Sociedade discute novo porto em reunião promovida pelo CREA
Prefeito Newton Lima decreta Ponto facultativo nesta quinta
Profissionais da educação passam por formação continuada em EJA
Colo-Colo já está entre os quatro melhores times do campeonato
Ilhéus investe em novas obras de drenagem e repavimentacão de ruas e avenidas
Sociedade discute novo porto em reunião promovida pelo CREA
Representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada participaram na tarde da última sexta-feira, dia 14, de reunião no auditório do Ilhéus Praia Hotel, que se destinou a discutir a implantação do projeto Porto Sul, na rodovia Ilhéus – Itacaré. O encontro foi coordenado pela inspetora chefe do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Ilhéus (Crea), Tatiana Bonfim, e teve como principal objetivo divulgar as informações a respeito do novo complexo portuário em Ilhéus.
A reunião foi aberta com a apresentação do projeto de construção do novo complexo Portuário Porto Sul pelo presidente da ONG, Floresta Viva, Ruy Rocha. Segundo consta no projeto, trata-se de um porto estadual off-shore e em alto-mar com baixo custo operacional, onde estão previstos tratamento integral de resíduos e busca pelo menor impacto ambiental. Desde o estudo de viabilidade até a escolha da área mais adequada, todos os pontos foram explanados por Ruy Rocha, que apresentou ainda os pontos negativos e positivos das seis matrizes localizadas na zona norte de Ilhéus, selecionadas preliminarmente pelo governo do estado para sediar o novo porto.
Ainda durante o evento, que contou com as presenças do representante da Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Luigi Massa e dos secretários municipais Antônio Olímpio (Meio Ambiente) e Paulo Goulart (Obras e Planejamento), foi apresentado um histórico que mostrou que em menos de dois meses, foram publicados o edital da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias – S. A, e o decreto de utilidade pública de uma área compreendida em aproximadamente 1. 700 hectares para a implantação do complexo portuário. Na opinião do representante da Ong, esta mobilização do Estado, num curto espaço de tempo, representa um amplo interesse em acelerar a construção desse projeto na cidade.
Considerada o terceiro pólo turístico da Bahia, segundo informações da Secretaria Estadual de Turismo, Ilhéus possui um sistema complexo de ecossistema, além de uma rica biodiversidade de fauna e flora e muitas áreas de Proteção Ambiental – APA, a exemplo da que compreende o distrito de Lagoa Encantada, localizado próximo à área que consta no projeto para sediar o complexo portuário. O gestor da APA da Lagoa Encantada e Rio Almada, Frederico Costacurta fez questão de falar sobre os inúmeros impactos ambientais que podem surgir a partir do novo porto. “Tememos que aquele local não consiga se recuperar de tantas agressões”, disse.
No próximo dia 26, uma comissão formada por representantes do governo estadual estará em Ilhéus para apresentar formalmente o projeto ao prefeito municipal Newton Lima e ao seu secretariado. A intenção do governo municipal é fazer com que toda a sociedade possa conhecer o projeto e participar das discussões sobre o projeto. “Realizaremos uma audiência pública a fim de que toda a sociedade possa estar munida de todas as informações necessárias sobre o novo Porto”, afirmou Tatiana Bonfim.
Prefeito Newton Lima decreta Ponto facultativo nesta quinta
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou decreto que determina ponto facultativo na próxima quinta-feira (20). Nesta data, não estarão funcionando os serviços administrativos, porém a determinação não afeta os essenciais. Entre eles está o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 e o Corpo de Salva-vidas, que estarão desempenhando suas atividades normalmente.
A próxima quinta-feira é a véspera do feriado de Sexta-feira da Paixão, quando é lembrado o martírio de Jesus Cristo. Durante a chamada “Semana Santa”, várias pessoas viajam para se encontrar com familiares e passar também o domingo de Páscoa. “É uma data solene, que muitas pessoas aproveitam para participar de atividades religiosas ou reunir-se com a família e parentes”, disse o secretário de Administração, João Fraga.
Profissionais da educação passam por formação continuada em EJA
Cerca de 150 pessoas, entre professores, coordenadores pedagógicos e gestores de várias escolas da rede municipal começaram as atividades da Formação Continuada da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para marcar o início do curso, no último sábado (15), foi realizado um seminário. A solenidade aconteceu no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), das 8 horas ao meio-dia, quando na oportunidade, foram abordados os temas: Andragogia e Inclusão, apresentados pelas professoras Marilene Araújo e Lucélia França.
A formação continuada para profissionais que trabalham com EJA, segundo a coordenadora, Jozair Anunciação do Amaral, tem o objetivo de “promover o aperfeiçoamento e atualização da prática pedagógica”. O curso tem carga horária de 80 horas, distribuída mensalmente, em 60 horas presenciais e 20 horas à distância. Deverão participar 180 professores e 27 coordenadores pedagógicos e gestores.
Os encontros do curso para professores que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos serão ministrados por profissionais com experiência no segmento. A iniciativa é baseada na Proposta Pedagógica aprovada em 2006 pelo Conselho Municipal de Educação. A formação continuada será desenvolvida através de fundamentação teórica, oficinas práticas e atividades experimentais. Os próximos encontros serão nos dias 28 e 29 deste mês, com três turmas cada.
Colo-Colo já está entre os quatro melhores times do campeonato
O Colo-Colo recupera o fôlego e consegue a quarta colocação no Campeonato Baiano para alegria de sua torcida. O torcedor do time ilheense saiu com a alma lavada do Estádio Mário Pessoa, isso no inicio da noite de ontem (16), depois que a equipe do tigre derrotou pelo placar de 3 a 1 o Camaçari. Agora, soma 29 pontos na competição e vai brigar por mais três na quarta-feira (19) contra o Juazeiro, jogando fora de casa. O Colo-Colo conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus.
Quem primeiro abriu o placar da partida foi Erminio, que colocou a bola no fundo da rede do goleiro adversário para desespero da torcida do Colo Colo. Depois de levar o gol, o time da casa recuperou a tranqüilidade e ofereceu reação. Isso possibilitou o pênalti sofrido por Marcos Chaves. Gil bateu, acabando com a diferença. Marcos Chaves desempatou o jogo aos 42 minutos, deixando o Colo-Colo em vantagem.
A consolidação da vitória em cima do Camaçari aconteceu com mais um de gol de Marcos Chaves, esse aos 38 minutos do segundo tempo, acabando com qualquer esperança de vitória do time adversário. Na quarta-feira, o time de Ilhéus vai enfrentar o Juazeiro na casa do lanterninha do campeonato e o Camaçari enfrenta o vice-lider Vitória da Conquista, na cidade conquistense.
Ilhéus investe em novas obras de drenagem e repavimentacão de ruas e avenidas
O prefeito Newton Lima assinou em seu gabinete, novas ordens de serviço que vão contemplar diversas ruas e avenidas de Ilhéus com obras de drenagem e repavimentação em toda a cidade. Utilizando recursos próprios do município, a nova frente de serviço irá beneficiar os principais pontos da cidade, a exemplo das ruas 19 de Março, Vereador Mário Alfredo e Lúcio Bitencourt e também as zonas norte e sul, segundo garantia do secretário de Obras, Paulo Goulart.
O secretário explica que os trabalhos deverão ser iniciados de forma simultânea, chegando ainda na avenida Itabuna, na rua Guanabara, na Barra e Horto Florestal, no bairro do Malhado. Nessa primeira etapa os investimentos irão contemplar diversas ruas do bairro Nelson Costa, cujo volume de recursos é da ordem de 1 milhão e 500 mil reais.
Segundo o secretário, essas ações já estavam na pauta de prioridade do prefeito Newton Lima, “que depois de iniciar o processo de sanear as dívidas herdadas pelo governo passado, decidiu voltas atenções para melhorar o aspecto visual de toda Ilhéus, com obras e serviços essenciais. Todo esse esforço da atual administração visa melhorar ainda mais a qualidade de vida da população”, disse.