Estradas rurais de Olivença serão recuperadas
Em audiência com o secretário de Governo, Alcides Kruschewsky, e o secretário de Agricultura, Interior e Pesca, Isidoro Gesteira, o prefeito Newton Lima determinou o início das obras de recuperação das estradas rurais da Estância Hidromineral de Olivença. O prefeito, que já tinha conhecimento do estado precário das estradas dessa região, recebeu um relatório do secretário Alcides, que detalhou os problemas dos referidos acessos, facilitando a decisão sobre os trechos a serem beneficiados imediatamente.
Desta forma, as máquinas do município serão deslocadas esta semana para Olivença para recuperar o acesso do Alto da Serraria, trecho que compreende um quilômetro, beneficiando as famílias e produtores ali residentes, e, posteriormente o trabalho será realizado em Serra Negra. “Há muito tempo essas comunidades foram esquecidas, mas o prefeito Newton Lima, de pronto, decidiu em promover a recuperação dessas estradas, assim como toda a região do Acuípe de Baixo até o Acuípe de Cima”, afirmou o secretário Alcides Kruschewsky.
Segundo ele, o objetivo do prefeito é dotar essas estradas até Sapucaeira, Santana e Santaninha, de condições de tráfego para o escoamento da produção e deslocamento da população, beneficiando paralelamente o acesso à Escola Tupinambá. Já o secretário Isidoro Gesteira informa que está sendo analisada a possibilidade de estender os trabalhos até a Serra das Trempes, onde, além de pequenos produtores também residem no local famílias tupinambás.
Ao final da audiência, Alcides Kruschewsky agradeceu e parabenizou o prefeito pelo atendimento às reivindicações da população, especialmente a da zona rural, acrescentando que as obras são parte do seu compromisso como vereador representante da Estância Hidromineral de Olivença.
Assessoria Jurídica Gratuita passa por reestruturações
A Assessoria Jurídica Gratuita de Ilhéus está sofrendo reestruturações tanto na parte física quanto de pessoal. Funcionando em sua primeira sede, na Praça Barão de Rio Branco, nº 19, no bairro da Cidade Nova, apenas estão sendo atendidos os casos já em andamento, com audiência e informação para quem já tem processos. “O serviço volta à normalidade a partir de abril”, informou o coordenador Pedro Sanches.
Atualmente, a Assessoria Jurídica Gratuita atende 2.930 processos na área civil, como solicitação de pensão alimentícia, divórcio, separação conjugal. Os clientes são pessoas de baixa renda, sem recursos para pagar os honorários de advogados. O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, das 7 às 13 horas. As sextas-feiras são destinadas para o expediente interno.
Quando funcionava no quarto andar do Anexo das Secretarias, na Rua Santos Dumont, a Assessoria Jurídica Gratuita não dispunha de infra-estrutura para atender o público adequadamente. A mudança foi uma decisão do governo anterior, que não levou em consideração o grande volume de atendimentos: cerca de 30 pessoas por dia. O prefeito Newton Lima, compreendendo esta necessidade, levou o serviço de volta à antiga sede, cujo local é mais adequado para assistir à comunidade com conforto e eficiência.
Diretores de escolas municipais passam por capacitação sobre merenda escolar
Os diretores dos estabelecimentos da rede municipal de ensino de Ilhéus, mais os das escolas conveniadas, irão passar por um curso de formação para gerenciamento da merenda escolar. A capacitação será ministrada por um técnico do Ministério da Educação, nesta sexta-feira (7), no período das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Maciel Costa, o curso de formação irá habilitar os dirigentes para administrar adequadamente a verba da merenda escolar. “Esta será a primeira vez que o Ministério da Educação envia um representante para ministrar a capacitação. Esperamos que os participantes possam aproveitar ao máximo a presença do técnico, obtendo novas informações e sanando possíveis dúvidas”, informou o secretário.
O uso da verba federal destinada à merenda escolar é supervisionado por uma nutricionista, tendo como suporte uma equipe técnica. Os recursos ainda são acompanhados pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Secretaria de Educação de Ilhéus. Ao participar do curso de formação, os 42 diretores das escolas municipais e dos estabelecimentos ligados à rede municipal de ensino poderão ter uma visão mais ampla sobre a importância da merenda escolar, bem como seu gerenciamento.
Guia traz programação das Atividades deste mês em Ilhéus
Editado pela Secretaria do Turismo (Setur) do município, a edição do Guia Ilhéus Acontece deste mês traz uma série de atividades e endereços que podem facilitar a vida dos visitantes e da própria população da cidade. Basta conectar o site seturilheus@hotmail.com e qualquer pessoa pode ficar ligada no que acontece a respeito da vida noturna, eventos culturais e esportivos, religião e seitas, academias e aulas de esportes na cidade. Outras espécies de atividades podem ser encontradas no endereço eletrônico da Setur, como bares e restaurantes.
Em termos de cultura os destaques ficam por conta dos espetáculos oferecidos pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), no Teatro Municipal, a exemplo do projeto de valorização do artista prata da casa. O Seis e Meia acontece às quartas-feiras e reúne o que há de melhor do cenário musical regional. È uma ótima opção para o público local e os turistas que visitam a cidade nesta época do ano. Através do site o público pode ficar sabendo dos demais programas.
A Casa dos Artistas é outra referência da cultura regional. O Espaço possibilita uma gama de atividades, inclusive oficinas de teatro e palestras. De segunda a domingo, o público pode dispor de muitos espetáculos no espaço que fica situado na rua Jorge Amado, ao lado da Casa de Cultura Jorge Amado. O Teatro Popular de Ilhéus, grupo que administra a Casa dos Artistas, é o grande protagonista da maioria dos espetáculos encenados no espaço.
Um dos pontos turísticos mais visitados em Ilhéus, a Casa de Cultura Jorge Amado possui diversas curiosidades e objetos pessoais do escritor grapiúna. Fotos e vestuário entre outros doados pelo próprio Jorge Amado e seus familiares são encontrados em um dos endereços destacados pelo Ilhéus Acontece. As obras do acervo de Amado encontra-se na Casa.
O Bataclan Décor, localizado na praça José Marcelino, funciona de segunda a sexta-feira , das 9 às 23 horas. Sábado e domingo das 17 às 23 horas. Uma ótima opção para quem procura programas variados.
O Museu do Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP), prédio construído em arquitetura gótica, fica na rua Madre Taís e pode ser visitado diariamente. A Casa São Jorge, na igreja homônima, também. O horário é o comercial. A Biblioteca Adonias Filho e o Arquivo João Mangabeira, ambos funcionando no prédio do antigo Ginásio General Osório, podem ser visitados de segunda a sexta-feira, segundo o guia.
Além destes referencias, a nova edição do Ilhéus Acontece traz informações a respeito de igrejas seitas e cultos. Cursos de vela, canoagem, capoeira, surf, escolinha de futebol. Tênis e de academias podem ser encontrados no guia de turismo. Os bares e restaurantes que trabalham com música, assim como shows em casas noturnas e demais empreendimentos que promovem espetáculos estão relacionados no documento. O show do grupo Cidade Negra e de cantora Claudia Leitte, que acaba de se lançar em carreira solo, são atrações nacionais que acontecem este mês na cidade.
O Guia Ilhéus Acontece traz outras opções, como o projeto musical realizado aos domingos, na praça do bairro Ernani Sá, e que reúne muita gente bonita. A fábrica de chocolate caseiro, localizada no bairro do Iguape, é um dos pontos turísticos sugerido pelo guia. Eventos que serão realizados na Estância Hidromineral de Olivença também estão relacionados no roteiro de cultura e turismo.