Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus prossegue combate ao comércio ilegal de carne

Ponte Lomanto Junior terá uma faixa interditada a partir do próximo dia 05

Ilhéus já vacinou 23 por cento de seus idosos

Ilhéus faz 1º de Maio com diversas atividades

Ilhéus prossegue combate ao comércio ilegal de carne

O trabalho de combate à venda de carne sem procedência ou irregular continua sendo realizado em Ilhéus. Entre os dias 28 de março e 18 de abril, foram apreendidos mais de 130 quilos de carne e dois cepos de madeira em estabelecimentos das zonas sul e norte, além da Central de Abastecimento do Malhado. “O maior problema identificado é a falta de resfriamento do produto”, informou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Débora Chaouí Pimenta.

Ações de combate à venda irregular de carne são realizadas em conjunto pela Coordenação Municipal de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Interior, Ministério Público, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e Polícia Militar. O local com maior apreensão do produto foi a Central de Abastecimento do Malhado, onde foram recolhidos 122,750 quilos.

Para estarem dentro dos padrões exigidos, os estabelecimentos que comercializam carne devem seguir as normas de higienização, possuindo balcões frigoríficos e serras-fita para realizar o corte. Também é necessária a procedência da carne, que deve apresentar o selo de inspeção. “Para acabar com a venda ilegal, os consumidores devem se conscientizar, não comprando carne inadequada, pois colocam a saúde em risco”, advertiu Débora.

O processo da regularização da venda de carne em Ilhéus vem acontecendo desde o ano passado, através da educação e adequação dos comerciantes e consumidores. Em maio de 2007, houve um grande seminário, cujo tema foi Carne, Consumo, Saúde e Meio Ambiente. Como incentivo aos vendedores, o prefeito Newton Lima também conseguiu linhas de crédito, obtidas junto ao Banco do Nordeste e Banco do Brasil para a reforma dos estabelecimentos e a aquisição dos equipamentos frigoríficos.

Ponte Lomanto Junior terá uma faixa interditada a partir do próximo dia 05

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Setrans) informa que, a partir das 06 horas do dia 05 de maio, uma faixa da ponte Lomanto Junior será interditada com a finalidade de se realizar obras de recuperação de sua infra-estrutura, sob a responsabilidade do Governo do Estado. A intervenção permitirá apenas o tráfego de veículos com até três metros de largura. “Pedimos que a população seja parceira, uma vez que a causa é o benefício de toda a região”, declarou a secretária Elza Maria de Carvalho.

A interdição parcial da ponte Lomanto Junior deve durar, aproximadamente, 50 dias. A preferência de tráfego será dada ao transporte coletivo, que terá o seu trajeto modificado a fim de facilitar o trânsito. Fiscais e agentes da Setrans, que coordena mtoda a operação, orientarão os motoristas sobre o novo esquema de trânsito adotado.

Segundo levantamento da Secretaria de Transporte e Trânsito, uma média de mil veículos por hora passa pela ponte Lomanto Junior. A medida foi realizada entre as 07 e 19 horas do último sábado (26). A contagem será refeita durante esta semana a fim de estabelecer uma média de fluxo durante os dias úteis e horários de pico. Segundo a secretária, “o trânsito ficará lento com a interdição parcial da ponte. Por isso será imprescindível a compreensão de todos”.

Ilhéus já vacinou 23 por cento de seus idosos

A Secretaria de Saúde de Ilhéus já atingiu 23 por cento da população de idosos, no último sábado (26), Dia Nacional da Campanha de Vacinação contra a gripe para pessoas com idade acima de 60 anos. A vacinação é mantida nos 36 postos fixos e quatro itinerantes da cidade e até o final da campanha, no dia 9 de maio, um total de 13.500 pessoas, o correspondente a 80 por cento dos idosos, deverá receber o antídoto. Na zona rural, os trabalhos foram concluídos no dia 14 de abril, quando seis equipes percorreram vilas, povoados e distritos.

Para atingir os 80 por cento dos idosos do município, meta determinada pelo Ministério da Saúde, equipes da secretaria estão visitando agências bancárias e igrejas, com o objetivo de evitar que ninguém fique sem receber a dose da vacina contra a gripe. Até mesmo pessoas que estejam enfermas ou com dificuldade de locomoção, poderão receber a vacina em casa. Nestes casos, é possível obter a vacina ligando para o número 3234-5441 ou agendando visita domiciliar nas unidades de saúde.

A pessoa que se vacinar contra a gripe fica imunizada por um ano. O antídoto é composto de três tipos do vírus influenza. A composição é atualizada anualmente, com base em informações da rede mundial de Centros de Vigilância da Gripe, sendo assim, a cada ano as pessoas são imunizadas contra os vírus que estão em circulação.

Por serem mais suscetíveis às complicações causadas pela gripe, a exemplo da pneumonia, as pessoas que estão na faixa etária superior a 60 anos contraem mais facilmente doenças respiratórias. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que todos os idosos sejam imunizados contra o vírus da gripe, como lembrou o secretario Eduardo Salomão.

Ilhéus faz 1º de Maio com diversas atividades

O operário ilheense pode aproveitar o feriado do Dia do Trabalho para cuidar da saúde e da higiene pessoal, participar de atividades esportivas e de cunho cultural, além do sorteio de uma moto e vários brindes. Para fazer tudo isso, basta se dirigir ao Parque Luis Eduardo Magalhães, na zona norte da cidade, e a Concha Acústica, localizada na avenida Soares Lopes. O Dia do Trabalho é promovido pela Força Sindical e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus.

No parque, que fica na avenida Litorânea, Malhado, as atividades começam por volta das 8 e se estendem até as 16 horas. Ali serão realizados procedimentos referentes à retirada de documentos e aferição da pressão arterial, corte de cabelo, aplicação de flúor, outros serviços odontológicos e inscrição no Programa Bolsa-Família. Campeonato de vôlei, de futvôlei, e outras atividades esportivas serão realizados no parque.

A coordenação informou que as atividades de cunho cultural acontecem a partir das 16 horas, na Concha Acústica, e a banda S4 & Cia fará a animação. Durante o show será realizado o sorteio da moto e de 500 cestas básicas, além de outros brindes.

Para a concretização do 1º de Maio na cidade, a Força Sindical conta ainda com o apoio do Sinsepi, Sindhotel, Sindtáxi, Sindicato dos Radialistas, Colônia de Pescadores Z-34, Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Frentistas, Sindicato dos Radialistas, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *