Ilhéus vai sediar feira regional de informática
Jogos Estudantis reunirão dezoito escolas de Ilhéus
Montagem de Os Saltimbancos volta ao Teatro Municipal dia 9
Recapeamento asfáltico beneficia moradores e comerciantes da 7 de Setembro
Além de demonstrar potencial para se desenvolver nas mais diversas áreas, como Turismo, Indústria e Cultura, Ilhéus vem recebendo elogios também por conta da qualidade de seus produtos, como os derivados de mandioca. A cidade tem se destacado na produção da farinha de mandioca, que tem merecido elogios de consumidores e distribuidores.
O feirante Robson Oliveira, que mantém uma barraca no Mercado da Farinha no Condomínio Centro Comercial de Itabuna, um dos centros distribuidores do produto no sul da Bahia, admite que a qualidade da produção ilheense tem agradado o paladar dos consumidores. Sua opinião é confirmada pelo empresário do setor de restaurantes, Samuel Dias da Silva, que defende a criação de um selo que certifique a origem da “excelente farinha colocada no mercado consumidor regional”.
A opinião dos entrevistados só vem reforçar a importância do projeto de incentivo à mandiocultura, desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, o Sebrae, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), além do Banco do Nordeste e Banco do Brasil. O projeto visa aumentar a produtividade, a comercialização e a competitividade da mandiocultura e seus derivados.
Recentemente, foi iniciado o treinamento visando a diversificação de subprodutos da mandioca, como beiju, tapioca e biscoito. Antes disso, os produtores participaram de cursos de capacitação e liderança para fortalecimento do associativismo e empreendedorismo, ministrados por consultores do Sebrae. Segundo o gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior de Ilhéus, João Paulo Rocha, estão sendo beneficiados pequenos agricultores dos distritos de Santana, Santaninha, Acuípe do Meio, Sapucaieira, Maria Jape e Japu.
O prefeito Valderico Reis afirma que o projeto tem conseguido gerar ocupação e renda para os moradores dos distritos. No curso, os produtores aprendem desde a parte de plantio e cultivo da mandioca até a gestão e comercialização. Valderico elogia o empenho dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Sebrae, EBDA e Ceplac, que vem entusiasmando os produtores.
Ilhéus vai sediar feira regional de informática
Uma grande oportunidade para a troca de conhecimentos sobre as novas tecnologias, a 1ª Feira Regional de Eletroeletrônicos e Informática de Ilhéus, está programada para os dias 18, 19 e 20 de outubro. O evento vai proporcionar a realização de acordos comerciais entre as empresas, facilitando o intercâmbio nacional e a consolidação do pólo industrial da cidade.
O evento vai englobar a VI Sinform – Semana de Informática da Uesc e o II Congresso de Tecnologia e Inovação do Sul da Bahia. Na oportunidade, serão apresentados novos produtos e pesquisas nesta área. A programação será voltada a empresas do Pólo de Informática, varejistas, prestadores de serviço, empresários do setor de eletroeletrônico e informática, além de estudantes de informática, sistemas de rede e informação, administração e economia.
A abertura do evento está marcada para as 9h do dia 18, com palestra do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Neste dia, acontecerão também rodadas de negócios, palestras sobre a Lei da Informática e as perspectivas do mercado de computadores no Brasil e outras oportunidades para os fornecedores de Ilhéus.
No segundo dia, a programação inclui, além de novas rodadas de negócios, apresentação de painéis sobre os instrumentos dos incentivos fiscais da Lei da Informática e a promoção do capital intelectual nas atividades de Tecnologia da Informação, Mercado e impacto dos computadores, Política Industrial, Capital de Giro e Apoio ao Complexo Industrial e Mecanismo de Financiamento ao setor de Eletroeletrônicos. O último dia será aberto ao público em geral.
A feira de Informática conta com apoio da Prefeitura de Ilhéus, Sinec, Sebrae, Cepedi, EADI-Empório, Unipoli e Assahi. O secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ilhéus, Libério Menezes, considera o evento de grande importância para o desenvolvimento da cidade como pólo produtor de materiais eletroeletrônicos. “O fortalecimento do pólo é uma das prioridades do governo municipal”, conta.
Ele ressalta que eventos como esse conseguem ampliar a base de negócios entre as empresas do setor. O prefeito Valderico Reis destaca que Ilhéus é, hoje, referência da informática no Brasil, sendo responsável por mais de 30% da produção nacional de computadores. “O Pólo de Informática de Ilhéus é uma realidade consolidada e estamos buscando novos investimentos para a nossa cidade”, diz o prefeito.
Jogos Estudantis reunirão dezoito escolas de Ilhéus
Começam no próximo dia 11 de outubro os Jogos Estudantis de Ilhéus, evento esportivo que, este ano, terá a participação de 18 estabelecimentos de ensino das redes pública e particular. O número supera o da edição de 2005, quando 13 escolas disputaram as competições. O congresso técnico, organizado pela Secretaria de Esporte e Cidadania, distribuiu o regulamento e definiu as chaves em que serão agrupadas as equipes. Haverá disputa nas modalidades futsal, handebol, basquete e voleibol.
De acordo com o secretário municipal de Esporte e Cidadania, Newton Lima, “está tudo pronto para a realização dos jogos”. Como parte dos preparativos, a Prefeitura determinou a recuperação do Ginásio Herval Soledade, que será palco da maior parte das disputas. Desde a semana passada, equipes trabalham na recomposição e pintura do piso, reparos na cobertura e melhoria do sistema de iluminação da praça esportiva.
A Secretaria de Esporte e Cidadania vai repetir algumas fórmulas dos jogos do ano passado, como a proibição da venda de bebida alcoólica nas dependências do ginásio, bem como em um raio de 100 metros do local das competições. Essa medida integra o regulamento, que também pune com a exclusão dos jogos o participante que for flagrado com bebida.
Os jogos transcorrerão entre os dias 11 e 14 próximos, havendo nesse intervalo o feriado de Nossa Senhora Aparecida. O regulamento dos Jogos Estudantis prevê a entrega de certificado a todas as escolas participantes. As equipes vencedoras receberão troféus e medalhas e haverá premiação especial para o estabelecimento de ensino mais disciplinado e os melhores atletas de cada escola.
Montagem de Os Saltimbancos volta ao Teatro Municipal dia 9
Buscar sempre a liberdade, mesmo que o opressor use de artifícios desumanos para impedir que este fim seja alcançado, é a principal mensagem que o musical “Os Saltimbancos” passa para o público. O espetáculo será reapresentado na próxima segunda-feira (9), no Teatro Municipal de Ilhéus. Companheirismo, força, coragem e determinação são as principais marcas do texto da peça extraída do clássico da literatura “Os músicos de Bremen”.
Dirigido por Cristina Barreto, o espetáculo foi adaptado e traduzido por Chico Buarque de Holanda, numa época em que o Brasil vivia sob o regime militar. Com trilha sonora do tradutor, “Os Saltimbancos” reconta “Os Músicos de Bremen”, de autoria dos irmaõs Grimm. No musical, os bichos-personagens oprimidos mostram muita alegria, apesar da figura do Barão, dono e opressor, que procura de toda maneira impedir que os animais sejam felizes. Difundir a liberdade como meta maior do ser humano é o objetivo do espetáculo.
A montagem, dirigida por Cristina Barreto, volta ao Teatro Municipal para atender solicitações de alunos e professores. “Os Saltimbancos” será apresentado em quatros sessões, sendo duas no período da manhã e as demais pela tarde. A montagem do musical foi indicada para receber o Premio de Melhor Espetáculo de 2006 e é encenada com muita maturidade pelo elenco. No dia 11 de outubro, os atores da Companhia Ilheense de Teatro e Música (CITM) repetem a dose e, desta vez, a renda será revertida em beneficio do Abrigo São Vicente de Paulo.
Ao traduzir o musical de Sérgio Bardotti, Chico Buarque deu conotação política ao texto. Artifícios para passar mensagens de repúdio ao regime militar estão nas músicas-falas dos personagens-bichos. “Os Saltimbancos” é voltado ao público infanto-juvenil, mas tem conquistado verdadeiras legiões de adultos. A diretora da nova montagem, Cristina Barreto, destaca o trabalho do pessoal do CITM, a beleza do cenário e a concepção do figurino, além da trilha sonora.
A academia de Isabela Kruchevisky faz uma participação no espetáculo, que tem figurino assinado por Haroldo Valério. O cenário leva a marca de Xandoca e a produção da diretora. O ator Pedro Albuquerque interpreta o “jumento”. Eduardo Cardoso interpreta o “cachorro”, Paula Barreto a “galinha’ e Cristina Barreto , a “gata”.
Companhia – o grupo de teatro CITM foi criado em 1993 com a finalidade de desenvolver e despertar, nas crianças, o amor pela música e pelo teatro. Realizou sua primeira apresentação nos palco de uma escola. Em seguida, partiu para apresentações no Municipal e Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. Em 1997, a companhia foi desfeita e, depois de nove anos, seus componentes se juntam novamente para interpretar “Os Saltimbancos”, realizando um sonho de todos.
Recapeamento asfáltico beneficia moradores da Sete de Setembro
O projeto que beneficia os corredores urbanos com pavimentação e recapeamento asfálticos entrou em novo ritmo nesta semana com a recuperação da rua Sete de Setembro, uma das principais ligações da área central do município com o bairro da Conquista. As obras são executadas através de convênio entre a Prefeitura de Ilhéus e o Governo do Estado, visando melhorar o fluxo de veículos nos principais corredores da cidade.
As obras de recuperação da malha viária em Ilhéus começaram há duas semanas pelas avenidas Petrobrás e Itabuna (trecho). Além da Sete de Setembro, também serão beneficiadas nesta primeira etapa as ruas Osmundo Marques, Osvaldo Cruz e Elísio Campos, além da avenida Belmonte. Ao todo, explica o secretário municipal de Obras e Engenharia, Celso Assereuy, o convênio fará recapeamento de cinqüenta quilômetros de ruas e avenidas do município.
Celso ainda enfatiza que o projeto prioriza as ruas e avenidas de maior tráfego, principalmente aquelas que são utilizadas como corredores pelo sistema de transporte coletivo urbano. A primeira etapa das obras será concluída entre 60 e 90 dias, de acordo com a previsão do secretário e de técnicos da Conder. O prefeito Valderico Reis disse que as obras vão dinamizar a região central da cidade.