Bancos só podem cobrar 20 taxas de correntistas

A partir desta quarta-feira (30) os bancos só podem cobrar vinte tipos de taxas diferentes dos correntistas; algumas passam a ser gratuitas. São medidas adotadas pelo governo para facilitar a vida do correntista. Mas quem trabalha no setor acredita que os bancos vão compensar a perda de arrecadação com aumento no valor das tarifas cobradas.

Toda vez que tira um extrato, a professora Francisca Santos se enche de dúvidas. Ela lê todos os itens que vêm descritos no papel e, muitas vezes, não entende a cobrança de algumas taxas e serviços. Tem gente que paga até R$ 35 reais só de taxas por mês.

Para facilitar a vida de quem tem conta nos bancos públicos ou privados, o Conselho Monetário Nacional divulgou novas medidas, que têm como objetivo disciplinar e tornar mais transparente a cobrança de tarifas bancárias.

São três resoluções que passam a valer a partir de amanhã. Os bancos só poderão reajustar tarifas a cada seis meses. Será proibida a cobrança de taxa para liquidação antecipada de algum contrato. E todos os bancos terão que padronizar os nomes das taxas cobradas dos correntistas.

Só vinte taxas poderão ser cobradas e algumas passam a ser, obrigatoriamente, gratuitas, como a 2ª via do cartão de débito — exceto se for pedido pelo correntista — e o fornecimento mensal de talão de cheque com até dez folhas.

“Eu acredito que eles vão nivelar as taxas por cima no último dia previsto, porque nos últimos anos os bancos têm tido uma lucratividade muito elevada e uma parte significativa dela vem destas tarifas. Com certeza eles não vão querer abrir mão delas”, afirma Euclides Neves, do Sindicato dos Bancários.

Ibahia

Novo método usa teste de sangue para prever menopausa

Cientistas da Holanda afirmam ter encontrado uma forma de calcular a data da menopausa das mulheres através de um exame de sangue.
Pesquisadores da Universidade e Centro Médico de Utrecht, na Holanda, dizem que os níveis de um hormônio – o antimulleriano, ou HAM – estão relacionados ao começo da menopausa.

Os pesquisadores mediram os níveis do HAM em 144 mulheres e traçaram relações entre a quantidade de hormônio e a idade em que elas chegaram à menopausa.

Essas estatísticas foram então aplicadas para determinar quando começaria a menopausa em 3.384 mulheres, com idades entre 50 e 70 anos.

Com esses dados, eles conseguiram estabelecer um modelo que relaciona o nível do hormônio e a idade do começo da menopausa.

O estudo será publicado na edição de junho da revista científica Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM), da entidade internacional Sociedade de Endocrinologia.

Depois dos 30

Segundo os cientistas, quanto mais jovem é a mulher, mais difícil fica de prever a sua idade da menopausa, já que a detecção dos níveis de HAM é mais complicada.

Jeroen van Disseldorp, que liderou o estudo, explica que os níveis de HAM no sangue refletem a quantidade de pequenos folículos presentes nos ovários das mulheres.

A quantidade de folículos permite a ovulação da mulher. Quando eles acabam, começa a menopausa, que geralmente acontece entre os 40 e 60 anos.

“Os casais geralmente deixam para ter crianças depois dos 30 anos, mesmo com a variação na idade da menopausa e a variação correspondente da fertilidade natural podem significar que algumas mulheres ficam estéreis já no começo dos 30”, afirma Disseldorp.

“Saber quando a menopausa pode acontecer pode melhorar muito as decisões sobre quando ter crianças e nossos resultados mostram que este conhecimento pode estar disponível através dos níveis de HAM.”

A pesquisa ainda precisa ser aperfeiçoada. Os cientistas estimam que serão necessários mais quatro ou cinco anos para que o método seja disponibilizado para mulheres.

BBC

Comer tomate todo dia ajuda a proteger a pele, diz estudo

Uma pesquisa conduzida por especialistas britânicos sugere que duas refeições diárias à base de tomate podem ajudar na prevenção contra os efeitos maléficos do sol.
Os cientistas da Universidade de Manchester e Newcastle fizeram uma experiência com dez voluntários que, durante três meses, consumiram diariamente 55 gramas de massa de tomate misturadas a 10 gramas de azeite.

Outros dez participantes tomaram apenas as 10 gramas de azeite.

Ao fim dos três meses, os especialistas britânicos fizeram exames de pele nos participantes e perceberam que os que haviam comido a massa de tomate tiveram a proteção contra os raios solares ultra-violeta aumentada em 33%, além de maiores níveis de procolágeno.

O procolágeno é uma molécula que dá estrutura à pele e a mantém firme, ajudando na prevenção contra rugas.

“A dieta à base de tomate aumentou o nível de procolágeno na pele significantemente, podendo retardar o envelhecimento da pele”, disse a professora Lesley Rhodes, dermatologista na Universidade de Manchester.

“E nem é preciso comer muito da fruta. A quantidade administrada aos voluntários é equivalente à encontrada em algumas refeições à base de tomate”, disse a pesquisadora.

O estudo, apresentado na Sociedade Britânica de Dermatologia Investigativa, acredita que o antioxidante licopeno – que dá a cor avermelhada ao tomate – esteja por trás das propriedades benéficas da fruta.

Este componente, encontrado em grande concentração quando o tomate é cozido, também é conhecido por seus benefícios contra o câncer de próstata.

Os especialistas advertiram que a proteção oferecida pelo tomate contra os raios ultra-violeta deve ser encarada como uma “ferramenta a mais” contra os efeitos do sol e não como um substituto do protetor solar.

BBC

Ciclistas, onde eles estão?

O trânsito nas cidades, em especial nas metrópoles, é caótico. Mesmo sendo veículo dos mais rápidos, os carros têm velocidade média baixa porque há muita perda de tempo nos engarrafamentos que são cada vez maiores, isso sem falar do tempo que se gasta para achar uma vaga de estacionamento. A indústria aumentou a velocidade dos automóveis, mas se esqueceu de em parceria com os governos, investirem em tecnologia rodoviária e de logística.

Muitos motoristas não percebem, mas aquele ciclista que ele acabara de ultrapassar, cem, duzentos metros adiante deixará ele para trás e desaparecerá por entre as filas de carros parados no semáforo. Quase sempre a vantagem da velocidade final dos automóveis esbarra em outro veículo quebrado ou empacado por causa de um acidente e coisas parecidas.

É por essas questões e outras de peso sócio-ecológico que as bicicletas passaram a integrar a política de mobilidade sustentável em nível federal. É um programa do Ministério das Cidades chamado de Bicicleta Brasil. O uso das magrelas complementa as necessidades de deslocamento, civiliza o trânsito e racionaliza o uso de energia.

Em 2001, a Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (GEIPOT) realizou um levantamento sobre a importância da utilização da bicicleta como modo de transporte em 60 municípios brasileiros, intitulado Planejamento Cicloviário: Diagnóstico Nacional. Esses dados revelam que quase dois terços da frota de bicicletas são utilizados como modo de transporte da classe operária e estudantes.

Além da infra-estrutura, o grande problema em muitas cidades é a falta de educação para o trânsito, que aos poucos está sendo municipalizado. Na semana de 14 a 18 de abril foi realizada em Itabuna a Semana Municipal do Trânsito. Na programação, a referência aos ciclistas não passou de periférica, marginal e incompleta.

Lamentável, porque notamos que o poder público está completamente despreparado para formular um plano diretor de trânsito que contemple a bicicleta como veículo e meio de transporte complementar. Um reflexo da lógica do automóvel que domina a cabeça de quase todas as pessoas, inclusive das autoridades de trânsito.

Isso gera um círculo vicioso de ignorância que contribui para aumentar o grau de insegurança nas vias públicas, onde os ciclistas não são respeitados como usuários e por sua vez não se sentem obrigados a respeitar as leis de trânsito. Também não estão devidamente organizados. As associações que existem, quando atuam, agem como grêmios recreativos e não de forma política.

Os ciclistas são uma classe de usuários da via pública, têm demandas cada vez mais agudas e ainda não dispõe de mecanismos de pressão política e social. Essa é uma realidade que precisa mudar em cidades de médio porte como Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas, só para citarmos as mais importantes do sul e extremo sul do Estado.

Por: Roger Sarmento é repórter, ciclista e graduado em filosofia.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura quer regularizar situação de proprietários de concessão em cemitérios

Odontomóvel segue beneficiando comunidades rurais no mês de maio

Inscritos em cursos de informática terão taxa devolvida pela Prefeitura

Ilhéus busca regularizar situação das farmácias

UGT faz 1º de Maio na praça Nourival Cardoso

Prefeitura quer regularizar situação deproprietários de concessão em cemitérios

Em virtude da falta de documentação existente em muitos mausoléus, jazigos e jardineiras dos cemitérios de Ilhéus, a Prefeitura Municipal está convocando todos os proprietários de solo com concessão e aforamento em um dos cemitérios existentes na cidade para que realizem o recadastramento e regularizem a situação dessas áreas junto ao município. O recadastramento pode ser feito no prazo de noventas dias no próprio cemitério onde está localizada a concessão de solo ou aforamento.

Dentro do prazo estabelecido pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da gerência de cemitérios, caso o proprietário não realize a regularização, este ficará sujeito a suspensão da concessão ou do aforamento. Na opinião do gerente de Cemitérios de Ilhéus, Marcos Clement, este recadastramento vai permitir que a Prefeitura tenha acesso a um histórico de cada cemitério e às condições de cada um deles, “no intuito de buscar melhorias para os cemitérios”, afirmou.

Clement acredita ainda que com a regularização de toda a documentação de mausoléus, jazigos e jardineiras que estão sem documentação ou com a mesma irregular, será possível buscar junto ao IPHAN o tombamento desses locais, que em grande parte guardam um pouco da história da região. “Além disso, será possível também a construção de uma sede para administração de cemitérios, com salas devidamente equipadas para atendimento ao público”, afirmou. Atualmente, a cidade possui 33 cemitérios, distribuídos pelas zonas rural e urbana.

Odontomóvel segue beneficiando comunidades rurais no mês de maio

Desde que foi reformada e reinaugurada, a Unidade Móvel Odontológica – Odontomóvel vem beneficiando moradores de diversas localidades rurais do município de Ilhéus. Para o mês de maio, as comunidades de Sambaituba, Carobeira, Vila do Serrado e Salobrinho fazem parte das que receberão a visita da equipe da Unidade, que além de tratamento dentário, oferece também trabalho preventivo, por meio de palestras, e suporte às famílias atendidas pelo programa Bolsa Família.

A unidade móvel, que passou a dispor de vários equipamentos tecnológicos modernos para melhor atender os moradores rurais, realiza atendimento em todas as comunidades que possuem rede elétrica, que segundo o coordenador de Saúde Bucal de Ilhéus, Carlos Chagouri Ocke, representam mais de 90% de toda a zona rural do município. “Nas áreas em que não há rede elétrica, a equipe da Odontomóvel realiza um trabalho de divulgação do cronograma de atendimentos nas localidades mais próximas e encaminham as pessoas que necessitam dos serviços oferecidos pela unidade para essa comunidade”, afirma.

Programação de atendimentos – Nesta quinta-feira, dia 1º de maio, a equipe da Odontomóvel estará prestando serviço durante todo o dia durante as comemorações pelo Dia do Trabalhador, que serão realizadas a partir das 8 da manhã na Avenida Litorânea Norte, no bairro Malhado. No dia 05, a programação da Unidade retoma seu itinerário rural e segue para atender os moradores de Ribeira das Pedras. No dia 06, a unidade chega até Vila Olímpio e no dia 07 realiza atendimento em Urucutuca. Já nos dias 08 e 09 a Odontomóvel prestará serviço em Sambaituba e Aritaguá, respectivamente.

Nos dias 12 e 20, é a vez dos alunos dos Colégios Modelo Luiz Eduardo Magalhães e Antônio Moreira serem contemplados com a visita da Unidade Móvel Odontológica. No dia 13, a Odontomóvel chega até a Vila do Serrado, onde atende seus moradores e no dia 14 realiza atendimento no Salobrinho. No dia 16, é a vez dos moradores do Alto do Carvalho receberem a visita da Unidade, e no dia 19 o atendimento prossegue em Itariri. Nos dias 21 e 23 o atendimento da Odontomóvel será realizado no Banco do Pedro.

Ainda para o mês de maio, estão previstas visitas da unidade odontológica às localidades do Novo Ilhéus, no dia 26, e Carobeira no dia 27. Encerrando a programação de atendimentos de maio, a Odontomóvel realiza atendimento nas comunidades rurais de Pimenteira, no dia 28 e em Inema, nos dias 29 e 30. Os atendimentos são realizados durante todo o dia e o calendário de atendimento odontológico mensal pode ser informado por meio do telefone (73) 3234-3712.

Inscritos em cursos de informática terão taxa devolvida pela Prefeitura

Os 201 inscritos nos cursos de informática, que seriam oferecidos em março de 2006 pela Prefeitura de Ilhéus e Associação Tecnológica e Educacional de Camaçari (Atec), poderão ser ressarcidos da taxa paga na ocasião. A informação dada pela Procuradoria Geral do Município é que os interessados dêem entrada no Protocolo Geral, situado no térreo do Anexo das Secretarias, até o dia 13 de julho deste ano.

A devolução da taxa de inscrição dos cursos não realizados pela administração municipal anterior foi garantida após o Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado junto ao Ministério Público. Para isso, foi dado um prazo de 45 dias para que a Prefeitura de Ilhéus possibilitasse aos inscritos a restituição do pagamento. Para ingressar no curso, os candidatos passaram por uma seleção, cujo valor da inscrição foi R$ 15,00.

Para ser ressarcido, os inscritos nos cursos de informática devem dar entrada no Protocolo Geral da Prefeitura, cujo horário de atendimento é das 12 às 18 horas. A devolução da taxa será feita após a conferência dos documentos e deferimento do pedido de restituição. A lista com o nome dos participantes está afixada no andar térreo do Anexo das Secretarias, na Rua Santos Dumont, Centro de Ilhéus.

Ilhéus busca regularizar situação das farmácias

Produtos vencidos, falta de documentação e de técnico responsável foram algumas irregularidades identificadas na última fiscalização das farmácias em Ilhéus. A operação conjunta, realizada pela Coordenação Municipal de Vigilância Sanitária, Ministério Público e Conselho Regional de Farmácia, foi iniciada no início deste mês, vistoriando cinco estabelecimentos que assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no Ministério Público. Apenas uma, localizada no Pontal, não se adequou e foi interditada.

A fiscalização das farmácias começou no dia 1º, com a visita de dois estabelecimentos do Malhado e um do Teotônio Vilela. Na ocasião, foram apreendidos mais de 200 produtos vencidos. “Foi dado um prazo de 15 dias para que se adequassem e, no dia 16, elas foram novamente visitadas, quando encontramos a situação regularizada”, informou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Débora Chaouí Pimenta.

Na zona sul de Ilhéus, duas farmácias foram inspecionadas no último dia 09. Também foi dado prazo para adequação dos estabelecimentos, que não tinham alvará sanitário e farmacêutico responsável. No dia 25, elas foram novamente visitadas, resultando na interdição de uma, situada no bairro do Pontal. Para que volte a abrir as portas, a farmácia deverá regularizar os itens apontados.

UGT faz 1º de Maio na praça Nourival Cardoso

O operário ilheense dispõe de mais uma opção para aproveitar o Dia do Trabalhador, participando de atividades culturais, esportivas, religiosas e ainda concorrer a muitos brindes e cuidar da saúde. O 1º de Maio promovido pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) vai acontecer na praça Nourival Cardoso, bairro Hernani Sá, zona sul da cidade, a partir das 7 horas. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, vereadores e nomes da iniciativa privada. Centenas de trabalhadores estarão curtindo o Dia do Trabalhador da zona sul, segundo estimativa dos coordenadores.

Para abrir a série de atividades do Dia do Trabalhador da zona sul, será celebrada uma missa campal, na praça da Urbis, que vai ser animada pela Banda da Policia Militar. As demais atividades que integram o evento serão realizadas durante os períodos da manhã e da tarde, e por volta das 18 horas se encerram. É a primeira vez que a UGT realiza este tipo de evento em Ilhéus e os coordenadores estão convidando todos a prestigiarem as comemorações.

Os shows serão animados por diversas bandas e terão ainda a participação de grupos de danças locais. Estas atividades estão previstas para acontecer a partir das 14 horas. Durante a realização dos espetáculos musicais acontecem sorteios de brindes e distribuição de 200 cestas básicas entre os trabalhadores que se integrarem ao evento. Além de bicicletas, haverá sorteios de eletrodomésticos e outros.

O público que for ao 1º de Maio do Hernani Sá vai poder cuidar da saúde, através dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde do município e o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa). A feira de Saúde vai funcionar com aferição da pressão arterial, exames preventivos de naturezas, dentre outros.

No que trata das atividades esportivas, haverá torneio de dominó, terno-vermelho e futsal. O passeio ciclístico vai ser realizado no percurso que compreende a praça da Urbis, Nelson Costa, Pontal e Nova Brasília, localidades da zona sul da cidade. Rodas de capoeira também acontecerão no Dia do Trabalhador do Hernani Sá.

A realização do 1º de Maio do Hernani Sá é dos sindicatos dos Rodoviários de Ilhéus, dos comerciários e dos Feirantes, Sindipan, Sindtran, CEACI, associações dos Comerciários da Praça Nourival Carodoso e a de Moradores do Hernani Sá e da Tico Bike.

Ministro da Integração Nacional confirma visita do presidente para lançar o PAC do Cacau

Com a melhor popularidade em abril desde quando assumiu o governo, em 2003, segundo pesquisa divulgada ontem pela CNT/Sensus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca no próximo dia 9 na Bahia para lançar, provavelmente em Itabuna, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do cacau. O protocolo de implantação do PAC do Cacau, esperado pelos cacauicultores baianos há um ano, garantirá, segundo divulgou ontem o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, R$2,542 bilhões para a região sul da Bahia, cujo crescimento foi afetado pela praga da vassoura-de-bruxa.

O PAC do Cacau é uma ação conjunta de três ministérios: Fazenda, Agricultura e Integração Nacional, que estão encarregados de agilizar com os bancos a renegociação das dívidas e a concessão de novos créditos aos produtores, além de cuidarem da diversificação da economia regional. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Camacan, Guilherme Castro Moura, os produtores esperam que o governo federal faça um acordo com os cacuicultores diferente do restante do endividamento rural do país.

“Os produtores não provocaram esta dívida, mas foram prejudicados com a vassoura-de-bruxa que devastou as plantações”, disse. Outra expectativa é que todos os cacauicultores sejam tratados da mesma maneira, sem diferencial, já que inicialmente o governo pretendia beneficiar os grandes, alegando maior prejuízo para estes. “A crise atingiu a todos de forma igual. Tanto as pequenas quanto às grandes lavouras de cacau”, afirmou.

Estima-se que 250 mil pessoas tenham perdido seus empregos e que a dívida dos cacauicultores seja atualmente de R$800 milhões. O produtor e consultor do segmento Thomas Hartmann aguarda o PAC do Cacau com ansiedade. Ele afirmou que a demora em solucionar o problema só prejudica a economia brasileira, já que o Brasil é obrigado a importar o cacau.

“Muitos produtores faliram por causa da crise e enfrentam diversas dificuldades e o governo ainda não tem uma solução definida para o problema. Esperamos que o PAC do Cacau não fique apenas no papel, pois há um ano estamos negociando com o governo federal”. Hartmann explicou que, com a crise, os produtores foram impossibilitados de tomar empréstimos bancários, prejudicando ainda mais qualquer tentativa de restaurar as lavouras.

Pesa – Uma das medidas do PAC é regularizar a situação dos 700 produtores endividados em função das 1ª e 2ª etapas do Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa). Já os produtores com dívidas no Pesa, explicou o ministro, poderão recorrer aos Certificados do Tesouro Nacional (CTN) para liquidar suas obrigações. Por esse sistema, o produtor pagará apenas os juros do capital devido, recebendo um bônus de liquidação de 15%.

O ministro Geddel Vieira Lima afirmou que, no momento em que o produtor tem o lastreamento pelos CTNs, 50% das garantias ficam liberadas. “O que buscamos, então, é assegurar que o produtor possa tomar novos créditos sobre esse percentual de garantias liberadas”, disse o ministro, que sinaliza poder utilizar para esses créditos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste administrado pelo Ministério da Integração.

***

‘Ninguém consegue fazer tudo em oito anos’

SÃO PAULO – No mesmo dia em que a última pesquisa CNT/Sensus apontou o aval de 50,4% da população a um terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse considerar que oito anos é um período curto demais para fazer o necessário numa administração. Em Guarulhos (SP), ao discursar após visitar obras habitacionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Lula afirmou que seu sucessor precisa ser “mais abençoado” do que ele próprio e mais atento à população pobre.

“Ninguém consegue fazer tudo em oito, nove ou dez anos”, disse o presidente, ao citar como exemplo o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), que deixará o cargo no fim do ano. Ao lado dos ministros Márcio Fortes (Cidades), Marta Suplicy (Turismo) e Fernando Haddad (Educação), Lula lembrou que, em 1º de maio, faltarão 32 meses para o fim de seu segundo governo. “Quem vier depois de mim, eu só tenho que pedir a Deus todo dia e toda hora para que seja uma pessoa até mais abençoada do que eu, que faça mais do que eu. Que olhe para os pobres mais do que nós estamos olhando”, discursou.

Sorridente o tempo todo, Lula deixou de lado o terno e a gravata. Vestindo jeans e camisa de manga curta, lembrou que “odiava política” quando vinha a Guarulhos nos anos 60 e hoje é presidente. Ele voltou a dizer que “está cheio de gente que só gosta de pobre em época de eleição”. “Agora, nós já aprendemos quem é que gosta de pobre antes, durante e depois das eleições”, emendou.

Antes disso, em Osasco (SP), o presidente pediu a correligionários que não associem as obras do PAC à campanha eleitoral. “Não pode ter um clima eleitoral porque daqui a pouco a Justiça Eleitoral pensa que eu estou fazendo campanha”, alertou Lula, ao lado de Marta e de outros pré-candidatos. Voltando-se ao prefeito Emídio de Souza (PT), Lula acrescentou: “Eu queria, meu caro Emídio, dizer para você que está difícil lançar o PAC nesses tempos porque estamos entrando em época de campanha. A imprensa vive dizendo que o presidente está lançando o PAC em campanha política”.

Serra vaiado – Em Osasco, no palanque com Lula e Marta Suplicy, o governador José Serra (PSDB) ouviu vaias, que duraram uns dois minutos e mereceram a reprovação do presidente, que abraçou, aplaudiu e chamou o tucano de “meu caro amigo governador”. Lula disse: “Em outros tempos não seria possível que políticos de partidos diferentes estivessem juntos em uma cerimônia de lançamento de obras”. Embalado pelo apoio, Serra apelou para o futebol e o testemunho do prefeito Emídio de Souza. “Presidente Lula, o Emídio e eu somos de partidos diferentes, mas temos uma coisa em comum. O Emídio, como eu, é palmeirense”. Dividiu a multidão – metade vaiou, metade ovacionou. (AE)

***

Petista mantém popularidade em alta

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou a melhor popularidade em abril deste ano desde que o petista assumiu o governo em 2003, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem. Entre os entrevistados, 57,5% avaliaram o governo como positivo. Na pesquisa anterior, realizada em fevereiro passado, 52,7% consideraram o governo do petista positivo. Desta vez, apenas 11,3% dos entrevistados avaliaram o governo como negativo, contra outros 29,6% que o consideram regular.

Em janeiro de 2003, a avaliação do governo chegou a 56,6%, depois registrou queda. Mas voltou a crescer desde o início deste ano, já em seu segundo mandato. A avaliação pessoal do presidente Lula também subiu de 66,8% para 69,3% de fevereiro a abril deste ano. Somente 26,1% desaprovaram o presidente, enquanto 4,7% não responderam. Os índices de popularidade de Lula só perderam, em abril de 2008, para as avaliações de sua popularidade registradas em 2003 – o ano em que foi empossado no cargo –, quando obteve 83% de aprovação.

O diretor da Confederação Nacional dos Transportes, Clésio Andrade, disse que o bom desempenho do governo Lula pode ser atribuído ao crescimento da economia, geração de empregos e programas sociais implantados pela Presidência da República. “Há também a boa movimentação do presidente, seu discurso popular com a divulgação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O presidente consegue capitalizar bem suas políticas. Dá a sensação de um governo eficiente”, afirmou.

Segundo Clésio, o governo federal também consegue realizar uma “movimentação política” positiva em termos da divulgação de suas ações. “O seu marketing é bem trabalhado”, afirmou. A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre 21 e 25 de abril em 136 municípios de 24 estados. Foram ouvidas duas mil pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Terceiro mandato – A pesquisa também constatou que 50,4% dos entrevistados responderam ser a favor da alteração da Constituição do país para que seja permitido um terceiro mandato para o presidente. Por outro lado, 45,4% declararam serem contra a reeleição de Lula e apenas 4,3% não se posicionaram sobre o assunto.

Tecnicamente, o resultado entre a favor e contra representa um empate, segundo o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes. Ele ressaltou, no entanto, que é muito expressivo o porcentual de entrevistados que se declararam a favor da reeleição. No caso de um terceiro mandato, Lula ganharia a eleição em uma disputa com o governador do estado de São Paulo, José Serra. Lula teria 51,1% dos votos e Serra, 35,7%. (Folhapress e AE)

***

Crescimento econômico é ponto forte

BRASÍLIA – O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, atribuiu o aumento da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a alta da avaliação positiva do seu governo ao processo de crescimento econômico. Segundo ele, o fator-chave a favor de Lula e da sua administração, na pesquisa, foi a melhoria da renda mensal do trabalhador, propiciada pelo crescimento da economia. Para 37,8% dos entrevistados na pesquisa CNT/Sensus de abril, divulgada ontem, a renda mensal aumentou. Na sondagem anterior, realizada em fevereiro, o porcentual dos que consideraram ter havido aumento da renda foi de 29,5%, o que significa que, em dois meses, houve um salto de 8,3 pontos porcentuais na avaliação para mais.

Ricardo Guedes disse que o aumento e a consolidação da popularidade do presidente da República foram favorecidos também pela criação de empregos no país e pelos resultados de programas sociais como o Bolsa-Família. O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, disse que a sigla Programa de Aceleração do Crescimento e a movimentação política do presidente Lula pelo país inaugurando obras transmitiram uma “sensação” de eficiência do governo. (AE)

***

Ministra se fortalece

BRASÍLIA – Além de ganhar espaço na pesquisa CNT/Sensus nas intenções de voto para a eleição presidencial de 2010, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, não é considerada pelos entrevistados a principal culpada pela elaboração do dossiê sobre gastos pessoais do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Para 21,1% dos entrevistados, membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Cartões Corporativos tiveram a maior parte da responsabilidade pela elaboração e divulgação dos dados do dossiê.

A ministra ficou em segundo lugar, com 17,4%. Para 13,1% dos entrevistados, foram assessores da ministra os responsáveis; para 9%, a responsabilidade é da Casa Civil. A pesquisa CNT/Sensus mostrou que 57,9% dos entrevistados ouviram falar da CPI Mista dos Cartões ou têm acompanhado os trabalhos da comissão. Mas, desses, 58,1% avaliam que a CPI não vai examinar de forma isenta as denúncias sobre o dossiê e 29,6% esperam que sim.

A maioria (57,8%) dos que acompanham a CPI ou ouviram falar dela é a favor de que a apuração do Congresso Nacional seja feita tanto em relação ao governo do PT quanto ao governo anterior, do PSDB. E 12,7% se disseram favoráveis a uma investigação sobre o governo do PT, e 6,1% se disseram favoráveis a que a investigação inclua o governo do PSDB. De fevereiro para abril, a pesquisa CNT/Sensus mostra que Dilma, “nomeada” pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como mãe do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), subiu de 4,5% para 6,2% nas intenções de voto. A lista é liderada pelo governador de São Paulo, José Serra, com 36,4%, seguido do deputado Ciro Gomes (PSB), com 16,9%, e da ex-senadora Heloísa Helena (Psol ), com 11,7%. (AE)

***

Mudança descartada

BRASÍLIA – Os governistas comemoraram as conclusões da pesquisa CNT/Sensus. Para os aliados, a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é sinal de reconhecimento das ações federais. Mas negam qualquer estímulo a uma eventual mudança na Constituição que propicie um terceiro mandato de Lula. “O apoio de mais de 50% dos entrevistados a um terceiro mandato é uma referência positiva. Mas nada fará com que o governo queira modificar a Constituição para poder ocorrer um terceiro mandato. Isso está fora de cogitação”, afirmou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Segundo Jucá, a avaliação de 57,5% dos pesquisados que apontaram como positivo o governo demonstra que as ações federais são aprovadas pela população. “É o reconhecimento da população das ações que estão sendo executadas. As mudanças realizadas pelo presidente Lula estão sendo aprovadas. Isso é resultado das ações federais, sem dúvida alguma”, disse ele.

O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), também comemorou os resultados da pesquisa CNT/Sensus. “Há sintonia entre os programas de governo e o que a população espera. O resultado da pesquisa é motivo para nós de grande alegria”, afirmou ele”. (Folhapress)

***

Influência da agenda

A oposição reagiu hoje aos resultados da pesquisa CNT/Sensus, que apontam que 57,5% dos entrevistados consideram positivo o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 50,4% são favoráveis que ele tenha um terceiro mandato. Para o DEM, PSDB, PPS e Psol, os entrevistados foram influenciados pela intensa agenda de Lula nos últimos meses e também por uma espécie de campanha de seus aliados em favor da extensão do governo – o terceiro mandato.

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que “há uma confusão na cabeça das pessoas” entre aspectos positivos causados pelo cenário econômico internacional e ações do governo. Segundo ele, essa confusão também colabora para que muitos apóiem o terceiro mandato. “Essas duas avaliações, mostradas na pesquisa, já eram esperadas. O presidente Lula gasta a maior parte de seu tempo destacando o que faz no governo”, afirmou Maia.

Da mesma maneira pensa o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP). Para Aníbal, os entrevistados avaliaram o governo federal a partir do que ocorreu nos últimos dois meses e os atos públicos de Lula. “Nos últimos dois meses, o presidente Lula faz “campanha” de segunda a segunda-feira e transformou o PAC em remédio para tudo, um verdadeiro absurdo”, disse Aníbal. (Folhapress)

Correio da Bahia

Luiza Torres

http://www.correiodabahia.com.br/

Agente químico pode bloquear efeito psicotrópico da maconha

Um estudo realizado em ratos sugere que um agente químico usado em inseticidas pode bloquear o efeito psicotrópico da maconha sem interferir nos seus benefícios medicinais.
Segundo os cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o THC (tetrahidrocanabinol) – ingrediente ativo da maconha – estimula proteínas no cérebro que atuam nos receptores canabinóides.
Quando ativadas, essas substâncias produzem o efeito medicinal da droga, como alívio da dor, mas também seus efeitos psicológicos.

De acordo com a pesquisa, o organofosfato (substância química usada em pesticidas), quando combinado com o THC, suprime os efeitos psicotrópicos da maconha, sem interferir no efeito medicinal proporcionado pelo uso da droga.

Cautela

A combinação foi testada com sucesso em ratos, e os resultados da pesquisa foram publicados na edição desta semana da revista científica Nature Chemical Biology.

Segundo o estudo, os resultados abrem caminhos para novas pesquisas que poderão ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos que possam atuar no bloqueio dos agentes psicotrópicos da maconha.

Os cientistas, no entanto, são cautelosos sobre o avanço das pesquisa.

“Se você começa (a pesquisa) com algo derivado de um pesticida, você precisa ter um cuidado especial”, disse ao site da revista científica New Scientist o toxicologista John Casida, que liderou a pesquisa.

O estudo foi realizado na Universidade da Califórnia, um dos primeiros Estados americanos a legalizar o uso da maconha em tratamentos médicos.

BBC

Estado ocupa 10º lugar em acidentes de trabalho

No Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, a Bahia carrega uma triste colocação. O estado está entre os dez maiores no país em número de acidentados. Em Salvador, entidades de defesa do trabalhador organizaram um seminário para lembrar a data.
Juristas, representantes de ONGs e de secretarias do Governo estão debatendo temas como a responsabilidade das empresas na prevenção dos acidentes de trabalho. ‘No meu dia-a-dia como julgador de processos vejo que muitos dos acidentes poderiam ser evitados com medidas de prevenção’, afirma o desembargador Jefferson Murici.

É no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, no bairro do Canela, na capital, que é feito o diagnóstico e a avaliação do acidente de trabalho. José Henrique está recebendo auxílio-doença do INSS há dois anos, por causa de um problema de circulação que ele acredita ter se agravado depois que começou a trabalhar numa empresa de ônibus.

Segundo dados da Previdência Social, a Bahia está entre os dez estados brasileiros com maior número de acidentes de trabalho. De 2000 a 2005, foram quase 64 mil acidentes em todo o estado com mais de 770 mortes. Uma média de 10 mil acidentes por ano.

Os dados mostram que uma das causas mais freqüentes é a amputação de membros, muitas vezes por equipamentos industriais. Mesmo com a dificuldade de superar o trauma, nem sempre um acidente de trabalho vai significar a aposentadoria precoce.

Por isso, algumas pessoas têm que se preparar para desenvolver uma outra atividade. ‘Aqui na unidade, nós verificamos as empresas de onde eles vieram para tentar colocá-los em novas funções’, afirma Ângela Dias, chefe de reabilitação do INSS.

*Fonte: TV Bahia

Casa dos Artistas de Ilhéus participa da VII Semana Cultural de Pintadas

A Casa dos Artistas de Ilhéus foi uma das convidadas para a VII Semana Cultural de Pintadas, que acontecerá entre os dias 03 e 12 de maio. Nos dias 06 e 07, serão apresentados três espetáculos dos grupos residentes da entidade: Teodorico Majestade – as últimas horas de um Prefeito, do Teatro Popular de Ilhéus; Auto do Boi da Cara Preta, da Cia Boi da Cara Preta e Cálix Bento, do grupo Improviso Nordestino.

Mas, antes de participar da VII Semana Cultural de Pintadas, o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, e o ator Marcelo Novaes, estão na cidade oferecendo uma oficina de teatro. O diretor também foi convido para o V Fórum Cultural Regional, que acontecerá no dia 10 de maio, com participação de autoridades e artistas de toda a Bahia.
Ao mesmo tempo em que é realizada a oficina de teatro pelos representantes da Casa dos Artistas de Ilhéus, estão sendo oferecidas outras duas. A de artes Circenses é ministrada por Márcio Gonçalves, coordenador da Fundação Culturart, de São Gabriel. Já a de dança, é conduzida por Mauro, coordenador da Rede Pipa, de Recife-PE.

A VII Semana Cultural de Pintadas é organizada pela Cia de Arte Cênica Rheluz. Com foco na Cultura Popular, o evento é referência da discussão sobre a criação, produção e difusão da cultura sertaneja. De acordo com o diretor, Valdelson Gonçalves, “Pintadas se tornou a encruzilhada das artes do sertão da Bahia, envolvendo grupos e artistas de outras regiões, ampliando o debate e promovendo a troca de experiências entre os participantes”.

ASCOM-Casa dos Artistas

Combate à dengue será tema de sessão da Câmara de Ilhéus

Conhecer o atual trabalho de combate à dengue no município é a principal finalidade da sessão especial que a Câmara de Ilhéus promoverá nesta quarta-feira, dia 30, a partir das 16 horas, no plenário Gilberto Fialho. O objetivo do vereador Joabs Ribeiro, propositor da sessão, é avaliar os avanços e as carências do combate à dengue, doença que vem provocando epidemias em grandes cidades brasileiras, a exemplo do Rio de Janeiro, onde dezenas de pessoas já morreram este ano.

“É fundamental a participação da população na luta contra a dengue, devendo os poderes constituídos e os segmentos civis organizados trabalharem constantemente para eliminar as principais dúvidas sobre os inúmeros aspectos ligados ao combate e aos riscos de contágio”, lembra Joabs Ribeiro em sua justificativa. Para a sessão, já estão sendo convidados representantes das secretarias municipais de Saúde e de Educação, Programa de Combate a Dengue, Hospital Geral, Sindicato dos Radialistas, associações de moradores e demais hospitais instalados na cidade.

CMI / Assessoria de Imprensa

Privatização das Praias na Costa do Cacau

De Canavieiras a Itacaré o acesso de moradores e turistas às praias, passa por um descumprimento aos artigos 10 e 214 da Lei nº 7.661/88, que prevê o direito dos cidadãos de usufruir um bem público de uso comum do povo. É um desrespeito à legislação, pois não há no Brasil o conceito de praias particulares.
Depois de 16 anos de discussões no Congresso o Decreto Federal nº 5.300/2004 regulamentou o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro-PNGC, instituído originalmente pela Lei nº 7.661/1988. O novo decreto é mais um instrumento para combater a privatização das praias. O PNGC busca orientar a utilização racional dos recursos na Zona Costeira, protegendo desta maneira os patrimônios naturais, históricos e culturais dessas áreas, e acima de tudo definindo os limites terrestres para a ocupação da orla e atribuindo aos Estados e Municípios a tarefa de criar legislações específicas para atender às necessidades locais, obedecendo, naturalmente, às diretrizes gerais.

Com isso, os gestores municipais podem ser penalizados por permitir ocupações ilegais, sob pena de crime de improbidade administrativa. Basta que qualquer cidadão formalize a denuncia e impetre uma ação no Ministério Público Federal.

Em relação ao limite terrestre, a nova lei estabelece um recuo de 50 metros em áreas urbanizadas e 200 metros em áreas não urbanizadas, contadas na direção do continente, a partir do limite de contato entre a terra e o mar em qualquer de suas feições (praia, restinga, manguezal, costão etc.).

Porém, um dos aspectos mais importante nessa questão é reforçar o conceito previsto no parágrafo 10 da Lei 7.661, segundo o qual as praias são bens públicos de uso comum, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, ressalvados os trechos considerados de segurança nacional ou incluídos em áreas protegidas por legislação específica.

Nas praias que fazem parte da Costa do Cacau, o que mais se observa é a invasão em terrenos de marinha, de propriedade da União, sem autorização do órgão competente, que é a Gerência de Patrimônio da União (GPU), nem licença ambiental. Construções áreas de Proteção Permanente, a exemplo de manguezais.

Invasão dos resorts, condomínios, sítios e segunda residência no litoral.

A ocupação de áreas de praia com a construção de bangalôs impõe medidas compensatórias à flora e à fauna locais; às atividades laborais e de extrativismo dos moradores nativos – especialmente a pesca – e aos impactos no trânsito de veículos na região, bem como em sua infra-estrutura de energia, água tratada e telefonia. A construção de hotéis, condomínio uni-familiar e multi-familiar, campos de golfe, setor de equipamentos – onde serão instalados lojas, restaurantes e comércio -, havendo projeção populacional crescente, entre moradores, visitantes e funcionários.

“Lei Federal nº 7.661/88, prevê em seu art. 10 em seu § 1º que não será permitida a urbanização ou qualquer forma de utilização do solo na Zona Costeira que impeça ou dificulte o acesso assegurado no caput deste artigo”.

O que está por trás dessa ocupação do litoral brasileiro, e, especificamente na Costa do Cacau, portanto, é um verdadeiro processo de privatização das praias, o que confronta claramente a legislação brasileira. No ritmo que vai, em breve só os bem afortunados poderão tomar um banho de mar – nas praias mais bonitas e limpas, bem entendido. É ainda mais torpe socialmente que pescadores, marisqueiras e outras comunidades que vivem dos recursos marítimos sejam privadas de seu ganha-pão. Os estressados de São Paulo e de países do Primeiro Mundo investem em paraísos fechados, estão aos poucos passando amplas faixas do litoral baiano, em grande parte em terras patrimônio da União, para o controle português, francês, espanhol, Inglês e italiano. Com a promessa de milhares de empregos e desenvolvimento para a região, bem ao estilo Hotel Transamérica Comandatuba e outros, que através do discurso corretamente ecológico, escondem uma pratica excludente.

A realidade

É assustadora a velocidade com que áreas imensas são transformadas em novos loteamentos de forma irregular, aqui na Costa do Cacau. Qualquer um pode conferir, basta pegar um automóvel em Canavieiras em direção a Itacaré e constatar a verdadeira privatização das praias. A primeira praia é a de Atalaia que realmente é de livre acesso apesar das construções estarem tomando conta nos solos da União. Em Comandatuba, para ter acesso à praia só com autorização do hotel ou então navegar cinco quilômetros pelo rio para chegar às praias da Ilha. E pensar que a passagem era de pescadores e hoje está totalmente privatizada. A próxima parada somente em Lençóis de Una, próximo à divisa com Ilhéus, onde surgiu uma vila.

Já na divisa de Ilhéus com Una começa a exploração, a Ilha do Desejo, onde se paga uma taxa de travessia, menos mal. Ainda na divisa do município, em acuípe, tem se acesso a lindas praias através de passagens estreitas, mas já sinalizam para fechar totalmente com casas, sítios e condomínios. De Acuípe a Olivença, num trecho de quinze quilômetros, existem apenas três acessos às praias.

De Olivença a Ilhéus ainda existe, por enquanto, o maior números de acessos. De Ilhéus a Itacaré, a situação fica mais grave, depois do Bairro São Domingos, em Ilhéus, encontram-se quilômetros de murros, cercas, barreiras de mata, cães adestrados, seguranças particulares, taxas para ter acesso à praia.Em quarenta e seis quilômetros encontram-se aproximadamente 12 acessos, quando na realidade e por lei deveria ser no mínimo 230.

Está bem claro que despercebidamente, aos olhares comum, ocorre uma ocupação quase que massiva da classe dos afortunados que tomam para sim todos os espaços nobres do nosso litoral, fecham os acessos desrespeitando a Constituição Brasileira e sob a capa da preservação e das facilidades da corrupção vão conseguindo privatizar nossas praias.

Por: Ed. Ferreira

Projeto internacional busca oferta de cacau de qualidade

Estimular e capacitar o produtor a fornecer cacau de qualidade superior, sem a presença de impurezas e odor de fumaça está entre os objetivos de um convênio de cooperação técnica entre a Ceplac, Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e a instituição de pesquisa francesa Cirad (Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement). A iniciativa está associada à busca de nichos de mercado por um grupo de produtores brasileiros, a exemplo de M. Libânio e Fazendas Reunidas Vale da Juliana.

Uma missão de técnicos do Cirad e do ITAL – instituição de pesquisa, desenvolvimento e assistência tecnológica do Governo do Estado de São Paulo –, esteve visitando na sexta-feira, 25, o Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), na Superintendência da Ceplac para a Bahia, na rodovia Ilhéus-Itabuna, quando discutiu aspectos da cooperação. O grupo foi recebido pelo superintendente Geraldo Dantas Landim e pelo chefe do Cepec, Jonas de Souza, que apresentou pesquisas desenvolvidas desde 1962, incluindo as que resultaram nos 39 clones resistentes e tolerantes ao fungo da vassoura-de-bruxa distribuídos entre agricultores.

O especialista em pós-colheita francês doutor Michel Barel fez um relato das exigências das indústrias chocolateiras européias em relação ao cacau para a produção de chocolates. Segundo explicou, o produtor de cacau do Brasil tem condições de fornecer cacau de qualidade conquistando preço três ou quatro vezes superior ao atual, justificando dessa forma o convênio de cooperação entre o Cirad e as instituições de pesquisa brasileiras.

Já o doutor Philippe Bastide apresentou o programa Quali Sud pelo qual o Cirad se preocupa com a qualidade organolética, nutricional e sanitária dos produtos alimentares que “estão no coração das preocupações dos consumidores, indústrias agroalimentares e dos profissionais de saúde”. O pesquisador francês disse que nesta diretriz estão envolvidos 72 profissionais, sendo 53 na França e outros 14 em países como Antilhas, Brasil, Camarões, Colômbia, Costa Rica, Uganda, Ilhas Reunião e Madagascar, a maioria doutores ou doutorandos, que trabalham os processos da produção, transformação e distribuição.

O diretor da M. Libânio, Eimar Sampaio Rosa, acompanhou a missão técnica na Ceplac, e reafirmou a disposição de um grupo de empresários rurais de buscar nichos no mercado europeu para o cacau fino que se produza no Brasil, depois do êxito da renovação de cacauais com clones selecionados pela Ceplac e pelos produtores. Pela Ceplac/Cepec participaram do encontro os pesquisadores Uilson Lopes, José Luis Pires, Quintino Araújo, Raimundo Mororó.

A visita também foi acompanhada pela pesquisadora francesa Sophie Assemat; Denise Jardim, diretora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Cereais e Chocolate do ITAL; Didier Clement, do Cirad/Ceplac; e dos diretores das Fazendas Reunidas Vale do Juliana Leonardo Sorice, Paulo Sérgio e o consultor Raimundo Fonseca.

Assessoria de Comunicação da Ceplac

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus prossegue combate ao comércio ilegal de carne

Ponte Lomanto Junior terá uma faixa interditada a partir do próximo dia 05

Ilhéus já vacinou 23 por cento de seus idosos

Ilhéus faz 1º de Maio com diversas atividades

Ilhéus prossegue combate ao comércio ilegal de carne

O trabalho de combate à venda de carne sem procedência ou irregular continua sendo realizado em Ilhéus. Entre os dias 28 de março e 18 de abril, foram apreendidos mais de 130 quilos de carne e dois cepos de madeira em estabelecimentos das zonas sul e norte, além da Central de Abastecimento do Malhado. “O maior problema identificado é a falta de resfriamento do produto”, informou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Débora Chaouí Pimenta.

Ações de combate à venda irregular de carne são realizadas em conjunto pela Coordenação Municipal de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Interior, Ministério Público, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e Polícia Militar. O local com maior apreensão do produto foi a Central de Abastecimento do Malhado, onde foram recolhidos 122,750 quilos.

Para estarem dentro dos padrões exigidos, os estabelecimentos que comercializam carne devem seguir as normas de higienização, possuindo balcões frigoríficos e serras-fita para realizar o corte. Também é necessária a procedência da carne, que deve apresentar o selo de inspeção. “Para acabar com a venda ilegal, os consumidores devem se conscientizar, não comprando carne inadequada, pois colocam a saúde em risco”, advertiu Débora.

O processo da regularização da venda de carne em Ilhéus vem acontecendo desde o ano passado, através da educação e adequação dos comerciantes e consumidores. Em maio de 2007, houve um grande seminário, cujo tema foi Carne, Consumo, Saúde e Meio Ambiente. Como incentivo aos vendedores, o prefeito Newton Lima também conseguiu linhas de crédito, obtidas junto ao Banco do Nordeste e Banco do Brasil para a reforma dos estabelecimentos e a aquisição dos equipamentos frigoríficos.

Ponte Lomanto Junior terá uma faixa interditada a partir do próximo dia 05

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Setrans) informa que, a partir das 06 horas do dia 05 de maio, uma faixa da ponte Lomanto Junior será interditada com a finalidade de se realizar obras de recuperação de sua infra-estrutura, sob a responsabilidade do Governo do Estado. A intervenção permitirá apenas o tráfego de veículos com até três metros de largura. “Pedimos que a população seja parceira, uma vez que a causa é o benefício de toda a região”, declarou a secretária Elza Maria de Carvalho.

A interdição parcial da ponte Lomanto Junior deve durar, aproximadamente, 50 dias. A preferência de tráfego será dada ao transporte coletivo, que terá o seu trajeto modificado a fim de facilitar o trânsito. Fiscais e agentes da Setrans, que coordena mtoda a operação, orientarão os motoristas sobre o novo esquema de trânsito adotado.

Segundo levantamento da Secretaria de Transporte e Trânsito, uma média de mil veículos por hora passa pela ponte Lomanto Junior. A medida foi realizada entre as 07 e 19 horas do último sábado (26). A contagem será refeita durante esta semana a fim de estabelecer uma média de fluxo durante os dias úteis e horários de pico. Segundo a secretária, “o trânsito ficará lento com a interdição parcial da ponte. Por isso será imprescindível a compreensão de todos”.

Ilhéus já vacinou 23 por cento de seus idosos

A Secretaria de Saúde de Ilhéus já atingiu 23 por cento da população de idosos, no último sábado (26), Dia Nacional da Campanha de Vacinação contra a gripe para pessoas com idade acima de 60 anos. A vacinação é mantida nos 36 postos fixos e quatro itinerantes da cidade e até o final da campanha, no dia 9 de maio, um total de 13.500 pessoas, o correspondente a 80 por cento dos idosos, deverá receber o antídoto. Na zona rural, os trabalhos foram concluídos no dia 14 de abril, quando seis equipes percorreram vilas, povoados e distritos.

Para atingir os 80 por cento dos idosos do município, meta determinada pelo Ministério da Saúde, equipes da secretaria estão visitando agências bancárias e igrejas, com o objetivo de evitar que ninguém fique sem receber a dose da vacina contra a gripe. Até mesmo pessoas que estejam enfermas ou com dificuldade de locomoção, poderão receber a vacina em casa. Nestes casos, é possível obter a vacina ligando para o número 3234-5441 ou agendando visita domiciliar nas unidades de saúde.

A pessoa que se vacinar contra a gripe fica imunizada por um ano. O antídoto é composto de três tipos do vírus influenza. A composição é atualizada anualmente, com base em informações da rede mundial de Centros de Vigilância da Gripe, sendo assim, a cada ano as pessoas são imunizadas contra os vírus que estão em circulação.

Por serem mais suscetíveis às complicações causadas pela gripe, a exemplo da pneumonia, as pessoas que estão na faixa etária superior a 60 anos contraem mais facilmente doenças respiratórias. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que todos os idosos sejam imunizados contra o vírus da gripe, como lembrou o secretario Eduardo Salomão.

Ilhéus faz 1º de Maio com diversas atividades

O operário ilheense pode aproveitar o feriado do Dia do Trabalho para cuidar da saúde e da higiene pessoal, participar de atividades esportivas e de cunho cultural, além do sorteio de uma moto e vários brindes. Para fazer tudo isso, basta se dirigir ao Parque Luis Eduardo Magalhães, na zona norte da cidade, e a Concha Acústica, localizada na avenida Soares Lopes. O Dia do Trabalho é promovido pela Força Sindical e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus.

No parque, que fica na avenida Litorânea, Malhado, as atividades começam por volta das 8 e se estendem até as 16 horas. Ali serão realizados procedimentos referentes à retirada de documentos e aferição da pressão arterial, corte de cabelo, aplicação de flúor, outros serviços odontológicos e inscrição no Programa Bolsa-Família. Campeonato de vôlei, de futvôlei, e outras atividades esportivas serão realizados no parque.

A coordenação informou que as atividades de cunho cultural acontecem a partir das 16 horas, na Concha Acústica, e a banda S4 & Cia fará a animação. Durante o show será realizado o sorteio da moto e de 500 cestas básicas, além de outros brindes.

Para a concretização do 1º de Maio na cidade, a Força Sindical conta ainda com o apoio do Sinsepi, Sindhotel, Sindtáxi, Sindicato dos Radialistas, Colônia de Pescadores Z-34, Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Frentistas, Sindicato dos Radialistas, dentre outros.

XIV Festa do Cavalo de Una

Cavaleiros e amazonas de todo o estado da Bahia participaram nos dias 26 e 27 de abril de 2008 da tradicional cavalgada do município de Una.
Mais de 200 montarias abrilhantaram o evento que contou com as apresentações de bandas e a locução de Jó França, profissional que atual a mais de 15 anos neste tipo de serviço.

Momento de oração em frente a igreja matriz na praça principal da cidade

O Grupo Ferradura de Prata, organizador da festa, não poupou esforços para a realização e satisfação dos participantes, oferecendo camisas, almoço e segurança a todos, transformando a cidade de Una nestes dois dias na capital baiana da montaria.
O acontecimento teve o patrocínio da Casa do Fazendeiro, academia Bio Fitness, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, e o apoio da M. Bittencourt, Casa da Carne, Bradilgás, Natan Mendes, Super Cestão da Economia, Materiais para Construção São Marcos, Posto São José, Dam Juan Materiais para construção, Agro-Una, Auto Posto Cachoeirinha, Nova Prolar Móveis, Auto Peças Paraty, Juvenal, Tanda, Antônio da Piruna, Rural Química, Rações Cometa, Modulo Rural, Sertaneja, Nutri Rural, Farmácia Pró Saúde, Banco Do Brasil, Fazenda Santa Tereza, Arnor Limpeza, Supermercado Mary & Lenna, Enzio Móveis, Macuco Transportes, Coméricio de Verduras Mano a Mano, Lanchonete do Beiçola, Una Auto Peças, Supermercado Maciel, Auto Molas Clara e Vivo Safira.

Para ver todas as fotos click: http://www.ilheusamado.com.br/?q=gallery&g2_itemId=19757

O governo do PT está entregando a Amazônia para os estrangeiros

Causou estranheza nos meios militares brasileiros, e certa preocupação nos que acompanham os avanços dissimulados das nações mundiais sobre a Amazônia brasileira.
Pela primeiravez, nesses dois últimos meses, tropas holandesas treinam para Guerra na Selva no Suriname, após um acordo entre os governos do Suriname e Holanda, próximo à fronteira com o Brasil e sob protestos da população e da mídia local que sempre apresentaram franco antagonismo ao seu ex-colonizador.

Porque mais uma nação européia estaria treinando seus militares para guerra na Amazônia? Sabendo-se que são os militares brasileiros que ministram esse curso de longa data à oficiais do Suriname aqui no Brasil?

Cronograma preocupante de 2000 para cá:

-Tropas britânicas passam a treinar para guerra na selva na Guiana Inglesa, fazendo incursões noturnas à vilarejos brasileiros na fronteria.

– A França inaugura no quartel da Legião Estrangeira, o curso de guerra na selva na Guiana Francesa, e envia regularmente suas tropas para lá, além de receberem também algumas do Suriname.

-Aumentam em 5 vezes o número de ONGs internacionais no Estado de Roraima, fronteiriço às Guianas acima citadas. São ONGs francesas, dos EUA, Inglaterra, Canadá e holandesas.

– Lula decreta que 42% do Estado de Roraima passam a ser Reserva intocável,sem obedecer as orientações do EMFA, para preservar uma faixa de exclusão na fronteira com esses países-colônia, garantido a soberania nacional. Os países acima enviam cumprimentos oficiais ao ato de Lula.

– Lula ordena que se retirem todos os brasileiros não índios da Reserva decretada. Detalhe: Uma área quase do tamanho de Estado de São Paulo para poucos índios. O Exército brasileiro mostra desagrado com a ordem, que eliminará todos os rizicultores de alta produtividade desse Estado, riquíssimo em jazidas minerais estratégicas.

– Os EUA propõem a esses países, a adoção de um modelo padrão de caminhões militares dos EUA, desenvolvidos para o transporte em condições amazônicas, e envia lotes dos veículos às Guianas Holandesa e Francesa, para os testarem e desenvolverem em conjunto o aperfeiçoamento do projeto.

Os números projetados para o envio desses veículos à esses países, são muito superiores às necessidades militares dos mesmos. (Jane’s Military Magazine, 11/2007). Para quê?

– Lula veta a solicitação do EMFA para envio de mais tropas militares às fronteiras de Roraima, e também para a compra de material militar para defesa na região.

Na mídia européia, há anos se cogita abertamente da possibilidade futura em formar-se uma força de coalizão entre exércitos europeus, chefiada pelos EUA, com o intuito de “Salvarem a Amazônia, da destruição pelo Brasil”; ou “Salvarem o território vasto que é patrimônio de toda a
Humanidade”. Mesmo usando-se para isso, de um conflito local entre países sulamericanos, como o visto recentemente entre Equador-Colômbia e Venezuela.

Em restaurantes e carros ingleses é comum encontrar-se cartazes e adesivos com as frases: “Save the Amazon! Burn a brazilian!” (Salve a Amazônia, queime um brasileiro!), ou “EuroAmazon, the future!”. Fato que eu próprio confirmei em outubro de 2002, em Londres.

Sem paranóia, teorias conspiratórias ou xenofobia alguma, a situação é preocupante e progride sem atitude por parte do nosso Governo Federal,que mais parece um sócio nisso tudo.

Por Paulo César Magnani
pc.magnani@gmail.com

Cientistas usam genes para reverter perda de visão

Cientistas americanos e britânicos conseguiram reverter a perda de visão de pacientes utilizando uma terapia com genes para regenerar as células que percebem a luz.
O avanço mais significativo foi em um rapaz de 17 anos, Stephen Howarth, que mal podia ver à noite.
Depois do tratamento recebido no hospital oftalmológico de Moorfieds, em Londres, ele foi capaz, pela primeira vez, de caminhar sozinho pela rua ou em espaços na penumbra.

Segundo os médicos, a condição de Stephen estava ligada ao mau funcionamento de um gene que prejudicava células detectoras de luz localizadas na parte de trás do olho. Aos poucos, a condição do rapaz piorava, disseram os pesquisadores.

Em uma delicada operação, os cientistas injetaram cópias dos genes na parte de trás do olho de Stephen, que percebeu uma dramática melhora poucos meses após a cirurgia.

Antes, ele mal podia ver o brilho das luzes à noite. Agora, está fascinado com sua capacidade de perceber as falhas na calçada, o meio-fio e as sinalizações de trânsito no asfalto.

O cientista que liderou a pesquisa, Robin Ali, do hospital de Moorfields, disse à BBC que ficou impressionado com a melhora do paciente em um estágio tão inicial dos testes.

“Foi melhor do que esperávamos. Ainda estamos acompanhando o progresso de Stephen, mas esperamos que ele mantenha sua visão por muitos anos”, disse o médico, acrescentando que pode haver inclusive uma melhora na condição do jovem.

A mesma técnica foi utilizada por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, resultando na melhora da condição de três pacientes.

O repórter de ciência da BBC Pallab Ghosh disse que estes resultados sugerem que a terapia com genes tem o potencial de ser utilizada no tratamento de uma variedade de problemas de visão.

Ghosh, que conversou com Stephen, disse que o jovem está animado com a possibilidade de que sua visão melhore ainda mais. Mas, nesse momento, a alegria do rapaz se deve à esperança de que ele talvez não esteja mais fadado a perder a visão completamente.

BBC

Aeroporto Jorge Amado foi fiscalizado pelo CREA

Fiscais do CREA e homens do corpo de bombeiros de Ilhéus fizeram uma vistoria ontem (24) no Aeroporto Jorge Amado, o trabalho faz parte de um projeto de fiscalização de prédios onde circulam muitas pessoas.
A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) tem o objetivo de corrigir possíveis falhas e verificar a situação em que o estabelecimento funciona. A equipe do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (CREA) visitou o Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus para inspecionar as instalações elétrica e hidráulica e os equipamentos de segurança, como extintores de incêndio. Antes o superintendente da Infraero explicou como funciona o terminal. A empresa que administra o aeroporto reconhece alguns problemas.

O aeroporto foi construído na década de 40 e na época atendia a demanda da região. Ano passado foram registrados mais de 9.700 (nove mil e setecentos) pousos e decolagens. Mas a pista foi encurtada por medida de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em conseqüência aeronaves do modelo A 320 deixaram de operar no Jorge Amado. Durante a inspeção, o coordenador de navegação explicou que o Aeroporto de Ilhéus tem condições de operar mesmo diante de uma pane de energia ou em outras situações de emergência.

Ao final a equipe do CREA verificou outros equipamentos como câmeras, aparelho de raio-x para bagagens, detector de metais e a acessibilidade de deficientes físicos às áreas de embarque e desembarque.

O próximo local a ser vistoriado em Ilhéus será o Presídio Ariston Cardoso, no início do mês que vem.

ibahia.com

Ecoturismo, o grande potencial de Una na Costa do Cacau

O município de Una, localizado 60 Km ao Sul de Ilhéus na Costa do Cacau desperta para o turismo ecológico por possuir grande potencialidade devido sua área ter ainda preservada uma grande faixa do bioma Mata Atlântica.

Os irmãos Rodrigo e Carol Santini, Thiane Melen, Joane Monteiro e Igor

Além de poder visitar fazendas e eco parques para o deslumbramento com a biodiversidade existente, os turistas, pesquisadores, biólogos, e simples amantes da natureza também podem e devem explorar os inúmeros rios que cortam o município até desaguarem no oceano atlântico, formando um mosaico de veias fluviais navegáveis margeadas de variada flora e fauna.

Os irmãos Carol e Rodrigo Santini, Thiane Melen, Joane Monteiro, Aderino França e Igor foram conferir essas potencialidades in loco descendo o rio Aliança e subindo o rio São Pedro num percurso de 40 minutos de barco até a fazenda de entretenimento de Zé Matuto, localizada a 14 Km do centro da cidade em direção ao município de Canavieiras. Lá o visitante encontra uma estrutura de bar e restaurante completa, muitos animais silvestres, avestruzes, parque infantil, sinuca, trampolim para os mais atirados banhar-se no rio São Pedro, churrasqueiras e o carisma e bom atendimento do proprietário e sua família.
Imperdível, prazeroso e revigorante, assim pode ser definido esse inigualável passeio.

CDL de Ilhéus lança campanha tríplice nesta 2ª para associados

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus lança nesta segunda-feira, dia 28, o mote da mais nova ação promocional desenvolvida pela entidade. A campanha tríplice 2008, que este ano faz referência a realização a edição 2008 dos jogos olímpicos e recebe como título “O Comércio de Ilhéus é Campeão”, engloba três importantes datas comerciais: Dia das Mães, Dia dos Namorados e São João e traz como principal atrativo o incremento das vendas neste período.

O lançamento acontece a partir das 18h30min na sede social da entidade, na Rua Antônio Lavigne de Lemos, nº 153, centro, e estará voltada apenas para os representantes das empresas associadas à entidade. Criar um espaço para que todos possam conhecer os detalhes da campanha, bem como tirar dúvidas e dar sugestões, é para o presidente da CDL de Ilhéus, Clóvis Júnior, o principal objetivo da reunião. “Além disso, esse o momento para que os associados façam um balanço das nossas ações e contribuam para que a entidade possa continuar desempenhando um papel importante junto à classe lojista”, afirmou.

No dia 29, terça-feira é a vez dos colaboradores das lojas do comércio local conhecerem o mote e todas as peças que compõem a campanha “O Comércio de Ilhéus é Campeão”. O evento acontece a partir das 18h30min no auditório da Ceplac (centro) e abre oficialmente as atividades da campanha tríplice 2008.

Novidades e prêmios – Até o mês de julho serão sorteados três motos Honda zero quilômetro, um caminhão repleto de móveis e eletrodomésticos, além de 100 “eletrinhos”. Além dos sorteios, que continuarão prestigiando não somente o centro, como outras áreas comerciais da cidade, a campanha será marcada pelas apresentações da quadrilha junina Forró dos Dinossauros e pela carreata na quarta-feira, dia 30, que percorrerá as principais ruas da cidade. No sábado, dia 3 de maio, é a vez da Caminhada com a Tocha, que também percorrerá as principais ruas do centro e contará com a participação de empresários e de atletas ilheenses, que farão o revezamento da tocha que faz referência a dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Além abrigar todas as informações atualizadas sobre o mote e as atividades da campanha, a página eletrônica da CDL na internet www.cdlilheus.com.br, também servirá como ferramenta interativa entre os empresários que desejarem participar da campanha e a equipe de relacionamentos da entidade. Os kits de participação já estão sendo comercializados e o lojista que tiver interesse em adquiri-lo também poderá obter maiores informações através do telefone: (73) 3634 – 2863.

Juliana de Moura

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura realiza obra no Posto Florestal com recursos próprios

Prevenção da dengue será tema do Dia Global do Voluntariado Jovem

Teatro Municipal de Ilhéus conclui programação de abril

Prefeitura realiza obra no Posto Florestal com recursos próprios

As obras de drenagem pluvial que estão sendo realizadas no Posto florestal, no bairro do Malhado, zona norte da cidade, são executadas com recursos da própria Prefeitura e os trabalhos deverão ser concluídos num prazo de 30 dias, segundo informação do secretário de Engenharia e Obras do município de Ilhéus, Paulo Goulart. A obra de infra-estrutura compreende construção de caixas (bueiros) e a instalação de manilhas em toda extensão do canal, isso para facilitar a evasão das águas e acabar definitivamente com os alagamentos em dias de chuvas.

A obra vinha sendo reivindicada pelos moradores da comunidade, uma vez que se sentiam prejudicados com os alagamentos, proliferação de mosquitos e de outros animais nocivos à saúde pública. Moradores de áreas vizinhas também serão beneficiados com a iniciativa, tendo em vista que o problema atingia outras localidades, a exemplo de alguns trechos da avenida Ubaitaba. Posto florestal fica numa área de vale, por esta razão o canal recebe águas de regiões que ficam em seu entorno, como o alto do Basílio.

Para acabar de uma vez com o problema, a Secretaria de Engenharia e Obras elaborou projeto com estudos detalhados sobre a situação. Nesse sentido, a primeira determinação do prefeito Newton Lima foi mandar construir a galeria central que fica na avenida Ubaitaba, onde são despejadas as águas do canal do Posto florestal. A medida já reduziu os alagamentos e impediu que as águas corressem a céu aberto na avenida Ubaitaba, logradouro que se constitui numa das principais vias de acesso para a zona norte da cidade.

A canalização através de manilhas contará com o auxilio de diversos bueiros, inclusive alguns que serão construídos próximos às encostas e que se encarregarão de coletar as águas e despejá-las no canal, levando-as até a galeria central. Esta tem a função de recebê-las e distribuí-las. Por estar localizada numa região de difícil acesso, a obra exige cuidados, como lembra o secretário.

Moradores disseram que com a instalação de manilhas com diâmetro adequado em toda extensão do canal, será possível fazer a ligação definitiva à galeria central. O objetivo é eliminar um problema que vinha se arrastando há muitos anos, e embora a obra tivesse sido reivindicada às administrações anteriores, pouco se fez naquele local para minimizar os problemas dos moradores.

A presidente da Associação de Moradores do Posto Florestal, Tânia Rezende Okono, afirmou que a obra é uma antiga luta dos moradores do local. Segundo ela, “depois que os serviços foram iniciados, alguns políticos estão dizendo que são os responsáveis pela obra, mas a verdade é que foi o prefeito Newton Lima quem assumiu o compromisso e está executando os trabalhos com recursos próprios do município”.

Prevenção da dengue será tema do Dia Global do Voluntariado Jovem

Os 125 adolescentes ilheenses inseridos no Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano irão celebrar, na próxima quarta-feira (30), o Dia Global do Voluntariado Jovem com ações de prevenção à dengue. Eles irão sair pelos bairros onde estão seus núcleos, coletando recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito e distribuindo material informativo.

De acordo com a coordenadora municipal do programa, Bernizzeth Zorthea, esta ação especial serve para que os adolescentes sintam-se responsáveis pela transformação de suas comunidades. “Pela manhã, serão realizadas atividades no Banco da Vitória, Couto, Malhado e Barra. E, pela tarde, no bairro Nossa Senhora das Vitórias”, informou Bernizzeth.

Para a realização do Dia Global do Voluntariado Jovem em Ilhéus, além da Secretaria Municipal de Assistência Social, estão envolvidas a Secretaria Municipal de Saúde, orientando os adolescentes do Programa sobre o que é a dengue e como preveni-la; a Secretaria de Serviços Urbanos, recolhendo o material que será coletado e a 6ª Dires, fornecendo material informativo sobre a doença.

Antes de irem às ruas, os adolescentes do Programa Agente Jovem discutiram, durante todo o mês o tema saúde. Os núcleos do Malhado e Barra irão se juntar, saindo do Centro de Referência em Assistência Social da Barra até o bairro vizinho. Os demais irão realizar ações independentes nas comunidades em que estão inseridos.

Celebrado em mais de 120 países, o Dia Global do Voluntariado Jovem tem como objetivo celebrar a cidadania e a solidariedade. “Como estamos numa época propícia para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, escolhemos o tema para o Dia Global do Voluntariado Jovem”, explicou a instrutora social, Cleize Sandes.

Teatro Municipal de Ilhéus conclui programação de abril

A programação de abril do Teatro Municipal de Ilhéus está chegando às suas últimas apresentações. Além dos projetos regulares, Ginga de Angola e Danças no Foyer, ao longo do mês, houve espetáculos para todos os gostos e idades, com peças, música, dança, humorísticos, juvenis e infantis. Segundo o diretor do espaço cultural, Vicente D’Ávila, “a variedade de opções atraiu um grande número de pessoas”.

Para o último final de semana de abril, neste sábado e domingo (26 e 27), estará em cartaz o espetáculo Clave de Sol Canta Chico Buarque. A apresentação, dos alunos da Escola de Música Clave de Sol está marcada para as 19 horas. Ao todo, subirão ao palco do Teatro Municipal 130 alunos, com apresentações de guitarra, teclado, flauta doce e transversal, além do coral da instituição.

Para o musical, está prevista a participação especial das crianças da Creche Nossa Senhora das Vitórias e do Orfanato Cordolina Loup. Também estão confirmadas as presenças do músico Jan Costa e do Coral Amigos da Clave de Sol. A direção musical e regência são assinadas por Mariângela Montalvão. A direção artística é de Rita Brandi e a coordenação geral fica a cargo de Indira Vita Pessoa. As entradas serão vendidas ao preço de R$ 20,00 a inteira e R$ 5,00 a meia.

O Projeto Ginga de Angola e Danças no Foyer fecharão o mês de abril. O primeiro, acontece na segunda-feira (28), às 18 horas. Oferecendo aulas de capoeira, a iniciativa é realizada graças à parceria entre a Fundação Cultural de Ilhéus e a Associação de Capoeira Angola Mucumbo. O segundo projeto, realizado às terças-feiras, às 18h30min, oferece gratuitas de dança, com a professora Sôanne Marry. Ambos são gratuitos.

A programação completa do Teatro Municipal de Ilhéus é distribuída via e-mail para endereços cadastrados ou pode ser conferida na entrada do espaço cultural. Outra opção como fonte de informação das atrações é o Disk Teatro. O serviço é atualizado semanalmente e, como é gravado, pode ser acessado a qualquer momento, pelo telefone: 3634-6183.