INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Projeto leva prática da capoeira aos distritos

Feira de Informática em Ilhéus atrai empresários de todo País

Seminário em Ilhéus discute mercado de flores tropicais

Prefeitura executa obras no distrito de Castelo Novo

UniSaúde ultrapassa 20 mil atendimentos em setembro

Secretaria de Saúde promove ação na Feira do Malhado

Projeto leva prática da capoeira aos distritos

Com uma programação que inclui show folclórico, dança afro e palestras sobre cidadania e violência, além de entrega de certificados de freqüência aos participantes, a ONG Projeto Pequeno Mestre realizou o VI Batizado de Capoeira. O evento, realizado no povoado de Santo Antônio, foram batizados 25 menores de 5 a 17 anos. O próximo encontro acontecerá no dia 24 de dezembro, em Sambaituba, com a participação de mestre Acordeom, de São Paulo.
Janildo Barbosa, presidente da entidade, diz que o Projeto Pequeno Mestre é uma ONG sem fins lucrativos que trabalha em prol do desenvolvimento da capoeira em Ilhéus e região e pelas manifestações afro-descendentes. O projeto visa, ainda, buscar uma esperança de futuro melhor para os jovens, “pois a capoeira é também um dos melhores veículos de socialização”.
A academia que tem sede no alto do Basílio conta com equipe de graduados para o desenvolvimento da capoeira como atividade física e cultural de alto rendimento para jovens e adultos das zonas urbana e rural e Ilhéus. Atualmente 150 pessoas de ambos os sexos integram o grupo.
Batizado
Segundo Janildo Barbosa, o batizado de capoeira representa o momento em que os indivíduos recebem sua primeira graduação pelo grupo. “Eles deixam de ser pagãos, pois é costume entre os grupos dar apelido ao capoeirista. O apelido é tradição desde os tempos em que a capoeira era considerada arte marginal e os capoeiristas eram obrigados a usar codinomes para não ser identificados ou presos pela polícia”.

Feira de Informática em Ilhéus atrai empresários de todo País

Empresários de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e de outras regiões do Brasil vieram a Ilhéus para participar da 1ª Feira Regional de Eletrônicos e Informática. O evento começou nesta quarta-feira (18) e se estende até a sexta (20). O Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães está sendo palco do encontro de negócios que mostra o grande potencial do Pólo de Informática de Ilhéus.
A abertura da feira contou com a participação do prefeito Valderico Reis; do representante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Henrique Miguel; representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Advan Furtado; presidente do Sindicato das Indústrias de Eletroeletrônicos e Informática (Sinec), Gentil Pires; secretário municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Libério Menezes; e o representante da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Diego Frias.
Gentil Pires, presidente do Sindicato das Indústrias de Eletroeletrônicos e Informática (Sinec), ressaltou a potencialidade do Pólo de Informática de Ilhéus, que produz mensalmente mais de 100 mil máquinas, o que representa mais de 20% do mercado formal nacional. Além de salientar a significativa participação do município, o presidente do Sinec afirmou que Ilhéus se destaca também por desenvolver tecnologia própria. “Temos aqui a única fábrica de todo o hemisfério sul que produz telas sensíveis ao toque (touch screen), além de empresas de equipamentos de segurança e rede de transmissores”, disse.
Gentil acredita que a melhor alternativa para Ilhéus é continuar investindo no conhecimento e procurar formas de trazer a tecnologia de outros países para ser aplicada aqui. O representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Henrique Miguel, declarou que o evento mostra a pujança do setor de informática e eletroeletrônicos de Ilhéus. Ele reafirmou o contínuo apoio do Ministério ao setor de Tecnologia da Informação no Brasil e destacou a recente regulamentação da Lei da Informática. “É um passo muito importante, pois, com isso, os investidores terão mais segurança e prazo”. Um dos pontos considerados fundamentais para a efetiva consolidação do Pólo de Ilhéus, na opinião dele, é a formação de constantes parcerias.
Pólo tecnológico
O prefeito Valderico Reis considerou que Ilhéus não abriga apenas montadoras de equipamentos eletrônicos, mas desenvolve suas próprias tecnologias e, com isso, consegue, hoje, ocupar posição de destaque na produção tecnológica nacional. No entanto, o prefeito considera que ainda falta a união de todos em torno do mesmo objetivo, que é o desenvolvimento de Ilhéus. “Independentemente de partidos políticos, precisamos nos unir e lutar pelo bem da nossa cidade”, disse.
Valderico Reis diz que uma das prioridades do seu governo é apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas do Pólo de Informática e, para isso, buscará o apoio do Governo do Estado a fim de permitir incentivos às indústrias para que elas possam desenvolver produtos no município. “A empresa All Star, por exemplo, quer montar em Ilhéus a maior fábrica de tênis da América do Sul, mas precisamos ter condições de dar a ela a contrapartida exigida”, contou.
Ainda no primeiro dia de evento, foram realizadas rodadas de negócios e palestras sobre “Passado e Futuro da Lei da Informática”, com Vanda Scartezzini, e “Perspectivas do mercado de computadores no Brasil e outras oportunidades para os fornecedores de Ilhéus”, com Ivair Rodrigues. Nesta quinta-feira (19), as rodadas de negócios estão marcadas para iniciar às 14h, na Sala Gabriela. No mesmo horário, no Auditório Nacib, haverá apresentações de painéis do MTC, MDIC, BNDES e FINEP. O último dia será aberto ao público.

Seminário em Ilhéus discute mercado de flores tropicais

O município de Ilhéus vai sediar o I Seminário e Exposição de Técnicas de Flores Tropicais da Mata Atlântica (Floratlântica). O evento reunirá produtores de flores, empresários e instituições estaduais, federais e privadas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Iniciativa da Associação de Floricultores do Sul da Bahia (Florasulba), o seminário acontece de 23 a 26 de novembro e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Sebrae, Banco do Nordeste (BN) e Grupo Predial.
Com uma programação elaborada para trazer o maior número possível de informações a respeito da floricultura, com base no cultivo e comercialização das espécies nativas da Mata Atlântica, o seminário possui programação repleta de palestras, oficina de arranjos florais e de mini-cursos. Além disso, o participante vai dispor de uma feira que será instalada no estacionamento do Centro de Convenções.
Produtores de flores, agroindustriais, cooperativas, empresas de produção e comércio de insumos e implementos agrícolas, sindicatos, agentes financeiros, empresas de telecomunicação e informática vão expor na feira. Também vão participar do evento com estandes para exposição de produtos e serviços ONGs, instituições estaduais, federais e privadas de ensino pesquisa e extensão, bares, restaurantes e o Sebrae.
O prefeito Valderico Reis destacou a importância do evento, tendo em vista a diversificação agrícola regional e o fortalecimento de Ilhéus como pólo de floricultura. O cultivo associado a outras culturas, sem prejuízo de nenhuma parte, foi outro ponto destacado pelo prefeito. “O governo está trabalhando para criar alternativas para o povo, para os pequenos produtores terem renda”. O assessor de Ação Regional, João Paulo Rocha Oliveira, enfatizou a facilidade de comercialização de flores tropicais no mercado brasileiro e no exterior para justificar a realização do evento.

Prefeitura executa obras no distrito de Castelo Novo

A Prefeitura de Ilhéus mantém ações para facilitar a vida da população dos distritos e, com isso, promover qualidade de vida nas comunidades rurais. Uma das comunidades beneficiadas é a de Castelo Novo. Por determinação do prefeito Valderico Reis, obras importantes foram realizadas no distrito, que está a 46 quilômetros distante da sede do município. O trabalho resultou na pavimentação a paralelepípedos de três pontos estratégicos da localidade,.
Segundo informação do secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Reynaldo Oliveira dos Santos, os trabalhos são de grande relevância, tanto para os moradores do local quanto para aqueles que moram nas fazendas situadas no entorno do distrito. “As obras de pavimentação são parte da política de valorização das comunidades interioranas, uma vez que buscam urbanizar e humanizar os distritos, o secretário lembrou do empenho da prefeitura para a execução dos serviços”.
O administrador de Castelo Novo, Victor Pinto da Silva, disse que os trabalhos de pavimentação que a prefeitura executou para beneficiar o distrito incluem os 500 metros de calçamento a paralelepípedo da ladeira da Beira Rio, importante via de acesso, localizada às margens do rio Almada, ponto bastante freqüentado pela comunidade, principalmente nos domingo e feriados. Através da Secretaria de Engenharia e Obras, a Prefeitura também pavimentou a praça que fica em frente à Igreja de Nossa da Conceição.
O mesmo trabalho foi realizado na rua Filó Gomes, obra que vai melhorar a vida dos moradores daquela região, já que a ladeira bastante íngreme impossibilitava a passagem de veículos em dias mais chuvosos. Além destas obras, a prefeitura fez a reparação de pontos de luz com a troca de lâmpadas, afastando o perigo de assalto que assustava os moradores de Castelo Novo, principalmente à noite.

UniSaúde ultrapassa 20 mil atendimentos em setembro

As unidades móveis de saúde (UniSaúde) de Ilhéus ultrapassaram a marca de 20 mil atendimentos em setembro, de acordo com balanço feito, nesta quarta (18), pela secretária municipal de Saúde, Eliene Oliveira. Ela destacou o esforço do município para que os vários serviços e procedimentos sejam prestados às comunidades mais distantes e que não possuem posto médico ou unidade de Saúde da Família. “Seguimos uma determinação do prefeito Valderico Reis de levar estes procedimentos ao maior número possível de pessoas”, destacou Eliene. No total, foram 20.032 atendimentos entre janeiro e setembro.
As unidades móveis de saúde contam com estrutura para atendimento médico e odontológico. Os procedimentos mais procurados, segundo balanço de janeiro a setembro, são os de clínica geral e atendimento odontológico. Para o serviço, a unidade conta com uma unidade médico-odontológica e uma odontológica. Ao todo, foram atendidas 62 comunidades rurais nestes nove meses. O balanço da Secretaria Municipal de Saúde mostra que foram prestados 7.759 atendimentos odontológicos e feitas 5.273 consultas médicas.
Neste mesmo período, as comunidades rurais e distritos fizeram um total de 2.924 exames laboratoriais, a exemplo de sangue, fezes e urina. A secretária Eliene Oliveira explica que as unidades contam com diversos tipos de procedimentos que incluem desde o exame de prevenção ao câncer de mama (auto-exame), com 916 atendimentos, aplicação de vitamina A, exames preventivos, vacinação e busca ativa de diabéticos. A secretária enfatiza que os atendimentos sempre buscam reforçar as vantagens das ações preventivas.
Serviço de apoio
Além de prestar atendimento médico na localidade onde o paciente reside, a Secretaria Municipal de Saúde criou um serviço de apoio que dá maior tranqüilidade a quem precisa de médico de outras especialidades ou exames especializados. “Quando o paciente necessita ser encaminhado a algum atendimento com especialistas ou exames mais aprofundados, existe uma estrutura de apoio ao homem do campo e do interior que garante mais agilidade a estes serviços de maior complexidade”, afirma Eliene Oliveira.
Para realizar os atendimentos no interior, as unidades móveis contam com médicos, dentistas, enfermeiros, equipe de vacinação e pessoal de apoio para exames laboratoriais. As ações de cidadania também incluem uma equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, que faz o acompanhamento de cadastros do programa Bolsa-Família. “Os serviços de saúde estão chegando ao homem do campo em menor tempo e melhor qualidade, graças ao esforço do prefeito Valderico Reis”, assinala Eliene Oliveira.

Secretaria de Saúde promove ação na Feira do Malhado

Com o objetivo de eliminar fatores de risco diagnosticados na Central de Abastecimento de Ilhéus (Feira do Malhado), a Secretaria Municipal de Saúde programou uma ação educativa no local. Entre os dias 20 e 23 de outubro, técnicos da Vigilância Sanitária, Centro de Zoonoses e Secretaria de Serviços Urbanos farão uma ação conjunta no local. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, o grande objetivo da ação é conscientizar os feirantes sobre a necessidade do controle da dispersão de lixo orgânico (restos de produtos alimentícios) e industrializado.
Cássia ressalta a importância da participação do feirante para dar continuidade aos trabalhos. “Temos que agir de forma contínua, no dia-a-dia, evitando o estoque de qualquer material que sirva de abrigo para ratos”, afirma. A primeira atividade será na próxima sexta-feira (20), com distribuição de panfletos informativos, mini-palestras educativas e colocação de iscas contra ratos e mosquitos da dengue.
A ação educativa será retomada no domingo (22), e na segunda-feira, uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos fará coleta de lixo e lavagem de toda a área. “Estamos trabalhando com equipes especializadas e capacitadas para o serviço, como técnicos e veterinários, mas precisamos contar com o apoio da população de feirantes, para que o trabalho seja mantido”, disse.
A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde diz que as ações visam eliminar diversos fatores prejudiciais à saúde, principalmente em feiras de grande movimentação como a Central de Abastecimento do Malhado. Cássia diz que, se os focos não são eliminados, são criadas as condições ideais para a proliferação de insetos e animais peçonhentos. A diretora cita dentre as ameaças a aparição de focos de ratos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *