O 2º Fórum de Turismo da Costa do Cacau vai discutir o projeto de regionalização do turismo na região para os dois próximos anos. O grande objetivo é contribuir para a consolidação da Costa do Cacau como destino turístico sustentável, a fim de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população. As palestras vão abordar temas como: A Gestão dos Destinos Turísticos, Turismo de Eventos: o fim da baixa estação, Turismo Sustentável: desenvolver e preservar, O papel das entidades na regionalização do turismo, Regionalização: Desenvolvimento do Turismo Brasileiro, Gestão de Serviços: a experiência do clube da excelência em turismo, Turismo Cultural, Ecoturismo e Apresentação do Pró Agência.
Segundo a organização do evento, os pontos estratégicos das discussões serão o reposicionamento do destino Costa do Cacau no mercado turístico, através do desenvolvimento e melhoria dos produtos turísticos; o fortalecimento da cooperação, proporcionando
melhores resultados econômico-financeiros para as empresas e o fortalecimento da educação e da consciência turística e ambiental. A proposta é discutir a organização do turismo da região e sua reafirmação como atividade geradora de emprego e renda.
A Costa do Cacau abrange os municípios de Ilhéus, Canavieiras, Una, Itacaré, Serra Grande, Maraú, Itabuna e Santa Luzia. É uma região que conserva fantásticos santuários ecológicos, oferecendo uma enorme diversidade de roteiros turísticos, e a idéia do fórum é ampliar as opções de atrativos para os turistas e aumentar a divulgação a nível nacional.
Cases de sucesso
No encontro, onde estarão reunidas diversas entidades que trabalham com o turismo na região, como associações, hotéis, restaurantes e outras instituições, e estudantes da área, além de palestras e painéis, serão apresentados alguns cases de sucesso como a experiência da Rota dos Tropeiros, no Paraná, a Costa dos Corais, em Alagoas e o case de Bonito, no Mato Grosso.
Divulgação: ATIL – Associação de Turismo de Ilhéus. Acesse www.atil.tur.br