CMI fará sessão solene em homenagem ao vereador Marcus Paiva

A Câmara Municipal de Ilhéus estará realizando nesta quarta-feira, às 17 horas, no Plenário Gilberto Fialho, uma sessão especial em homenagem ao vereador Marcus Habib Paiva, falecido na tarde da última sexta-feira(7), vítima de complicações no pâncreas. Considerado como um dos mais atuantes e combativos parlamentares de toda a história de Ilhéus, Marcus Paiva foi vereador por dois mandatos consecutivos, tendo se destacado no trabalho de fiscalização e controle das verbas públicas.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Alisson Mendonça, a sessão foi uma forma apontada pelos vereadores de homenagear Marcus Paiva, que ao longo desses quatro anos como parlamentar defendeu com garra e determinação os interesses do povo de Ilhéus. “Marcus Paiva nos ensinou muito e deu uma nova dinâmica à Câmara. Com sua morte perde o Poder Legislativo um grande vereador, perde a cidade um filho ilustre e perde o povo um grande defensor dos seus direitos”, acrescentou Alisson Mendonça.

Durante a sessão solene deverão ser apresentadas moções à família de Marcus Paiva e apresentado um projeto de lei, de autoria de todos os vereadores, propondo uma à avenida Bahia, na Cidade Nova, passando a se chamar avenida Marcus Paiva. Além da sessão que acontecerá nesta quarta-feira, no dia seguinte, quinta-feira, será celebrada a missa de 7º dia pelo falecimento de Marcus Paiva, às 18 horas, na Igreja Matriz de São Jorge.

Como vereador, Marcus Paiva apresentou no Ministério Público Estadual diversas denúncias de desvios de recursos públicos, assinou comissões especiais de inquérito para apurar os indícios de irregularidades e foi relator da Comissão Parlamentar Processante que culminou com a cassação do prefeito Valderico Reis. Como fiscalizador, formulou denúncias como a dos desvios de recursos através dos cursos de inglês e informática e teve um papel importante na Comissão Especial de Inquérito que apurou os desvios na Secretaria de Saúde.

Também foi de Marcus Paiva a denúncia de que máquinas pesadas estariam sendo guardadas no pátio de uma empresa particular para participar de contratos fraudulentos com a Prefeitura de Ilhéus. Graças a esse trabalho o Ministério Público Estadual determinou que as máquinas ficassem à disposição da Prefeitura. Essas máquinas estão sendo utilizadas na melhoria de rodagens e estradas vicinais.

Marcus Paiva também foi defensor de vários projetos sociais para Ilhéus, lutou por melhorias nos distritos de Inema, Pimenteira, Aritaguá e Vila Cachoeira, elaborou o projeto propondo a gratuidade do fardamento dos alunos do Colégio Militar e esteve presente em diversas lutas de categorias como a dos professores, associações de moradores e entidades ligadas ao turismo e comércio.

Em fevereiro desse ano o vereador Marcus Paiva solicitou afastamento da Câmara para tratamento médico. Ficou diversos dias internado no Hospital São José, sendo transferido recentemente para o Hospital São Rafael, em Salvador. Faleceu na tarde da última sexta-feira. O sepultamento aconteceu no sábado, no Cemitério da Vitória, sendo acompanhado por milhares de ilheenses que foram dar o último adeus a um dos mais combativos e atuantes vereadores de toda a história da cidade.

Missa de 7º dia

A missa de 7º dia de Marcus Paiva será celebrada na na Catedral de São Sebastião dia 13 de março às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *