A Bahia vai ganhar um novo complexo portuário. Conhecido como Porto Sul, o empreendimento será construído no município de Ilhéus e deve envolver recursos estimados em cerca de R$ 4 bilhões.
De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, a nova unidade vai auxiliar no escoamento de produtos como minério, grãos e cargas contei nerizadas, ajudando a diminuir os prejuízos provocados pelos atuais gargalos encontrados nos portos de Aratu, Ilhéus e Salvador.
“É um projeto localizado em uma região privilegiada, que vem integrar outros importantes modais logísticos, como o novo aeroporto de Ilhéus, a ferrovia Oeste-Leste e a própria BR-101”, avalia.
Segundo o secretário, dentro de aproximadamente 60 dias será concluído o edital de licitação para a construção do complexo, que será instalado em uma área de 1.771 hectares, situada no sentido Ilhéus-Itacaré.
O governo da Bahia já havia, inclusive, publicado no Diário Oficial um decreto desapropriando o terreno onde será implantada a nova unidade portuária. “A previsão é que no final de 2010, o novo porto já esteja em operação”, afirma o Secretário.
Com relação à forma de gestão do equipamento, que inclui alternativas como concessão, Amoedo esclarece que haverá ainda uma segunda licitação para definir o modelo de administração da unidade.