Latina e do Caribe se reúnem em Caracas para discutir a crise mundial dos alimentos.

De 3 a 5 de junho, uma conferência da FAO (a agência das Nações Unidas para a agricultura e a alimentação) em Roma vai debater o problema.

BBC

Nota de esclarecimento do Detran

O DETRAN-BA vem, por meio desta nota, informar ao público que o SERPRO – Serviço de Processamentos de Dados – está, temporariamente, apresentando problemas técnicos operacionais, com reflexos de âmbito nacional, razão pela qual está ocorrendo atrasos nas impressões e entregas das Carteiras Nacionais de Habilitação – CNH.
Informamos, outrossim, que a Autarquia Baiana já está adotando as providências necessárias, a fim de sanar, com a maior brevidade, o referido problema, visando normalizar o atendimento ao público.

Agecom

Festival da canção estudantil

O colégio estadual Moysés Bohana realiza a 1ª. Etapa do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), no sábado (31), às 8h, na sede da unidade de ensino, sob a coordenação da gestora Olindina Rodrigues Santos. O evento, em toda a rede estadual, é uma iniciativa da 6ª. Diretoria Regional de Educação (Direc-6), através da Coordenação de Desenvolvimento da Educação Básica (CODEB). Professores das áreas de Artes, Literatura e Língua Portuguesa e uma Coordenadora Pedagógica participaram, nas fases preparatórias, da formação inicial para a mobilização dos alunos.

Renata Smith
DRT./Ba. 2460

Fiscalização do uso de capacete começa dia 1°

Entra em vigor a partir deste domingo (1º) a fiscalização dos adesivos refletivos e da certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) nos capacetes, de acordo com a Resolução 270/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A falta dos itens é considerada infração grave, com multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.
A medida vale para os equipamentos fabricados a partir de 1° de agosto de 2007. Ou seja, o consumidor deve estar atento à existência de um selo de certificação na parte externa ou na etiqueta interna do capacete. Já os adesivos, devem estar colados nas partes laterais e traseira.
As normas para o uso do capacete estão previstas na Resolução 203 do Contran. A data inicial da fiscalização era 1° de janeiro, mas por meio da Resolução 270 o Conselho prorrogou para 1° de junho.

Barcos irão fazer travessia na Baía do Pontal

Barcos vão fazer a travessia na Baía do Pontal, em Ilhéus, até que as obras da ponte Lomanto Júnior fiquem prontas. A prefeitura da cidade decretou situação de emergência na área de transporte para poder contratar o serviço.
O decreto permite que no prazo de 90 dias a prefeitura de Ilhéus contrate sem licitação embarcações para fazer o transporte de pessoas entre o Centro e os bairros do sul da cidade, pela Baía do Pontal.
A medida foi por causa das obras de recuperação da ponte Lomanto Júnior. De acordo com a prefeitura, o trabalho provocou grandes engarrafamentos no local e estava prejudicando a população e a economia da cidade.

Soares Lopes, um depósito de lixo a céu aberto

A Avenida Soares Lopes, principal da cidade de Ilhéus, com Centro de Convenções, Concha Acústica, prédios e casarões, com a catedral de São Sebastião e o tradicional Vesúvio, era par ser uma prioridade em qualquer administração pública.
Bem, o que vemos é o abandono há muitos anos, com promessas de se fazer algo ali e nada, um matagal que abriga marginais e drogados, um sem número de ambulantes que a transforma no mercado popular de alimentos duvidosos ao cair da tarde, mas o pior mesmo é a parte que fica escondida para muitos, pois é justamente o local onde os turistas provindos dos transatlânticos vêem primeiro ao desembarcarem, o trecho que fica próximo ao Porto de Malhado virou um grande depósito de entulho e lixo, pastagem para animais ruminantes, lixão, e ponto de prostituição e drogas.
Se o cartão postal da cidade é tratado desta forma imaginem o interior e os bairros periféricos!

Leo Andrade vence categoria Júnior na etapa de abertura do Circuito Canavieirense de Surf

No último fim de semana (24 e 25/5), a Associação Canavieirense de Surf parabenizou a cidade de Canavieiras pelos seus 117 anos de história com a realização da etapa de abertura do Circuito Canavieirense de Surf 2008.
Com a vitória na categoria Júnior e o vice na Open, o atleta Leo Andrade foi o grande destaque da prova. Juliano Fraga, Igor Reis e Geovana também se destacaram e venceram na Open, Mirim e Feminino, respectivamente.

A etapa contou com um total de 63 atletas e foi realizada na praia da Costa, única praia do estado que conta com palanque fixo exclusivo para campeonatos de surf.

No primeiro dia de evento, foram realizadas as disputas das categorias Mirim e Júnior. Leo Andrade, atual campeão estadual Júnior, deu um verdadeiro show e foi o destaque do dia. Na categoria Mirim, Igor Reis e Marcelo Brasil foram os destaques.

No domingo decisivo, os atletas da categoria Open arrepiaram as ondas da praia da Costa e travaram duelos emocionantes na briga pelo título. As meninas também mostraram seu potencial e arrancaram aplausos do público presente.

Na final da categoria Open, Juliano Fraga foi o mais consistente e largou na frente pelo título da temporada. Leo Andrade ficou com o vice, seguido por Gol Brandão (3º) e Wedson Ribeiro (4º).

Na Júnior, Leo não deu chances aos adversários e deixou Daniel Oliveira com o vice, Igor Reis em terceiro e Bangão em quarto lugar. Na Mirim, Igor Reis não deu mole e faturou o caneco, deixando para trás Marcelo Brasil (2º), Bangão (3º) e Carlinhos (4º).

Entre as meninas, Geovana, de apenas 16 anos, entrou em sintonia com as ondas e saiu vitoriosa, com Waleska (2º), Cíntia (3º) e Paula (4º) completando a decisão.

A primeira etapa do Circuito Canavieierense de Surf contou com o patrocínio da Prefeirura Municipal, Polican, Farmácias Betel, Panificadora Pro Pan, Weber Júnior, Secretaria de Educação, Sol Nascente, Evolução Veículos, Restaurante 20 V, Pranchas GG e cobertura do site surfbahia.com.br .

Resultados

Open

1 Juliano Fraga
2 Leo Andrade
3 Gol Brandão
4 Wedson Ribeiro

Júnior

1 Leo Andrade
2 Daniel Oliveira
3 Igor Reis
4 Bangão

Mirim

1 Igor Reis
2 Marcelo Brasil
3 Bangão
4 Carlinhos

Feminino

1 Geovana
2 Waleska
3 Cíntia
4 Paula

www.surfbahia.com.br

Conseqüências do Porto do Malhado foram tema do Improviso, Oxente!

Anunciado como uma obra inovadora na época de sua construção na década de 1970, o Porto do Malhado trouxe inúmeros problemas para Ilhéus. O assunto foi tema da última quarta-feira (28) do projeto Improviso, Oxente! da Casa dos Artistas, que teve como convidado o presidente da Associação dos Moradores do São Miguel, Cid Póvoas e, animando as discussões, parte da Orquestra Afro Gongombira.
O tema foi escolhido por se relacionar com o projeto da construção do Porto Sul, anunciado pelo Governo Estadual como uma obra que utilizará as tecnologias mais modernas e poderá ser erguido na Ponta da Tulha. “Por se tratar de um mega-empreendimento para a nossa região, procuramos abordar o tema, fazendo um comparativo com o Porto do Malhado”, disse o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa.

Cid Póvoas, que também é membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) e integra o conselho gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada, explicou que o projeto do Porto do Malhado foi decidido politicamente e que, desde a década de 1960, já conheciam as suas conseqüências negativas. “Havia a certeza de que o mar recuaria na Avenida Soares Lopes e avançaria ao norte por causa do impedimento das correntes marítimas”, explicou.
O primeiro porto em mar aberto da América Latina não só fez com que mais de 40 metros da área do São Miguel fosse coberta pelo mar, mas também avançou no São Domingos, provocou o assoreamento do Rio Almada e o desaparecimento da famosa praia do Pontal. Com as correntes marítimas barradas pela construção, as areias foram impedidas de circular no sentido sul-norte. “O bairro São Miguel já foi um dos mais nobres da cidade, mas com o avanço do mar e a destruição das casas, o local foi desvalorizado”, disse o presidente da Associação dos Moradores.
Segundo Cid Póvoas, o projeto de contenção das marés altas provocadas pelo Porto do Malhado, feito pelos engenheiros Aleixo Belov e Daniela Apoluceno, deu bons resultados, mas não foi concluído. Em 2000, era prevista a construção de seis espigões com 200 metros de comprimento. “Foram construídos apenas quatro espigões, sendo que o maior não passa de 120 metros e o menor não chega a 30 metros de comprimento”, informou.
O projeto Improviso, Oxente acontece todas as quartas-feiras, a partir das 19 horas, na Casa dos Artistas de Ilhéus. Com coordenação pedagógica do Instituto Brasileiro de Cultura e Turismo (IBEC), há sempre debates alternados por apresentações artísticas. A entrada é franca.
Improviso Itinerante Oxente! – Devido ao sucesso da versão fixa, o projeto Improviso, Oxente! vai estrear sua versão itinerante em Serra Grande. A iniciativa da Casa dos Artistas em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) acontecerá a partir das 14 horas deste sábado (31). Além dos debates, haverá shows com bandas locais e apresentação de espetáculos.