Ministro abre feira de informática em Ilhéus
Ilhéus realiza atividades para comemorar o Mês da Criança
Fiéis fazem homenagem à padroeira do Brasil
Ilhéus terá centro de educação ambiental
Ilhéus reforça campanha contra exploração sexual
Nove instituições de ensino superior já inscreveram suas equipes na II Copa Universitária de Futsal. O evento começa no dia 19, com jogos no ginásio de esportes Herval Soledade e na quadra do Instituto Nossa Senhora da Piedade. Também neste local, será realizado, no dia 15, a partir das 19h30min, congresso técnico para a divulgação do regulamento e sorteio dos grupos.
A competição está sendo organizada pela Federação Universitária de Futsal e coordenada pela Liga Ilheense de Futsal. Segundo Renato Peixoto, presidente da Liga, outras instituições interessadas em participar ainda podem se inscrever, pois o prazo se encerrará somente no dia 15. As informações sobre o processo de inscrição podem ser obtidas no Instituto Nossa Senhora da Piedade.
Já garantiram espaço na Copa, Uesc, Facsul, FTC / Itabuna, Faculdade Madre Thaís, Faculdade de Ilhéus, Ibec (unidades de Ilhéus e Ipiaú), Unopar / Ilhéus (Ilhéus e Itabuna). O evento conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Cidadania da Prefeitura de Ilhéus. Peixoto salienta que “a Prefeitura tem sido uma parceira importante em todos os nossos eventos e uma grande incentivadora do esporte amador em nossa cidade”.
Além do governo municipal, a Copa Universitária conta com o apoio da CDL de Ilhéus, Unimed e loja Back-Door, entre outros. “Essa participação da iniciativa privada é fundamental para o fortalecimento do nosso esporte e demonstra o comprometimento do empresariado local com essa área”, declara o presidente da Liga Ilheense de Futsal.
Ministro abre feira de informática em Ilhéus
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, abrirá a VI Semana de Informática da Uesc e o II Congresso de Tecnologia e Inovação do Sul da Bahia. O evento vai começar no dia 18, às 9h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães englobará a Feira Regional de Eletroeletrônicos e Informática e será uma oportunidade para intercâmbio e rodada de negócios. O objetivo é consolidar a cidade como pólo tecnológico do estado. Município que produz cerca de 25% dos computadores brasileiros, Ilhéus será a cidade da tecnologia entre os dias 18 e 20.
De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Eletroeletrônicos e Informática, Gentil Pires, esta será uma oportunidade das empresas apresentar novos produtos e pesquisas. Toda a programação está voltada a empresas do Pólo de Informática, varejistas de âmbito nacional, prestadores de serviços, empresários do setor de eletroeletrônico e informática. Estudantes de informática, sistemas de rede e informação, administração e economia também formam o público-alvo do evento.
Programação
O primeiro dia de eventos (18) será aberto pelo prefeito Valderico Reis e o ministro de Ciências e Tecnologia, Sérgio Rezende, seguido de rodada de negócios. Na programação científica, constam palestras sobre passado e futuro da Lei de Informática, proferida por Vanda Scartezzini, e perspectiva do mercado de computadores do Brasil e outras oportunidades para os fornecedores de Ilhéus, ministrada por Ivair Rodrigues.
No segundo dia, haverá rodadas de negócios, apresentação de painéis e palestras sobre incentivos fiscais, política industrial e capital de giro e financiamento para o setor de eletroeletrônicos. O último dia do evento será aberto ao público e apresentará novidades em eletroeletrônica e informática. Para participar da programação de seminários, a inscrição pode ser feita pela internet www.sinec.org.br/feiradeinformatica.
A programação de feiras e eventos científicos tem como parceiros a Prefeitura de Ilhéus, Sinec, Sebrae, Cepedi, Eadi-Empório, Unipoli e Assahi.
O secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Libério Menezes, diz que o evento consolida a posição de Ilhéus como pólo tecnológico da Bahia. “O evento traz gente de todo o País para discutir tecnologias, produção e fazer intercâmbio de conhecimento”. O prefeito Valderico Reis diz que uma das prioridades do seu governo é apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas do Pólo de Informática. O prefeito buscará o apoio do Governo do Estado para permitir incentivos às indústrias para que elas possam desenvolver produtos no município. O incentivo fará com que o município, além de montar computadores, passe também a produzir programas e insumos.
Ilhéus realiza atividades para comemorar o Mês da Criança
Ilhéus está promovendo diversas atividades para comemorar o Mês da Criança. Desde a semana passada e até o dia 27 o público infantil participa de brincadeiras e apresentação de espetáculo teatral e ainda ganha prêmios. As atividades são promovidas pela Prefeitura em áreas mais carentes, através da Fundação Cultural (Fundaci).
O presidente da Fundação, Marcos Magno, ressalta que já houve brincadeiras e apresentações de espetáculo teatral no assentamento Padre João Amazonas, no distrito do Couto e nos bairros do Salobrinho e Nossa Senhora das Vitórias. Neste último foi realizada uma rodada de brincadeiras e distribuição de prêmios, ontem (10), na Creche Nossa Senhora da Paz. A criançada participou com entusiasmo das atividades em todos estes locais.
As atividades promovidas pela Fundaci para homenagear as crianças do município prosseguem também nesta segunda-feira (16), com mais uma apresentação do espetáculo de teatro infantil “O Grilo do Grilo”. Desta vez, a encenação acontece na escola municipal do povoado de Maria Jape e a platéia será formada por estudantes e crianças da comunidade.
Incentivada pela Prefeitura, a programação do mês da criança se estende até 27 de outubro em outras localidades da zona urbana e rural. O bairro do Iguape, localizado na zona norte da cidade, vai receber a equipe do Águia da Cultura, responsável pela realização das brincadeiras e da coordenação das peças que estão inseridas na programação no dia 17, no Centro Comunitário.
Programado para estrear em 18 de outubro, o musical “Os Saltimbancos” vai estar neste dia na Escola Municipal Manoel Malaquias, em Ponta da Tulha. Traduzida e adaptada por Chico Buarque, a peça recebeu elogios do público e da critica. No dia seguinte (19), a montagem vai ser apresentada no Bairro São Francisco, zona sul da cidade. Além disso, será encenado em Pimenteira, Inema e Japú.
Uma nova apresentação da peça “O Grilo do Grilo” está prevista para sexta-feira (20) da próxima semana, em Olivença. Produzido por Ciro Nonato, “O Grilo do Grilo” também foi considerado um espetáculo de ótima qualidade. Será encenado ainda na Escola Herval Soledade, no Banco da Vitória, zona oeste de Ilhéus. A encenação está programada para o dia 23.
A última atividade recreativa da programação do mês da criança será realizada na Creche Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro Nelson Costa, zona sul. Levar lazer e entretenimento às crianças, despertando-lhes o gosto pelas produções culturais é o principal objetivo das atividades.
Fiéis fazem homenagem à padroeira do Brasil
Fiéis de todo o país se reúnem nesta quinta-feira (12) para homenagear a santa padroeira do Brasil. Em Ilhéus, a celebração do Dia de Nossa Senhora Aparecida começa às 5h da manhã com alvorada festiva e ofício de Nossa Senhora. Os católicos da cidade prometem um dia de muito louvor e adoração. Após a novena em homenagem à santa, os fiéis se preparam para agradecer as graças alcançadas.
Às 9h30min, está marcada uma missa solene na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Malhado, seguida de carreata, às 11h30min. A programação será encerrada às 15h, com a consagração à santa. Um grande público é esperado para participar da celebração.
A história dos milagres de Nossa Senhora começou em 1717, no interior de São Paulo, quando, depois de muitas tentativas sem sucesso, João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para três humildes pescadores. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.
A devoção à Mãe de Deus sob o título de Virgem Aparecida tem sido cada vez maior, expressando a grande confiança que o povo brasileiro tem na mediação maternal de Maria junto ao seu filho Jesus Cristo. Essa devoção tornou-se tão forte em todo o país que em 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a imagem foi solenemente coroada e proclamada como Rainha do Brasil.
Após 25 anos, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua padroeira oficial, por determinação do papa Pio XI. Neste ano, a Igreja celebra com alegria os 76 anos de Nossa Senhora Aparecida como mãe e padroeira. Os fiéis afirmam que, ao longo desses anos, são inúmeras as graças e milagres concedidos por Deus em favor do povo brasileiro, mediante a intercessão de Maria Santíssima. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional, o maior Santuário Mariano do mundo.
Ilhéus terá centro de educação ambiental
Em poucos dias, Ilhéus contará com um Centro de Informação Ambiental, que vai reforçar as ações educativas desenvolvidas pelo município. Um termo de compromisso será assinado na quarta (18), às 15h, pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) para a implantação do centro. O espaço de educação ambiental, também chamado de Sala Verde, será instalado no Museu do Mar e da Mata, na Nova Brasília.
O projeto Sala Verde está sendo trazido para Ilhéus pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que aprovou o município em concorrência pública. A implantação deste projeto vem reforçar o empenho do governo municipal em democratizar o acesso à educação ambiental. Na assinatura do Termo de Compromisso, será feita uma homenagem ao escritor, professor, historiador e sociólogo ilheense Arléo Barbosa, cujo nome será dado à nova sala por ter revolucionado o estudo da história do município.
Na solenidade, os convidados terão a oportunidade de conhecer o projeto e as utilidades do Centro de Informação Ambiental. Lá, estudantes, professores e a comunidade em geral terão acesso não apenas a informações ambientais, como também a diversas atividades desenvolvidas no município voltadas à educação ambiental, a exemplo de cursos, palestras, oficinas de artesanato com materiais reciclados, teatro e música. Haverá também exibição de vídeos disponibilizados pelo MMA e realização de trilhas monitoradas e campanhas em defesa do meio ambiente.
A Maramata se comprometeu a fornecer o espaço físico com toda a estrutura necessária e equipe de educadores ambientais, além da manutenção do espaço, pessoal e estrutura. O presidente da Maramata, Jerbson Moraes, afirma que o projeto é mais uma ação voltada “ao tão almejado desenvolvimento sustentável”. Segundo ele, o prefeito Valderico Reis “tem se empenhado em promover a educação ambiental no município, por acreditar que essa é a melhor forma de conscientizar a população e conseguir o apoio de cada comunidade para as ações voltadas ao meio ambiente”, afirma.
O presidente acredita que a Sala Verde vai oferecer novas possibilidades de fomentar e promover processos educacionais direcionados à questão ambiental, a partir da disponibilidade de informações, promoção de eventos e de outras atividades de caráter cultural e ambiental. Como participante do projeto, a Maramata receberá diversos benefícios, a exemplo da chancela institucional do MMA e inclusão na lista da Rede dos Centros de Educação Ambiental.
Ilhéus reforça campanha contra exploração sexual
O município de Ilhéus tem se destacado pelo intenso trabalho do Programa Sentinela contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Essa iniciativa será intensificada, com uma estratégia que vai reunir, além do Sentinela, as secretarias de Turismo e Ação Social, integrando uma rede da qual fazem parte 25 municípios de 21 Estados, e mais 70 países.
O foco da campanha são cidades de vocação turística e os coordenadores querem começar conscientizando os profissionais que atuam no setor. Todos eles estão sendo convidados a participar do Seminário “Turismo Sustentável & Infância”, programado para acontecer no dia 8 de novembro, no auditório da Ceplac, centro de Ilhéus. Entre os participantes, estarão as agentes locais do Centro de Excelência em Turismo da Universidade Nacional de Brasília (UnB), Elisete Paixão e Cláudia Mesquita Soares.
Os interessados em se inscrever devem encaminhar as informações pessoais para o email infância_salvador@yahoo.com.br. De acordo com os organizadores, também serão recebidas inscrições no dia do seminário, no próprio local do evento. O principal objetivo é sensibilizar os profissionais do trade turístico para a conduta ética na prevenção à exploração sexual infanto-juvenil.
O seminário será promovido pelo Ministério do Turismo, em conjunto com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB), por iniciativa da Organização Mundial do Turismo e do Unicef. Tem como parceiros: Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureau, Conselho Nacional do Comércio, Sebrae, ABIH, Abrasel, Atil, CDL, Sentinela, Cedeca, Juizado de Menores, Deltur e Conselho Tutelar.