Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus anuncia novas obras para mês de abril

Prefeitura distribui sementes para pequenos produtores

Prorrogado prazo de inscrição para estágio remunerado

Fundação Cultural comemora o Dia Internacional do Teatro

Secretaria de Saúde pede apoio da comunidade no combate à dengue


Prefeitura de Ilhéus anuncia novas obras para mês de abril

Um novo conjunto de obras será iniciado na primeira quinzena do próximo mês de abril pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Obras e Engenharia, abrangendo as áreas esportivas e social em vários pontos do município, conforme informou hoje, dia 25, o secretário Paulo Goulart. Segundo ele, a determinação do prefeito Newton Lima é de acelerar ainda mais o processo de recuperação e de implantação de melhorias públicas, uma vez que, por um período de mais de três anos, pouco ou quase nada se fez de concreto para beneficiar a população em geral.

Entre as novas obras que foram anunciadas pelo secretário destaca-se as que vão atender diretamente as comunidades residentes nos morros espalhados pela zona urbana, a exemplo dos altos do Cacau, Veloso de Cima, São Matheus e a rua Uruguiana, que serão beneficiados com a construção de escadarias de acesso e implantação de serviços de drenagem. “O prefeito Newton Lima esteve visitando estas localidades e ao confirmar a necessidade destas obras, determinou a imediata abertura de processo licitatório, que já se encontra em fase de conclusão”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário Paulo Goulart, também na primeira quinzena de abril serão iniciadas as obras de recuperação das quadras poliesportivas dos bairros da Sapetinga, Nelson Costa e Hernani Sá, sendo que nesta última localidade vão ser atendidas duas quadras de areia. Ainda consta da relação de quadras poliesportivas a serem recuperadas, a existente na Estância Hidromineral de Olivença.

Prefeitura distribui sementes para pequenos produtores

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior continua com a distribuição de sementes aos pequenos produtores que cultivam milho na zona rural de Ilhéus. A distribuição começou no dia 19 de março e só termina quando todos os agricultores interessados nas sementes forem contemplados com a iniciativa autorizada pelo prefeito Newton Lima. O objetivo é contribuir com a renda das famílias que trabalham no campo e encontram dificuldades para a aquisição de sementes.

Além disso, o secretário da pasta, Isidoro Gesteira, disse que com a iniciativa de distribuir o milho de São José para os pequenos produtores da zona rural do município, o prefeito Newton Lima busca formas de contribuir de alguma forma com a qualidade de vida dos agricultores, haja vista que a colheita da safra do produto acontece entre o período dos festejos de São João e São Pedro. “Isso pode ocasionar renda com a venda da safra e proporcionar mais alimentos na mesa dos produtores”, justificou o secretário.

O secretário lembra que para conseguir as sementes é necessário que o agricultor se dirija a sede da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior, que fica no 2º andar do Centro Administrativo da Prefeitura de Ilhéus, localizado na avenida Itabuna, 2222. A distribuição está sendo realizada neste local para facilitar o trabalho, uma vez que no município existem nove distritos e diversas vilas e povoados, onde residem muitos pequenos produtores, além do grande numero de roças.

Prorrogado prazo de inscrição para estágio remunerado

O estudante do curso de pedagogia e normal-superior tem até o dia 1º de abril para fazer inscrição e concorrer a uma vaga de professor-estagiário em uma das salas da rede municipal de ensino de Ilhéus. A Secretaria de Educação do município prorrogou o prazo para atender solicitações de pessoas que tiveram dificuldades de juntar a documentação e apresentar no prazo estipulado anteriormente. Segundo o secretário da pasta, Sebastião Maciel, para fazer inscrição o candidato deve se dirigir à Secretaria de Educação (Seduc), que fica situada na avenida Itabuna, 2222, em horário comercial. A seleção simplificada de estagiário tem referência na educação infantil do ensino fundamental.

A titulo de esclarecimento Maciel disse que o estágio é remunerado e as inscrições estarão abertas no período das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas, somente até terça-feira. Segundo critério seletivo, o candidato deve estar cursando a partir do 5º semestre de pedagogia ou do curso normal-superior. A inscrição só será efetuada se o interessado apresentar comprovante de residência e o atestado de matrícula expedido pela instituição de ensino superior onde freqüenta.

A seleção simplificada se refere aos alunos dos cursos de letras e ciências, a fim de suprir carências emergências no ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, como explicou a Assessoria Pedagógica da Seduc. A prova de seleção, que terá caráter eliminatório, versará sobre conhecimentos específicos com análise de uma situação- problema. Os aprovados nesta fase dos testes passarão por uma entrevista, que também tem caráter eliminatório.

Se aprovado, o estagiário será mentido de forma emergencial até a realização de concurso público para admissão de professor. O interessado em uma vaga poderá obter outras informações sobre o processo seletivo na sede da Seduc. Além de suprir a carência de professor na rede municipal, com a contratação de estagiários a Prefeitura cria oportunidade de renda e emprego para estudantes de nível superior.

Fundação Cultural comemora o Dia Internacional do Teatro

A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) vai celebrar o Dia Internacional do Teatro com uma série de apresentações públicas. Nesta quinta-feira (27), pela manhã e tarde, artistas locais mostrarão os seus talentos através de esquetes teatrais e recital de poesias. Tudo acontecerá no Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, a fim de despertar a atenção das pessoas sobre a celebração da data.

As atividades alusivas ao Dia Internacional do Teatro irão durar cerca de 1 hora. Às 10 e às 15 horas, haverá apresentação do Grupo de Sombras, dois esquetes teatrais e recital de poesias. “Outros artistas também deverão se apresentar, pois daremos oportunidade para os profissionais que queiram celebrar a data”, informou o diretor do Municipal, Vicente D’Ávila.

Como forma de valorizar a arte e os artistas locais, a Fundaci planejou a atividade comemorativa ao Dia Internacional do Teatro como uma forma de popularizar a atividade e aproximá-la da comunidade. Segundo a presidente da entidade, Eugênia Célia Siqueira, “o objetivo é fazer com que os cidadãos tenham acesso à cultura e aprendam a valorizar os talentos locais”.

Como surgiu o Teatro – O teatro começou através das danças ritualísticas dos povos primitivos. Por volta do século V a.C., passou a representar lendas de deuses e heróis. A arte progrediu em diversas partes do mundo, como Índia, Egito, Grécia e China. As produções brasileiras iniciadas no século XVI, pelos jesuítas e foram impulsionadas após a Independência do país, em 1822.

A data comemorativa, celebrada em 27 de março, marca a inauguração das temporadas internacionais no Teatro das Nações, em Paris, em 1954. A instituição do dia deu-se em 1961, na Áustria, durante o 9° Congresso do Instituto Internacional de Teatro, órgão da Unesco.

Secretaria de Saúde pede apoio da comunidade no combate à dengue

O calor e as chuvas constantes criam o ambiente ideal para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde de Ilhéus pede à população que redobre os cuidados preventivos. “O primeiro ciclo de 2008 registrou um índice de infestação de 4,3%. Os números não são muito altos, mas os cuidados preventivos são importantes para evitar uma epidemia, como acontece atualmente no Rio de Janeiro”, declarou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.

Durante o último levantamento do índice do Aedes aegypti, foi identificado que a maioria dos criadouros era depósitos ao nível do solo, a exemplo de tonéis, tanques, latas, vasos e pratos de plantas. Os bairros que registraram maior infestação foram: Alto do Coqueiro, Basílio, Alto do Formoso, Fundão, Nelson Costa, Novo Ilhéus, Teotônio Vilela, Tapera e Soledade.

Apesar de disponibilizar 138 agentes de combate a focos do mosquito da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde solicita que todos sejam fiscalizadores e combatentes em seus lares e vizinhança, evitando acúmulo de lixo e recipientes descobertos que possam acumular água. “Não adianta só trocar a água, pois os ovos do mosquito ficam grudados nos recipientes, podendo esperar mais de um ano até o momento ideal para eclodirem”, informa Cássia Virgínia. Por isso, as pessoas devem lavar os vasilhames, esfregando as paredes com escovas.

Outra recomendação é que a população limpe as lajes regularmente, desobstrua as calhas, acondicione o lixo em sacos plásticos e coloque areia molhada nos pratos de planta. Também é preciso ter cuidado com flores que acumulam água, como bromélias. Para matar possíveis larvas do mosquito, recomenda-se a aplicação de hipoclorito de sódio, que pode ser adquirido com os agentes.

A transmissão da dengue se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti que ficou infectado porque picou uma pessoa doente. Caso uma pessoa sadia seja picada pelo inseto, o vírus da dengue é passado e esta pessoa fica doente. Quem ataca são as fêmeas, que são ativas durante o dia, podendo picar várias pessoas diferentes. Este comportamento explica a rápida transmissão da enfermidade.

Segundo a diretora do departamento de Vigilância à Saúde, tem se observado uma mutação do vírus da dengue, que está mais resistente e causando quadros graves em crianças e idosos. “Como não há vacina preventiva, a única forma de evitar a doença é combatendo o mosquito transmissor. E isto só é possível através da união entre o poder público e a sociedade”, adverte.

Sintomas-A dengue não pode ser tratada como uma doença comum, pois, dependendo co caso, pode levar à morte em 24 horas. Os sintomas iniciais são: febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, manchas avermelhadas na pele, náuseas e vômitos. No caso da dengue hemorrágica, há ainda sangramento pela gengiva e nariz, perda de consciência e dores abdominais. Por isso, aos primeiros sintomas, deve-se buscar orientação médica no serviço de saúde mais próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *