Secretário anuncia mudanças nos Jogos Estudantis 2007
Conselho Municipal de Turismo discute estratégias para ABAV
Maramata instala Centro de Informação Ambiental
Ilhéus quer vacinar 50 mil cães e gatos contra a raiva
A cada dia aumenta a procura por alimentos orgânicos e a oferta destes produtos vem sendo diversificada para atender a uma clientela de hábitos alimentares mais saudáveis. A necessidade de ampliar a fatia do mercado e criar facilidade na compra dos produtos cultivados sem agrotóxicos no município levou a Prefeitura de Ilhéus, Ceplac e Iesb a criar mecanismos capazes de atender ao público mais exigente. A instalação de uma feira com os itens consumidos por pessoas que não abrem mão da qualidade foi o caminho encontrado pelos parceiros da iniciativa.
Com o apoio de ONGs ambientais como Amarea, Organaflora, Cabruca, Ecoflora, Condecori, Floresta Viva e do assentamento Fábio Henrique, a feira vai funcionar a partir do dia 11 de novembro, no estacionamento do escritório local da Ceplac, centro da cidade. Aos sábados, o consumidor vai encontrar hortifrutigranjeiros produzidos na região sul da Bahia, com o certificado do órgão competente, segundo informou o secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Reynaldo Oliveira dos Santos.
Uma solicitação da população da cidade que tem mais de 221 mil habitantes, a feira vai comercializar produtos orgânicos, sempre no horário de 6h às 12h. Após encerrado o expediente de cada feira, será feita a higienização do local, com recolhimento do lixo orgânico e uso de carro pipa. O assessor Regional da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior, João Paulo Rocha Oliveira, antecipa que, na data da abertura dos trabalhos, serão ministradas palestras por Fernando Hoisel e Estácio Ferrer, a respeito das vantagens do consumo de produtos orgânicos.
A instalação da feira de orgânicos de Ilhéus, foi discutida e aprovada por Sergio Murilo e Rosenilton Araújo (Ceplac), Peninha e Luciano Lima (Iesb), João Carlos (Sebrae), Ronaldo Santana (Cabruca) e João Paulo Rocha Oliveira e Quidemí de Souza (Prefeitura de Ilhéus).
Secretário anuncia mudanças nos Jogos Estudantis 2007
Os Jogos Estudantis de Ilhéus serão disputados em dois semestres, segundo anunciou nesta quinta-feira (19) o secretário municipal de Esporte e Cidadania, o vice-prefeito Newton Lima. A mudança se deve ao grande aumento do número de participantes, que neste ano atingiu a marca recorde de 22 escolas. O secretário explicou que o primeiro semestre será reservado às disputas na categoria infantil das quatro modalidades esportivas, no masculino e no feminino. Já o segundo, às competições na categoria juvenil.
A decisão foi tomada após a avaliação geral dos Jogos Estudantis Campeões da Vida. O secretário enfatizou que, neste ano, cerca de 800 atletas participaram da competição, disputando jogos nas modalidades handebol, futsal, voleibol e basquete. O levantamento estatístico mostra que o futsal foi a modalidade esportiva que mais atraiu público, reunindo um total de 31 equipes, sendo 19 no masculino e 12 no feminino.
Chamou a atenção da organização dos jogos o alto nível técnico das equipes. O secretário de Esporte e Cidadania destacou que o índice técnico apresentou evolução mesmo com o aumento recorde de equipes participantes. Newton Lima acredita que o aumento se deva aos cuidados que a Prefeitura de Ilhéus teve na organização dos Jogos Estudantis. “Os cuidados incluíram desde medidas de recuperação do ginásio Herval Soledade a medidas disciplinares que nos garantiram uma competição sem incidentes”. Os jogos foram disputados também no ginásio do Clube Social de Ilhéus.
Newton Lima agradeceu, ainda, a participação das 22 escolas públicas e particulares. “Mais uma vez, elas acreditaram na organização do evento e contribuíram para o desenvolvimento e sucesso do esporte em nível colegial no nosso município”. O secretário de Esporte e Cidadania ressaltou a preocupação do prefeito “Valderico Reis com o desenvolvimento de políticas para este setor”. A cidade, reforça Newton, está voltando aos seus tempos áureos.
Na opinião do secretário, o grande sucesso dos Jogos Estudantis 2006 coroa um ano em que a cidade, pela primeira vez em sua história, ganhou o Campeonato Baiano de Futebol, com o Colo Colo. Newton lembrou que praças esportivas passaram por recuperação e o município ganhou uma quadra de esportes radicais, na avenida Soares Lopes. “O governo tem foco no social e em políticas de promoção de qualidade de vida, como o estímulo a prática de esporte”, assinala.
Os campeões
A competição deste ano apresentou como campeão geral o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, seguido do Moisés Bohana, em segundo, Colégio da Polícia Militar, na terceira colocação, e o Vitória, em quarto. Já na divisão por categorias e modalidade, o Bohana foi o destaque no futsal e no vôlei.
No futsal masculino juvenil, o campeão foi o Sá Pereira, seguido do Iguape e IME. No infantil, sagrou-se campeão o Impacto. O Colégio da Polícia Militar ficou com a segunda colocação nesta categoria, sendo que o Rotary ficou em terceiro. No futsal feminino juvenil, o Moisés Bohana levou a melhor e ficou com o título. O Ceamev ficou em segundo e o Colégio Modelo, em terceiro.
No voleibol, o Vitória foi campeão no masculino juvenil ao vencer o Moisés Bohana na final. Jorge Calmon e Colégio Modelo ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente. O Moisés Bohana levou o título do juvenil feminino, seguido pelo Vitória e Colégio da Polícia Militar. O basquete teve o Colégio Modelo e o Estadual como primeiro e segundo colocados no masculino juvenil, seguidos pelo Sá Pereira e o Vitória. O Ceamev foi o campeão no juvenil feminino desta modalidade. Sá Pereira, Vitória e Colégio Estadual ficaram em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.
O Colégio Modelo levou a melhor na disputa do juvenil masculino de handebol. Foi o campeão ao derrotar o Moisés Bohana. O Fábio Araripe e o Colégio Militar ficaram em terceiro e quarto lugares. No juvenil feminino, o Colégio Militar ficou com o título e o Modelo com o vice-campeonato. No Infantil masculino, o Dom Pedro II ergueu a taça de campeão. Adventista e Escola Municipal do Pontal ficaram em segundo e terceiro lugares.
Conselho Municipal de Turismo discute estratégias para ABAV
O Conselho Municipal de Turismo de Ilhéus (Comtur) vai se reunir nesta sexta-feira (20), às 16h, no Palácio Paranaguá, para discutir as estratégias de atuação no 34º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo (Abav). O congresso acontecerá entre os dias 25 e 28 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro. O secretário de Turismo e presidente do Comtur, Hermano Fahning, viaja para a capital carioca na próxima quarta-feira.
Na reunião do Comtur, também será apresentada a nova folheteria de divulgação da Costa do Cacau, feita em parceria com o Sebrae, que será entregue às agências de viagens durante o congresso. Outro tópico a ser abordado entre os conselheiros será a reunião do Conselho do Pólo Litoral Sul, que está marcada para acontecer nos dias 23 e 24 de outubro, na Pousada La Dolce Vita, em Ilhéus.
Hermano Fahning afirma que a reunião dará oportunidade para que todos os membros do Comtur possam opinar e sugerir estratégias para o sucesso de Ilhéus no Congresso da Abav. “Temos várias propostas de parceria que serão apresentadas para os agentes de viagens e que podem trazer benefícios para nosso município. Por isso, a importância do apoio de todos”, observa. O secretário ressalta que, por orientação do prefeito Valderico Reis, todas as decisões relacionadas ao turismo local são adotadas com a participação das entidades envolvidas.
Maramata instala Centro de Informação Ambiental
O prefeito Valderico Reis, ao presidir a solenidade de instalação do Centro de Informação Ambiental (Sala Verde), na Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), disse que o novo espaço vai ajudar ainda mais nos projetos e ações de Ilhéus com relação à preservação do meio ambiente. Valderico observou que a atual administração vem atuando nesse setor. “E agora, com a assinatura do termo de compromisso com o Ministério do Meio Ambiente, a Maramata e a Secretaria de Meio Ambiente vão dinamizar os seus trabalhos e conscientizar a população sobre esse tema”. A bióloga Maria Betânia Sampaio é a coordenadora da Sala Verde.
O professor e historiador Arléo Barbosa, que teve o seu nome escolhido para batizar o novo espaço de educação ambiental, salientou o reconhecimento da atual administração à sua contribuição ao estudo da história em Ilhéus. Segundo o professor, o prefeito Valderico Reis e o presidente da Maramata, Jerbson Moraes, vêm desenvolvendo ações voltadas que preservar o meio ambiente que são observadas por todos. “A luta no mundo hoje é preservar e não agredir e em Ilhéus existem projetos nesse sentido”.
Já o presidente da Maramata, Jerbson Moraes, explicou que a assinatura do termo de compromisso é uma demonstração de zelo e mudança de pensamento em relação ao meio ambiente. “A Sala Verde é um grande passo para atingirmos o desenvolvimento sustentável. O espaço é de todos que têm compromisso com a defesa do meio ambiente e lutam por melhor qualidade de vida. A partir de agora, a nossa instituição faz parte da rede dos centros de educação ambiental do país”.
Sala Verde
No Centro de Informação Ambiental (Sala Verde), além de ter acesso às informações ambientais, a comunidade também poderá participar de cursos, palestras e oficinas de artesanato com material reciclável, música e teatro, e outras atividades, como a organização de trilhas monitoradas e campanhas em defesa do meio ambiente.
O evento foi prestigiado pelos secretários municipais Hermano Fahning (Turismo), Rodolfo Macedo (Transporte e Trânsito), Almir Gonçalves (Educação), Adriana Aleixo (Planejamento), Celso Assereuy (Obras), além da professora Maria Luiza Heine (Academia de Letras de Ilhéus) e da vereadora Maria de Lourdes Paixão, dentre outras autoridades.
Ilhéus quer vacinar 50 mil cães e gatos contra a raiva
Vacinar cerca de 50 mil cães e gatos é a meta do Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus, que vai mobilizar um batalhão de 620 pessoas para erradicar a raiva no município. O esquema estratégico montado inclui a instalação de 40 postos fixos e quatro móveis por todo o município. Eles funcionarão em pontos da zona rural e da sede do município para não deixar nenhum animal sem ser vacinado. Homens da Polícia Militar e do Tiro de Guerra vão auxiliar na vacinação.
A campanha será deflagrada no sábado (21), Dia Municipal de Vacinação Anti-Rábica. Neste dia, os postos funcionarão em dois turnos, mas a vacinação se estende até 21 de novembro, segundo informou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Aloísio Corrêa Leite. Depois de deflagrada a campanha, a vacinação passa a ser efetuada no Cae III, na avenida Canavieiras (antigo Sesp).
O coordenador conclama a população a não deixar de levar o animal de estimação para ser vacinado. Para facilitar a vacinação, aconselha-se a transportar o gato em saco com boa ventilação. Já os cães devem estar com focinheira. Vacinar um total de mais de 27 mil cães e 20 mil gatos é o objetivo da campanha de vacinação anti-rábica em Ilhéus.