Informes ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus

Colo Colo anuncia parceria e novos atletas chegam para compor elenco

Triathlon vai reunir melhores atletas da Bahia em Ilhéus

Escola do Banco da Vitória no Fórum Cultural Mundial

Resultado de projeto de dança será apresentado no Municipal

Fórum de Turismo vai reunir diversas autoridades em Ilhéus

Colo Colo anuncia parceria e novos atletas chegam para compor elenco

Um time de qualidade, capaz de representar as tradições do futebol da Bahia na Copa do Brasil e, de Ilhéus, na disputa do Campeonato Baiano de 2007, quando tentará o inédito título de bi-campeão estadual. Esta é a intenção da diretoria do Colo Colo de Futebol e Regatas que hoje (28) anunciou uma importante parceria com a empresa Antoniu´s Assessoria Esportiva, criada há mais de uma década e que administra a carreira profissional de importantes atletas brasileiros. O anúncio foi feito durante um café da manhã, que contou com a presença do presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, que conheceu de perto – elogiou – o planejamento do clube para o primeiro semestre de 2007. “O Colo Colo é hoje exemplo para o futebol profissional da Bahia”, afirmou.
“Estamos em um caminho cada vez mais profissional”, comemora o presidente José Maria de Santana. “A parceria com a Antôniu´s será bastante proveitosa, já que, na prática, representará a vinda de atletas qualificados para o nosso clube”, revela o vice-presidente, Marco Maron. Dentre os primeiros anúncios feitos na manhã de hoje, pelo empresário Antônio Tillemont, um dos sócios da empresa, estão dois zagueiros, um meia e um atacante. Novos reforços poderão ser anunciados, a depender da necessidade do novo treinador, Dico Maradona, que como jogador conquistou o título de campeão brasileiro pelo Bahia, em 88, e é também uma das peças trazidas pela empresa para a campanha de 2007. A Antôniu´s é uma das poucas empresas do gênero no Brasil com credenciamento na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e responsável pelas carreiras de atletas como os goleiros Fábio Costa e Jean; Marcelo Ramos, Dudu Cearense, Fabão, Nonato, Ed Carlos e Nadson.

Reforços
De imediato, a empresa está disponibilizando os zagueiros Rodinei, de 1,86m, que em 2006 jogou na Portuguesa Santista (SP) e iniciou a carreira nas divisões de base do Vitória; e Renato, também de 1,86m que vem do Ceilândia (DF) e iniciou carreira no CFZ do Rio de Janeiro. Para o meio-campo, o Colo Colo ganha o reforço de Anselmo, campeão baiano sub-20 pelo Esporte Clube Bahia e eleito pela Federação Baiana como destaque do Campeonato estadual da categoria. E a grande novidade para o ataque é o centroavante Kena, que fez parte do elenco do campeão brasileiro São Paulo, em 2006.
A diretoria do Colo Colo ressalta que, além destes primeiros reforços, jogadores importantes na conquista do Campeonato Estadual de 2006 foram mantidos no elenco, dentre eles os goleiros Marcelo e Boy; os alas Hudson e Weskley; os volantes Melke, Juninho e Rondinelli; os meias Marlon, Péricles e Guga; e os atacantes Fabrício, Belo e Juca. Ainda por conta da iniciativa do clube, foram contratados o volante Bruno Belém, do Vasco da Gama, o zagueiro Uelton, do São José (SP) e o meia Beu, destaque do Juazeiro no campeonato passado.

Triathlon vai reunir melhores atletas da Bahia em Ilhéus

A terceira e última etapa do Campeonato Baiano de Triathlon Short acontece no dia 9 de dezembro, na praia da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). A largada está programada para 9 horas e as provas compreendem 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 de corrida. Segundo previsão da coordenação, o evento contará com a participação dos melhores triatletas do estado, no masculino e feminino.
A competição conta com apoio da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Esporte e Cidadania, Saúde, Turismo, Transporte e Trânsito e da Fundação Maramata. As polícias Militar e Civil também colaboram. Seis juizes da Federação Baiana de Triathlon (Febatri) se encarregarão da arbitragem das provas de natação, ciclismo e corrida.
A premiação acontecerá na Rua 13 de Maio, próximo ao local de largada e chegada. O professor Vanderlito Ribeiro, um dos coordenadores da prova, disse que mais de 200 pessoas estão envolvidas na preparação do evento. A comissão organizadora ainda se esforça para conquistar novos apoios, principalmente junto à iniciativa privada.
Segundo o professor Ribeiro, no dia seguinte à realização da etapa final do Campeonato Baiano de Triathlon Short acontecem as primeiras provas do Triathlon Kids de Ilhéus, na Praia do Cristo, onde ocorrerão largada e chegada. O evento vale para crianças e adolescentes na faixa de 10 a 17 anos. As provas serão realizadas em distâncias de acordo com a idade. A realização das provas infantis tem como objetivo incentivar o trabalho de base com crianças e adolescentes, além de contribuir para uma boa formação e disciplina.

Escola do Banco da Vitória no Fórum Cultural Mundial

Os dez anos de um grandioso projeto cultural, desenvolvido pela Escola Municipal do Banco da Vitória, serão coroados esta semana, com a participação do estabelecimento de ensino no Fórum Cultural Mundial, que acontece de 1º a 4 de dezembro, em Salvador. A escola ilheense foi selecionada para expor o seu projeto em um estande no foyer da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro do Canela.
O trabalho que será exposto em Salvador integra o projeto “Consciência da Beleza Negra”, realizado há uma década no Banco da Vitória. “A proposta é combater a discriminação racial e demonstrar que existe um caminho a ser percorrido a partir da construção do conhecimento”, resume a diretora da escola, professora Siomara de Mello Bastos.
A professora conta que, antes, havia discriminação dentro da escola contra as crianças de cor negra, o que hoje praticamente não ocorre. “O clima agora é de respeito e igualdade, além da admiração pelo belo trabalho que é fruto desse projeto”, descreve. As ações ultrapassam os muros da escola e envolvem a comunidade, que participa de oficinas, seminários e mutirões de saúde. Os eixos são a valorização das diferenças, a reconstrução da identidade local e o reconhecimento da cultura como instrumento de liberação.
Para a professora Siomara, o nítido caráter social do projeto, comprovado pela sua interferência positiva na mudança de comportamento de uma comunidade, é o motivo que levou a experiência do Banco da Vitória a ser selecionada para figurar no Fórum Cultural Mundial. Ela destaca o apoio do governo municipal às ações, bem como para garantir a participação dos alunos e professores no FCM.
Esta é a segunda edição do Fórum, que teve início segunda-feira, no Rio de Janeiro. A partir desta sexta, o evento terá seqüência em Salvador, mantendo a proposta de debater principalmente a proteção à diversidade cultural, economia criativa e direitos sobre propriedade intelectual. Desde sua criação, o FCM visa repensar o papel das artes e da cultura no mundo globalizado.

Resultado de projeto de dança será apresentado no Municipal

O resultado do primeiro ano do Projeto Sócio-Cultural Criança Arte Dança será apresentado às 18 horas de desta quarta-feira, no Teatro Municipal de Ilhéus. A iniciativa consiste na preparação física, educacional e cultural de estudantes de escolas da rede municipal e já atinge um total de 800 alunos. O trabalho é desenvolvido por meio de técnicas de expressão corporal, com utilização de músicas clássicas, especificas para aulas de balé.
O projeto é coordenado pela coreógrafa Sôanne Marry. Oséas Antonio Ribeiro, Laís André e Ana Virgínia, arte-educadores, participam da iniciativa implantada com sucesso nas escolas Themístocles Andrade, Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Darcy Ribeiro, Creche Municipal Dom Eduardo e no Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie).
Supervisionado por Áurea Tomás, coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da Secretária de Educação, o Projeto Sócio–Cultural Criança Arte Dança conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Teatro Municipal, Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e do Projeto Águia da Cultura.
Sôanne Marry, coordenadora da iniciativa, disse que o projeto possibilita o desenvolvimento sócio-cultural através da dança e da educação. Destacou ainda as noções de balé clássico promovidas pelo projeto e da importância do trabalho para o futuro dos estudantes.

Fórum de Turismo vai reunir diversas autoridades em Ilhéus

Diversas autoridades ligadas ao turismo no Brasil já confirmaram presença no 2º Fórum de Turismo da Costa do Cacau, que acontece entre os dias 7 e 9 de dezembro, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, trazendo como tema principal “A Regionalização do Destino”. Dentre elas, destaque para a coordenadora do projeto de regionalização do turismo, do Ministério do Turismo, Tânia Brizolla, e o vice-presidente da Federação Brasileira dos Convention Bureaux, Fernando Ferrero.
O evento será realizado pelo Ilhéus e Costa do Cacau Convention Bureau, em parceria com o Sebrae, como parte do projeto para o desenvolvimento do turismo na Costa do Cacau. A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ilhéus (Setur), a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), o Banco do Nordeste e o Grupo Predial são os grandes apoiadores do fórum.
O 2º Fórum de Turismo da Costa do Cacau vai discutir o projeto de regionalização do turismo na região para os dois próximos anos. O grande objetivo é contribuir para a consolidação da Costa do Cacau como destino turístico sustentável, a fim de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população. As palestras vão abordar temas como: A Gestão dos Destinos Turísticos, Turismo de Eventos: o fim da baixa estação, Turismo Sustentável: desenvolver e preservar, O papel das entidades na regionalização do turismo, Regionalização: Desenvolvimento do Turismo Brasileiro, Gestão de Serviços: a experiência do clube da excelência em turismo, Turismo Cultural, Ecoturismo e Apresentação do Pró-Agência.
Segundo a organização do evento, os pontos estratégicos das discussões serão o reposicionamento do destino Costa do Cacau no mercado turístico, através do desenvolvimento e melhoria dos produtos turísticos; o fortalecimento da cooperação, proporcionando melhores resultados econômico-financeiros para as empresas e o fortalecimento da educação e da consciência turística e ambiental. A proposta é discutir a organização do turismo da região e sua reafirmação como atividade geradora de emprego e renda.
A Costa do Cacau abrange os municípios de Ilhéus, Canavieiras, Una, Itacaré, Serra Grande, Maraú, Itabuna e Santa Luzia. É uma região que conserva fantásticos santuários ecológicos, oferecendo uma enorme diversidade de roteiros turísticos, e a idéia do fórum é ampliar as opções de atrativos para os turistas e aumentar a divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *