Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus lança I Festival de Chocolate da Mata Atlântica nesta 2ª feira

Prefeitura realiza I Encontro de Desenvolvimento Humano

Prefeitura quer regularizar situação de out-door na cidade de Ilhéus

Fiscalização do comércio de carne continua sendo realizada em Ilhéus

IME comemora 69 anos voltados para a educação em Ilhéus

Sorteio de um boi confirmado para domingo no Hernani Sá


Ilhéus lança I Festival de Chocolate da Mata Atlântica nesta 2ª feira

Acontece nesta segunda-feira, dia 17, a partir das 18 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, o lançamento do I Festival de Chocolate da Mata Atlântica, que será realizado entre os dias 28 de maio e 1º de junho, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, localizado na Avenida Soares Lopes. O evento tem como órgão executor o Centro Internacional de Negócios da Bahia (PROMO), ficando sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ilhéus, da Casa de Cultura Jorge Amado e da Universidade Livre da Mata Atlântica a organização do evento, que recebe ainda o apoio do Instituto Cabruca e PNDU.

Durante o evento, que também comemora os cinqüenta anos de uma das principais obras do escritor Jorge Amado, “Gabriela, Cravo e Canela”, toda a programação do festival será apresentada aos convidados. A mesa será composta pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima; pelo representante do governador do Estado e presidente do Promo/Bahia, Ricardo Saback; pelo diretor da Rede Bahia de Televisão, Marcos Lessa; pelo diretor da Universidade Livre do Mar e da Mata, Eduardo Athayde e pelo presidente da Comissão Nacional do Cacau e do Instituto Cabruca, Fausto Pinheiro.

Na opinião do prefeito Newton Lima, além de ser uma ótima oportunidade para discutir a principal lavoura local, “o Festival de Chocolate também vai ajudar a divulgar Ilhéus como um importante pólo turístico da Bahia”, afirmou. Ilhéus foi escolhida para sediar o evento após visita de Newton Lima, juntamente com Eduardo Athayde à Salvador. Além de toda infra-estrutura necessária para a realização do evento, a organização do evento espera oferecer uma programação de entretenimento e lazer aos participantes do evento.

Entre as entidades que já garantiram presença no evento, está a Principle of Responsable Investiments (PRI), pertencente a Organização das Nações Unidas (ONU), que possui cerca de US$ 13 trilhões em fundos privados ativos. Para o secretário municipal de turismo, Hermano Fahnning, “vai representar a inserção da cidade no roteiro internacional do chocolate”.

Prefeitura realiza I Encontro de Desenvolvimento Humano

Servidores da Prefeitura de Ilhéus lotados no Setor de Pessoal, participaram hoje (14), do I Encontro de Desenvolvimento Humano, realizado no auditório Fernando Leite Mendes, na Fundação Cultural. Representando o prefeito Newton Lima, o secretário de Finanças, Gilvan Tavares, ao abrir o evento, salientou a preocupação do atual governo em promover a capacitação de todos os seus colaboradores, com a finalidade de garantir um melhor desempenho de suas tarefas e de também possibilitar crescimento profissional.

Lembrou o secretário que o governo do prefeito Newton Lima tem compromisso com a seriedade e de administrar com simplicidade, mas dentro dos parâmetros da eficiência, “sem estrelismo, reorganizando tanto a máquina administrativa como a cidade”. Nesse sentido, ressaltou que para aperfeiçoar é preciso, antes de tudo, de qualificar, dar melhores condições de trabalho aos colaboradores.

Ainda de acordo com Gilvan Tavares, o governo Newton Lima, ao contrário dos demais, não teve tempo para se preparar ao assumir a administração pública. “Ao contrário. O prefeito assumiu num momento de enormes dificuldades como todos sabem, mas, somente com seis meses de gestão, posso garantir que tudo já caminha dentro da normalidade, reconhecendo-se, logicamente, que ainda há problemas a serem solucionados”.

Na sua opinião, o diferencial entre o governo Newton Lima e os antecessores, é que este procura valorizar seus servidores e colaboradores através de um diálogo constante com os respectivos sindicatos, a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi). “Tudo que realizamos nesta área, conversamos com os dirigentes sindicais, seja a folha de pagamento, problemas a serem enfrentados, pois temos a consciência de que eles representam os servidores, e em vez de serem tratados como inimigos, procuramos transforma-los em parceiros, e assim valorizar as categorias profissionais”, afirmou.

Frisou também o secretário Gilvan Tavares que o êxito que o governo Newton Lima vem obtendo junto à opinião pública, deve-se também em grande parte à valorização que ele deu aos antigos servidores, que hoje ocupam cargos de relevância dentro da administração, a exemplo dele próprio, que ocupa a Secretaria de Finanças; João Fraga, na Secretaria de Administração; Paulo Goulart, na Secretaria de Obras, e Elza Nogueira, na Secretaria de Transporte, entre inúmeros outros servidores.

Por isso, continuou, esses cursos de capacitação continuarão sendo desenvolvidos normalmente, expandindo-se para as demais áreas administrativas, como assim quer o prefeito Newton Lima, “que tem como preocupação maior cumprir seu mandato voltado para reorganizar a administração e o município dentro da seriedade, da transparência e da eficiência, e isso, só será obtido com o aperfeiçoamento profissional de todos os colaboradores”.

O I Encontro de Desenvolvimento Humano foi ministrado pela especialista em Recursos Humanos, Elba Carla, e ainda participaram da abertura a presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Eugênia Célia, e o assessor de Comunicação Geral, Marcos Corrêa.

Prefeitura quer regularizar situação de out-door na cidade de Ilhéus

O Departamento de Tributação da Prefeitura de Ilhéus está convocando os responsáveis pelas empresas de out-door e de luminosos, a comparecerem ao referido setor, localizado no 1º andar do Anexo das Secretarias, rua Santos Dumont, s/n, centro, impreterivelmente até o dia 4 de abril próximo, durante os dias úteis, das 12 às 18 horas. O objetivo da convocação é para que os proprietários dessas empresas regularizem a situação de localização das placas em todo o perímetro urbano.

Num levantamento realizado nos últimos dias pelo setor de Auditoria Tributária, foram constatados vários out-door em locais inadequados ou então em aglomerados que prejudicam o visual da cidade. Por isso, foi concedido um prazo para que todas as empresas que se utilizam deste tipo de propaganda procurem regularizar a sua situação junto à Prefeitura, para que medidas drásticas não sejam adotadas após o período concedido.

Fiscalização do comércio de carne continua sendo realizada em Ilhéus

A venda irregular de carne sem procedência ou má acondicionada continua sendo coibida em Ilhéus. O trabalho de fiscalização e penalidade está sendo realizado em toda a cidade, com ações conjuntas da Prefeitura – através da Coordenação de Vigilância Sanitária e Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior – Ministério Público, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Polícias Militar e Civil. Até o momento, já foram apreendidos mais de 260 quilos do produto irregular.

As ações já foram realizadas na Central de Abastecimento do Malhado e no centro de Ilhéus, principalmente na Rua Sete de Setembro e na feira da Guanabara. “Estamos estendendo os trabalhos para outros bairros, inclusive com plantões aos finais de semana e à noite”, informou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Débora Chaouí Pimenta. Durante a fiscalização, são realizadas notificações e apreensões do produto vendido de forma irregular ou sem identificação de procedência.

Para estarem dentro dos padrões exigidos, os locais que comercializam carne devem seguir as normas de higienização, possuindo balcões frigoríficos e serras-fita. Outra exigência é a identificação da procedência do produto, que deve apresentar o selo de inspeção. Os consumidores devem também se conscientizar, não consumindo carne inadequada. Entre os males que podem ser causados à saúde estão: artrite infecciosa, tuberculose, erisipela, toxoplasmose e raiva.

Através da educação e adequação dos comerciantes e consumidores, o processo da regularização da venda de carne em Ilhéus vem acontecendo desde o ano passado. Em maio de 2007, houve um grande seminário, cujo tema foi Carne, Consumo, Saúde e Meio Ambiente. O prefeito Newton Lima também conseguiu linhas de crédito, obtidas junto ao Banco do Nordeste e Banco do Brasil para a reforma dos estabelecimentos e a aquisição dos equipamentos frigoríficos.

IME comemora 69 anos voltados para a educação em Ilhéus

Culto ecumênico e palestras são algumas das atividades que marcam os 69 anos de fundação do Instituto Municipal, de Ensino (IME) Eusínio Lavigne. A programação que foi iniciada no dia 10 se estende até o dia 18 deste mês, quando alunos estarão desenvolvendo atividades coordenada e orientada por professores de história, que realizam pesquisa, leitura e interpretação da obra literária “IME, o sonho de Eusínio Lavigne”, com produção de textos e frases alusivas à data. No dia 18 acontece às 9 horas, culto ecumênico e no dia 19, também às 9 horas, o professor Arléo Barbosa fará palestra abordando o tema “Histórico da educação de Ilhéus”. E às 15 horas, a professora Maria Luiza Heine irá falar sobre “IME: o sonho de Eusínio Lavigne”.

A diretora da unidade de ensino, Lidiney Campos Ferreira, diz que em 1934 o prefeito de Ilhéus era o dr. Eusínio Lavigne, que concebeu a idéia de construir um ginásio público na cidade que atendesse não só a população local mas de todo município, já que não havia na região um colégio mantido pelo governo do estado. Uma vez concebida a idéia, partiu o prefeito para executá-la. O prédio foi construído no período de 1935 a 1938.

De acordo com a historiadora Maria Luiza Heine, o prédio foi concebido em forma de “T” com a fechada principal voltada para o sul. Possuía inicialmente dois pavimentos com salas e um terceiro que era terraço aberto para atividades físicas. O projeto do prédio foi feito para receber 300 alunos. A parte central “T” que fica ao lado posterior é ocupada pelo auditório destinado a conferências, “cinema e teatro”.

Internamente estava dividida em salas, destinadas ao ensino teórico, outras para o ensino secundário, profissional, comercial, escola normal e também para os cursos práticos gerais, como gabinete laboratorial de física, química e história natural, atelier de desenhos e modelagem para serviço administrativo e o corpo docente: direção, secretária, tesouraria, saleta, sala de congregação, entrada principal, vestíbulo, sala de espera. Para a assistência social, higiene e profilaxia: consultório médico com fichário biotipológico, gabinete dentário, enfermaria e farmácia de emergência. Possuía ainda cozinha e refeitório para refeições leves. Para cultura geral estava reservado um espaço para biblioteca, museu e auditório.

O então prefeito, Eusínio Lavigne, foi cacauicultor, advogado, escritor e jornalista, que publicou inúmeras obras e artigos em jornais e revistas, imprescindíveis para quem queria conhecer a história de Ilhéus. Dentre todas as suas obras uma das principais foi a construção do IME, o primeiro ginásio do interior da Bahia.

Sorteio de um boi confirmado para domingo no Hernani Sá

Considerado um dos pontos da zona sul mais freqüentados pelos ilheenses nos finais de semana, a Praça Nourival Cardoso, localizada no bairro Hernani Sá vai sediar a partir das 12 horas deste domingo, dia 16, o Bingo do Boi. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, é promovido pelos moradores Odailson Lélis, Eduardo Hafner e Wilson Torres e pela Associação de Moradores da Praça Nourival Cardoso.

Além da premiação principal, um boi, partes avulsas de um outro boi serão as premiações secundárias sorteadas durante o Bingo, cujo a cartela custa o valor de R$ 5, 00 e pode ser adquirida junto aos organizadores do evento. A iniciativa deve contar com a uma grande participação do público, segundo expectativas dos organizadores. “A praça tem recebido um público bastante significativo todos os domingos”. O Bingo do Boi recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus e da Gráfica Ilhéus e tem como patrocinadores o Frigorífico Itacarne e o vereador Caranha.

Domingo na Praça – Desde que foi iniciado, em dezembro do ano passado, o projeto vem oferecendo lazer, entretenimento, além de música de boa qualidade ao público que freqüenta o local. Diversos nomes do cenário musical ilheense já passaram por lá como os cantores Tito Moreno, Nego, Sérgio Sena e as bandas Art do Samba, Chuchu e a Feira e Quatro Estações, que gravou seu primeiro CD durante sua apresentação na Praça. No último sábado, dia 8, a programação do “Domingo na Praça” esteve voltada para homenagear o Dia Internacional das Mulheres e contou com as participações das cantoras Chica de Cidra, Simone Lessa, dentre outras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *