Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito Newton Lima garante apoio ao Projeto Porto Sul

Prefeitura convoca 131 aprovados para Secretaria de Serviços Urbanos

Vândalo realiza quebra-quebra em Posto de Saúde do Couto

Concurso para a Prefeitura acontecerá no mês de maio


Prefeito Newton Lima garante apoio ao Projeto Porto Sul

Representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada de Ilhéus participaram na tarde desta quinta-feira, 27, de uma audiência pública realizada na Fundação Cultural de Ilhéus, destinada à apresentação formal do projeto que prevê a construção de um complexo portuário no distrito de Ponta da Tulha, zona norte da cidade. O encontro foi solicitado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, durante reunião realizada na última quarta-feira, 26, no gabinete do Palácio Paranaguá, onde, juntamente com todo o seu secretariado, o prefeito foi apresentado oficialmente ao projeto do Complexo Portuário Porto Sul, e ao término do encontro manifestou o seu total apoio ao empreendimento por considerá-lo de vital importância para o soerguimento da economia local e regional, garantindo um desenvolvimento sustentável e abrindo excelentes perspectivas de geração de emprego e renda para toda a região.

Na reunião no Palácio Paranaguá, representantes da secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Centro de Recursos Ambientais; da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, e da Bahia Mineração participaram da apresentação do projeto Porto Sul, feita pelo representante da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, Antônio Celso Pereira. Além de transformar a região num importante elo territorial, o projeto apresentado visa ainda a integração da rótula da Bahia com a do Centro-Oeste. “Nossa intenção é fazer com que a Bahia vire um corredor de integração com um dos principais pulmões de riqueza e de desenvolvimento do país”, afirmou.

Durante a apresentação aos representantes do governo municipal, Celso Pereira explicou que esse projeto está inserido numa iniciativa logística do governo estadual que prevê a criação e modernização dos Portos baianos, além da criação de um porto pesqueiro em Ilhéus (aproveitando a estrutura do atual Porto do Malhado), bem como a implantação e melhoramento da infra-estrutura de transporte, implantação de Portos Alfandegários e ampliação e construção de novos aeroportos. “Com a construção desse complexo, o estado poderá oferecer às grandes empresas a oportunidade de exportar materiais por um baixo custo e com melhor qualidade”, salientou.

O projeto do Complexo Portuário Porto Sul prevê a construção de um Porto em alto-mar com baixo custo operacional, além de um aeroporto e de uma ferrovia, que ligará a região à cidade de Alvorada, Tocantins. Ainda segundo Celso Pereira, também estão previstos o tratamento integral de resíduos e a busca pelo menor impacto ambiental. “Consideramos que esse projeto pode vir a contribuir para a preservação da Área de Proteção ambiental (APA), localizada naquela área, por estar altamente comprometido com o desenvolvimento sustentável”, ressaltou. De acordo com o projeto, entre as seis matrizes selecionadas preliminarmente pelo governo do estado para sediar o novo complexo, o local com cerca de 1.800 hectares localizado na Ponta da Tulha foi o que mais se adequou às necessidades do empreendimento.

Ao final da explanação oficial do projeto, muitos participantes da reunião fizeram questão de expressar suas impressões sobre o projeto, entre eles o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Olímpio, que falou sobre a importância desses projetos para o crescimento da região. “Se o projeto for bem manejado, a cidade pode vir a ganhar. Porém, é preciso estar sempre movido pelo compromisso ambiental”, disse. O prefeito Newton Lima também frisou a relevância do projeto para alavancar a economia da cidade e de todo o estado. “Somos a favor de um projeto que venha não só para beneficiar nossa cidade, trazendo desenvolvimento e geração de renda, mas que também contemple às questões ambientais inerentes ao município”, finalizou.

Prefeitura convoca 131 aprovados para Secretaria de Serviços Urbanos

A Prefeitura de Ilhéus está convocando 131 aprovados para a Secretaria de Serviços Urbanos. Os convocados, que preencherão os cargos de auxiliar de serviços gerais devem apresentar os documentos para admissão até o dia 16 de abril. Eles devem se dirigir à Seção de Pessoal, que fica no segundo andar do Anexo das Secretarias, na Rua Santos Dumont, no Centro. O horário de atendimento é de meio-dia às 18 horas, se segunda a sexta-feira.

Os convocados ocupam as classificações de 395 a 525 e a lista com os nomes está disponível na Seção de Pessoal e no térreo do Anexo das Secretarias. O secretário de Administração, João Fraga Mello, informa que caso não sejam apresentados os documentos solicitados no prazo estabelecido, a vaga será do aprovado subseqüente.

Esta é a segunda convocação de aprovados em concurso público realizada neste ano. Em fevereiro, foram chamados 142 profissionais de diversas áreas para a Secretaria de Saúde. Segundo o prefeito Newton Lima, “as convocações acontecem em respeito àqueles que conquistaram a vaga através de processo seletivo e também ao município, evitando contratações desnecessárias”.

Vândalo realiza quebra-quebra em Posto de Saúde do Couto

O Posto de Saúde do distrito do Couto, na zona rural de Ilhéus, foi totalmente depredado na madrugada de ontem (26) por um vândalo residente naquela localidade, tendo sido identificado por um morador que relatou aos policiais as suas características e apelido. Na diligência, os policiais foram até a residência do suspeito que teve o nome apontado por sua própria mãe, a qual relatou que seu filho costuma praticar pequenos furtos nas redondezas. O caso foi registrado na Polícia Civil para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

Para realizar a ação criminosa, o vândalo adentrou no Posto de Saúde pelo telhado, nos fundos do imóvel, e durante mais de duas horas, de acordo com relato do morador que o identificou, ele quebrou tudo que encontrou pela frente, como balança, pias, arrancou a porta da geladeira semi-nova, destruiu enorme quantidade de remédios, quebrou armários, inutilizou vários pares de luvas e equipamentos para medição de pressão, entre outros.

O ato criminoso foi repudiado pela comunidade do distrito, localizado na zona sul do município, por ser aquele o único posto de atendimento para a população ali residente como também dos demais moradores das redondezas. O levantamento total de tudo que foi destruído também foi encaminhado à Polícia Civil pela Secretaria de Saúde.

Concurso para a Prefeitura acontecerá no mês de maio

Suspenso desde o ano passado, o concurso público para a Prefeitura de Ilhéus será realizado no mês de maio. A notícia foi dada pelo Procurador Geral do Município, Luís Carlos Nascimento, após a avaliação da necessidade real das vagas e exame da regularidade da contratação da empresa responsável pelo processo seletivo, o Serviço Nacional de Seleção Pública (Senasp). “Como não foram detectadas irregularidades, não alteramos o edital e nem serão abertas novas inscrições”, informou o Procurador Geral.

Os 9.024 candidatos do concurso para a Prefeitura de Ilhéus serão informados da data, local e horário das provas através de correspondência enviada pelo Senasp para o endereço informado na ficha de inscrição. A avaliação objetiva será aplicada na primeira quinzena de maio e as provas práticas acontecerão na segunda quinzena do mesmo mês. O resultado final deverá ser divulgado na primeira semana de junho.

Além das informações enviadas por correspondência, os candidatos do concurso para a Prefeitura também poderão conferir a data, local e horário das provas através do site do Senasp ou do Governo Municipal, acessando os endereços: www.senasp.com.br e www.ilheus.ba.gov.br. De acordo com Luis Carlos, “os inscritos podem ficar tranqüilos, pois tudo está sendo realizado visando à transparência de todo o processo”.

O concurso público para a Prefeitura de Ilhéus disponibiliza 1.193 vagas para 134 cargos de diferentes níveis de escolaridade, indo do ensino fundamental ao superior. Os vencimentos variam de R$ 380,00 a R$ 1.159,20. Os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva com múltiplas escolhas. Apenas serão aprovados aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 50% de acertos. As provas práticas também serão aplicadas pelo Senasp, que indicará técnicos vinculados a cada área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *