INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ibarte promove encontro de capoeira para jovens carentes

Showrinho & Brasil se apresenta mais uma vez no Música na Praça

Social efetua pagamento do Peti nesta sexta-feira

CCZ promove palestra no Nossa Senhora das Vitórias

Ibarte promove encontro de capoeira para jovens carentes

Criado para atender pessoas de baixa renda, o Instituto Sul-Baiano de Arte-Educação (Ibarte) promove, neste sábado (16), o I Encontro de Cultura e Capoeira. Voltado para crianças e jovens de bairros carentes de Ilhéus, o evento acontece no espaço circular da Avenida Soares Lopes, em frente à Praça Castro Alves e próximo à pista de skate.
Além da capoeira, durante o encontro haverá apresentações de danças e grupos mirins de música com os blocos Dilazenze e Batukerê, além de recreação. Esta atividade será desenvolvida com auxilio do grupo especializado Recriart. O Ibarte atende no Instituto Nossa Senhora da Piedade e foi criado em março deste ano.
Ação social
O Instituto Ibarte atende crianças, jovens e mulheres de baixa renda e tem como proposta o oferecimento de complemente educacional em forma de arte-educação, além de cursos de capacitação. No campo cultural, a instituição filantrópica atende o público-alvo com teatro, dança, música, resgate de raízes étnicas, artes plásticas e literatura, entre outros atividades.
De cunho social, o instituto também trabalha no auxilio a projetos de integração comunitária, assistência e organização social. Entre os objetivos do Ibarte estão a promoção da cultura e a defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico. A instituição procura promover a educação, o desenvolvimento econômico, o combate à pobreza e a promoção do voluntariado.

Showrinho & Brasil se apresenta mais uma vez no Música na Praça

Iniciativa voltada para a formação de platéias e a valorização da música brasileira, o Projeto Música na Praça se mantém como excelente opção para quem gosta de repertório musical de qualidade e estilo marcante. Executado das 12h às 14h das segundas-feiras, o projeto tem como atração o Showrinho & Brasil, grupo formado por quatro músicos que prezam pela eloqüência dos acordes.
Na próxima semana, o público ilheense e os turistas que visitam a cidade, nesta época do ano, podem desfrutar da sonoridade produzida pelos cavaquinhos de Adroaldo e Tanajura, o violão de Agenor Menezes e a percussão de Rui. Os músicos dão o tom ao projeto e com sensibilidade imprimem seus nomes nas cordas e couro dos instrumentos.
Promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), o Projeto Música na Praça conquistou muitos admiradores nos 11 meses de existência. O projeto procura estabelecer repertórios com canções de grandes nomes do chorinho, estilo genuinamente brasileiro.
O Largo Cultural, localizado em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, serve de palco para as apresentações do Showrinho & Brasil. Com bancos ao redor, a praça oferece comodidade ao público e o horário é uma ótima opção para aproveitar o espaço do almoço.

Social efetua pagamento do Peti nesta sexta-feira

Famílias inscritas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) serão atendidas nesta sexta-feira, em Ilhéus, para o pagamento de mais duas parcelas do benefício. Funcionários da Secretaria de Assistência Social e Trabalho vão receber o benefício, de 8h às 15h, no Estádio Mário Pessoa. O responsável pela criança deverá apresentar documento de identidade.
Cerca de 2 mil crianças estão cadastradas no Peti em Ilhéus, mas a maioria delas já teve o seu registro migrado para o Bolsa Família, conforme determinação do Governo Federal. Com a migração, os pagamentos passam a ser realizados por meio de cartão magnético, nos terminais da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, mais de 1.800 crianças inscritas no Peti já recebem o seu benefício com o cartão do Bolsa Família. “Por esse motivo, nesta sexta-feira, o pagamento será feito apenas a aproximadamente 150 atendidos pelo programa”, afirma.
A secretária observa que o processo de migração dos cadastros está adiantado e as famílias remanescentes devem aguardar o comunicado do Governo Federal para se dirigir até a Secretaria de Assistência do município, a fim de atualizar os dados. A partir daí, o cartão do Bolsa Família é encaminhado para o beneficiário no prazo de 30 a 60 dias. “Caso não receba o cartão nesse intervalo, o titular deve procurar a Secretaria para verificar se houve alguma pendência”, orienta Fátima Reis.
Enquanto a renovação dos cadastros não for concluída, os pagamentos continuam sendo realizados normalmente pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho. A secretária salienta que não é preciso correria, pois em hipótese alguma haverá interrupção dos repasses para os beneficiários.

CCZ promove palestra no Nossa Senhora das Vitórias

Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus estarão, no próximo dia 19, no bairro Nossa Senhora das Vitórias, divulgando ações do órgão e informando sobre a prevenção de doenças como raiva e leptospirose. A palestra está marcada para as 14 horas, na Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, e o público-alvo são as equipes de enfermagem das três unidades do Programa Saúde da Família (PSF) que atuam no bairro, além dos profissionais da unidade básica de saúde do Ilhéus II.
De acordo com os técnicos, o tema a ser tratado inclui informações sobre raiva, leptospirose e controle de roedores. A intenção é indicar linhas de ação aos profissionais de saúde e agentes comunitários para que eles trabalhem como multiplicadores de conscientização e prevenção de zoonoses. “Os agentes, por exemplo, têm um poder muito grande de propagar essa educação voltada à saúde”, opina o diretor do CCZ, o veterinário Aloísio Correia Leite.
Com igual objetivo, o Centro de Controle de Zoonoses tem promovido palestras em outras áreas da cidade, reunindo grupos diversos, como militares e estudantes. Qualquer instituição ou grupo organizado que deseje obter informações sobre o trabalho do Centro pode solicitar a visita dos técnicos, pelo telefone 3634-4434. “Nós vamos com o maior prazer, pois a única preocupação do CCZ é servir bem à comunidade”, afirma o diretor.
Aloísio afirma que essas visitas são aproveitadas para passar à comunidade uma noção precisa sobre o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses. Segundo ele, ainda existe um preconceito com relação a essa atuação, mas “quando as pessoas conhecem o verdadeiro papel do CCZ, elas descobrem que o órgão é um aliado da comunidade, na efetivação de políticas públicas de saúde”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *