INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Setur investe em campanha de recepção ao turista

Coral traz magia à Festa de Natal em Ilhéus

Servidores da limpeza pública estão com salários em dia

Capitania dos Portos lança campanha Mar Seguro

Setur investe em campanha de recepção ao turista

Equipes da Secretaria Municipal de Turismo de Ilhéus deram seqüência às atividades de rua da campanha de sensibilização “De Braços Abertos”, que visa preparar o ilheense para acolher bem o turista. Nesta sexta-feira (15), o trabalho foi intensificado com a distribuição de cartazes da campanha em hotéis, pousadas, restaurantes e cabanas de praia. A campanha visa, inicialmente, quem é do trade e atua na prestação de serviços ao visitante, mas atingirá também a população em geral.
O cartaz da campanha traz os dez mandamentos para acolher o visitante e, através de quadrinhos, dá orientações ao ilheense sobre como garantir uma boa recepção ao turista. As equipes estão nas ruas desde a última quarta-feira. O secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, diz que a campanha está unindo os diversos segmentos do trade e espera bons resultados já no início deste verão 2006/2007. “A receptividade à campanha está sendo muito boa”.
Além da Prefeitura de Ilhéus, a iniciativa tem o apoio da Órbita Turismo e Expedições, Erss Locadora, Feijoada do Sodré e Associação de Turismo de Ilhéus (Atil). Para ilustrar os dez mandamentos para acolher o turista, o cartaz utiliza caricaturas do escritor Jorge Amado e duas das personagens de sua obra literária, Gabriela e o turco Nacib. A assessora da Secretaria Municipal de Turismo, Mônika Schulter, lembra que a boa acolhida é um dos itens mais importantes para que o turista lembre do destino na hora de programar uma viagem.
Os mandamentos
Ser apaixonado pela cidade e mostrar-se sempre gentil e agradecer a escolha da cidade para fazer o programa de lazer e entretenimento são dois dos principais mandamentos da campanha De Braços Abertos. Também estão entre as receitas para ‘fisgar’ o turista a preservação do patrimônio histórico e cultural e a recepção ao visitante como amigo e estar pronto para auxiliá-lo, além de ser justo na relação com o turista.
O secretário Paulo Moreira considera a ação um complemento de outra iniciativa do município, a divulgação do destino Ilhéus em outros estados que são pólos emissores de turistas. “A cidade que recebe bem o seu visitante cria as condições para que ele retorne”, diz. Paulo Moreira destacou o trabalho desenvolvido desde o início do governo para formatar produtos turísticos ilheenses e a divulgação do destino. “Todo esse trabalho anterior se casa com esta nossa campanha”. A campanha também incluirá a veiculação de anúncios em emissoras de rádio e outdoor.

Coral traz magia à Festa de Natal em Ilhéus

Na semana que antecede o Natal, a partir desta segunda-feira, Ilhéus será saudada com a presença diária de um coral, sempre a partir das 18 horas. As canções que lembram a data serão entoadas por um grupo comandado pelo maestro Elvi Santos, da Academia Music Place. Todas as apresentações estão programadas para acontecer na escadaria no Palácio Paranaguá, sede do poder público municipal.
O trabalho conta com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). Segundo o presidente Marcos Magno, a intenção é fazer com que a comunidade “viva com intensidade o clima de Natal, experimentando o sentimento de paz e renovação que a data proporciona”. Magno explica que o coral é formado por 100 vozes e traz no repertório composições clássicas e populares que caracterizam os festejos de fim de ano.

Servidores da limpeza pública estão com salários em dia

O secretário de Serviços Públicos de Ilhéus, Celso Assereuy, repudiou as informações divulgadas por um representante regional do Sindicato da Limpeza Pública da Bahia, que cogitou uma paralisação dos serviços de coleta no município. “Essa possibilidade não existe em hipótese alguma, até porque todos os servidores que atuam na limpeza pública estão com os seus salários em dia, ao contrário do que disse, levianamente, esse sindicalista”, assegura.
Os servidores da limpeza, assim como todo o quadro efetivo do município, estão com seus vencimentos regularmente pagos, restando apenas a quitação do décimo terceiro que, de acordo com a lei, pode ser repassado ao trabalhador até o dia 20 de dezembro. Assereuy afirma “não saber de onde o dirigente tirou a informação de que existem parcelas dos salários de setembro, outubro e novembro, além de horas extras, em aberto”. Segundo ele, essa afirmação é totalmente inverídica.
O secretário tranqüiliza a comunidade e reafirma que não existe o menor risco de paralisação no serviço de coleta de lixo no município. “Essa atitude do sindicalista indica uma estratégia de espalhar o terror e é um desrespeito aos ilheenses”, diz.
O diretor da empresa que atua na coleta de lixo em Ilhéus, Trajano Lavigne, também refuta as declarações do dirigente sindical. A TJ possui 200 funcionários no setor de limpeza e todos estão com os seus pagamentos regulares, inclusive adicional de insalubridade e cesta básica. “Está tudo certo e conforme a convenção coletiva firmada com a categoria”, enfatiza.

Capitania dos Portos lança campanha Mar Seguro

A Campanha “Legal no Mar: Navegue com Segurança”, a ser lançada no dia 17 de dezembro pela Marinha do Brasil, acaba de ganhar um grande reforço. A Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus teve a idéia de lançar uma iniciativa paralela de fiscalização do tráfego aquaviário no período do verão. Até o dia 5 de março, será realizada a operação “Mar Seguro”.
O Comandante Francisco de Assis dos Santos, delegado da Capitania dos Portos em Ilhéus explicou que a experiência recente tem demonstrado que a postura educativa, dentro do mote estabelecido pela Marinha do Brasil de “orientar e educar antes de notificar”, é o melhor instrumento para assegurar resultados imediatos e mais permanentes. As novas ações envolverão, além da Delegacia em Ilhéus, os navios Patrulha Gravataí e Guaratuba, subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval com sede em Salvador.
Com o apoio destes navios, serão incrementadas as ações de fiscalização do tráfego aquaviário, por mar e águas interiores, nas áreas de maior concentração de turismo e lazer náuticos, em especial nos finais de semana e feriados durante todo o verão. O comandante salienta que estão sendo feitos contatos com as prefeituras, marinas, iate clubes, empresas de turismo náutico e demais entidades náuticas, a fim de divulgar e implementar as normas de segurança, bem como as ações que serão empreendidas.
O trabalho será concentrado pelo controle do tráfego aqüaviário em pontos focais, tais como canais de acesso às enseadas, baías e ancoradouros, estações de embarque e desembarque e pontos de atração turística, nas áreas onde há prática de motonáutica, principalmente a explorada por aluguel. As ações também irão reprimir a navegação em mar aberto com embarcações impróprias, além de verificar as condições de segurança das embarcações empregadas no turismo náutico e transporte de passageiros. Segundo o comandante, também serão verificadas as condições de preservação, acomodação e uso do material de salvamento das embarcações.
Ele explica que a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus adotará medidas rígidas contra infratores contumazes, lembrando que a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e seu regulamento prevêem penas também de suspensão de habilitação. “Serão exigidas as prescrições da referida Lei, sempre que houver evidente risco à vida humana”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *