A ameaça é séria e foi confirmada por um funcionário graduado da empresa em São Paulo: a TAM pode tirar todos os seus vôos de Ilhéus se não puder voltar a usar aeronaves A320 no aeroporto Jorge amado.
No ano passado, quando parte da pista de pouso foi bloqueada pela Anac para área de escape, a empresa recebeu a promessa, da prefeitura, de que até dezembro resolveria o problema.
Dezembro se foi, assim como janeiro, fevereiro e março. Enquanto isso, a TAM está com três aviões a menos na lucrativa ponte aérea Rio – São Paulo, justamente os A319 (únioc tipo usado nela) desviados para atender Ilhéus.
Por isso, a TAM deu um prazo final de 90 dias para a prefeitura resolver o problema e o aeroporto voltar a aceitar os A320, para que os A319 sejam remanejados para a ponte aérea. Mas o problema não se resume à instalação das cancelas.
Segundo informações de dentro do aeroporto, os técnicos da Anac consideraram as cancelas “fora do projeto original” e alertaram para obstáculos que impedem a volta da pista original, como o Opaba Hotel e um posto de combustível.
A prefeitura se limitou a enviar um fax ao irmão do ministro Geddel Vieira Lima pedindo sua intervenção, ao invés de usar o deputado Raymundo Veloso, que tem trânsito fácil junto ao Ministro da Defesa Nelson Jobim.
A Região