Prefeitura Municipal de Ilhéus

Concurso público é confirmado para o mês de maio em Ilhéus

Projeto discute políticas humanitárias para quem vive nas ruas de Ilhéus

Prefeitura e Direc-6 promovem cursos para capacitar agentes

Secretaria de Saúde reforma postos das zonas urbana e rural

Concurso público é confirmado para o mês de maio em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Administração, confirmou para maio as provas escrita e prática do concurso público para o preenchimento de 1.193 vagas na administração municipal. Todo o processo seletivo será feito pela empresa Serviço Nacional de Seleção Pública (Senasp). O concurso disponibiliza 1.193 vagas para 134 cargos de diferentes níveis de escolaridade, do ensino fundamental ao superior. Além das informações enviadas por correspondência, os candidatos poderão também conferir a data, local e horário das provas acessando os sites www.senasp.com.br e www.ilheus.ba.gov.br. A homologação está programada para junho.

O secretário de Administração, João Fraga Mello, disse que os candidatos podem ficar tranqüilos porque a prefeitura irá divulgar amplamente o dia, hora e os locais onde serão feitas as provas. “Recentemente, recebemos a visita de técnicos do Senasp que vieram inspecionar as salas que irão acomodar os inscritos, uma das preocupações do diretor da empresa, Carlos Joel Pereira”. João Fraga Mello relata que foram inscritos 9.024 candidatos, sendo que existe um grande número de pessoas de várias partes do país, a exemplo de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Pernambuco, além da Bahia.

Os salários variam de 415 a 1.159,20 reais. Os candidatos serão submetidos a prova objetiva com múltiplas escolhas. Apenas serão aprovados quem obtiver nota igual ou superior a 50% de acertos. As provas práticas também serão aplicadas pelo Senasp, que indicará técnicos vinculados a cada área.

Projeto discute políticas humanitárias para quem vive nas ruas de Ilhéus

Analisar a situação das pessoas que moram nas ruas de Ilhéus e discutir a criação de mecanismos que possam contribuir para dar mais dignidade a esses cidadãos foi o principal objetivo do encontro realizado na última quinta-feira, 27, no auditório Nacib, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, onde representantes de diversas entidades assistenciais do município, bem como de órgãos de apoio social públicos e privados participaram da apresentação do Projeto Vem Pra Cá, da Casa Don Bosco, que presta assistência a menores em Ilhéus.

Durante a apresentação do projeto, feita pelo presidente das Casas Don Bosco, Antônio Eduardo Citron, foram mostrados dados de uma pesquisa realizada na cidade entre pessoas que moram em situação de rua. O objetivo da pesquisa, segundo Citron, foi o de traçar um perfil dessa população para buscar alternativas que possam contribuir para melhorar as condições de vida dessas pessoas. Conforme a pesquisa, boa parte dessa população se destina a lavar e guardar carros e recolher das ruas materiais como papel e alumínio para conseguir renda.

Em alguns casos, foi constatado que a renda dessas pessoas pode chegar a atingir entre um e três salários mínimos, porém, também de acordo aos dados apresentados, parte desse dinheiro é utilizado para adquirir drogas e sustentar outros vícios. “Além da alta dependência química constatada entre os entrevistados, a pesquisa verificou que grande parte da população que vive nas ruas não utiliza os serviços públicos de saúde e nem possuem noções básicas de higiene, o que contribui para o aparecimento de uma série de problemas de saúde”. Também foram mostrados alguns depoimentos de adolescentes e adultos que vivem nas ruas de Ilhéus.

A próxima etapa do projeto prevê o atendimento em uma casa de referência e albergue que permita essas pessoas de sair da vida de rua e ter atendimento adequado de saúde, educação e profissionalização, além de outros cuidados básicos. O secretário municipal de Educação, Sebastião Maciel sugeriu ainda a integração de todas as entidades ligadas à educação, saúde e assistência social do município, numa ação conjunta, objetivando a assistência integral dessa parte da população. “Precisamos formar agentes multiplicadores para unificar os serviços que vem sendo prestados a essas pessoas, e desta forma, melhorar as condições de vida dessa população”.

Uma das assistentes sociais do Cras do Banco da Vitória, Joseane Charmite, também concorda que é necessário haver uma integração entre as entidades que prestam assistência à população carente. “Sem essa união, não vamos poder realizar um trabalho que contemple todas as esferas de apoio”. Já a psicóloga que integra o projeto Creas/ Sentinela, Jamille Fernandes acredita que os profissionais devem realizar um trabalho mais humanitário e de aproximação, “no intuito de encurtar as distâncias entre as pessoas que vivem nas ruas e os seus direitos como cidadãos”.

Prefeitura e Direc-6 promovem cursos para capacitar agentes

Termina hoje (31) o prazo para inscrições no Programa FormaAção pela Escola que será ministrado pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretária de Educação, e a Direc-06. A iniciativa é dirigida aos segmentos envolvidos com a educação da rede pública de ensino no município e procura facilitar o acesso das pessoas às informações deste setor. As aulas, que serão ministradas em vários locais a partir do mês de abril, se destinam a capacitar agentes fiscalizadores.

Com o programa, o município dá um passo importante para democratizar a educação e buscar formas de impedir que os recursos que são repassados para a educação pública, por meio das diversas esferas governamentais, sejam desviados. O secretário Sebastião Carlos Maciel disse que com a iniciativa o prefeito Newton Lima mostra transparência, uma vez que cria as condições ideais para as pessoas efetivarem uma reflexão critica sobre a educação pública na cidade.

Segundo ele, as aulas serão dirigidas para pais de alunos, (maiores de 14 anos), professores efetivos e contratados, diretores e vice-diretores, pedagogos, supervisores e orientadores. Funcionários administrativos da rede estadual e municipal, líderes comunitários, representantes dos diversos conselhos municipais, autoridades e demais interessados também podem participar da iniciativa.

O curso terá um total de 200 horas e as aulas serão ministradas em módulos, sendo que cada um deles possui 40 horas, com oito horas presencias e 32 de estudos a distância acompanhado pelo tutor do município. As aulas do Programa de FormAção pela Escola acontecem na Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), na rua Jorge Amado; Secretária de Educação, avenida Itabuna, 2222, e Direc-06, avenida Antonio Carlos Magalhães.

Secretaria de Saúde reforma postos das zonas urbana e rural

Com as unidades de saúde deixadas em estado precário, o prefeito Newton Lima designou a Secretaria Municipal de Saúde para realizar uma série de reformas e implantações de serviços nas zonas urbana e rural. “A nossa comunidade merece um atendimento médico digno e seguro. Estamos nos esforçando para beneficiar o máximo de comunidades no tempo mais rápido possível”, afirmou Newton.

Algumas unidades já foram inauguradas, a exemplo do Iguape, Nelson Costa, Olivença, Serrado, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Conquista e do Programa de Saúde da Família (PSF) do Teotônio Vilela. “Definimos algumas prioridades e estabelecemos um cronograma para realização dos serviços”, informou o secretário, Eduardo Salomão.

A maioria das reformas está sendo realizada pela equipe de manutenção da Secretaria de Saúde de Ilhéus. Algumas unidades estão em fase de finalização das obras, como: o PSF da Conquista, os postos de saúde do Alto do Coqueiro, Maria Jape e de Banco Central. Também estão para ser inaugurados o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a sede dos Programas Hiperdia e Saúde da Mulher, todos na Avenida Soares Lopes, no Centro.

Seguindo o planejamento da Secretaria de Saúde de Ilhéus, as próximas localidades que devem ter suas unidades de saúde reformadas no mês de abril são as de Carobeira e Japu. A previsão é que, em maio, sejam atendidas as unidades de Juerana, Acuípe de Baixo e Lagoa Encantada. Em junho, serão reformados os postos de Vila Cachoeira, os PSF’s 1 e 2 do Salobrinho, Rio do Engenho e o PSF do Santo Antônio. E, para julho, passarão por manutenção as unidades de Vila Olímpio e Cascalheira. “Também estamos a procura de outro imóvel para a re-implantação do posto do distrito do Couto, que foi depredado recentemente”, informou Eduardo Salomão.

A equipe de manutenção da Secretaria de Saúde realiza serviços de pintura e reparos nos sistemas elétrico e hidráulico. De acordo com o secretário de Saúde, para a realização de obras mais complexas há a necessidade de contratação de empresas, através de licitação. Entre as localidades que terão suas unidades completamente reformadas são: Banco da Vitória, Aritaguá, Sambaituba, Ribeira das Pedras, Pimenteira, Inema, lava Pés, Castelo Novo e Ponta do Ramo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *