Projeto Turismo Costa do Cacau é lançado em Ilhéus

Pelo menos 60 empresários dos setores de hospedagem, alimentação, agências de receptivo e atrativos dos municípios sul baianos de Ilhéus, Itacaré e Canavieiras já aderiram ao Projeto Turismo Costa do Cacau desenvolvido pelo Sebrae Bahia e parceiros. Durante solenidade na noite de ontem 15, no Centro de Convenções de Ilhéus, foram realizados o lançamento do projeto e assinado o acordo de resultados pelos representantes das diversas instituições que o desenvolvem, além de dirigentes do trade.

Pelo projeto se pretende aumentar em 10% o faturamento das empresas atendidas, até março de 2009, em relação a 2008, e outros 10% até março de 2010. Para o presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, Marco Lessa, a expectativa é de seja consolidado o destino e desenvolvidos a capacitação empresarial e dos colaboradores. Além disso, que se atraiam eventos e empreendimentos para a região sul da Bahia para tornar os municípios mais competitivos para atender à demanda dos exigentes turistas que os visitam a cada ano.

A empresária Alessandra Marino, do Restaurante Maróstica, situado no centro de Ilhéus, afirma que se espera que o projeto melhore a qualidade dos serviços e aumente a freqüência da clientela, já que há união da iniciativa privada e do poder público para o desenvolvimento do turismo na Costa do Cacau. “Na atualidade, o turismo em Ilhéus é sazonal, só acontece na alta estação, no período de dezembro até após o carnaval. Neste ano foi tudo mais complicado, já que a folia momesca se deu em fevereiro, o que prejudicou o fluxo de turistas”, disse, acreditando que o projeto pode resultar em ações para incremento do fluxo na baixa estação.

CONFIANÇA

Há confiança entre os empresários do setor de agência de viagem afirma Sérgio Teixeira, da agência Raízes Turismo, de Itabuna, e da Fazenda Santa Ana Day Use, onde há um ano se pratica o ecoturismo em Itacaré. “A gente está saindo de uma situação incerta com a desorganização do destino do Costa do Cacau. É através de iniciativa como esta, em torno de projetos concretos, que vai haver uma retomada dos investimentos e do fluxo turístico com divulgação nos pólos emissores, participação em feiras e eventos e outros meios de captação, inclusive com campanhas de mídia com o apoio do Ministério do Turismo, da Secretaria de Turismo da Bahia e Bahiatursa”, comentou.

Para a coordenadora técnica do Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Programa Convergir), da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Célia Ramos, a gestão do programa da Costa do Cacau conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), no valor de US$ 10 milhões, com contrapartida de US$ 6 milhões do Estado brasileiro. Os recursos são para financiar ações dos Planos de Negócio dos empresários, quando organizados em redes empresariais, e o Projeto Estruturante, que é ação de grande porte que possa resolver determinados gargalos que o segmento econômico tenha e que considere tendências e vocações que o segmento apresente para o desenvolvimento.

O coordenador estadual de Turismo, Cultura e Artesanato do Sebrae Bahia, Richard Alves, disse que nos últimos dois anos o projeto procurou desenvolver capacitação, acesso a mercados, participação em feiras, fortalecimento da governança e criação da Câmara de Turismo da Costa do Cacau. “O setor está amadurecido. Este momento é um pouco do que fazemos no dia-a-dia, com cada instituição fazendo o seu trabalho. Quem faz o turismo acontecer é a classe empresarial”, declarou, considerando que a interação entre o Sebrae e o conjunto de parceiros se propõe a atuar no desenvolvimento das pequenas empresas.

COMITÊ GESTOR

Alves disse que o projeto não tem a pretensão de resolver todas as questões, mas incentivar o empresariado a ser responsável para atuar nas outras dimensões que envolvem o social, o econômico e o empresarial. “Aqui na Costa do Cacau se tem o Comitê Gestor que é a governança. Cabe à Câmara discutir os principais problemas, a promoção, o desenvolvimento dos negócios e o marketing”, discursou Richard Alves. Nos próximos três anos, sob a coordenação de Luciane Abreu, gestora de projetos de turismo, se terá muitas ações com aprimoramento de roteiros, ações comerciais, oficinas de marketing, Empretec, Famtour etc.

O secretario municipal de Turismo de Ilhéus, Hermano Fahning, lembrou que há dois anos, sob a liderança do Sebrae, o projeto foi lançado com a realização de muitas reuniões de trabalho. “Tudo o que a gente conseguiu caminhar valeu a pena. Do primeiro biênio o que ficou foi a cultura da cooperação, com cada um dos parceiros sabendo qual é o seu papel”, disse.

Sua expectativa é que nos próximos três anos contando com Senac, Bahiatursa, Banco do Nordeste, Governo da Bahia, Secti, Secretaria de Turismo da Bahia, Associação Viva Canavieiras, Associação dos Empresários de Turismo de Itacaré (Acerti), Associação Viva Canavieiras, Costa do Cacau Convention Bureau e as prefeituras de Ilhéus, Itacaré, Canavieiras, Itabuna, Una, Uruçuca, Santa Luzia o turismo no sul da Bahia tome impulso, eleve o fluxo de visitantes e capte novos investimentos em meios de hospedagem, ofertas de vôos e melhoria de acessos rodoviários.

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