Candidatos incluídos na lista divulgada ontem devem aguardar convocação do Comando Geral.
A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) divulgou ontem o resultado final do concurso da Polícia Militar. A lista contém 3.308 candidatos habilitados, que devem aguardar a convocação do Comando Geral da PM para o Curso de Formação de Soldado, prevista para acontecer no período de 24 a 28 de março.
O resultado final e a homologação do concurso podem ser conferidos no caderno especial encartado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado e também no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e no site da Fundação Carlos Chagas (www.fcc.org.br).
O curso de formação deve ser iniciado até o próximo dia 7 de abril e tem duração de aproximadamente nove meses. Durante o período preparatório, que envolve matérias técnicas e jurídicas, como abordagem, armamento e tiro e direitos humanos, os participantes recebem uma bolsa de um salário mínimo como ajuda de custo. Já o salário inicial de soldado atualmente é de R$1.140.
Recorde – O atual concurso para soldado da PM é o maior da história do serviço público na Bahia. Com 127.716 inscritos, visa ao preenchimento de 3,2 mil vagas, sendo 2,9 mil para homens e 300 para mulheres – o segundo mais concorrido foi também para a PM, em 2001, com 88.179 candidatos. Dos novos policiais militares, 1,2 mil serão lotados na capital (cem mulheres) e dois mil no interior, nos municípios de Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista e Barreiras (400 em cada – 360 homens e 40 mulheres).
O processo seletivo englobou cinco etapas: provas objetivas e discursivas, avaliação psicológica, exame médico/odontológico, teste de aptidão física e investigação social. “Todos os recursos impetrados pelos candidatos no âmbito administrativo já foram julgados”, afirmou o diretor de Administração de Recursos Humanos da Saeb, Robson Carvalho.
Segundo o secretário estadual da Administração, Manoel Vitório, o governo prevê a realização de novos concursos para a área de segurança pública até 2011, agregando mais 2,8 mil postos de trabalho. “A partir desta divulgação, o governo do estado dá início a uma série de ações no sentido de fortalecer o setor de segurança, ampliando a capacidade de atender às demandas da área”, destacou.