A família é a mesma: Sterculiaceae. Além disso, ambos são Theobromas: se um é Theobroma cacao, o outro é Theobroma grandiflorum. Estas são apenas algumas das muitas semelhanças entre o cacau e o cupuaçu. Tanto o cacau quanto o cupuaçu são frutas nativas da Amazônia. Em ambas as polpas são brancas, carnudas e revestem suas sementes. Os dois são frutos alongados, grandes, pesados e de casca dura.
O cacau
O cacaueiro é uma árvore de altura mediana, com aproximadamente 6 metros de altura. De seu tronco pende o cacau, um fruto alongado que mede em torno de 20 cm de comprimento. Sua casca dura possui uma coloração amarelada ou vermelha quando madura. Recentemente, devido à praga vassoura-de-bruxa, um fungo que vem destruindo as plantações de cacau na Bahia, o Pará vem ganhando destaque na produção nacional.
O cupuaçu
O cupuazeiro é uma árvore que alcança até 20 m de altura. Seu fruto, o cupuaçu, possui casca dura e castanho-escura. O peso pode chegar a 2 k e o tamanho a 30 cm de comprimento. O aroma do cupuaçu é intenso e apresenta forte personalidade.
O cupuaçu é considerado por muitos paraenses como a fruta símbolo do estado. No mercado ver-o-peso, é comum ver senhoras sentadas em bancos de madeira, com tesoura em mãos e bacia no colo. Todas fazem a mesma coisa: separam a polpa do cupuaçu das sementes. As mãos não param. A tesoura abre e fecha sem parar. A massa pegajosa e carnuda do cupuaçu é separada das sementes. Ao lado das senhoras, são vendidos os sacos plásticos que guardam a polpa pronta para ser transformada em doces, geléias, compotas, sucos, sorvetes, licores, ou recheio de bombons.
O que é o cupulate?
O cupulate é um produto semelhante ao chocolate; mas ao contrário deste, é derivado do cupuaçu e não do chocolate. Para produzir o cupulate, os passos a serem seguidos são os mesmo do chocolate: as sementes do cupuaçu são despolpadas, fermentadas, secas ao sol, torradas, descascadas, prensadas e moídas. Nessa fase, obtêm-se os produtos que constituem a matéria-prima da qual é feita o cupulate. Assim como o chocolate, junta-se à massa obtida açúcar, leite e a manteiga extraída da prensagem das sementes para obter o produto final.