Candidatos a estágios passam por novos exames
Pagamento salarial de abril acontece no próximo dia 25
Dia da vacinação contra a gripe será realizado no próximo sábado
Candidatos a estágios passam por novos exames
Os candidatos aprovados na prova escrita do exame para preenchimento de vagas de professor-estagiário na rede municipal de ensino de Ilhéus, devem comparecer às 13h30min, na sede da Secretaria de Educação, localizada na avenida Itabuna 2222, para fazer a entrevista. Esta nova fase do processo seletivo termina na sexta-feira (25) e só participam os candidatos que obtiveram pontuação superior a 50 por cento na primeira etapa. Se aprovado na entrevista, o estagiário é mantido de forma emergencial até a realização de concurso público para admissão de professor.
Segundo o secretário da pasta, Sebastião Maciel, os candidatos que passaram na primeira etapa da seleção para estagiário de pedagogia e normal-superior devem se apresentar na quinta-feira (24), os de letras na sexta-feira (25) e os de ciências e matemática também nesta data. Aqueles que conseguiram aprovarão na primeira etapa do estágio de geografia e história já fizeram entrevistas nos dias 17 e 18 de abril. A lista com os nomes dos aprovados na primeira fase encontra-se afixada na portaria do Anexo de Secretaria, na rua Santos Dumont, centro de Ilhéus.
Pagamento salarial de abril acontece no próximo dia 25
A Prefeitura Municipal de Ilhéus, como sempre vem realizando desde setembro do ano passado, irá pagar o salário de abril dentro do mesmo mês trabalhado. Desta forma, afirma o secretário de Finanças, Gilvan Tavares, na próxima sexta-feira, dia 25, todos os funcionários efetivos, assim como professores e ocupantes de cargos comissionados estarão recebendo seus respectivos salários através das agências dos bancos Itaú e Bradesco.
Segundo Gilvan Tavares, o pagamento salarial dentro do próprio mês trabalhado é uma das prioridades do prefeito Newton Lima, “e isso estamos cumprindo integralmente através de uma séria organização financeira, o que vem possibilitando, paralelamente, a quitação de débitos com nossos fornecedores”, garantiu.
Dia da vacinação contra a gripe será realizado no próximo sábado
O dia nacional da campanha de vacinação contra a gripe será realizado no próximo sábado (26). As pessoas maiores de 60 anos deverão procurar um dos 36 postos fixos e quatro volantes, que estarão disponíveis na zona urbana do município de Ilhéus. “Pretendemos superar os números obtidos na campanha passada, quando atingimos 85% da meta”, declarou o secretário, Eduardo Salomão.
A meta da Secretaria de Saúde é que, até o final da campanha, no dia 09 de maio, sejam vacinados cerca de 16.600 idosos. Para alcançar estes números, desde o último dia 14, seis equipes percorreram distritos, vilas e povoados do município, vacinando pessoas com idade superior a 60 anos. Os trabalhos na zona urbana começaram nesta terça-feira (22), disponibilizando a vacina em todas as unidades de saúde.
Para a realização da campanha de vacinação contra a gripe, Ilhéus foi dividida em quatro zonas: Norte, Sul, Oeste e Centro. Cada uma possui um sub-comando, que estabelece como as ações serão realizadas. “A descentralização permite maior agilidade do serviço, podendo levar a vacina a mais idosos”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.
Para alcançar o maior número de idosos, equipes da Secretaria de Saúde também estarão visitando agências bancárias e igrejas, a fim de que nenhum deixe de ser imunizado contra a gripe. Os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção poderão ser vacinados em casa. Para isso, basta agendar uma visita nas unidades de saúde ou ligando para o telefone 3234-5441.
A vacina contra a gripe deixa a pessoa imunizada contra a doença por até 12 meses. Ela é composta por três tipos do vírus influenza. Esta composição é atualizada todos os anos, baseada nas informações fornecidas por uma rede mundial de Centros de Vigilância da Gripe. Assim, a cada ano as pessoas são imunizadas contra os vírus que estão em circulação no momento.
As pessoas com idade superior a 60 anos são as mais suscetíveis às complicações causadas pela gripe, como pneumonia. Ao serem vacinados, são reduzidas as chances de doenças respiratórias, pneumonia, internações e morte. O Ministério da Saúde recomenda que 80% dos idosos do município sejam vacinados. “É importante que os idosos sejam imunizados contra o vírus, a fim de evitar as complicações da doença”, aconselhou, Eduardo Salomão.