EM DEFESA DO PATRIMÔNIO RELIGIOSO E CULTURAL DO UNZÓ TOMBENCI NETO
Nos dias 17 e 18 de novembro de 2006, a Associação Beneficente e Cultural Matamba Tombenci Neto, a Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e o Grupo Cultural Dilazenze realizarão o I Encontro da Tradição Angola-Congo em Ilhéus, com o objetivo de criar um fórum de diálogo entre o “povo de santo”, sociedade civil, estudantes, pesquisadores, instituições públicas e ONGs, a partir de temas correntes no contexto cultural afro-brasileiro, promovendo o intercâmbio de experiências e projetos de desenvolvimento das comunidades negras e de terreiro.
Na abertura do evento, na noite do dia 17, sexta-feira, teremos a conferência “Tradição, Criatividade e Resistência em Território Negro”, do Dr. Marcio Goldman, professor do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em seguida, haverá o lançamento do livro Como funciona a Democracia – uma teoria etnográfica da política, de autoria do mesmo professor, além da inauguração da Galeria Ingué Kaitumba. Fecharemos a noite com um coquetel para os presentes.
Dando continuidade, durante todo o dia 18 contaremos com a presença de autoridades e especialistas que discutirão os seguintes assuntos: políticas públicas e os terreiros; políticas afirmativas na educação: a Lei 10.639; políticas afirmativas na saúde: anemia falciforme, DSTs e AIDS; candomblé e meio-ambiente; a previdência social no terreiro: a luta pelo direito de aposentadoria das mães e pais de santo; tradição Angola-Congo: a religiosidade e a situação dos terreiros.
Ressaltamos, ainda, que o evento é aberto a todas as pessoas interessadas em discutir assuntos de extrema importância não só para a população afro-descendente, mas para toda a comunidade.
Av. Brasil 485. Alto da Conquista. Ilhéus. Bahia. Brasil
CEP: 45650-000 Tels.: (73) 3086-1871 (73) 9966-3933
matambatombencineto@yahoo.com.br