Limpeza da orla de Ilhéus encerra ciclo de mutirões
“Teotônio Vilela é um novo bairro”, diz administrador
Ilhéus comemora o Dia Mundial do Turismo
Um acordo entre o governo municipal e empresas privadas começou a render bons resultados para a cidade. Numa atitude de cidadania e respeito pelo patrimônio público, empresários de vários setores se integraram ao Projeto Adote uma Praça, iniciativa que garante a execução de obras importantes e a manutenção destas áreas de lazer. O projeto inclui construção de rampas para deficientes, serviços de jardinagem e urbanismo, entre outras melhorias, segundo informação da secretária de Planejamento, Adriana Aleixo.
Já foram adotadas as praças Cairu e Misael Tavares, ambas no centro da cidade. O Trevo do Ceplus (Jardim Atlântico), Parque Infantil (Malhado), praças São João Batista (Pontal) e do Cacau (Cidade Nova) também estão entre os espaços beneficiados pela parceria. A Praça Cairu, onde as obras já se encontram em andamento, está sob a responsabilidade do Supermercado Meira, e a Misael Tavares, da Associação de Floricultores do Sul da Bahia (Florasulba). O Trevo do Ceplus foi adotado pelo Eco Resort Tororomba e o Parque Infantil também terá sua conservação a cargo do Meira.
A Praça São João Batista foi adotada pelo Encontro de Barões e a do Cacau pela Ceplac. Com a iniciativa, a empresa ganha o direito de explorar o espaço com publicidade. Além da execução dos trabalhos, os empresários se comprometeram com a elaboração e implantação do projeto, que fica sob a supervisão das secretarias de Planejamento, de Turismo e de Obras.
Os projetos de jardinagem serão executados com a utilização de espécies nativas da Mata Atlântica. Os bulbos serão fornecidos pela Florasulba, conforme acordo firmado entre a associação e a Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior. Para ampliar o projeto e deixar a cidade cada vez mais bela e humana, a Secretaria de Planejamento procura novos parceiros para tocar a iniciativa. Ela pretende ampliar a proposta, buscando beneficiar novos espaços, a exemplo das praças Castro Alves, Rui Barbosa e o Largo Cultural.
Limpeza da orla de Ilhéus encerra ciclo de mutirões
O ciclo de mutirões de limpeza que vem sendo realizado em Ilhéus está previsto para terminar nesta quinta-feira (28), com a limpeza da orla marítima. Diversos bairros foram visitados pela equipe da Prefeitura de Ilhéus, que fez poda de árvores, capina, limpeza e coleta dos resíduos das ruas, além de trabalhar com a conscientização ambiental.
Esta etapa de mutirões conseguiu revitalizar bairros, como Malhado, Teotônio Vilela, Nelson Costa, Hernani Sá, Banco da Vitória, Olivença, Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II. O diferencial desses mutirões, segundo o secretário interino de Serviços Urbanos, Celso Assereuy, é que além dos serviços de limpeza, os agentes também fazem um trabalho educativo, com entrega de cartilha orientando os moradores sobre a importância de separar o lixo e manter as ruas do seu bairro limpas.
“O projeto busca desenvolver ações de conscientização que envolvam a comunidade”, explica Assereuy Ele afirma que cada cidadão deve exercer o seu papel de agente ambiental, com pequenas ações que se tornem parte do cotidiano. Para o secretário, “grande parte da comunidade já está mais consciente de seu importante papel nessa questão”.
“Teotônio Vilela é um novo bairro”, diz administrador
Com as constantes obras de beneficiamento, o bairro Teotônio Vilela ganhou vida nova com as ações do atual governo. A afirmativa é do administrador do bairro, Ivan Moraes, que citou uma série de projetos e obras que estão revitalizando o bairro mais populoso de Ilhéus.
Desde o início de seu governo, o prefeito Valderico Reis tem se empenhado em desenvolver ações em benefício da população do Vilela. A instalação de novas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), reforma e ampliação das escolas municipais Paulo Freire e Themístocles Andrade e funcionamento do posto de saúde com ambulância em regime de 24 horas é apenas uma parte do que já foi realizado. Um dos pontos altos da administração de Valderico Reis para os moradores deste bairro é a construção de casas populares. “Já entregamos várias e o objetivo é que até o final da minha gestão, cerca de mil famílias tenham uma nova casa para morar”, relata o prefeito.
Também estão projetados para o bairro, novo sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, obras de drenagem, pavimentação e equipamentos urbanos, a exemplo de projetos paisagísticos, ciclovia, áreas de lazer e escolas. O administrador destaca, ainda, a implantação do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), que atende a diversas famílias carentes do bairro, e lista uma série de projetos que já foram aprovados, como a construção da ciclovia e da quadra poliesportiva, além de novas casas que irão beneficiar famílias de baixa renda.
O administrador conta que a comunidade já nota os avanços e elogia o tratamento do governo com os moradores do Teotônio Vilela. “O prefeito visita nosso bairro com freqüência e procura sempre conversar com a população para saber o que está faltando e o que pode ser melhorado”. Valderico Reis explica sua atenção ao bairro, lembrando que “ali vive um povo humilde e honesto, que procura formas de levar uma vida digna, mas precisa da ajuda do governo municipal“. O Vilela possui 35 mil habitantes, a maioria pessoas carentes
Ilhéus comemora o Dia Mundial do Turismo
O prefeito Valderico Reis, ao lado do secretário de Turismo de Ilhéus, Hermano Fahning, participará, nesta quarta-feira (27) de cerimônia em comemoração ao Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo. Será a partir das 19 horas, no Opaba Praia Hotel, onde vai acontecer a divulgação oficial do projeto “Arruma a casa que lá vem gente” e traçada uma perspectiva para o verão 2006 – 2007.
Uma temporada que promete, como espera o secretário de Turismo. Hermano Fahning lista entre os aspectos favoráveis a ampliação da oferta de linhas aéreas e redução do preço das passagens, graças ao que ele chama de “competição saudável” entre as empresas que prestam o serviço. “Por essa razão, associada a outros fatores, como a maior divulgação que temos feito do destino Ilhéus em todo o País, acreditamos que teremos um incremento no movimento turístico este ano”, afirma. Lembra ainda que esse crescimento é registrado desde 2005, quando a Bahiatursa constatou uma presença de turistas em Ilhéus 15% superior ao igual período do ano anterior.
“Com o apoio do prefeito Valderico Reis, estamos trabalhando para fortalecer a imagem da cidade, investir em ações de apoio ao trade e capitalizar outras vertentes, como o turismo de eventos”, salienta o secretário. Iniciativas como a produção do calendário Ilhéus Acontece, que reúne a programação mensal de atividades culturais e de entretenimento realizadas no município, serão destacadas durante a solenidade.
O projeto de maior impacto na preparação da cidade para o período de maior movimentação turística é, no entanto, o “Arruma a casa que lá vem gente”, concentrando ações que vão da conscientização ambiental e conservação da orla até a capacitação da mão-de-obra ligada diretamente aos serviços oferecidos aos turistas.
SITE
Outro momento reservado para a comemoração será o lançamento do site oficial da Setur, que a partir desta quarta poderá ser acessado no endereço www.ilheusdabahia.com.br. A página na internet trará informações sobre hospedagem, alimentação, transportes, dados históricos sobre a cidade e um acervo fotográfico com as melhores imagens de Ilhéus.
Para fechar o evento, o prefeito Valderico Reis prestará uma homenagem às entidades consideradas “parceiras do turismo”, por sua contribuição para o desenvolvimento deste setor, em ações conjuntas com o poder público. “Queremos demonstrar esse reconhecimento àqueles que acreditam em Ilhéus e trabalham para dinamizar a economia da cidade”, afirma Valderico Reis. O prefeito diz ainda que vai divulgar, durante a cerimônia, uma notícia “que terá um impacto altamente positivo para Ilhéus”. Quanto ao assunto, ele não antecipa, mas assegura que se trata de uma informação “que todos vão comemorar”.