Câmara de Ilhéus promove outra pizza

A manobra começou pela manhã, quando uma reunião a portas fechadas decidiu que só o relatório do sub-relator Marcus Paiva seria votado e o do relator Marcos Flávio, governista, seria ignorado.
Por 7×5 os vereadores rejeitaram o relatório de Paiva, que pedia a cassação do prefeito Valderico Reis com base em dezenas de provas de que houve desvio de dinheiro público através de cursos fantasmas.
A Comissão comprovou que parte de R$ 1,440 milhão foi desviado através de cursos de inglês e informática que não foram dados aos 8 mil alunos previstos no contrato.
Também havia indícios de que a licitação, feita, assinada e paga em poucas horas, foi dirigida.
Votaram pelo relatório e a cassação do prefeito Marcus Paiva, Carmelita Ângela, Jailson Nascimento, Alcides Krushewsky e Alisson Mendonça.
Votaram “pela pizza” Edson Caranha, Maria de Lurdes, Ademir Almeida, Zerinaldo Senna, Gilmar Sodré, Marcos Flávio e Cacá, que assumiu o posto depois que Joabs Ribeiro pediu licença por uma semana.
É mais um capítulo na triste história da Câmara atual, que já passou pelo escândalo da propina, outro cuja CEI acabou sem punir ninguém, nem mesmo Zerinaldo, que acusou os colegas de receber dinheiro sujo.

Festa em homenagem a São Sebastião

NOVENÁRIO: 11 A 19/01/2007 – 19:00h
TEMA CENTRAL: SEGUIMENTO E MARTÍRIO: EXPRESSÃO DO DISCIPULADO NA IGREJA

Convite: “O ponto de partida do DISCIPULADO CRISTÃO é o encontro com a pessoa viva de Jesus Cristo. De 11 a 20 de janeiro de 2007, A Catedral Diocesana de Ilhéus, será o lugar deste encontro, onde cresceremos na fé, fortaleceremos o discipulado,testemunharemos a santidade, despertaremos para a missão e celebraremos a festa do nosso padroeiro SÃO SEBASTIÃO”.

PROGRAMAÇÃO

1ª. NOITE – DIA 11/01/07 – Quinta-Feira

Tema: ESCUTA DA PALAVRA E PERTENÇA A IGREJA,COMO SINAIS DO DISCIPULADO.

Convidados: Renovação Carismática, Ministros Extraordinários da Comunhão, Cáritas Diocesana e Estivadores de Ilhéus

Responsáveis: Equipes: I,II E III – E.C.C.

Animação: Ministério Celebrai

Recpção:

PALESTRANTE:______________________

*****

2ª. NOITE – DIA 12/01/07 – Sexta-Feira

Tema: OS COMPROMISSOS BATISMAIS TESTEMUNHAM O DISCIPLADO NA IGREJA.

Convidados: Apostolado da Oração, Movimento Mãe Rainha, Legião de Maria, Pia União De Stº. Antonio e Filhas de Maria

Responsáveis: Equipes: IV,V E VI -ECC

Recpção:

Animação: Coral Diocesano Dom Eduardo

PALESTRANTE:______________________

*****

3ª. NOITE – DIA 13/01/07 – Sábado

Tema: A MISSÃO DA IGREJA É A MISSÃO DO DISCIPULO.

Convidados: Encontro de Casais com Cristo, Pastoral Familiar Pastoral Vocacional, Comunidades N.Sra. da Vitória, Lourdes e Graça

Responsáveis: Equipes: VII,VIII E IX – ECC

Recepção:

Animação: Amor Constroi

PALESTRANTE:______________________

*****

4ª. NOITE – DIA 14/01/07 – Domingo

Tema: PARÓQUIA COMO ESPAÇO DE AÇÃO DO DISCIPULO DE JESUS CRISTO.

Convidados: Pastoral da Juventude , Catequese: Batismo, Crismados , Grupo Escalada e famíliares.

Responsáveis: Equipes: X,XI E XII – ECC

Recepção

Animação: Ministério Ava

PALESTRANTE:______________________

*****

5ª. NOITE – DIA15/01/07 – Segunda-Feira

Tema: CELEBRAR E ENTRAR NO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO É FONTE DE VIDA PARA O DISCIPULO

Convidados: Prefeitura Municipal de Ilhéus, Câmara de Vereadores de Ilhéus e Poder Judiciário

Responsáveis: Equipes: XIII,XIV E XV – ECC

Recpção:

Animação:Lumem Crist

PALESTRANTE:______________________

6ª. NOITE – DIA 16/01/07 – Terça -Feira

Tema: PARÓQUIA LUGAR DA PRÁTICA FRATERNA E CARITATIVA DO DISCIPULO DE CRISTO.

Convidados: Pia União de Santo Antonio, CONDILE Equipes e ministérios de Cantos Comunidades Religiosas e Religiosos de Ilhéus,: E todos os Sebastiãos e Sebastianas.

Responsáveis: Equipes: XVI,XVII E XVIII – ECC

Recepção:

Animação: Coral N.Sra. das Vitórias

PALESTRANTE:______________________

*****

7ª. NOITE – DIA 17/01/07 -Quarta-Feira

Tema: PASTORAIS E MOVIMENTOS PAROQUIAIS SÃO COMPROMISSOS E MISSÃO DO DISCIPULO DE CRISTO.

Convidados: Coroinhas, Infância Missionária e Pastoral da Criança, Associação Comercial, CDL, Comerciantes e Comerciários

Responsáveis: Equipes: XIX,XX – ECC

Recpção:

Animação: Ministério Celebrai

PALESTRANTE:______________________

*****

8ª. NOITE – DIA 18/01/07 – Quinta-Feira

Tema: TRANSFORMAR E ENRIQUECER A SOCIEDADE PELOS VALORES DO EVANGELHO É MISSÃO DOS DISCIPULOS DE CRISTO.

Convidados: Cursilho de Cristandade, Grupos de Evangelização, Entidades Assistenciais e Associações de Caridade

Responsáveis: Equipes: XXI E XXII – ECC

Recpção:

Animação: Coral N.Sra. de Lourdes

PALESTRANTE:______________________

*****

9ª. NOITE – DIA 19/01/05 – Sexta-Feira

Tema: MARTIRIO E SANTIDADE EXPRESSÕES MÁXIMAS DO DISCIPULADO NA IGREJA

Convidados: Pastoral do dízimo, Pastoral Afro e Pastoral da Saúde, Academia de Letras de Ilhéus, Turistas e Visitantes

Responsáveis: XXIII – ECC

Recpção:

Animação: Coral Diocesano Dom Eduardo

PALESTRANTE: PE. EVANDRO DE POTIRAGUA

*****

SÁBADO DIA 20/01/2007

05:00 h – Alvorada Festiva

09:00 h – Solene Concelebração da Eucaristia – Animação Coral Diocesano Dom Eduardo

17:00 h – Procissão. – Animação: banda lummem Crist. Ministérios Awa e Celebrai

18:00 h. Missa de Encerramento: Animação Coral N.Sra. de Lourdes

2º Fórum de Turismo da Costa do Cacau

Diversas autoridades ligadas ao turismo no Brasil já confirmaram suas presenças no 2º Fórum de Turismo da Costa do Cacau, que acontece entre os dias 7 e 9 de dezembro, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, trazendo como tema principal “A Regionalização do Destino”. Dentre elas, destaque para a coordenadora do projeto de regionalização do turismo, do Ministério do Turismo, Tânia Brizolla, e o vice-presidente da Federação Brasileira dos Convention Bureaux, Fernando Ferrero.
O evento será realizado pelo Ilhéus e Costa do Cacau Convention Bureau, juntamente com o Sebrae, como parte do projeto para o desenvolvimento do turismo na Costa do Cacau. A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ilhéus (Setur), a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), o Banco do Nordeste e o Grupo Predial são os grandes apoiadores do fórum.

O 2º Fórum de Turismo da Costa do Cacau vai discutir o projeto de regionalização do turismo na região para os dois próximos anos. O grande objetivo é contribuir para a consolidação da Costa do Cacau como destino turístico sustentável, a fim de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população. As palestras vão abordar temas como: A Gestão dos Destinos Turísticos, Turismo de Eventos: o fim da baixa estação, Turismo Sustentável: desenvolver e preservar, O papel das entidades na regionalização do turismo, Regionalização: Desenvolvimento do Turismo Brasileiro, Gestão de Serviços: a experiência do clube da excelência em turismo, Turismo Cultural, Ecoturismo e Apresentação do Pró Agência.

Segundo a organização do evento, os pontos estratégicos das discussões serão o reposicionamento do destino Costa do Cacau no mercado turístico, através do desenvolvimento e melhoria dos produtos turísticos; o fortalecimento da cooperação, proporcionando
melhores resultados econômico-financeiros para as empresas e o fortalecimento da educação e da consciência turística e ambiental. A proposta é discutir a organização do turismo da região e sua reafirmação como atividade geradora de emprego e renda.

A Costa do Cacau abrange os municípios de Ilhéus, Canavieiras, Una, Itacaré, Serra Grande, Maraú, Itabuna e Santa Luzia. É uma região que conserva fantásticos santuários ecológicos, oferecendo uma enorme diversidade de roteiros turísticos, e a idéia do fórum é ampliar as opções de atrativos para os turistas e aumentar a divulgação a nível nacional.

Cases de sucesso

No encontro, onde estarão reunidas diversas entidades que trabalham com o turismo na região, como associações, hotéis, restaurantes e outras instituições, e estudantes da área, além de palestras e painéis, serão apresentados alguns cases de sucesso como a experiência da Rota dos Tropeiros, no Paraná, a Costa dos Corais, em Alagoas e o case de Bonito, no Mato Grosso.

Divulgação: ATIL – Associação de Turismo de Ilhéus. Acesse www.atil.tur.br

Informes ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus

Procrif realizou oitavo batizado e troca de cordéis

Secretaria de Educação entrega certificados

Entidades promovem palestras sobre prevenção ao câncer

Zona rural recebe serviços da Unidade Móvel de Saúde

Procrif realizou oitavo batizado e troca de cordéis

A Associação de Capoeira Liberdade realizou, nos últimos dias 25 e 26, em sua sede provisória, o seu oitavo batizado e troca de cordéis, dentro do Projeto Criança Feliz (Procrif), que atua no Alto da Conquista. O encontro contou com a participação de mestres da arte, de Ilhéus e outros municípios baianos, como Vitória da Conquista e Poções.
Entre os presentes ao último batizado e troca de cordéis, estavam os mestres Luiz Capeta e Virgílio, os contramestres Gordo, Cera, Negão e Marquinho e os professores Coelho, Zé Carlos, Mito, Nildo, Vânia, Pequeno, Monteiro, Dadai, Ninja e Júnior. De Vitória da Conquista, vieram o mestre Acordeon, o contramestre Binho e os professores Sandro e Vidal. De Poções, o contramestre Didi e instrutores. No evento, ocorreram palestras, show folclórico e apresentação afro.
O presidente da Associação é o contramestre Gordo, que afirma ser o Procrif uma iniciativa com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, cultural e social de crianças e adolescentes do Alto da Conquista. A entidade também se propõe a levar esse trabalho a outros bairros e à zona rural do município.

Secretaria de Educação entrega certificados

A Secretaria de Educação de Ilhéus entrega, até esta sexta-feira, certificados a professores pela participação em cursos de formação continuada. Os documentos começaram a ser entregues na terça, quando 200 integrantes do corpo docente que atua na zona rural receberam os comprovantes. O secretário Almir Pereira disse que o município tem procurado investir em um programa efetivo de capacitação do seu quadro de professores.
Os certificados que estão sendo liberados esta semana correspondem à maioria dos cursos de formação continuada realizados ao longo de 2006. Além dos professores do meio rural, outros 200 profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos também receberam reconhecimento pela freqüência em cursos de capacitação.
Na sexta-feira, a partir das 14 horas, no auditório da Justiça Federal, a Secretaria entrega certificados a professores que lecionam em turmas de 5ª a 8ª série. São 80 profissionais que participaram de um programa de capacitação para aulas nas disciplinas Português e Matemática. “Tudo isso representa uma preocupação constante de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino em nosso município”, afirma o secretário.

Entidades promovem palestras sobre prevenção ao câncer

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou em 27 mil o número de novos casos de câncer de pulmão no Brasil, este ano. A incidência da doença é relacionada, na grande maioria, ao tabagismo, segundo constatação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Chamar atenção da sociedade sobre os danos causados pelo fumo é o que pretende o Núcleo de Atenção à Família (NAF), Fraternidade Feminina Cruzeiros do Sul e o Centro Regional Cachoeira de Estudo e Abuso de Drogas, em Ilhéus.
Para abrir os olhos da população sobre os riscos provocados pelo fumo e as conseqüências danosas, será realizada uma série de palestras, nesta quinta-feira (30), Dia de Prevenção ao Câncer de Pulmão. A programação acontece, gratuitamente, a partir das 8 horas, na Loja Maçônica Elias Ocké, localizada na praça J.J. Seabra, centro da cidade.
Depois da abertura, às 9 horas, está prevista a abordagem do tema “Tabagismo na visão da Neurociência”. A professora Maria Bernadete e os alunos de psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna se encarregarão do tema. Ás 10 horas está programada a palestra do estudante de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Igor Schimidel. “A Influencia da Mídia e o Tabagismo “ é o tema a ser desenvolvido pelo aluno.
A programação continua no período da tarde, quando será enfocado o tema “Tabagismo e Aspecto Psicológico”. Desta vez, a abordagem fica por conta das alunas de psicologia da FTC- Itabuna, Carla Cavalcanti, Eliana bispo, Nilza e Vera Duarte. Elas fecham a série de palestras às 14 horas. Em seguida, acontecem trabalhos de avaliação clínica e nutricional. Estas atividades serão realizadas por médicos, enfermeiros e nutricionistas.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada hora 10 pessoas morrem por doenças relacionadas ao cigarro no Brasil. Esse número sobe para quatro milhões em um período de um ano em todo o mundo. Um alerta do órgão é que “muitos desses casos podem ser prevenidos e muitas mortes poderão ser evitadas. A principal forma de prevenir o aparecimento de câncer de pulmão é parar de fumar”, alerta.

Zona rural recebe serviços= da Unidade Móvel de Saúde

Moradores de diversas localidades da zona rural ilheense recebem esta semana o atendimento prestado pela Unidade Móvel de Saúde. Nesta quarta-feira, os procedimentos médico-odontológicos foram oferecidos no projeto de assentamento São Bento e, quinta-feira, o veículo estará na comunidade de Búzios. Os trabalhos se encerram na sexta, com a atenção à população de Carobeira.
Além de consultas e coleta de material para exames laboratoriais, a Unidade Móvel de Saúde também está realizando o acompanhamento do Programa Bolsa Família, com a pesagem e observação do cartão de vacinação de crianças de até sete anos, e atendimento à gestante.
A grande importância da Unidade Móvel está no fato de que ela chega aos locais onde não há unidade básica de saúde instalada. O serviço já beneficiou este ano mais de 25 mil pessoas e contribui para melhorar a qualidade de vida no campo, graças à ampliação da cobertura da saúde.

Colo Colo lança site e novos contratados para 2007

O campeão baiano de futebol profissional 2006, o Colo-Colo Futebol e Regatas, lançou seu site oficial na manhã de 28 de novembro em café da manhã no Iate Clube de Ilhéus, na oportunidade foram apresentadas as novas contratações do clube para a Copa do Brasil 2007 e para o campeonato baiano. Para estar sempre atualizado com as notícias do tigrão é só acessar (www.colocolo.org.br).

Saúde convoca beneficiário do Bolsa-Família para exames

Aproximadamente 17 mil beneficiários do programa Bolsa-Família têm até a próxima quinta-feira (30) para comparecer à unidade de saúde mais próxima e fazer os exames e procedimentos de rotina exigidos pelo governo como contrapartida para continuar recebendo o auxílio federal. Todas as unidades estão preparadas para o acompanhamento regular das famílias, informa a secretária de Saúde, Eliene Oliveira.
Ela destaca que o acompanhamento é uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social. Ao chegar ao posto, são observados o calendário de vacinação de crianças de zero a seis anos de idade e estado nutricional do beneficiário. Para as gestantes e mães em amamentação, são exigidos os exames pré e pós-natal. O acompanhamento em saúde é obrigatório para todos que recebem o auxílio.
A secretária destaca que os responsáveis pelo benefício que moram em áreas mais distantes, no interior, serão atendidos logo no início de dezembro, em visitas domiciliares. Eliene observa que existem ainda as contrapartidas educacionais para crianças beneficiárias. Os pais devem garantir a assiduidade da criança ou adolescente para continuar recebendo o benefício.
A secretária de Saúde ressalta ainda a contratação de novos nutricionistas, o que vem garantindo maior agilidade e tranqüilidade no acompanhamento de beneficiários do programa e melhor planejamento das ações de combate à desnutrição. “Nosso esforço é para garantir mais qualidade de vida ao ilheense”, frisa.

Informes ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus

Colo Colo anuncia parceria e novos atletas chegam para compor elenco

Triathlon vai reunir melhores atletas da Bahia em Ilhéus

Escola do Banco da Vitória no Fórum Cultural Mundial

Resultado de projeto de dança será apresentado no Municipal

Fórum de Turismo vai reunir diversas autoridades em Ilhéus

Colo Colo anuncia parceria e novos atletas chegam para compor elenco

Um time de qualidade, capaz de representar as tradições do futebol da Bahia na Copa do Brasil e, de Ilhéus, na disputa do Campeonato Baiano de 2007, quando tentará o inédito título de bi-campeão estadual. Esta é a intenção da diretoria do Colo Colo de Futebol e Regatas que hoje (28) anunciou uma importante parceria com a empresa Antoniu´s Assessoria Esportiva, criada há mais de uma década e que administra a carreira profissional de importantes atletas brasileiros. O anúncio foi feito durante um café da manhã, que contou com a presença do presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, que conheceu de perto – elogiou – o planejamento do clube para o primeiro semestre de 2007. “O Colo Colo é hoje exemplo para o futebol profissional da Bahia”, afirmou.
“Estamos em um caminho cada vez mais profissional”, comemora o presidente José Maria de Santana. “A parceria com a Antôniu´s será bastante proveitosa, já que, na prática, representará a vinda de atletas qualificados para o nosso clube”, revela o vice-presidente, Marco Maron. Dentre os primeiros anúncios feitos na manhã de hoje, pelo empresário Antônio Tillemont, um dos sócios da empresa, estão dois zagueiros, um meia e um atacante. Novos reforços poderão ser anunciados, a depender da necessidade do novo treinador, Dico Maradona, que como jogador conquistou o título de campeão brasileiro pelo Bahia, em 88, e é também uma das peças trazidas pela empresa para a campanha de 2007. A Antôniu´s é uma das poucas empresas do gênero no Brasil com credenciamento na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e responsável pelas carreiras de atletas como os goleiros Fábio Costa e Jean; Marcelo Ramos, Dudu Cearense, Fabão, Nonato, Ed Carlos e Nadson.

Reforços
De imediato, a empresa está disponibilizando os zagueiros Rodinei, de 1,86m, que em 2006 jogou na Portuguesa Santista (SP) e iniciou a carreira nas divisões de base do Vitória; e Renato, também de 1,86m que vem do Ceilândia (DF) e iniciou carreira no CFZ do Rio de Janeiro. Para o meio-campo, o Colo Colo ganha o reforço de Anselmo, campeão baiano sub-20 pelo Esporte Clube Bahia e eleito pela Federação Baiana como destaque do Campeonato estadual da categoria. E a grande novidade para o ataque é o centroavante Kena, que fez parte do elenco do campeão brasileiro São Paulo, em 2006.
A diretoria do Colo Colo ressalta que, além destes primeiros reforços, jogadores importantes na conquista do Campeonato Estadual de 2006 foram mantidos no elenco, dentre eles os goleiros Marcelo e Boy; os alas Hudson e Weskley; os volantes Melke, Juninho e Rondinelli; os meias Marlon, Péricles e Guga; e os atacantes Fabrício, Belo e Juca. Ainda por conta da iniciativa do clube, foram contratados o volante Bruno Belém, do Vasco da Gama, o zagueiro Uelton, do São José (SP) e o meia Beu, destaque do Juazeiro no campeonato passado.

Triathlon vai reunir melhores atletas da Bahia em Ilhéus

A terceira e última etapa do Campeonato Baiano de Triathlon Short acontece no dia 9 de dezembro, na praia da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). A largada está programada para 9 horas e as provas compreendem 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 de corrida. Segundo previsão da coordenação, o evento contará com a participação dos melhores triatletas do estado, no masculino e feminino.
A competição conta com apoio da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Esporte e Cidadania, Saúde, Turismo, Transporte e Trânsito e da Fundação Maramata. As polícias Militar e Civil também colaboram. Seis juizes da Federação Baiana de Triathlon (Febatri) se encarregarão da arbitragem das provas de natação, ciclismo e corrida.
A premiação acontecerá na Rua 13 de Maio, próximo ao local de largada e chegada. O professor Vanderlito Ribeiro, um dos coordenadores da prova, disse que mais de 200 pessoas estão envolvidas na preparação do evento. A comissão organizadora ainda se esforça para conquistar novos apoios, principalmente junto à iniciativa privada.
Segundo o professor Ribeiro, no dia seguinte à realização da etapa final do Campeonato Baiano de Triathlon Short acontecem as primeiras provas do Triathlon Kids de Ilhéus, na Praia do Cristo, onde ocorrerão largada e chegada. O evento vale para crianças e adolescentes na faixa de 10 a 17 anos. As provas serão realizadas em distâncias de acordo com a idade. A realização das provas infantis tem como objetivo incentivar o trabalho de base com crianças e adolescentes, além de contribuir para uma boa formação e disciplina.

Escola do Banco da Vitória no Fórum Cultural Mundial

Os dez anos de um grandioso projeto cultural, desenvolvido pela Escola Municipal do Banco da Vitória, serão coroados esta semana, com a participação do estabelecimento de ensino no Fórum Cultural Mundial, que acontece de 1º a 4 de dezembro, em Salvador. A escola ilheense foi selecionada para expor o seu projeto em um estande no foyer da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro do Canela.
O trabalho que será exposto em Salvador integra o projeto “Consciência da Beleza Negra”, realizado há uma década no Banco da Vitória. “A proposta é combater a discriminação racial e demonstrar que existe um caminho a ser percorrido a partir da construção do conhecimento”, resume a diretora da escola, professora Siomara de Mello Bastos.
A professora conta que, antes, havia discriminação dentro da escola contra as crianças de cor negra, o que hoje praticamente não ocorre. “O clima agora é de respeito e igualdade, além da admiração pelo belo trabalho que é fruto desse projeto”, descreve. As ações ultrapassam os muros da escola e envolvem a comunidade, que participa de oficinas, seminários e mutirões de saúde. Os eixos são a valorização das diferenças, a reconstrução da identidade local e o reconhecimento da cultura como instrumento de liberação.
Para a professora Siomara, o nítido caráter social do projeto, comprovado pela sua interferência positiva na mudança de comportamento de uma comunidade, é o motivo que levou a experiência do Banco da Vitória a ser selecionada para figurar no Fórum Cultural Mundial. Ela destaca o apoio do governo municipal às ações, bem como para garantir a participação dos alunos e professores no FCM.
Esta é a segunda edição do Fórum, que teve início segunda-feira, no Rio de Janeiro. A partir desta sexta, o evento terá seqüência em Salvador, mantendo a proposta de debater principalmente a proteção à diversidade cultural, economia criativa e direitos sobre propriedade intelectual. Desde sua criação, o FCM visa repensar o papel das artes e da cultura no mundo globalizado.

Resultado de projeto de dança será apresentado no Municipal

O resultado do primeiro ano do Projeto Sócio-Cultural Criança Arte Dança será apresentado às 18 horas de desta quarta-feira, no Teatro Municipal de Ilhéus. A iniciativa consiste na preparação física, educacional e cultural de estudantes de escolas da rede municipal e já atinge um total de 800 alunos. O trabalho é desenvolvido por meio de técnicas de expressão corporal, com utilização de músicas clássicas, especificas para aulas de balé.
O projeto é coordenado pela coreógrafa Sôanne Marry. Oséas Antonio Ribeiro, Laís André e Ana Virgínia, arte-educadores, participam da iniciativa implantada com sucesso nas escolas Themístocles Andrade, Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Darcy Ribeiro, Creche Municipal Dom Eduardo e no Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie).
Supervisionado por Áurea Tomás, coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da Secretária de Educação, o Projeto Sócio–Cultural Criança Arte Dança conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Teatro Municipal, Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e do Projeto Águia da Cultura.
Sôanne Marry, coordenadora da iniciativa, disse que o projeto possibilita o desenvolvimento sócio-cultural através da dança e da educação. Destacou ainda as noções de balé clássico promovidas pelo projeto e da importância do trabalho para o futuro dos estudantes.

Fórum de Turismo vai reunir diversas autoridades em Ilhéus

Diversas autoridades ligadas ao turismo no Brasil já confirmaram presença no 2º Fórum de Turismo da Costa do Cacau, que acontece entre os dias 7 e 9 de dezembro, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, trazendo como tema principal “A Regionalização do Destino”. Dentre elas, destaque para a coordenadora do projeto de regionalização do turismo, do Ministério do Turismo, Tânia Brizolla, e o vice-presidente da Federação Brasileira dos Convention Bureaux, Fernando Ferrero.
O evento será realizado pelo Ilhéus e Costa do Cacau Convention Bureau, em parceria com o Sebrae, como parte do projeto para o desenvolvimento do turismo na Costa do Cacau. A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ilhéus (Setur), a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), o Banco do Nordeste e o Grupo Predial são os grandes apoiadores do fórum.
O 2º Fórum de Turismo da Costa do Cacau vai discutir o projeto de regionalização do turismo na região para os dois próximos anos. O grande objetivo é contribuir para a consolidação da Costa do Cacau como destino turístico sustentável, a fim de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população. As palestras vão abordar temas como: A Gestão dos Destinos Turísticos, Turismo de Eventos: o fim da baixa estação, Turismo Sustentável: desenvolver e preservar, O papel das entidades na regionalização do turismo, Regionalização: Desenvolvimento do Turismo Brasileiro, Gestão de Serviços: a experiência do clube da excelência em turismo, Turismo Cultural, Ecoturismo e Apresentação do Pró-Agência.
Segundo a organização do evento, os pontos estratégicos das discussões serão o reposicionamento do destino Costa do Cacau no mercado turístico, através do desenvolvimento e melhoria dos produtos turísticos; o fortalecimento da cooperação, proporcionando melhores resultados econômico-financeiros para as empresas e o fortalecimento da educação e da consciência turística e ambiental. A proposta é discutir a organização do turismo da região e sua reafirmação como atividade geradora de emprego e renda.
A Costa do Cacau abrange os municípios de Ilhéus, Canavieiras, Una, Itacaré, Serra Grande, Maraú, Itabuna e Santa Luzia. É uma região que conserva fantásticos santuários ecológicos, oferecendo uma enorme diversidade de roteiros turísticos, e a idéia do fórum é ampliar as opções de atrativos para os turistas e aumentar a divulgação.

Coluna de Maurício Maron

Fome Dez
A deputada estadual Ângela Souza, que anunciou festivamente o seu apoio ao governador Jacques Wagner, agora vai ter que ter muito jogo-de-cintura para arrumar o seu ninho. Aconselhada pelo governador a tratar de futuros cargos com o Partido dos Trabalhadores em Ilhéus, apresentou uma lista de reivindicações capaz de deixar os demais partidos aliados completamente fora da composição do futuro governo.
Pela lista, ela quer tudo. Desde as 27 direções das escolas estaduais em Ilhéus, Dires, Direc, Setras, Cesta do Povo, SAC, Ciretran, até o comando do II Batalhão de Polícia Militar e a indicação dos delegado da Corpin.
Só abriu mão mesmo da Secretaria da Fazenda. “democraticamente” deixada para os “outros” aliados do governador.
Na reunião ocorrida esta semana com assessores da deputada, o PT se despediu mais cedo do encontro e foi embora.

Pula-Pula
O deputado federal Raimundo Veloso só se elegeu por que estava no PPS e foi premiado pelo coeficiente eleitoral da sua coligação. Mas já deixou o partido antes mesmo de tomar posse.
Vai para o PMDB onde caso estivesse filiado antes da eleição, com a votação que teve, hoje estaria entre o oitavo ou o décimo suplente da bancada baiana.

Quem não sabe rezar…
A notícia de que lideranças populares articulavam uma grande manifestação para o próximo dia 5, quando despejariam toneladas de lixo na porta do Palácio Paranaguá, fez o prefeito Valderico Reis pedir ajuda ao “Cão”.
Mais precisamente, Cezar Benevides “Cão”, que durante os governos de Jabes e Antônio Olímpio comandou a limpeza pública da cidade.
O prefeito teme a repercussão negativa do manifesto que, se realizado dia 5, coincide com a chegada de um dos maiores navios de turistas previstos para esta alta estação.
Agora, tudo depende do trabalho do “Cão” para evitar o desgaste infernal.

Representação
O governador Jacques Wagner já decidiu. O sul da Bahia vai estar representado no primeiro escalão do seu governo. Ainda não se sabe o nome do escolhido. Confirmada apenas a quantidade: um secretário representará o sul da Bahia e sairá do eixo Ilhéus-Itabuna, com o aval do deputado Geraldo Simões.

Acabou
Um dos mais tradicionais e respeitados estabelecimentos de ensino do sul da Bahia fecha as portas neste final de ano. Sem crise financeira. Problemas de gestão que, de algum lugar deste mundo, faz chorar a inesquecível Alina Berbert de Carvalho.
A Escola Afonso de Carvalho, de 75 anos, encerra uma rica história de trajetória na construção de várias gerações de ilheenses.
Me orgulho de ter sido um dos seus alunos e lamento o seu destino.

Sabido
Um aviso pra quem acha que o ex-prefeito Jabes Ribeiro está fora do páreo da sucessão municipal em 2008, depois das duas derrotas consecutivas que sofreu. Como quem não quer nada, ele começou esta semana a visitar alguns bairros populares de Ilhéus e ouvir atentamente as críticas cada vez maiores à fragilizada administração municipal.

Sem fundos
Atenção autoridades.
O Banco 24 Horas, instalado na avenida Soares Lopes, está há 24 dias sem funcionar.

Cofre limpo
Notícia que circulava hoje nas redações dos principais jornais do eixo. Os salários dos comissionados da Prefeitura de Ilhéus, referentes a outubro, só serão pagos a partir de janeiro de 2007.

Invasão
Continua o impasse entre os dirigentes e os 140 trabalhadores da Itaísa que buscam na Justiça do Trabalho, há 14 anos, os seus créditos trabalhistas.
Para a direção, o ato realizado pelos trabalhadores, de visitar esta semana, com a presença da imprensa, as instalações da fábrica, foi um crime, uma invasão de propriedade.
Tudo porque a Justiça não teria dado ganho de causa aos trabalhadores e, portanto, não teria adjudicado as instalações industriais da empresa, como forma de pagamento da dívida trabalhista.

Bola pra frente
O Colo Colo fechou uma importante parceria, com um grande – talvez o maior – empresário esportivo da Bahia. Nesta terça, anuncia o reforço de 12 jogadores profissionais – muitos com passagens marcantes pelo Bahia e pelo Vitória – e o nome do técnico que vai tentar o bi-campeonato estadual.
Uma pista sobre o novo comandante: foi jogador do Bahia e tem raízes familiares com o sul do Estado.

Indefinido
A sucessão na Câmara de Ilhéus pode surpreender. O então imbatível Alcides Kruschewsky já fala com mais cautela sobre sua vitória. Alisson Mendonça, entra na disputa, que ainda conta com o vereador Jailson Nascimento, também com chances de vitória. Mas a sucessão de Raimundo Veloso anda tão indefinida que pode dar qualquer coisa.
Inclusive Zerinaldo Sena, o pivô do mensalinho e, pasmem, o preferido do prefeito que, nos bastidores, vai tentar ajuda-lo.
Pode anotar.

Mô Rêu
O deputado Raimundo Veloso anuncia um encontro que terá com o secretário estadual de Saúde para discutir o credenciamento do serviço de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia.
Vou revelar ao nobre deputado o que irá dizer o secretário, faltando pouco mais de 30 dias para deixar o cargo:
– Deputado, primeiro, parabéns pela vitória. Quanto à Santa Casa, não podemos fazer mais nada. Nossos recursos estão comprometidos até o final deste mês. Não há dinheiro nem pra comprar esparadrapo. Agora é esperar o próximo governo.
Se eu fosse Veloso economizaria tempo e dinheiro.

Será hexa?
Fernando Gomes, prefeito de Itabuna, não desiste.
Depois não conseguir eleger o filho, nem garantir a maioria dos votos para Paulo Souto e Geraldo Alckmin; de ser derrotado na eleição da Câmara Municipal e ainda ver o sobrinho destronado da presidência da OAB da Bahia, vai insistir e tentar ganhar a primeira do ano.
Apóia a prefeita de Camacã, Débora Borges, para a presidência da Amurc. Ela vai “bater chapa” com o prefeito de Buerarema, Orlando Filho, que tem o apoio do atual presidente, Pedro Jackson Brandão.

Fantasma
Pelo menos uma coisa foi importante na divulgação da lista dos demitidos na Prefeitura de Ilhéus, após as eleições estaduais. Dentre os “demitidos” da Assessoria de Imprensa, por exemplo, está um radialista, ex-assessor de Imprensa do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes.
Que nunca foi visto na Prefeitura de Ilhéus.
Nem pra pegar o tal contra-cheque.

Audiência

O futuro deputado federal e presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Raymundo Veloso, terá uma audiência nesta segunda-feira (27) com o secretário de saúde do estado. A reunião é para discutir a situação da Santa Casa de Ilhéus, precisamente para pedir a inclusão de Ilhéus na rede oncológica do estado, afim de que não seja desativado o serviço de quimioterapia do Hospital São José. Veloso convidou ainda o diretor da Santa Casa Eusínio Lavigne Gesteira para participar da audiência. Gesteira destaca a atuação que Veloso vem tendo em defesa da saúde de Ilhéus e diz que ele tem sido um grande benfeitor para a Santa Casa.

INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Médica diz que a aids avança entre mulheres e mais pobres

Educadores de Ilhéus participam do Congresso “Aprendendo Down”

Seminário discute alternativa econômica para o sul da Bahia

Prefeitura inicia projeto “Tudo Limpo com Ilhéus”

Estudantes conhecem projetos do Turismo

Médica diz que a aids avança entre mulheres e mais pobres

Nos últimos anos, a Aids registra maior avanço em três grandes faixas da população: os mais pobres, as mulheres e a população que vive no interior. Esta é a constatação de estudos feitos por autoridades em saúde. “A Aids continua se pauperizando, avança no interior e se feminilizou”, afirma a coordenadora do programa de DST e Aids em Ilhéus, a médica Alba Ikuta. Para combater esse crescimento, a coordenadora afirma que a melhor medida é a prevenção, acompanhada de ações educativas.
O número de soropositivos também cresce entre as pessoas acima de 60 anos de idade. Os idosos estão mais suscetíveis à doença porque passaram a ter vida sexual mais ativa, estimulados pela melhoria da qualidade de vida e por remédios para a impotência sexual. Para a coordenadora municipal do programa DST e Aids, esse aumento de casos está relacionado ao não uso de camisinha. Muitos dos idosos não colocam o preservativo no momento do ato sexual por medo de perder a ereção.
Alba Ikuta acredita que a informação mudou o quadro num público que antes estava mais suscetível à doença, os jovens. “Eles têm se preservado mais”, afirma. As ações educativas e a distribuição gratuita de preservativos colaboram para essa reversão estatística. Apesar disso, mais de um terço dos casos de soropositvos em Ilhéus foi registrado na faixa etária que vai dos 20 aos 40 anos. Do total de 434 notificações, 153 pertencem a essa faixa.
A médica e diretora do programa de prevenção e controle a doenças sexualmente transmissíveis e Aids chama atenção para a quase igualdade na prevalência de casos de soropositivos entre homens e mulheres. Do total de pessoas com a doença ou o vírus HIV, 231 são homens e 203 mulheres. A prevalência, hoje, é de praticamente uma notificação entre mulheres para cada caso registrado entre homens.

“A vida é mais forte que a Aids”
Para reverter o avanço da Aids e conscientizar a população sobre os riscos do vírus HIV, o município desenvolverá uma programação especial na sexta-feira (1º de dezembro), Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O tema deste ano é “A vida é mais forte que a aids”. Alba Ikuta diz que vão ser enfatizadas ações voltadas à prevenção da doença.
Num estande na praça J.J.Seabra, haverá palestras de profissionais de saúde, realização de exames de HIV, sífilis (VDRL) e sorologia para detecção de hepatites B e C. A programação será desenvolvida em parceria com instituições que trabalham na prevenção e assistência a pessoas soropositivas. Dentre as instituições estão Gapa, Eros e Viva Luana. Elas vão desenvolver ações preventivas nos bairros Iguape e Pontal, no dia 1º.

Educadores de Ilhéus participam do Congresso “Aprendendo Down”

Cerca de 20 profissionais da Secretaria de Educação participam das atividades do I Congresso Internacional Aprendendo Down do Sul da Bahia, que começou na quinta-feira (23) e prossegue até este sábado, no auditório Paulo Souto, da Universidade Estadual de Santa Cruz. O grupo ilheense é formado por professores, psicopedagogos e psicólogos que atuam no Centro de Referência em Inclusão Escolar (Crie) e estabelecimentos de ensino da rede municipal.
O Congresso é fruto de iniciativa do Núcleo Aprendendo Down, que faz parte do programa de educação continuada da Uesc. Entre os palestrantes do evento, estão profissionais das áreas de genética, farmácia, pediatria, endocrinologia e pedagogia. De acordo com o secretário de Educação, Almir Pereira, “a participação nesse congresso contribui para enriquecer o nosso trabalho na atenção às crianças com necessidades educativas especiais”.
A Secretaria de Educação de Ilhéus assiste mais de 200 crianças com necessidades especiais, no Crie e em turmas de ensino regular. “O nosso trabalho tem o objetivo de promover a inclusão social desses alunos”, afirma a coordenadora do Crie, Dinalva Prisco. Ela observa que essa medida cumpre deliberação do Ministério da Educação.

Seminário discute alternativa econômica para o sul da Bahia

Iniciativa que coloca em pauta discussões a respeito da diversificação agrícola e de opções para a retomada do crescimento regional, o I Seminário e Exposição Técnica de Flores Tropicais da Mata Atlântica (Floratlântica) vai até o próximo domingo (26) no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus. O seminário enfoca o cultivo de flores, que se tornou importante vetor econômico para centenas de famílias dos municípios castigados pela crise da lavoura do cacau. O seminário reúne produtores da Bahia e do estado do Tocantins, além de especialistas brasileiros e da Costa Rica.
Durante a abertura, realizada na noite de ontem (23), o presidente da Associação de Floricultores do Sul da Bahia (Florassulba), Ronaldo Monteiro de Carvalho, destacou o papel da atividade para a região sul da Bahia. Ele disse que o município de Ilheus está cultivando flores tropicais em 100 hectares, 90 por cento a mais do que no início da atividade. “Ela surgiu a partir da necessidade de se criar alternativas, diante da crise provocada pelos baixos preços do cacau e a praga da vassoura-de-bruxa. Com o uso de modernas tecnologias, da Mata Atlântica e do clima favorecendo o cultivo, a região se tornará um grande pólo”, enfatizou.
Tecendo comentários a respeito da contribuição dos parceiros para a realização do evento e citando-os como estimuladores da floricultura regional, Ronaldo foi enfático ao afirmar que a atividade já está inserida no agronegócio baiano, com perspectiva de alcançar o mercado brasileiro e mundial. Justificou a realização do I Seminário e Exposição Técnica de Flores Tropicais dizendo que visa discutir a atividade como negócio viável para a região.
Representando o prefeito Valderico Reis, o secretário de Esporte e Cidadania, vice-prefeito Newton Lima, parabenizou os coordenadores da iniciativa. Para ele, o seminário se constitui em uma grande fonte de informação para os produtores, tendo em vista a grandiosidade do evento. “O município se sente orgulhoso de sediar o Floratlântica, uma vez que abre mercado para a floricultura regional”.
Participante da mesa de abertura, o secretário e Agricultura, Pesca e Interior do município, Reynaldo Oliveira dos Santos, falou que o governo municipal está consciente de seu papel no processo da diversificação agrícola e considera o evento um grande passo para a retomada do crescimento, tendo em vista a atividade em pauta. Participaram ainda o diretor-geral da Ceplac, Gustavo Moura, e o superintendente do Banco do Nordeste (BN), Natanael Pereira de Almeida. Técnicos ligados ao Sebrae, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Sindicato Rural de Ilheus, Câmara de Vereadores, Grupo Predial, entre outros, também participaram da solenidade de abertura da Floratlântica.
Simultânea à abertura do evento foi inaugurada a exposição. Produtores de várias partes da Bahia estão mostrando grande variedade de mudas e flores. Os arranjos de flores e folhagens tropicais são destaques à parte. A exposição acontece no Centro de Convenções. A beleza de crisântemos, rosas, lírios, sempre-vivas e morangos dá um colorido todo especial à exposição. O cultivo de flores tropicais representa a possibilidade de agregar valor às fazendas de cacau. Através do cultivo de flores e folhagens tropicais, o produtor pode obter até R$ 30 mil por hectare ao ano.

Prefeitura inicia projeto “Tudo Limpo com Ilhéus”

Um grande mutirão destinado à limpeza de toda a orla ilheense será lançado neste sábado (25) pela prefeitura local. A articulação – batizada como “Tudo Limpo com ilhéus” – envolve todas as secretarias municipais, com destaque para as de Serviços Urbanos, Turismo, Saúde, Educação, Maramata, além da Assessoria de Comunicação Social. O prefeito Valderico Reis assegurou que estará, pessoalmente, à frente das ações.
O objetivo é promover uma série mutirões que, além da limpeza, também terão o objetivo de propagar a educação ambiental. Cerca de 500 alunos de 5ª a 8ª série dos institutos municipais de ensino Eusínio Lavigne (Centro), Princesa Isabel e Pontal participarão na iniciativa, monitorados por professores da área de ciências biológicas. O trabalho servirá como forma de difundir noções sobre respeito ao meio ambiente e a importância da coleta seletiva.
O mutirão deste sábado vai acontecer entre a Praia do Cristo e o Porto de Ilhéus, a partir das 7 horas. A Prefeitura mobilizará uma equipe de 100 homens da Secretaria de Serviços Urbanos. Serão utilizados dois tratores e oito caçambas na operação de limpeza. Os estudantes vão lidar apenas com materiais como latas, tampilhas e garrafas pet, que não ofereçam risco de contaminação. “Esse esforço tem também o propósito de chamar a atenção da comunidade para a importância de manter as nossas praias limpas”, afirma o assessor de Comunicação Robson Hamil, um dos coordenadores da iniciativa.
A agenda dos mutirões prevê para o próximo dia 2 de dezembro a limpeza das praias da Barra, Marciano e a orla do bairro São Miguel, na zona norte da cidade, e no dia 9 o trabalho será realizado nas praias da zona sul, até o Cururupe. A programação vai incluir, posteriormente, o trecho entre Cururupe e Olivença e também as praias da zona norte, a partir do São Domingos.

Estudantes conhecem projetos do Turismo

O secretário de Turismo de Ilheus (Setur), Paulo Moreira, manteve encontro com estudantes da Escola Municipal do Pontal. Durante o encontro, realizado na manhã desta sexta-feira (24), no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, sede do governo municipal, foram tratados diversos assuntos ligados ao turismo. O secretário respondeu aos questionamentos dos estudantes e entregou uma cartilha com informações sobre o tratamento que deve ser direcionado ao visitante.
O documento sugere que o cidadão receba o turista com amabilidade. Tratar todos sem preconceito, manter praias, preservar a natureza e o patrimônio histórico e cultural são tópicos que também estão na cartilha. As últimas sugestões de que trata o documento estão relacionadas à índole e à ética: “ser justo e honesto com o turista”, “ falar para todos da importância de se tratar bem o turista”, “ser sempre gentil e agradecer a presença dos visitantes em nossa cidadã”.
Solicitado pelos estudantes, o encontro foi acompanhado pela assessora de Marketing da Setur, Mônica Schülter. Na audiência, o secretário procurou mostrar a necessidade da educação para o desenvolvimento do turismo e falou de projetos que estão sendo elaborados pela Prefeitura de Ilhéus. Vender o destino é o objetivo. Na visão dele, a inclusão de material sobre a história do município na grade curricular é imprescindível para impulsionar a atividade.

47,1% dos municípios têm serviços de mototáxi, diz IBGE

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2005, elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela que 47,1% dos municípios brasileiros contam com transporte por mototáxis, serviço amplamente informal.
Em 75,7% dos municípios que dispõem desse serviço, o transporte ocorre na informalidade. A maior proporção de municípios com este serviço estão localizados nas regiões Norte e Nordeste. No Norte, 72,1% dos municípios têm o serviço. Lá, o grau de informalidade atinge 74,4% dos municípios que dispõem do meio de transporte. Na região Nordeste 78,8% dos municípios contam com mototáxis e 85,8% desses têm o transporte informal.
As vans ou kombis, lotações, utilitários e peruas estão em 52% dos municípios brasileiros. Segundo o IBGE, em cerca de 63,3% dos municípios o serviço de van tem características de informalidade. A Região Nordeste se destaca, com 66,9% dos seus municípios com transporte por van, e em 82,5% destes municípios, informal.

A pesquisa mostra ainda, que 76% dos municípios estão servidos de transporte por táxi. Em 42,4% desses municípios o transporte também é informal.

O transporte por barco, que pode ser encontrado em 503 municípios, também tem predominância da informalidade (61,4%).

Mulheres são 8,1% das prefeitas no país, diz IBGE

A presença de mulheres no comando de prefeituras ainda é reduzido no Brasil, aponta a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2005, elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Enquanto os prefeitos do sexo masculino correspondiam em 2005 a 91,9% dos mandatários, as prefeitas mulheres eram 8,1% das chefes de municípios.

No entanto, as mulheres aumentaram sua participação no comando municipal. Em 2001, elas representavam 6% do total de mandatários.

Segundo o instituto, o aumento ocorreu, sobretudo, na região Nordeste, onde a concentração de prefeitas é predominante em municípios de menor porte.

Em relação à escolaridade, a pesquisa constatou um decréscimo no número de prefeitos com ensino fundamental incompleto. Eles passaram de 12,8%, em 2002, para 8,9%, em 2005.

Por outro lado, o percentual de prefeitos com nível superior elevou-se de 39,8%, em 2002, para 43,8% em 2005.

Já o percentual de prefeitos reeleitos em 2005 foi de 28,6%, o que significa um decréscimo com relação à 2001, quando 41% dos mandatários foram reconduzidos.

Número de municípios com provedor de internet triplica em 7 anos

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2005, elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela um aumento de 206,7% nos municípios brasileiros com provedores de internet entre 1999 e 2005.

Eles correspondiam a 15% dos municípios em 1999 e saltaram para 46% em 2005. Já as lojas de discos, CDs fitas e DVDs, teatros e salas de espetáculo e estações de rádio FM tiveram um crescimento de cerca de 50% nesse período.

Apesar do incremento, somente 21% dos municípios brasileiros dispõem de salas de teatro. As estações de rádio AM apresentaram um crescimento de 10%, bem inferior ao dos rádios FM (50%), nesse período.

A pesquisa constatou ainda que 6.545 bibliotecas públicas estavam localizadas em 85% dos municípios brasileiros em 2005. A relação é de 1,2 biblioteca por município.

As videolocadoras estavam em 78% dos municípios brasileiros, enquanto que estádios ou ginásios esportivos em 77% deles. As lojas de discos, CDs, fitas e DVDs podiam ser encontrados em 55% dos municípios e as estações de rádio FM em 51%.

A pesquisa constatou também um decréscimo de 11,4% no número de municípios com livrarias entre 1999 e 2005. Essa redução pode ser justificada, segundo o instituto, pela distribuição de livros por lojas multimídia, supermercados, bancas de jornais, distribuição pelo governo.

Bordado

A pesquisa revela ainda que o bordado era a principal atividade artesanal em 75% dos municípios brasileiros. Em segundo lugar, vem o artesanato ligado à madeira, presente em 43% dos municípios. Atividades artesanais ligadas ao barro estão em 23% dos municípios, enquanto as atividades com material reciclável, em 17%.

Pesquisa mostra que 22,8% de brasileiros já utilizaram drogas

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (24) da Secretaria Nacional Antidrogas, órgão ligado à Presidência da República, mostrou que o percentual de pessoas que disseram utilizar drogas pelo menos uma vez cresceu na comparação entre 2005 e 2001, último ano que o levantamento foi realizado.
Entre os entrevistados, 22,8% responderam que utilizaram drogas, em 2005, contra 19,4% na pesquisa de 2001. O percentual exclui o uso de tabaco e álcool. O resultado é parecido com o aferido no Chile, de 23,4%, e bem abaixo dos Estados Unidos, onde 45,8% dizem que utilizaram entorpecentes pelo menos uma vez na vida.
Sobre dependência de drogas, a pesquisa identificou que 12,3% preferem o álcool, 10,1% o tabaco e 1,4%, a maconha. Todos os números da pesquisa de 2005 cresceram em relação ao levantamento anterior. O aumento percentual da dependência de álcool e de tabaco foi de 1,1 ponto percentual, enquanto da maconha foi de 0,4 ponto percentual, sobre a pesquisa de 2001.
Realizada em parceria com a Escola Paulista de Medicina, o levantamento concluiu que houve crescimento no uso esporádico de nove drogas, entre elas álcool, tabaco, maconha, solventes, orexígenos, benzodiazepínicos (medicamentos para emagrecer), cocaína, xaropes e estimulantes.

O aumento mais expressivo é no álcool. Entre os entrevistados 74,6% responderam tê-lo utilizado pelo menos uma vez, 5,9 pontos percentuais superior a pesquisa realizada em 2001. Em relação à maconha, 8,8% disseram que já a utilizaram no mínimo uma vez, alta de 1,9 ponto. O uso único de cocaína cresceu 0,6 ponto, atingindo 2,9% dos entrevistados.

Para a secretaria, o aumento de 3,4 pontos percentuais entre uma pesquisa e outra é um desvio estatístico e não se pode concluir que mais brasileiros usaram drogas em 2005 na comparação com 2001.

A preocupação da secretaria está nos medicamentos para emagrecer. O secretário nacional Paulo Roberto Uchoa afirmou que a Agência de Vigilância Sanitária tem feito um controle mais rígido da demanda dos benzodiazepínicos. O coordenador do levantamento, Elisaldo Carlini, disse que o Brasil deveria proibir o uso desses medicamentos, com uma legislação parecida com a de Portugal.

A Secretaria Nacional Antidrogas assinou um acordo de cooperação com o Instituto de Droga e Toxicodependência (IDT), do governo de Portugal. Pelo acordo, o Brasil quer implementar a Rede de Pesquisa sobre Drogas para aumentar os estudos científicos sobre drogas.

O Levantamento Domiciliar sobre Uso de Drogas Psicotrópicas ouviu pouco mais de 4 mil pessoas de 12 a 65 anos em 108 cidades com mais de 200 mil habitantes ao longo do ano de 2005.

CRIANÇA SOLIDÁRIA

Um domingo(26) de solidariedade e lazer no Colégio Vitória, em Ilhéus. Na pauta das ações de cidadania da instituição, o dia de Criança Solidária vai ter doações de alimentos, roupas e brinquedos, arrecadados por professores e alunos do Fundamental I, de 1ª à 4ª série, para garantir a alegria de crianças pobres. A partir de 9h da manhã, os visitantes mirins também vão participar de oficinas de Higiene Bucal, Artes, Pintura, Capoeira e Informática, além de assistir a exibição de curtas infantis, no telão. Café da manhã, almoço e lanche também serão preparados com carinho para as visitas. O objetivo é dar ao aluno a oportunidade de conviver com outras crianças, com base nos ideais da solidariedade humana.
Anfitriões solidários – os alunos do Colégio Vitória já estão ambientados com as ações socialmente responsáveis. Recentemente, jovens do fundamental II e do Ensino médio receberam mães carentes dos bairros Nossa Senhora da Vitória e Conquista para atividades de lazer e exercício da cidadania em oficinas de Primeiros Socorros, Dança, Higiene Bucal e Etiqueta (profissionalizante). Em bazar realizado com material doado pela comunidade escolar elas puderam, inclusive, “comprar” itens de livre escolha com dinheiro simbólico (estalecas), fornecido pela escola, além do almoço feito e servido por mães de alunos do Vitória.

Prefeito de Buerarema defende fortalecimento dos municípios

O fortalecimento dos municípios e o desenvolvimento de um diagnóstico situacional da região, elaborado por instituições de pesquisa sul-baianas, são defendidos pelo prefeito de Buerarema, Orlando Filho, como forma de mudar a realidade sócio-econômica regional. Ele entende que os municípios são o ente mais próximo do cidadão e têm condições de liderar ações importantes visando o fortalecimento regional. “Com a mudança de poder em nível estadual, os prefeitos devem se articular no sentido de elaborar projetos que tenham o poder de interferir na realidade regional”.
Para a elaboração do diagnóstico, o prefeito defende a participação de órgãos importantes da comunidade regional, a exemplo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Ceplac, FTC, Facsul e Sebrae. “Precisamos desenvolver estudos com método e utilizar o conhecimento disponível nestas instituições”.
Orlando Filho defende a criação de câmaras setoriais como a primeira ação deste esforço conjunto de municípios e entidades regionais. As câmaras, afirma, seriam coordenadas pelos próprios prefeitos. As câmaras setoriais seriam nas áreas de saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, transparência administrativa, cacau e desenvolvimento econômico, além de outras que forem sugeridas. “Com os prefeitos na coordenação, eles seriam os responsáveis a apresentar os resultados”, argumenta.
As câmaras setoriais atuarão em parceria com os organismos que apresentariam o diagnóstico e trabalhariam de forma articulada com a gestão estadual do futuro governador Jaques Wagner. Orlando acredita que estado e municípios ganhariam com a iniciativa. “O Estado teria um diagnóstico de qualidade desenvolvido com a participação da população e os municípios teriam em mãos as políticas públicas que seriam adotadas em parceria com os governos do Estado e Federal”, diz.
Para o prefeito é preciso fortalecer institucionalmente os organismos regionais. “Nós temos o privilégio de sediar um centro de excelência do ensino regional e temos que valorizá-los”, defende. Orlando, que defende o diálogo com todos os demais entes federativos, diz que “nossa região é representativa no aspecto populacional e conta com mais de um milhão de votos, mas possui pouca capacidade de mobilização”, diz.
Orlando Filho diz que “precisamos levar ao governador os nossos pleitos em bloco, com a participação até dos representantes das entidades, pois assim estaremos muito mais fortalecidos”, afirma.
Referências
Uma outra proposta do prefeito são as parcerias e o desenvolvimento de projetos que sejam referência para os municípios. Como exemplo, ele cita a cidade de Laje que, com apenas 19 mil habitantes, adotou a gestão plena na área de saúde. A cidade administrada por Ilma Barreto, diz o prefeito, tem hospital e uma boa qualidade de serviço.

Outro município onde a ação de transparência administrativa é referência para as demais gestões é Ipiaú. Naquela cidade, todos os meses, o prefeito José Mendonça faz a prestação de contas à população. Já em Itajuípe, município de pouco mais de 20 habitantes, a área de excelência é a educação. O município está desenvolvendo projetos que resgatam a história local. Para isso, introduziu na rede estudos de livros de escritores locais no currículo escolar, além de levar a escola a desenvolver ações na região onde está instalada. O projeto é chamado “A Escola entra em Cena”, desenvolvida em todas as escolas do município.
Em Buerarema, os exemplos estão na área social. O município dispõe de uma rede de proteção social que inclui o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), o Centro de Apoio à Pessoa com deficiência (Caped), que é referência no estado da Bahia, e o Projeto Sentinela-Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).
Na opinião do prefeito Orlando Filho, essa rede poderia servir de referência para a implantação em outros municípios. O prefeito afirma que a partir do diagnóstico é necessária a ação política para que os projetos se tornem viáveis.

Chat da Notícia por Valério Magalhães

LIVRO E EXEMPLO

O juiz da Infância e da Juventude de Itabuna, o ilheense Marcos Bandeira, se orgulha do grau de eficiência das medidas socioeducativas na região de sua comarca e lança um livro sobre o assunto.

• Editado na Universidade Estadual de Santa Cruz – onde o juiz ensina, o livro versa sobre “Atos Infracionais e Medidas Socioeducativas: uma leitura dogmática, crítica e constitucional”, geralmente aplicadas para menores infratores. O lançamento ocorreu na quarta-feira, na AABB, com a presença da diretora da Editus, Baísa Nora, juízes, advogados e autoridades.

• Mesmo em férias, Marcos Bandeira acaba de chegar de Curitiba e vai embarcar para São Paulo, onde faz palestra sobre a aplicação dessas medidas em Itabuna, em parceria com a Fundação Reconto e outras entidades. O juiz é contra a redução da maioridade penal. Na sua opinião, o adolescente é um sujeito de direito em formação.

MANUAL DE CONDUTA

O projeto Menina Grapiúna, lançado pela delegada de Proteção À Mulher de Itabuna, Lisdeile Nobre, lançou o Manual de Conduta contra a Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

• Depois de dois anos debatendo o assunto com outras instituições públicas, o manual é lançado para distribuição a empresários e à comunidade, e contém a identificação de situações onde se manifesta o abuso sexual. Por outro lado, a delegada continua empenhada na campanha de conscientização de crianças e adolescentes nas escolas públicas e privadas de Itabuna.

• O assunto tem sido tema do programa Cabrália Debate, que vai ao ar toda quinta-feira, na TV Cabrália. Esta semana, o debate contou com as participações da delegada Lisdeile Nobre, o juiz Marcos Bandeirra, o sargento Tácio Dê Boaventura – do Serviço de Apoio Jurídico e Psicológico, e o advogado Edson Brás, coordenador do projeto Sentinela de Itabuna. O programa será reprisado neste domingo, às 18 horas.

ENSEADA NORTE

Nasceu mais um empreendimento imobiliário em Ilhéus. Será construído um prédio de 10 andares no privilegiado bairro da Cidade Nova, onde outros condomínios residenciais estão sendo edificados.

• A iniciativa é de Pedro Santos, Eduardo Bonfim e Geraldo Barreto, que formaram a PEG Empreendimentos para administrar o projeto de obra em local de segurança máxima: em frente ao Ministério da Marinha e ao lado do Ministério do Exército e do Iate Clube de Ilhéus. A novidade é a opção pelo regime condominial, que pode dar economia de até 30 por cento no preço final da obra.

• O projeto é de um prédio inteligente com central de telefone e interfone com 30 linhas tronco da Embratel, contas individualizadas e sem taxa de assinatura. O sistema vai permitir acesso à Internet e antena coletiva para TV aberta e TV a cabo. E mais a tecnologia de medição individual do consumo de água com hidrômetros no apartamento. O escritório do projeto fica no edifício Cidade de Ilhéus.

M O V I M E N T O

O jornal Foco Regional vai comemorar um ano no mercado com uma festa para entrega de troféus a personalidades do eixo Ilhéus-Itabuna, no próximo dia 30, durante coquetel no Opaba Praia Hotel. O periódico quinzenal é dirigido por Elival Vieira Saldanha, Marcelo Araújo, Aderino França e Emerson Feitosa.

A educadora Gil Nascimento estreou no mundo das letras. Diretora do Colégio Status, ele recebeu para o lançamento do livro “Acreditar” com autógrafos na Academia de Letras de Ilhéus. O evento aconteceu na quinta-feira, 23 de novembro, a partir das 18 horas.

A Associação Comercial de Itabuna promove a festa Primeiras & Melhores no próximo dia 11 de dezembro, na sede da AABB. O evento premia as melhores empresas e instituições da cidade a partir de uma pesquisa de mercado realizada pela empresa Sócioestatística, dirigida pelo sociólogo Agenor Gasparetto, uma das mais conceituadas da região.

A Faculdade de Ilhéus realizada o vestibular da casa neste domingo, 26 de novembro, a partir das 8 horas. A instituição aguarda autorização para oferecer o curso de Direito. Os atuais, de Administração e de Ciências Contábeis, já são reconhecidos pelo Ministério da Educação.

A campanha de Natal da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus será lançada no próximo dia 29, durante um jantar no Opaba Praia Hotel. No dia 30, acontecerá uma palestra motivacional no centro de convenções Luiz Eduardo Magalhães.



Maurício Corso, Miguel Netto, Raquel Becker e Célio, em ritmo de pré-verão na orla de Ilhéus. Foto by Zecarlinhos.



Noelma Nascimento, Iracema Souza, Paulo Ganem, Eduardo Santos e Michele Monteiro comemoram os 9 anos do Show Room Móveis São Jorge, completado em novembro, em Ilhéus. Foto by Valério.



O professor Almir e Sandra Milanesi, da Faculdade de Ilhéus, em visita à TV Cabrália. Foto by Valério.



Paulo e Meiry Navarro, executivos do hotel resort Txai, de Itacaré. Foto by Valério.



A decoradora Sheila Bomfim e a arquiteta Taty Bonfim, agora juntas no mesmo escritório, em Ilhéus. Foto by Valério.



Os empreendedores Pedro Santos, Eduardo Bonfim e Geraldo Barreto constroem novo edifício em Ilhéus. Foto by Valério.

Moradores da Orla Norte de Ilhéus pedem socorro

Os moradores dos bairros São Domingos e São Miguel já não agüentam mais conviver com o iminente perigo das águas do mar levarem suas casas e estabelecimentos comerciais. Nesta semana o mar avançou um pouco mais e quase leva uma barraca da orla norte, o que motivou os moradores a clamar por socorro ao presidente da Câmara de Vereadores Raymundo Veloso. Cerca de 40 representantes da localidade estiveram reunidos com o vereador na manhã desta sexta (24) para discutir os problemas daquela área. Veloso já conseguiu marcar uma audiência para o próximo dia 05 com o Ministro dos Transportes, já que o problema teria se agravado por conta do Porto de Ilhéus.
Segundo os moradores o problema do avanço do mar se estende por cerca de 15 anos e nesse período a maré já invadiu 40 metros. O presidente da Associação dos Moradores do São Miguel, José Carlos, diz que dois quarteirões do bairro já foram destruídos pela força das águas. Atualmente, o mar causa grandes estragos na avenida onde se concentram as barracas da orla norte. A barraca “Águas e águas” corre sérios riscos de desabamento e está a praticamente um metro de distância da maré. O passeio da avenida foi gravemente destruído e um poste ameaça desabar. Por conta de todos esses estragos o presidente da Associação dos Cabaneiros do Norte, Damião José da Rocha, afirma que o movimento caiu em 60% e que muitos barraqueiros estão praticamente falidos, com dificuldades de manter a estrutura comercial e sem condições de suprir as necessidades da família.
Os moradores afirmam que se não for tomada nenhuma medida a curto prazo para conter o avanço do mar a rodovia Ilhéus –Itacaré corre sérios riscos de ser atingida pela fúria das águas. A rodovia está apenas a cerca de 8 metros da maré. A população cobra uma medida emergencial para o local com a construção de barreiras de rocha na praia. Os moradores já ameaçam interditar a rodovia caso não seja tomada nenhuma medida imediata. “A natureza não espera a burocracia e nós não podemos ficar de braços cruzados vendo nosso patrimônio sendo dilapidado”, comentou a presidente do bairro São Domingos Patrícia Rossi.
O alemão Hans Webber que investiu na construção de uma pousada no litoral norte reclama da falta de apoio do poder público e diz estar arrependido de ter investido naquele local. “Esta é uma linda cidade, mas infelizmente nada funciona. Até a iluminação da rua da minha pousada eu que tive que colocar”, desabafa o alemão. Outro que investiu no local foi o italiano Marco Padovani que gastou cerca de R$ 350 mil com a construção de dois imóveis e pretendia instalar uma pousada. “Com essa situação não vale a pena investir aqui”, resume Padovani.
Os moradores já estão recolhendo assinaturas e pretendem entregar um abaixo-assinado, juntamente com fotos e um dossiê relatando a situação do local para o presidente da Câmara de Ilhéus Raymundo Veloso levar para Brasília. Na reunião com o ministro dos transportes, Veloso vai contar com o apoio também do deputado federal Colbert Martins, que foi quem agendou a audiência.

VESTIBULAR DA FACULDADE DE ILHÉUS SERÁ NESTE DOMINGO

A prova do concurso vestibular 2007.1 da Faculdade de Ilhéus, para os cursos de Administração e de Ciências Contábeis, será realizada neste domingo, dia 26 de novembro, a partir das 08 horas, no campus da instituição, localizado na km 1,5 da rodovia Ilhéus/Una, na zona sul da cidade. O exame selecionará candidatos a novas vagas para o período noturno.
Os candidatos devem chegar trinta minutos antes do início da prova, que terá questões de matemática, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou francês ou espanhol), geografia, história, biologia, química, física e uma prova de redação. Toda a infra-estrutura para receber os candidatos está sendo montada pela direção da faculdade.
As provas do vestibular serão aplicadas na sede da instituição, onde dezoito salas de aula já estão em funcionamento. Mais seis salas estão em fase de acabamento nesta terceira etapa do projeto de construção. No atual semestre foram inauguradas a nova biblioteca Professor Sebastião Carlos Fajardo e o auditório para 400 pessoas, com ar condicionado e salas de apoio.

Campanha conjunta do comércio vai sortear 70 mil reais em prêmios

Será lançada na próxima quarta-feira a campanha de natal da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, que traz este ano o mote “Um Natal para Todos no Comércio de Ilhéus”. Ao todo, serão sorteados dois carros 0 km, dez mil reais em vales-compras e três computadores.
A partir da próxima sexta-feira, todos os consumidores que fizerem suas compras nas lojas participantes da campanha, receberão cupons para concorrer a estes prêmios. Segundo o presidente da CDL, Paulo Ganem, o grande diferencial desta campanha é a premiação em dinheiro. “Os vales compras dão a oportunidade para que os consumidores escolham seus próprios presentes de natal, e aumentem a circulação de dinheiro na cidade”, ressaltou Ganem.
Este ano, dois eventos vão marcar o lançamento oficial da campanha conjunta de natal. Na próxima quarta-feira (29) acontece um jantar de apresentação da campanha no Opaba Praia Hotel e na quinta-feira será realizada palestra motivacional no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães. A expectativa é que duas mil pessoas participem do evento que trará a Ilhéus um dos maiores e mais recomendados palestrantes da área de motivação de vendas do país, o consultor e escritor Marcio Kühne, cuja palestra terá como tema “O Potencial humano como fator decisivo”.
Solidariedade
A campanha “Um natal para todos no comércio de Ilhéus” é voltada para estimular e incrementar as vendas de fim de ano, e também terá cunho solidário, já que os comerciantes e consumidores poderão ajudar outras pessoas doando agasalhos e alimentos, que serão destinados a instituições de caridade do município.
Em contra partida, a CDL vai premiar com um computador a loja ou empresa que mais arrecadar alimentos durante toda a campanha. “Esta campanha pretende ser solidária não só com as pessoas carentes, como também com o empenho e esforço da loja que mais arrecadar alimentos não-perecíveis”, justificou Ganem.
A campanha tem o apoio da prefeitura municipal e do Sebrae – e recebe o patrocínio da SDC Informática, Gardênia Confecções, Caixa Econômica Federal, Lojas Emmanuelle, Vip Segurança, Supermercados Meira e Brione – Fiat. Os lojistas que ainda não adquiriram seus kits de participação podem solicitar uma visita da equipe de vendas, através do site da campanha ou pelo telefone da CDL: 3634-2863.

Deputados aprovam criminalização do preconceito por orientação sexual

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou quinta-feira (23) um projeto de lei que criminaliza o preconceito por orientação sexual. O texto –que irá ao Senado– prevê pena de um a três anos de prisão para discriminação e de dois a cinco anos para quem impedir ou restringir manifestações de afetividade entre homossexuais, bissexuais e transgêneros em público.
De acordo com o projeto, de autoria da deputada Iara Bernardi (PT-SP), o empregador que demitir alguém direta ou indiretamente por sua orientação sexual também poderá cumprir de dois a cinco anos de prisão. A mesma pena está prevista para quem recusar, impedir, preterir ou sobretaxar a locação ou compra de um imóvel.
Se for aprovado, o projeto modificará a lei que, atualmente, trata do preconceito de raça, cor, etnia, religião e nacionalidade, além da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).