Projeto Seis e Meia chega ao fim com grande show nesta 4ª
Prefeitura capacita agentes para fiscalizar educação
“Um Caminhão para Ziraldo” encanta o público ilheense
Abate e comércio de carne são fiscalizados em Ilhéus
Projeto Seis e Meia chega ao fim com grande show nesta 4ª
As apresentações dos músicos Edu Neto, Itassucy e Sérgio Nogueira nesta quarta-feira, dia 26, no palco do Teatro Municipal de Ilhéus vão marcar o encerramento oficial do Projeto Seis e Meia, que desde que foi reiniciado, em 13 de fevereiro deste ano, vem levando lazer e entretenimento aos ilheenses e visitantes que gostam da boa música. No último dia 19, foi a vez dos cantores Alexandro Costa, Ivan Moraes e Leonardo Léo emocionarem o público que compareceu ao TMI.
Criado com o objetivo de incentivar a comunidade a freqüentar o Teatro Municipal, o Projeto Seis e Meia também tem o papel de valorizar os artistas regionais e após período de reformulação, voltará a ser apresentado no mês de julho com um novo formato. Segundo a presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Eugênia Célia Siqueira, o objetivo da reformulação visa melhorar o processo de escolha dos músicos dando oportunidade para que grande parte dos profissionais da cidade esteja inserida no projeto. “Além disso, vamos incrementar a programação semanal dos shows a fim de atrair um público mais diversificado”, afirmou.
Ao todo, 21 músicos locais cumpriram uma programação de sete apresentações cada, durante a versão verão do Projeto Seis e Meia, que ressurgiu como uma alternativa de lazer à população, sobretudo para as pessoas que saem do trabalho ou que se encontram no centro histórico e comercial no horário dos shows. Cada artista traz em seu repertório seis músicas para a apresentação, sendo que destas seis, duas devem ser obrigatoriamente composições regionais.
Os ingressos de acesso às apresentações do Projeto Seis e Meia podem ser adquiridos aos preços de, R$ 10, 00 (inteira) e R$ 5, 00 (meia) na bilheteria do Teatro Municipal, e compradas antecipadamente, as entradas custam o mesmo valor de meia-entrada. Como característica que dá nome ao Projeto, as apresentações começaM, pontualmente, às 18h30min.
Prefeitura capacita agentes para fiscalizar educação
Capacitar agentes para fiscalizar os recursos repassados pelo Ministério da Educação/FNDE ao município é o objetivo maior do Programa FormAção pela Escola, que será ministrado pela Prefeitura de Ilhéus e a Direc-06. A iniciativa tem como público alvo os segmentos envolvidos com a ação educativa da rede pública de ensino e procura facilitar o acesso das pessoas as informações do setor. Os interessados podem se inscrever em qualquer uma das escolas da rede municipal e estadual e vale para a sede e a zona rural.
Segundo o professor Sebastião Maciel, secretário de Educação, com a iniciativa o prefeito Newton Lima mostra transparência porque cria condições para a população efetivar uma reflexão critica sobre a educação pública na cidade. A carga horária inicial do curso é de 200 horas, consta de cinco módulos introdutórios e cada um deles possui 40 horas, sendo 8 horas presenciais e 32 horas de estudos à distância acompanhado pelo tutor do município.
Sebastião Maciel disse que além das escolas da rede municipal e estadual, as inscrições podem ser efetuadas até o dia 31 de março, na sede da Secretaria de Educação, localizada na avenida Itabuna, 2222, 2º Andar, do Centro Administrativo da Prefeitura de Ilhéus, além da Direc-06, que fica na avenida ACM, 533, bairro do Malhado.
O curso é dirigido aos pais de alunos (maiores de 14 anos), professores, efetivos e contratados; diretores, vice-diretores, pedagogos, supervisores e orientadores. Funcionários administrativos, líderes comunitários, representantes dos diversos conselhos municipais, autoridades e demais interessados também podem participar da iniciativa.
O inicio das aulas está previsto para o mês de abril e as vagas são limitadas. As aulas do Programa FormAção pela Escola serão ministradas na Secretaria de Educação, Direc-06 e Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci),
“Um Caminhão para Ziraldo” encanta o público ilheense
Crianças, adolescentes e adultos se encantaram com a encenação da peça “Quadrinhos de Ziraldo”, apresentada pelo projeto “Um Caminhão para Ziraldo”, que está em Ilhéus nestas terça e quarta-feira (25 e 26). A iniciativa, da Fundação CSN, conta com o apoio da Secretaria de Educação de Ilhéus, que trouxe mais de 700 crianças de escolas das zonas rural e urbana da rede municipal de ensino Para a estréia na manhã de hoje, às 10 horas, na praça Dom Eduardo.
Para os dois dias da apresentação, cerca de 28 escolas municipais levarão seus alunos para prestigiar o projeto “Um Caminhão para Ziraldo”. Contando com as escolas particulares e estaduais – além dos pais que levam os filhos espontaneamente – mais de duas mil pessoas deverão assistir a peça. “Gostaríamos que todos os alunos do município pudessem aproveitar esta oportunidade ímpar. Ao longo do ano, pretendemos realizar outras aulas-extras como esta”, declarou o secretário Sebastião Maciel Costa, na abertura do espetáculo.
A peça “Quadrinhos de Ziraldo” será apresentada em duas sessões, às 10 e 15 horas, na Praça Dom Eduardo, ao lado da Catedral de São Sebastião. O espetáculo, baseado no personagem Menino Maluquinho, já percorreu 87 de cidades do Brasil. Ilhéus será o último município a ser visitado pela turnê na Bahia, que já visitou Camaçari, Salvador, Jequié, Vitória da Conquista e Itabuna.
O projeto “Um Caminhão para Ziraldo” disponibiliza uma estrutura moderna, com sistemas de som e luz, instalados na carroceria de um caminhão Scania. A pela é encenada em um palco móvel, com 11 metros de comprimento. Com 10 atores em cena, o projeto conta ainda com mais sete pessoas na equipe, que dão suporte técnico. A direção é assinada pela coordenadora do Projeto, Marinês Fernandes. “Há um intercâmbio cultural em cada local visitado”, afirmou a diretora.
Com cerca de 1 hora de duração, a peça “Quadrinhos de Ziraldo” é dividida em seis esquetes e protagonizada pelos personagens Maluquinho e Julietinha. O espetáculo trabalha com o universo infantil, resgatando brincadeiras e abordando temas como família, escola e os direitos das crianças e adolescentes. Com muito dinamismo, utilizando dança e música, os espectadores são mergulhados no universo criado por um dos maiores escritores infantis do Brasil.
O Projeto- Lançado em novembro de 2006, o projeto “Um Caminhão para Ziraldo” já percorreu os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Piauí e Ceará. Após a turnê na Bahia, a equipe retorna ao Rio de Janeiro e volta à estrada no mês de maio, para visitar cidades de Sergipe e Alagoas. O espetáculo foi escrito por Ziraldo, especialmente para o projeto itinerante.
Além de escrever histórias infantis, Ziraldo Alves Pinto também é jornalista, cartunista, pintor e dramaturgo. Sua carreira como criador de personagens de sucesso, começou em 1960, quando o mineiro, de Caratinga, foi o pioneiro a criar uma revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, a Turma do Pererê. Em 1980, Ziraldo lançou o livro “O Menino Maluquinho”, seu maior sucesso, vendendo cerca de três milhões de exemplares. A obra já foi adaptada para os quadrinhos, televisão, teatro e cinema.
Abate e comércio de carne são fiscalizados em Ilhéus
Além de coibir a venda irregular de carne sem procedência ou má acondicionada em Ilhéus, o Ministério Público, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura, Pesca e Interior e Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), também esteve inspecionando o abate dos bovinos, realizado pelo Frigorífico Itacarne. A ação ocorreu no último dia 19, com visita às instalações da empresa que fornece o produto para o município.
A inspeção do Frigorífico Itacarne é uma continuidade do trabalho de fiscalização e penalidade realizado nos estabelecimentos que vendem o produto no município. O objetivo é que cada etapa do comércio de carne seja adequada às normas estabelecidas por lei. “A regularização da venda de carne está sendo realizada em todas as instâncias, desde o abate até a venda”, informou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.
O Frigorífico Itacarne é o responsável pelo abate dos bovinos cuja carne é vendida em Ilhéus. Técnicos das coordenações de Saúde do Trabalhador, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e do Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus visitaram as instalações do local. O próximo passo é a confecção de um relatório para ser entregue ao Ministério Público. Com o diagnóstico em mãos, caso sejam identificadas irregularidades, a empresa receberá um prazo legal para adequação dos itens apontados.
Ao longo do processo de regularização da comercialização de carne em Ilhéus, já foram apreendidos mais de 260 quilos do produto em ações realizadas na Central de Abastecimento do Malhado e no centro. Durante a fiscalização, são realizadas notificações e apreensões do produto vendido de forma irregular ou sem identificação de procedência. Para estarem dentro dos padrões, os locais que comercializam carne devem seguir as normas de higienização, possuindo balcões frigoríficos e serras-fita.