Alunos com deficiência terão atividades esportivas especiais
Shopping a céu aberto de Ilhéus pode conseguir novos parceiros
Ilhéus reforça cobertura na vacinação anti-rábica
Casa de Cultura promove visitação na semana da criança
Tendo como público-alvo profissionais que atuam no setor de hotelaria, bares, restaurantes, agências e operadoras de turismo, além de taxistas, guias de turismo, empresas de eventos e polícias administrativa e militar, o município de Ilhéus vem se engajando na luta para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Esse tema é objeto do seminário “Turismo sustentável & infância: colocando em prática”, promovido pelo Ministério do Turismo e parceiros, que será realizado em mais de 24 municípios brasileiros, na primeira quinzena de novembro.
A turismóloga Elizete Paixão, representante do Ministério do Turismo, coordenou nesta quarta-feira (4), no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus, uma reunião para definir detalhes do seminário. Estiveram presentes o secretário de Turismo Hermano Fahning, a coordenadora do projeto Sentinela, Maria José da Hora, além de membros do Conselho Tutelar e de outros órgãos e instituições que atuam como parceiros nesse programa.
Na oportunidade, Elizete Paixão observou que, no Brasil, a exploração sexual de crianças e adolescentes não está restrita às áreas de movimentação turística, embora seja nelas que sua ocorrência se dê de forma mais agressiva. Ela enfatizou que o turismo não é a causa da exploração em menores e disse ser de suma importância a participação dos profissionais do setor em reafirmar seu compromisso com a proteção da infância e da adolescência, não permitindo a utilização dos equipamentos do turismo para fins de exploração sexual.
Através de dados coletados por especialistas do setor, a técnica do Ministério do Turismo comparou por regiões do país o número de destinos turísticos envolvendo casos de exploração em menores. Na região Norte (120 destinos turísticos e 52 casos de exploração); Nordeste (436 destinos turísticos e 113 casos de exploração); Sudeste (317 destinos turísticos e 83 casos de exploração); Centro-Oeste (188 destinos turísticos e 65 casos de exploração) e Sul (453 destinos turísticos e 85 casos de exploração).
Alunos com deficiência terão atividades esportivas especiais
Alunos da rede municipal de ensino de Ilhéus, que possuam algum tipo de deficiência, passarão a ser acompanhados por profissionais especializados em Educação Física e vão receber atendimento em Atividade Motora Adaptada (AMA). Um grupo de professores do município e acadêmicos do curso de Educação Física da Uesc participam de uma capacitação para atender a esse público especial.
A iniciativa faz parte de um projeto de extensão da Uesc, em parceria com o Núcleo de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da atividade motora e práticas esportivas às crianças e aos adolescentes com deficiência. Participam da equipe, coordenada pela doutoranda em Atividade Motora Adaptada, Josley Viana, três professores do município e nove acadêmicos da Uesc. A meta é atender, inicialmente, cerca de 70 alunos.
Josley explica que as atividades acontecerão uma vez por semana, fora do ambiente escolar. Os estudantes participam de diversas modalidades esportivas, como natação, basquete, atletismo, vôlei e atividades psicomotoras. “A idéia é, posteriormente, levarmos o serviço para fora da escola”, afirma a coordenadora. Ela frisa que a intenção do projeto de Atividade Motora Adaptada é a inclusão dos deficientes nas ações cotidianas.
A coordenadora relata que este projeto é contínuo e, em paralelo, outra capacitação está sendo desenvolvida com os coordenadores da Secretaria de Educação, do Centro de Referência em Inclusão Escolar (CRIE) e todos os professores de Educação Física do município. “Queremos que até o final do próximo ano, todo o sistema esteja envolvido no projeto”, diz.
Shopping a céu aberto de Ilhéus pode conseguir novos parceiros
O projeto Shopping a Céu Aberto, que visa à revitalização das principais ruas do comércio de Ilhéus, tende a ganhar novo impulso. Nesta quinta-feira (5), foi realizada uma “rodada de oportunidades e negócios” em Salvador, para apresentar o projeto e dar visibilidade às cidades onde ele está sendo implantado. O alvo são parcerias com empresas, como operadoras de telefonia, instituições financeiras, administradoras de cartões de crédito e outras que poderão negociar a participação na iniciativa.
O encontro, realizado na Associação Comercial da Bahia, foi organizado pelo Sebrae. O coordenador Adriano Câmera explica que o objetivo de reunir empresários com o poder público para apresentar as potencialidades do shopping a céu aberto é viabilizar novas parcerias para acelerar a implantação do projeto. “A meta da rodada de oportunidades e negócios é estabelecer com os setores afins à atividade um esforço conjunto que contribua com a requalificação da área comercial abrangida pelo projeto”, diz.
O Quarteirão Jorge Amado, em Ilhéus, reúne 144 lojas, que serão beneficiadas com a revitalização. As empresas que se tornarem parceiras, como as administradoras de cartões de crédito, terão a oportunidade de explorar o merchandising das áreas com a contrapartida de colaborar com as melhorias físicas e instalação de equipamentos.
O prefeito Valderico Reis acredita que com a implantação do conceito de shopping a céu aberto nas principais artérias do centro comercial de Ilhéus, o ambiente se tornará mais humanizado, seguro e confortável. “Estamos buscando fortalecer as parcerias para que esse projeto vire realidade e ajude a desenvolver o nosso comércio”, afirma.
Ilhéus reforça cobertura na vacinação anti-rábica
Equipes da Secretaria de Ilhéus estão mobilizadas na campanha de vacinação canina e felina contra a raiva. O trabalho teve início no dia 18 e envolve seis grupos, que atua inicialmente na zona rural do município. A meta é imunizar 27 mil cães e 6 mil gatos contra a doença.
A coordenação da campanha é do Departamento de Vigilância à Saúde, que conta com a participação do Centro de Controle de Zoonoses. De acordo com a coordenadora da Vigilância, enfermeira Cássia Virgínia Brito, essa fase dos trabalhos tem como objetivo intensificar a cobertura, antes do Dia Municipal de Vacinação Anti-Rábica, programado para 21 de outubro.
Cássia Virgínia explica a importância da vacina, que é a única forma de prevenir a contaminação pelo vírus da raiva. “Essa é uma doença mortal, tanto para os animais como para seres humanos”, afirma. Em caso de cães e gatos com suspeita de portar a enfermidade, os responsáveis devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde, pelo telefone 3234-3712. Pessoas mordidas por animais nessa situação também devem procurar a Vigilância Epidemiológica para serem submetidas a tratamento.
Casa de Cultura promove visitação na semana da criança
A Casa de Cultura Jorge Amado vai receber a visita de 85 alunos do Centro Comunitário Santa Clara, instalado no bairro do Banco da Vitória, zona oeste de Ilhéus. A atividade vai ocorrer na próxima quarta-feira (11), a partir das 8 horas, e é parte da estratégia da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), com o objetivo de difundir a importância da obra amadiana entre crianças e adolescentes.
A partir das visitas, a Fundaci e a escola buscam também despertar nos estudantes o interesse pela literatura. A diretora da Casa de Cultura Jorge Amado, Eugênia Célia, destaca o conhecimento da obra do escritor grapiúna como o ponto mais importante da visitação. Em sua visão, é imprescindível trazer os estudantes para as instituições que fomentam a cultura, tendo em vista a necessidade de fortalecer o hábito da leitura, sobretudo entre as crianças que têm pouco acesso à literatura, teatro e outras expressões artísticas.
O presidente da Fundaci, Marcos Magno, afirma que “essa é a maneira que a nossa entidade encontrou para homenagear as crianças e, como tem sido a essência da nossa atuação, intensificar os vínculos da nossa comunidade com aquele que é o símbolo maior da cultura local e projetou Ilhéus para o mundo”.