INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus tem programação para o Dia de Luta contra a Aids

Atividades marcam Dia da Consciência Negra em Ilhéus

Facsul apresenta cursos a distância em Ilhéus

Ilhéus sedia seletiva dos jogos universitários

Ilhéus abre seminário de flores e folhagens na quinta-feira

Ilhéus tem programação para o Dia de Luta contra a Aids

As atividades que Ilhéus reserva para marcar a passagem do Dia Mundial de Luta contra a Aids – 1º de dezembro – serão concentradas na Praça Coronel Pessoa, centro da cidade. O Centro de Referência no Controle das DST / Aids, juntamente com o Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e ONGs serão as participantes da mobilização, que incluirá palestras e exames preventivos.
De acordo com os organizadores, um toldo será instalado na praça, onde também haverá um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante, para a coleta de material para exame. A equipe envolvida nos atendimentos será formada por cerca de 20 pessoas, entre enfermeiros, assistentes sociais, biomédicos e bioquímicos. Segundo a médica Alba Ikuta, que coordena o Centro de Referência, as pessoas que se submeterem aos exames terão os resultados dos mesmos em dez dias.
Além do teste para a detecção do HIV, também será disponibilizado o exame VDRL, que verifica a presença do vírus causador da sífilis. As equipes das Unidades Básicas de Saúde também estão mobilizadas na divulgação do Dia Mundial de Luta contra a Aids em suas respectivas comunidades. “Queremos trazer os moradores dos bairros e promover um grande trabalho de conscientização”, salienta Alba Ikuta.
Entre os órgãos que já confirmaram parceria com a iniciativa, estão o Grupo Técnico Assessor (GTA), da Secretaria Estadual de Saúde, o Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (Gapa) e as ONGs Viva Luana e Eros. Essas instituições desenvolverão atividades paralelas, como oficinas, palestras e sessões de aconselhamento, ao longo da programação do Dia de Luta.

Atividades marcam Dia da Consciência Negra em Ilhéus

O Dia Nacional da Consciência Negra em Ilhéus foi marcado pela realização de palestras sobre a Lei 10.639/03, que versa sobre a obrigatoriedade da inclusão de aulas de História e Cultura Afro-Brasileira no ensino público. Uma exposição que retrata aspectos do povo africano também foi aberta como parte da série de eventos que lembraram a saga de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em uma emboscada no dia 20 de novembro de 1695. A mostra, intitulada “Brasil-África: 500 anos de relações” permanece no Teatro Municipal até esta terça-feira.
Uma visita ao distrito de Rio do Engenho, onde relatos históricos indicam ter ocorrido uma das primeiras rebeliões de escravos no Brasil, fez parte da programação do Dia Nacional da Consciência Negra. Professores da rede pública participaram do passeio, além de ter discutido temas relacionados à etnia afro-descendente em uma mesa-redonda no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne.
As atividades foram promovidas pelo Programa de Implementação de Estudos Regionais (Proier), em parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e a Yabas, entidade que reúne os terreiros de candomblé de Ilhéus. O resgate da cultura negra e a reflexão sobre as condições de vida da população afrodescendente no Brasil constituíram o eixo dos debates.
Segundo o coordenador do Proier, Erbson Cardoso, “o Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma de homenagear e manter viva a figura de Zumbi e sua importância na luta pela libertação dos escravos”. Sobre a Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, observou que tem grande importância por contribuir para o reconhecimento do povo negro e o resgate de sua cultura e história.

Facsul apresenta cursos a distância em Ilhéus

A direção da Faculdade do Sul da Bahia (Facsul) vai promover reunião, nesta terça-feira, a partir das 18 horas, no auditório da Ceplac, em Ilhéus, com o objetivo de informar acerca do seu primeiro vestibular com oferta de cursos de educação a distância. A iniciativa está sendo viabilizada em parceria com o governo local e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste Baianos (Amurc). Entre outros cursos, serão oferecidas vagas para bacharelado em Turismo e licenciatura em Pedagogia.
A reunião desta terça-feira contará com a presença do diretor administrativo da Facsul, Nérope Martinelli, e dos secretários municipais de Turismo, Paulo Moreira, e Educação, Almir Gonçalves Pereira. Também estão sendo convidados profissionais ligados ao trade e professores da rede municipal de ensino.
De acordo com o secretário Almir Pereira, uma das razões da parceria é garantir o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que estabelece prazo para que todos os professores do ensino fundamental tenham graduação universitária. “Isso vem contribuir com o esforço do município para promover a formação continuada de seu quadro de profissionais do magistério”, afirma o secretário.
Pereira explica que os professores da rede que ainda não possuem curso superior poderão concluir a faculdade de Pedagogia no período de três anos, com aulas ministradas em teleconferência nos finais de semana. “O método é eficiente, reconhecido pelo MEC e depende muito da dedicação do aluno”, salienta. Todo o material pedagógico é fornecido pela Universidade de Uberaba (UniUbe), enquanto à Prefeitura caberá a cessão do espaço físico para as aulas.
A Facsul informa, ainda, que haverá um preceptor para consultas e orientações aos estudantes. A estrutura contará com laboratório de informática com internet, biblioteca, CD-Room e roteiros temáticos. As inscrições para o vestibular poderão ser feitas até o dia 30, e haverá postos para recepção de candidatos em Ilhéus. Os locais serão divulgados durante a reunião no auditório da Ceplac. Além dos cursos de Pedagogia e Turismo, o concurso oferecerá vagas de licenciatura em Geografia, História, Letras, Química, Matemática e Ciências Biológicas.

Ilhéus sedia seletiva dos jogos universitários

Em cinco jogos realizados, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) conseguiu cinco vitórias e é a equipe favorita para conquistar a etapa do interior do da II Copa Universitária de futsal. Para este sábado (25), a partir das 16 horas, no ginásio de esportes Herval Soledade, a primeira semifinal será entre a Uesc x Faculdade Madre Thaís. No mesmo local, às 17 horas, acontece outro jogo entre a Faculdade Montenegro (Ibicaraí) x FTC (Itabuna). O objetivo é promover o esporte como meio de integração social e de qualidade de vida.
Com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Esporte e Cidadania, a copa conta com a participação de equipes da Uesc, FacSul, FTC/Itabuna, faculdades Montenegro (Ibicaraí), Madre Thaís, de Ilhéus e Ibec (unidades de Ilhéus e Ipiaú), Unopar/ (Ilhéus e Itabuna). A competição é realizada pela Federação Universitária de Futsal, numa parceria com a Liga Ilheense de Futsal.
O coordenador do evento, professor Renato Peixoto, diz que é excelente o nível técnico das equipes. “O público que acompanha os jogos tem assistido a bons espetáculos e os atletas melhoram a cada jogo”, diz. O professor afirma ainda que “a prefeitura tem sido uma importante parceira em todos os nossos eventos e uma grande incentivadora do esporte amador em Ilhéus”.
Renato Peixoto salienta que, além do apoio do prefeito Valderico Reis, a copa tem o patrocínio da CDL de Ilhéus, Unimed, Topada Calçados, Back-Door, entre outras empresas. “A participação da iniciativa privada também fortalece o nosso esporte e demonstra o comprometimento do empresariado local com o esporte amador”.

Ilhéus abre seminário de flores e folhagens na quinta-feira

Promovido pela Associação de Floricultores do Sul da Bahia (Florassulba), o I Seminário e Exposição Técnica de Flores Tropicais da Mata Atlântica (Floratlântica) vai reunir produtores e especialistas no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus. De quinta-feira (23) a domingo (26), eles discutirão assuntos relacionados às perspectivas do mercado brasileiro e mundial de flores e folhagens tropicais e ao manejo desta cultura. Um mostra com diversas espécies será instalada no estacionamento do Centro de Convenções.
A realização de oficinas de arranjos florais consta da programação do evento, que será aberto às 19 horas, tendo logo após a palestra “Perspectivas do mercado nacional para flores tropicais”, com abordagens de Renato Opitz. Na sexta, serão ministradas palestras sobre mercado e técnicas de produção, além de abordagens dos temas “Conservação pós-colheita de flores tropicais”, “Principais doenças e pragas associadas ao cultivo de flores tropicais” e “Programa Flores da Bahia”.
Os temas “Programa brasileiro de qualidade e certificação de flores e plantas ornamentais”; “Produção e comercialização de abacaxis ornamentais” e “Coperativismo e comercialização de flores” serão abordados no sábado (25). Neste mesmo dia, haverá análises sobre as perspectivas do mercado mundial para flores e folhagens tropicais e paisagismo com flores tropicais, além da realização de oficinas de arranjos florais.
No domingo, acontecem mais duas oficinas de arranjos florais e um mini-curso sobre comercialização nacional e internacional de flores tropicais. O evento será fechado logo após as palestras sobre “Nutrição e avanços tecnológicos no cultivo de flores tropicais” e “Casos de sucesso na exportação de flores tropicais”.

Exposição
O horário do inicio da exposição é o mesmo da abertura do seminário. Neste dia a exposição será fechada às 24 horas. Nos demais funcionará sempre das 16 às 22 horas. Os expositores são produtores de flores, prefeituras, agroindústrias, cooperativas, empresas de produção e comércio de insumos e implementos agrícolas, sindicatos e agentes financeiros.
A exposição conta ainda com estandes de empresas de telecomunicação e informática, ONGs, instituições estaduais, federais e privadas de ensino pesquisa e extensão, bares e restaurantes e o Sebrae. O seminário conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Banco do Nordeste (BN). Grupo Predial e Sebrae.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *