Dicas para curtir as férias

Economize se hospedando em albergues
Imagine poder escolher entre cerca de cinco mil destinos em todo o mundo para viajar, gastando pouco com hospedagem e conhecendo pessoas novas? Hospedar-se em albergues é uma boa alternativa de economizar dinheiro e dar um clima de aventura às suas viagens.
Os albergues são moradias com quartos coletivos, normalmente separados por sexo, com armários e dependências comunitárias, sendo que alguns possuem sala de TV e áreas de lazer. Há ainda, em pequeno número, os que oferecem quartos para casais e famílias.
Eles fazem parte de associações, que organizam e mantêm contato direto com as cerca de cinco mil unidades espalhadas pelo mundo. O ideal é filiar-se à rede para desfrutar da tarifa mais barata, mas a maioria das unidades também recebem turistas não filiados, porém, cobrando um valor maior.
Inicialmente criados para abrigar jovens (por isso, o nome Albergues da Juventude), os albergues foram cedendo espaço às pessoas mais velhas e hoje recebem um público entre 20 e 35 anos. Em geral, não há limite de idade, mas muitos estipulam a idade mínima de 12 anos.
Trocando o hotel por um camping
Chalés, cabanas, trailers, matagal, aventura… Tudo isso e mais você encontra em campings, uma opção diferente e barata para se hospedar em viagens. São cerca de mil espalhados pelo Brasil, a maior parte concentrando-se nas regiões Sul e Sudeste. Eles oferecem uma diversão à parte. São ótimos lugares para reunir amigos, aventurar-se em matagais e dormir próximo à natureza.
Alguns deles são considerados megacampings e oferecem diversas opções de diversão e serviços. Até nos mais simples, você pode encontrar piscinas, churrasqueiras, restaurantes, quadra de jogos, trilhas inesquecíveis, etc. Você aproveita o destino da sua viagem e ainda se diverte no próprio local.
Mas, para acampar, é necessário uma série de cuidados, principalmente na hora de preparar a bagagem. Não podem faltar itens como ferramentas de corte, botas para caminhadas, uma maleta de primeiros socorros, entre outros.

Como organizar os gastos nas viagens
Qualquer viagem, seja para lugares próximos ou distantes, requer dinheiro e, muitas vezes, gasta-se mais do que o previsto. Mas uma previsão e planejamento mais detalhado podem ajudar a evitar surpresas desagradáveis. Confira algumas dicas para não ultrapassar o orçamento durante uma viagem:
• Primeiro, defina o destino e o número de pessoas que irão viajar e quanto tempo você ficará viajando. Com estas informações, veja se é melhor contratar um pacote turístico ou

não. Decida ainda, antecipadamente, se você prefere fazer passeios pelo pacote/excursão ou por sua conta. É uma boa opção, pois você fica mais livre e aproveita mais;
• Informe-se sobre o seu destino, conferindo se o local oferece infra-estrutura com bons restaurantes, pontos turísticos, vida noturna, etc. Tudo isso irá ajudar na hora de você listar os gastos, afinal, sabendo as opções que terá no local, você já tem uma idéia do quanto irá gastar;
• Agora você já pode criar a sua planilha de gastos para a viagem. Para isso, utilize papel ou computador. Na planilha, relacione todos os itens, como transporte, hospedagem, alimentação, lazer, compras, emergências e o que mais você julgar importante. Caso tenha optado por um pacote turístico, alguns desses itens não precisarão ser relacionados, já que o pacote inclui serviços como transporte, hospedagem, entre outros;
• Verifique todos os gastos considerados obrigatórios, como a alimentação, etc. Na parte de transporte, caso você viaje de carro, leve em conta gastos com combustível e pedágio. Depois dos gastos “necessários”, relacione despesas com lazer, etc. Isso não significa que o lazer não possa ser a prioridade na sua viagem. O valor que será destinado para cada item é você quem escolhe. A questão é apenas organizar os gastos.
• Depois de colocar todos os valores em cada item na sua lista, some tudo e saiba quanto você irá gastar na viagem, aproximadamente. Decore ou leve esta planilha com você e tente não escapar muito do orçamento. Mas não esqueça: reserve sempre um dinheiro a mais, para casos de emergência e imprevistos.

Dicas para viajar
Há regras básicas que devem ser cumpridas antes de uma viagem longa, para chegar bem ao destino e aproveitar 100%. Confira algumas dicas:
• Visite um médico antes da viagem: se o destino da viagem é o exterior, se informe sobre a situação sanitária do país de destino e cheque se será necessário tomar alguma vacina contra doença particular;
• Durma algumas horas a mais das habituais antes de iniciar a viagem;
• Vista-se de forma cômoda e adequada ao lugar que vá visitar. Calce sapatos confortáveis para evitar bolhas e incômodos;
• Faça lanches leves antes de partir e não tome bebidas alcoólicas, sobretudo se for dirigir;
• Se viajar de carro, leve alimentos leves, remédios e objetos de manutenção do carro como triângulo e macaco, entre outros. É necessário estar preparado para qualquer imprevisto;
• Viagens de trem também causam enjôos e transtornos nervosos por causa da movimentação dos vagões.
O que não deve faltar
• Agua oxigenada;
• Algodão e gazes esterilizadas;
• Um pacote de toalhas anti-sépticas;
• Esparadrapo, pinças e tesoura;
• Termômetro;
• Medicamento para enjôos e remédios que toma usualmente;
• Produto para queimaduras;
• Analgésico tipo aspirina;
• Repelente de insetos;
• Protetor solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *