De acordo com informações do site do Tribunal Superior Eleitoral, (TSE), www.tse.gov.br, três vereadores de Ilhéus podem perder o mandato por infidelidade partidária. A infidelidade partidária foi instituída depois da analise da Comissão que estudou a questão eleitoral brasileira, por iniciativa do TSE, e opinou pela adoção de medidas constitucionais da fidelidade partidária, prevendo a perda automática do mandato, na hipótese de desfiliação partidária e a possibilidade de perda do mandato no Legislativo ou no Executivo, na hipótese de violação grave da disciplina partidária.
Com isso, o mandato agora pertence ao partido e não mais ao candidato. Em Ilhéus, existem três pedidos de perda de mandato, o do vereador Antônio Edson de Amorim Ribeiro, (Caranha) vereador eleito pelo PPS, Aldemir Santos Almeida, vereador eleito pelo PAN e Alcides Kruschewsky Neto, vereador eleito pelo PMN. Todos se filiaram ao PSB. O vereador Alcides alegou questões pessoais para a saída do PMN, o vereador Aldemir se defende dizendo que seu partido foi extinto, a situação mais complicada é a do vereador Antônio Edson, (Caranha). Todos os casos serão julgados nos próximos dias.
Com base nessas informações, o site do programa “O Tabuleiro”, www.otabuleiro.com, resolveu saber da opinião pública em relação a perda de mandato e divulgou uma enquete questionando: Dos 3 vereadores de Ilhéus, quem você acha que pode perder o mandato por infidelidade partidária? No total foram 547 votos. Com 53%, a opção nenhum deles demonstrou que a maioria não acredita que os vereadores irão perder o mandato, com 27% Alcides Kruschewsky foi o mais votado entre os outros dois candidatos que podem perder o mandato por infidelidade partidária. O Vereador Aldemir na enquete teve 9% e o Vereador Caranha também 9% dos votos apurados pelo site.
A pesquisa não possui valor científico, é utilizada somente para amostragem de opinião pública.