Jequié sedia primeira etapa do Circuito Náutico das Barragens

Cerca de 60 velejadores da Bahia e de outros estados do país participam neste sábado e domingo, na Barragem da Pedra, em Jequié, da primeira etapa do 3º Circuito Náutico das Barragens. Durante a competição, serão disputadas regatas nas classes laser, windsurf, optimist, hobie cat, dingue e kitesurf. Além de Jequié, o Circuito movimentará ainda os municípios de Santo Estevão, nos dias 11 e 12 de novembro, e Conceição da Feira, nos dias 16 e 17 do mesmo mês.
O Circuito Náutico das Barragens conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Trabalho, Ação Social e Esportes, além da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb) e Prefeitura Municipal de Jequié. A realização é da Pato Rico Náutica. A competição em Jequié deve atrair um público de aproximadamente 5 mil pessoas. Os atletas competirão com ventos que variam de 12 a 26 nós em uma lâmina d’água de 80 quilômetros quadrados.
Iniciado em 2004, o Circuito Náutico das Barragens é um projeto pioneiro em todo o país. Além de desenvolver a atividade náutica no interior, o evento visa difundir junto à população local a necessidade de proteger os reservatórios, desenvolver programas de educação ambiental e de conscientização ecológica, além de criar mais uma alternativa de geração de emprego e renda para a comunidade.
Cabe à Superintendência de Recursos Hídricos, como órgão gestor das águas na Bahia, a responsabilidade pela operação, manutenção e recuperação das barragens do Estado, além de estimular o desenvolvimento socioeconômico das áreas onde estão localizados os reservatórios conforme a orientação do governador Paulo Souto.
A prática de esportes náuticos na Bahia tem muitas vantagens em relação a outros estados do país. No mar, por exemplo, as temperaturas médias da água e do ar são constantes proporcionando maior prazer em velejar. Nas barragens as condições também são altamente favoráveis, pois a raia não tem correnteza e os ventos, de médio a fortes, são constantes nesta época do ano, variando entre 12 e 26 nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *