O catálogo oficial da 1ª Mostra Temática de Arquitetura, Decoração e Paisagismo do Sul da Bahia – Bataclan Décor – foi lançado no último sábado, no Espaço Cultural Bataclan, no centro histórico de Ilhéus, reunindo profissionais expositores, autoridades e convidados. Na oportunidade, foi lançada também a Charutaria Bataclan, contando com as presenças do presidente da fábrica de charutos Menendez Amerino, o cubano Felix Menendez, do gerente nacional de vendas, Maurício Pela, e do gerente regional, Luciano Magalhães.
Durante o lançamento, o coordenador da Mostra, Orlando Oliveira Júnior, agradeceu a participação de todos os colaboradores da exposição – iniciada em novembro do ano passado – entre eles, ao expositores dos 17 ambientes, patrocinadores e demais parceiros, “que juntos fizeram do Bataclan Décor um dos maiores pontos turísticos de Ilhéus da atual temporada de verão”, salientou Júnior.
A Mostra Temática de Arquitetura, Decoração e Paisagismo do Sul da Bahia reúne o trabalho de 23 profissionais, entre arquitetos, engenheiros, artistas plásticos, decoradores, paisagistas e lighting designer, a partir da iniciativa da La Luz, através do empresário Olrando Júnior, em parceria com a D. A. Net, de Dimitri Andrade. O projeto contou com o apoio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Ilhéus, da secretaria de Turismo da Bahia, do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus e do Grupo Maktube Performances. O evento criou ambientes belíssimos no Bataclan, contribuindo para revitalizar o espaço mundialmente famoso através da obra literária de Jorge Amado.
Charutaria – Após o lançamento do catálogo, foi apresentado ao público o charuto Dona Flor Gran Corona, o mais novo produto da indústria Menendez Amerino, que acaba de firmar parceria com o Bataclan. O diretor-presidente Felix Menendez fez questão de vir a Ilhéus prestigiar o lançamento e participou da degustação do novo charuto. Ele explicou todas as etapas de produção dos charutos, respondeu a perguntas dos convidados e deu dicas de como manipular e degustar os produtos.
“Fumar charuto já era um hábito dos coronéis do cacau e de outros freqüentadores do Bataclan, na fase áurea da cacauicultura. Abrir espaço para esse hábito tem tudo a ver com a proposta da casa”, disse a arquiteta Simone Flores, uma das idealizadoras da Mostra. Na ocasião, ficou marcado para o dia 16 de abril próximo, às 19 horas, a primeira reunião do clube do charuto Bataclan & Menendez. Aos primeiros 50 associados, a Menendez vai oferecer o maçarico (que acende o charuto) e a guilhotina (que corta o charuto). A empresária Eliane Osório lançou também a proposta de criação de um clube feminino, estimulando as mulheres ao consumo do produto.
Programação – A 1ª Mostra Temática de Arquitetura, Decoração e Paisagismo do Sul da Bahia – Bataclan Décor – vai estar aberta à exposição até o final deste mês de março, nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 12 às 24 horas; e aos sábados e domingos, das 17 às 23 horas. Toda quinta-feira haverá a programação By Night, às 20h30min.
Com o encerramento do Bataclan Décor, os empresários Orlando Júnior e Simone Flores estão discutindo, com os demais parceiros, várias alternativas para a manutenção dos atrativos que compõem o espaço, com o objetivo de continuar estimulando o turismo cultural no município. Algumas peças emprestadas por colecionadores para a exposição serão devolvidas às respectivas famílias, sendo que muitas delas poderão ser substituídas por outros elementos que estejam em harmonia com a proposta do Espaço Cultural Bataclan.