Semana de C&T tem ampla programação na Bahia

Atividades lúdicas e interativas estão marcando as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2006 na Bahia. Coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Semana de C&T conta com uma extensa programação que começou ontem (16) e segue até o dia 23, em diversos municípios. Este ano, quando se comemora o centenário do vôo do 14-Bis, a semana tem como tema a criatividade e a inovação, inspiradas no feito de Santos Dumont. A relação completa das atividades está no site www.secti.ba.gov.br/semana.
Na capital, os shoppings Iguatemi e Piedade mostram experimentos interativos, uma exposição do Programa Espacial Brasileiro, um infocentro do Programa Identidade Digital, vitrine de robôs, oficinas de origami, Feira de Ciências, e outras ações. A iniciativa da Secti, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), disponibilizou recursos para atividades como exibição de vídeos, oficinas e palestras, tudo com o objetivo de popularizar a ciência. No total, foram aprovadas 20 propostas na linha de apoio extraordinário a projetos relacionados à Semana de C&T.
Estudantes de diversas instituições de ensino movimentam hoje (17) a praça central do Shopping Piedade para conhecer os Experimentos Interativos da Universidade da Criança e do Adolescente (Unica). A iniciativa, gratuita, visa despertar a curiosidade da população em torno da ciência e tecnologia e envolve alunos e professores das unidades escolares das redes municipal e estadual de ensino de Salvador, além de grupos de associações de bairro e ONGs.
As atividades científico-tecnológicas da Unica são divididas em setores: Luz e Óptica, Ondas e Acústica, Eletromagnetismo, Energia, Matemática, Mecânica e Fluidos. Os conceitos científicos são apresentados através de atividades interativas, equipamentos intrigantes e bate-papos, demonstrando um universo de curiosidades que estimula o raciocínio lógico de crianças, adolescentes e professores. As atividades são acompanhadas por apresentadores especificamente treinados para demonstrar o mundo mágico da ciência e da tecnologia da Unica.
Um dos experimentos mais procurados foi o Girotec, uma máquina desenvolvida pela Nasa que provoca a sensação de ausência de gravidade. Para Vinicius Souza Junior, aluno do Colégio Alexandre Leal Costa, a experiência permite aprender ciência de maneira simples, além de despertar a imaginação. “A sensação que tive foi de ser um astronauta voando pelo espaço”.

Macacão espacial

Entre as atrações programadas para o Shopping Iguatemi, destaque para a projeção interativa Superfície Viva, dotada de componentes tão vívidos que são confundidos com objetos reais. Projetado no chão ou em paredes, o experimento em terceira dimensão permite perceber o movimento e a reação às interações dos participantes. A projeção acontece no terceiro piso do shopping.
Outro destaque é a exposição do Programa Espacial Brasileiro, que conta com a réplica do macacão espacial russo Sokol, utilizado pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes durante a viagem para a Estação Espacial Internacional, podendo ser vestida pelos visitantes. Há também painéis com fotografias que contam um pouco da viagem do primeiro astronauta brasileiro. A exposição fica no Shopping Iguatemi até 21 de outubro.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Fiocruz-BA participa da Semana de C&T com diversas atividades. Este ano, a sua marca registrada é a união entre a ciência e a ludicidade, onde o público pode saber um pouco mais sobre as parasitoses – um dos principais focos de estudo na Fiocruz – de maneira divertida. Cartazes, vídeos, jogos e até mesmo miniaturas de célula e de parasitas ensinam às crianças medidas de prevenção e higiene contra doenças como esquistossomose, doença de Chagas e sapinho (candidíase). A Feira de Ciências da Fiocruz fica no Iguatemi até o dia 23.
As universidades e centros de pesquisa também terão ampla programação durante o período. A Universidade de Feira de Santana (Uefs) fará uma mostra de filmes científicos e palestras. Também organizará uma exposição no Iguatemi de Feira com telescópios, o meteorito de Bendegó e painéis. Em Ilhéus e Itabuna, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) mostra o caminhão ComCiência, projeto de divulgação científica que utiliza um caminhão com equipamentos para experiências e realização de exposições itinerantes, semelhantes às dos museus de ciências contemporâneos. Já a Universidade Federal da Bahia (Ufba) estará realizando o I Encontro de Jovens Cientistas da Bahia, com várias ações.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), é realizada anualmente em todo o Brasil desde 2004, a partir de um decreto presidencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *