Cursos dão maior agilidade a máquina pública de Itajuípe

Os cursos promovidos pela Escola de Governo e Valorização do servidor de Itajuípe, têm melhorado o serviço público e qualificado os funcionários que atuam na máquina pública da cidade que tem uma população de estimada em 22 mil habitantes. Nos seus 22 meses de criada, a Escola de Governo (EGVS), já promoveu diversos cursos e encaminhou funcionários municipais para treinamento e participação de congressos na capital do estado.
Servidores do município participaram do Congresso Nacional de Licitações e do curso de Coordenação de Controle Interno, realizados em Salvador. Os cursos servem não apenas para a orientação de procedimentos como dá uma maior transparência a gestão municipal, na opinião de Arcênio Ninck , coordenador executivo da Prefeitura de Itajuípe. Ninck diz que os cursos são um marco da administração do prefeito de Itajuípe , Marcos Dantas, pois asseguram melhor uso do dinheiro público e melhor atendimento à população.
Nubélia Brito Matos, secretária executiva da secretaria de administração e finanças, afirma que os cursos têm contribuído para abrir os horizontes com o aprendizado. Servidora do município há cinco anos, Nubélia Matos participou recentemente do curso de licitações e contratos administrativos. Com uma carga horária de 16 horas, serviu para fornecer aos participantes uma idéia geral dos procedimentos em compras e licitações públicas.
Ministrado Por Divaldo Melo, coordenador de controle interno do município, e Ana Carine Assis de Souza, especialista na área, o curso atendeu a 25 participantes de todas as secretarias municipais. Jorge Luiz dos Santos, com 24 anos de serviço público, diz que em toda a história de Itajuípe nunca um governo teve tanta preocupação com o servidor. Na análise de Jorge Luiz, o servidor fica estagnado na carreira. A qualificação dá um novo horizonte. “Não basta apenas pagar em dia tem que motivar o servidor e os cursos fornecem esse instrumental”, diz ele.
Para o secretário de administração e finanças, Alex Souza, desde o início da administração o planejamento estratégico já previa a modernização da máquina pública. Ele lembra o curso de Práticas Administrativas ainda na época do ex-secretário de administração Osias Lopes. Alex diz que ali se deu o pontapé inicial dos cursos que para ele serve não apenas para agregar conhecimento do servidor, mas, também, para que faça bom uso dos recursos públicos com o uso de procedimentos corretos.
O coordenador de Controle Interno Divaldo Melo diz que a legislação fiscal se moderniza e é necessária a adequação dos servidores as novas práticas. O secretário de Desenvolvimento Econômico Alex Gonzaga que Itajuípe está tomando a dianteira nesse setor. Demonstrando a preocupação do prefeito com o bom uso do dinheiro público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *