A União Brasileira de Estudantes (UNE) e a União dos Estudantes da Bahia (UEB) realizam nesta terça-feira, 11, a partir do meio dia, a 1ª Conferência Livre de Juventude da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A conferência que será realizada no Auditório Jorge Amado tem como objetivo identificar os desafios e propor soluções para que os direitos da juventude sejam garantidos.
Segundo Héllade Guimarães, Diretora Regional da UEB, a conferência tem como objetivo também oferecer a sua contribuição à Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude que será realizada em Brasília. Ela diz que nos últimos 15 anos a juventude tem ganhado importantes espaços na mídia e nos debates públicos. Um outro exemplo que ela aponta de ocupação de espaço pela juventude são as pesquisas acadêmicas.
Para a diretora uma das razões para essa grande visibilidade é o grande contingente populacional. “Uma recente pesquisa realizada pelo IBGE apontou a existência de 50,5 milhões de brasileiros, ou seja, um quarto da população do país tem entre 15 e 29 anos, esses dados demonstram que esse grupo etário nunca foi tão expressivo como é nos dias atuais”, acentua a diretora da organização estudantil.
A Conferência terá a participação do vice-presidente para o Estado da Bahia da União Nacional dos Estudantes (UNE), Vladimir Meira e contará com a participação de movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada. “Queremos debater a responsabilidade da universidade na elaboração das políticas públicas para a juventude notadamente na área de educação”, salientou Héllade Guimarães.